Vacinas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Vocês olham para as fronteiras como coisas fechadas, lembrem-se que para os animais estas não existem...
A insconciência que hoje há é que muitos animais não são vacinados contra a raiva, se um dia aparecem animais raivosos em Portugal vai ser giro.
A insconciência que hoje há é que muitos animais não são vacinados contra a raiva, se um dia aparecem animais raivosos em Portugal vai ser giro.
Quando dei exemplo da poliomielite nos humanos não foi por acaso!VascoV Escreveu: Vocês olham para as fronteiras como coisas fechadas, lembrem-se que para os animais estas não existem...
O facto de a OMS a ter considerado irradicada na Europa não significou deixar de vacinar. Há a total consciência que ainda existe fora. Aliás se visitarem o site podem encontrar a seguinte frase que acho que diz tudo: "We must now guard against the importation of wild poliovirus into polio-free areas!"
http://www.euro.who.int/vaccine/20030724_4
O mesmo se aplica aos animais, penso eu de que...
O facto de não haver raiva em Portugal não quer dizer que esteja extinta no mundo.
A vacina da raiva nos gatos que não vão à rua parece-me desnecessária, agora nos que saem e nos cães, acho que não deve ser descurada...
No meu vet a pergunta foi: "os seus gatos vão à rua? Se não vão, não há necessidade!" E como de facto não saem de casa, não vacinei.
Já agora, à semelhança da vacina contra o FeLV que acarreta alguns riscos (que segundo parece agora já são diminutos) a vacina contra a raiva tb tem algum risco?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Até há uns 10 anos atrás, acarretava riscos, de facto, hoje em dia, já não pois a vacina foi alterada. No entanto como a informação não passou, muita gente ainda se recorda dos riscos com as velhas vacinas.
O que referi é devido a histórias como uma que li num jornal qualquer de Trás os Montes de um tipo qualuer que referia a vacina da raiva ser um embuste para ganhar dinheiro.
O que referi é devido a histórias como uma que li num jornal qualquer de Trás os Montes de um tipo qualuer que referia a vacina da raiva ser um embuste para ganhar dinheiro.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Leu?? Importa-se de citar????ruca_acur Escreveu: Li neste tópico que há quem não ache que os animais não devem ser vacinados,ou é contra a vacinaçao.Muito bem,leiam o JN (Jornal de Noticias) de 06.09.2004 pagina 8 e pensem bem no assunto.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Ainda a propósito da vacina da raiva, na minha última intervenção disse que, de acordo com o meu vet, animais que não vão à rua não precisam da vacina.
No entanto, acho que quem tiver cães e gatos em comunidade, se calhar deve pensar no assunto tb para os gatos mesmo que eles não vão à rua.
Pelo que li, a raiva é transmissível entre espécies (incluindo o ser humano) através da mordedura ou da saliva, ora se o cão vai à rua, nunca fiando...
No entanto, acho que quem tiver cães e gatos em comunidade, se calhar deve pensar no assunto tb para os gatos mesmo que eles não vão à rua.
Pelo que li, a raiva é transmissível entre espécies (incluindo o ser humano) através da mordedura ou da saliva, ora se o cão vai à rua, nunca fiando...
-
- Membro Veterano
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Eu vacino os meus cães contra a raiva mas os gatos não. Os gatos não saiem à rua e estando os cães vacinados o único vector (possível) de transmissão sou eu
!
Mas acho importante os cães serem vacinados porque Portugal não faz controlo dos animais na fronteira e de um dia para o outro temos problemas.

Mas acho importante os cães serem vacinados porque Portugal não faz controlo dos animais na fronteira e de um dia para o outro temos problemas.
Agora deixaste-me uma dúvida que talvez o Vasco saiba esclarecer: o facto de um animal estar vacinado, "inibe-o" de ser (trans)portador da doença?Miau Escreveu: estando os cães vacinados o único vector (possível) de transmissão sou eu!
Ou seja, estar vacinado significa não adoecer nem transmitir? Ou apenas a primeira?
-
- Membro Veterano
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Pelo que eu li só os animais infectados são portadores. A eliminação do vírus pela saliva começa três a cinco dias antes dos primeiros sintomas da doença (no caso do cão e gato), pelo que não acontecerá a um animal vacinado!noggy Escreveu:Agora deixaste-me uma dúvida que talvez o Vasco saiba esclarecer: o facto de um animal estar vacinado, "inibe-o" de ser (trans)portador da doença?Miau Escreveu: estando os cães vacinados o único vector (possível) de transmissão sou eu!
Ou seja, estar vacinado significa não adoecer nem transmitir? Ou apenas a primeira?
Contudo, cuidado com os morceguitos

-
- Membro
- Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm
Em relaçao á citaçao que a(o) forista nynf pede que eu cite,nem sequer me vou dar ao trabalho,porque se não sabe o que escreve ou escreveu,paciencia.
Vou passar a transcrever a noticia ontem avançada pelo JN.
