Negócio de animais! Sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

quarta set 04, 2002 10:04 pm

Anjaazul,
A surdez nos gatos brancos de olhos azuis resulta da acção de um géne responsável pela cor branca que aliada ao factor dos olhos azuis qvai dar origem a uma degeneração da estrutura interna do ouvido que vai diminuir ou suprimir a audição. Por esta razão os criadores geralmente evitam o cruzamento de dois gatos brancos, porque mesmo tendo eles olhos cobre (logo não são surdos) podem ser portadores de azul.
Bjocas
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta set 05, 2002 7:50 am

Aby, só mais uma pergunta!
Essa seformação nas vértebras pode causar problemas de saúde ao nível, por exemplo, da coluna?
É necessário ter algum cuidado especial com o pequenito?

Desculpa a ignorância! :oops:
Aby
Membro Veterano

quinta set 05, 2002 9:56 pm

Terry,
Não fiques preocupada, é uma questão que não trás problemas de saúde quando está localizado nas últimas vertebras. Esta deformação é factor de exclusão em gatos que frequentam as exposições, que normalmente são gatos para criação,porque há a ideia (atravez de estatísticas) de que os gatos que apresentam problemas de coluna têm na sua ascendência gatos com nós na cauda, então há que desmotivar a propagação desse defeito. Infelizmente há a ideia de que um siamês tem que ter nó na cauda senão não é siamês, quando a verdade é precisamente o oposto. O Siamês é um dos gatos de raça com a cauda mais longa.
Se tiveres mais alguma dúvida, fala, porque eu adoro falar de tudo o que se relaciona com criação e características das diversas raças.
Olha, os fotógrafos gostam de falar de máquinas de fotografar, os ciclistas falam de bicicletas, as cozinheiras de cozinhados e eu, como amante de gatos gosto de falar até á exaustão das diversas raças e suas características.
Se visses a minha biblioteca felina até de admiravas. Há mais de 18 anos que compro e leio tudo o que apanho, chegando mesmo a mandar vir do estrangeiro livros de genérica.
Enfim, é a minha "pancada".
Bjocas
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta set 06, 2002 2:15 am

olá aby

já que estás de conselheira de serviço, o que parece não te incomodar, exlica-me lá porque há siameses, caso do joão ratão, que não têem cauda mas apenas uma penuzenhinha no extremo. na altura, juraram-me que isso era sinal de pureza máxima.
aconteceu terem nascido alguns gatinhos com uma ferida no lugar da cauda. depois de os tratar, e a ferida cicatrizar, morriam. fiquei intrigada e levei um ao hospital de medicina veterenária e um médico disse-me que o gato não tinha nenhuma hipótese de sobreviver, porque a coluna não se tinha desenvolvido até ao fim e havia problemas a nível de espinal medula.
ele disse-me que isso era muito comum em animais sem cauda, acontecendo o mesmo em cães. trata-se de um problema genético?
voltando aos gatos de pelo longo. não é que me interesse saber se tenho gatos de raça ou arraçados. mas, enfim...
a cinderela é branca de pelo longo e olho azul e o pinóqui é branco de olhos amarelados. pelo que tenho visto, de persa não têem nada, mas já me disseram que parecem bosques da noruega. acho estranho, porque nos açores não me consta existir este tipo de gato e muito menos cruzamentos. também já ouvi a designação de europeu branco de olhos azuis. será isso?
estou a ver que quando fôr a lx tenho de te "cravar" para fotocopiar algumas coisas. pena não teres nada de cães. estive agora em lx e não vi nada de jeito.
anjaazul
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta set 06, 2002 2:18 am

olá aby
falta uma. a joana tinha a cauda com uma ligeira dobra na extremidade inferior. houve filhotes com dobras bem acentuadas. são esses os tais nós considerados indesejáveis? mas isso também não´é uma característica dos siameses?
anjaazul
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta set 06, 2002 8:06 am

Olá Anja!
Deve ser isso. O Mixteco também têm a acuda toda dobrada!
Quando descobri isso fui muito aflita à vet pois pensava que ele tinha ficado entalado nalgum lado e que tivesse a cauda partida.
Estava mesmo aflita! :o
Ela disse-me que eram só nós e que ele devia ter sangue siamês na família.
Na altura fiquei envergonhada e já não perguntei mais nada! :oops:
Se fores ver o meu álbum, aquela foto em que o Mixteco está a ver para onde vai a água, vê-se perfeitamente a cauda dele, parece um ponto de interrogação! ;)

Aby, muito obrigada, vou continuar a chatear-te quando tiver dúvidas! :lol:
É bom saber que os nós não causam problemas ao pequenito! :lol:
May
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 1:35 pm

sexta set 06, 2002 9:26 am

Olá,

Como é lógico, um tópico destes faz com que todos nos queiramos manifestar, e é tb o meu caso.

Comprei a minha Gata há 5 anos atrás, numa loja do centro comercial Imaviz em Lisboa. Tentei ir buscar um gatinho á união zoófila, mas na altura em que lá estive, não havia gatinhos, bem sei que poderia ter trazido um gato adulto, mas a decisão na altura não foi só minha, e ou era um bébé, ou não era, por isso.....
Assim sendo, andei por umas poucas de lojas, á procura de um gatinho macho, e acho que me estava mesmo destinado a ser uma fêmea, depois de algumas tentaivas desisti, e quando cheguei ao Imaviz, e via a minha pequenina, e peguei nela ao colo e ela miou, encostou a cabecita no meu ombro e começou a ronronar, soube que ia ser minha amiga para sempre, e não me enganei.
Na altura fiquei tão entusiasmada que nem me preocupei com o estado de saúde da bichinha ( afinal estava a comprar um gato, numa loja que supostamente deveria ter tido esses cuidados, não é? ).
Paguei e saí da loja super, super feliz.
Qd cheguei a casa, e me pus a brincar com ela é que vi então que ela estava completa e absolutamente carregada de pulgas, e as orelhinhas estavam todas, todas pretinhas.
Fui ao Vet, e então ele lá me deu todos os tratamentos que eu teria de lhe fazer para lhe curar as orelhinhas, como lhe havia de tirar as pulgas, desparazitar, etc.

O Meu Roque, foi achado por mim um ano depois, alguém o tinha abandonado num descampado, era tão pequenino!!!!
Aínda quase não tinha dentinhos, levei-o para casa e até hoje!!!
depois disso, já achei uns quantos, recolhi e dei a pessoas que sei que os vão estimar, alimentei outros e corta-me o coração sempre que venho um pequenino ou um grandinho na rua.

No meio disto, ainda há outra história q tenho algum