SAÚDE PÚBLICA-- DGS reforçou vigilância
CASO DE RAIVA EM BORDÉUS MOTIVA ALERTA EUROPEU
O cão com raiva identificado na zona de Bordéus,em Agosto,e entretanto abatido mordeu seis pessoas e contactou com outras oito,o que levou,por cá,a Direcção-Geral da Saúde(DGS) a reforçar a prevenção.
A informação da DGS está a ser difundida através do site www.dgsaude.pt e suegiu após o alerta da Comissão Europeia,divulgado a 28 de Agosto através do Sistema Rápido de Alerta e de Reacção,depois de as autoridades de saúde francesas terem notificado o seguinte caso.
"Quem tiver mantido contacto com este cão deve consultar o seu médico para receber tratamento adequado.Se a pessoa não for tratada a tempo,a raiva pode ser mortal" ,alertava o comunicado do executivo europeu.
O animal esteve na região francesa entre 2 e 21 de Agosto.Durante esse período,visitou frequentemente o centro da cidade,nomeadamente junto ao rio,segundo o dono,que colaborou com as autoridades.
A raiva é uma doença viral aguda,que se transmite através da saliva do animal infectado.Esta patologia não se transmite de pessoa em pessoa.
Em Portugal,dados disponibilizados pela Direcção-Geral de Veterinária,referentes a 2002,indicam que não se registou qualquer caso de raiva na populaçao.
Foi esta a noticia do JN de ontem.
Ah,nynf,aconselho-a a procurar o seu cartão de vacinas e a mete-las em ordem,não vá eu um dia destes ter que a socorrer com alguma doença infecto-contagiosa.A não ser que venha a correr até ao hospital,pois aí pode ser que o virus morra de cansaço e chegue curada.
Emita uma opinião válida e não use nas palavras um tom sarcástico e cinico.Se quiser continuar com esse pensamento retrógrado,continue,mas para si só.Fica-lhe mal,muito mal.
Em relação á noticia a vossa consciencia que decida,mas não ponham em risco os outros.
Vou passar a transcrever a noticia ontem avançada pelo JN.
SAÚDE PÚBLICA-- DGS reforçou vigilância
CASO DE RAIVA EM BORDÉUS MOTIVA ALERTA EUROPEU
O cão com raiva identificado na zona de Bordéus,em Agosto,e entretanto abatido mordeu seis pessoas e contactou com outras oito,o que levou,por cá,a Direcção-Geral da Saúde(DGS) a reforçar a prevenção.
A informação da DGS está a ser difundida através do site www.dgsaude.pt e suegiu após o alerta da Comissão Europeia,divulgado a 28 de Agosto através do Sistema Rápido de Alerta e de Reacção,depois de as autoridades de saúde francesas terem notificado o seguinte caso.
"Quem tiver mantido contacto com este cão deve consultar o seu médico para receber tratamento adequado.Se a pessoa não for tratada a tempo,a raiva pode ser mortal" ,alertava o comunicado do executivo europeu.
O animal esteve na região francesa entre 2 e 21 de Agosto.Durante esse período,visitou frequentemente o centro da cidade,nomeadamente junto ao rio,segundo o dono,que colaborou com as autoridades.
A raiva é uma doença viral aguda,que se transmite através da saliva do animal infectado.Esta patologia não se transmite de pessoa em pessoa.
Em Portugal,dados disponibilizados pela Direcção-Geral de Veterinária,referentes a 2002,indicam que não se registou qualquer caso de raiva na populaçao.
Foi esta a noticia do JN de ontem.
Ah,nynf,aconselho-a a procurar o seu cartão de vacinas e a mete-las em ordem,não vá eu um dia destes ter que a socorrer com alguma doença infecto-contagiosa.A não ser que venha a correr até ao hospital,pois aí pode ser que o virus morra de cansaço e chegue curada.
Emita uma opinião válida e não use nas palavras um tom sarcástico e cinico.Se quiser continuar com esse pensamento retrógrado,continue,mas para si só.Fica-lhe mal,muito mal.
Em relação á noticia a vossa consciencia que decida,mas não ponham em risco os outros.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Oi, a Miau já respondeu, o animal tem é de ficar em observação. Não seis e ainda se faz uma reinoculação porque nem me lembro do regsito do último animal raivoso. mas hei de ver os pocedimentos, a DGV deve ter e nunc se sabe.
Esclarecida. Obrigada aos dois!VascoV Escreveu: Oi, a Miau já respondeu, o animal tem é de ficar em observação. Não seis e ainda se faz uma reinoculação porque nem me lembro do regsito do último animal raivoso. mas hei de ver os pocedimentos, a DGV deve ter e nunc se sabe.

Pf divulgue esses procedimentos, se não for pedir mto!
Ainda para mais agora com este "susto" em Bordéus, que até nem é assim tão longe, é bom que estejamos todos alerta.
Mais vale prevenir...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiruca_acur Escreveu: Em relaçao á citaçao que a(o) forista nynf pede que eu cite,nem sequer me vou dar ao trabalho,porque se não sabe o que escreve ou escreveu,paciencia.
Tão agressiva só por causa de uma simples pergunta??? É que eu sei o que escrevi, para quem o escrevi e em relação a que situação o escrevi...por isso lhe pedi para citar, já que reli o que escrevi e continuo a não ver onde é que aconselho as pessoas a não vacinarem...
Você pelos vistos é que não sabe pois não está a par da razão que levou á abertura deste tópico, e pior, sem entender pôs-se a dar bitaques, pois estava fora de contexto...
Já agora, deixe as minhas vacinas em paz que para médico de familia já me basta o meu (voce nem sabe a minha idade, nem que vacinas tenho ou deixo de ter...) e quanto ao socorrer-me, só espero que seja melhor que muitos colegas seus (presumo que seja médica pelas suas palavras), visto que bons médicos é como bons veterinários...são raros.
Quanto á MEDICINA VETERINARIA...sabiam que há 10 anos atrás também diziam que a vacina da raiva era inóqua??? Mas afinal não era... as rações á base de restos de carne também foram pesquisadas cientificamente e eram muito boas para os herbivoros até que ... BSE; etc etc etc. A esterilização das gatas continua a ser efectuada de barriga aberta, mas há uma técnica melhor e menos dolorosa que infelizmente em Portugal só um Médico Veterinário utiliza...
A ciência está em constante devir, não é estática...daí a importância do estudo e actualização. O que é hoje pode não ser amanhã. É triste que as pessoas se esqueçam disso e não mantenham uma mente aberta...
Mas enfim...eu sou retrogada.

<p> </p>
<p> </p>
Desculpa nynf mas vou voltar a repetir o que já disse: as palavras são tuas não são minhas...nynf Escreveu: Você pelos vistos é que não sabe pois não está a par da razão que levou á abertura deste tópico, e pior, sem entender pôs-se a dar bitaques, pois estava fora de contexto...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Noggy, todos sabemos que tu sabes perfeitamente os preços das vacinas, até porque tens gatos e eles estão vacinados, correcto?noggy Escreveu:Desculpa nynf mas vou voltar a repetir o que já disse: as palavras são tuas não são minhas...nynf Escreveu: Você pelos vistos é que não sabe pois não está a par da razão que levou á abertura deste tópico, e pior, sem entender pôs-se a dar bitaques, pois estava fora de contexto...
Quando te perguntei a razão de ser deste tópico, tu respondeste que era porque conhecias uma pessoa que perdeu um gato por este não estar vacinado, quando a vacinação até é tão simples e pode poupar o remorso e blablabla.
A todas as perguntas que eu postei de seguida ninguém respondeu, mas souberam e muito bem, desviar o tópico para outro tipo de discussão. Não faço a minima ideia que gato foi esse que morreu, nem a doença, nem quem foi o dono descuidado. E continuo sem saber se algém sabe se se o gato estivesse vacinado ainda cá estaria...o remorso fica para quem o sente, mas a meu ver não deve ser nem provocado nem empolado por terceiros. E descuidos acontecem a todos...quantos não perderam já um gato por algum tempo devido a uma janela mal fechada?
A discussão sobre o plano de vacinação em vigor em Portugal poderia e a meu ver, deveria mesmo ser discutido. Mas não aqui. Porquê? Porque este é um forum público e as pessoas só leiem ou entendem o que querem ler e entender.
E também porque vivemos num País muito pequenino e com gente muito pequenina...
Como o FANG muito bem disse noutro tópico sobre um assunto igualmente "quente" no forum dos cães, se não discutirmos e trocarmos informações e conhecimentos aqui, onde o vamos fazer? Num forum privado???
E por aqui me fico porque farta de tricas ando eu...de volta aos foruns internacionais porque lá, pelo menos, discute-se tudo, sem medos e com muita seriedade.
<p> </p>
<p> </p>
Se tivesses lido o tópico com atenção, terias visto que eu neste momento só sei os preços da Pentofel, não sei da tríplice nem do FeLV, uma vez que já não as uso há praticamente dois anos!nynf Escreveu: Noggy, todos sabemos que tu sabes perfeitamente os preços das vacinas, até porque tens gatos e eles estão vacinados, correcto?
Então não percebo estas tuas acusações...nynf Escreveu: Não faço a minima ideia que gato foi esse que morreu, nem a doença, nem quem foi o dono descuidado.
Se não sabes quem é o gato nem a pessoa, pq falas em enxovalhar?nynf Escreveu: E muito menos abro tópicos para enxovalhar alguém que perdeu um gato SE CALHAR porque não estava vacinado
Mas adiante, porque aqui fala-se de vacinas e partilham-se opiniões sobre se se deve, ou não, vacinar os animais para prevenir doenças e evitar que morram delas...
Neste momento, estou bastante interessada em conhecer os procedimentos relativamente à Raiva de que o Vasco falou!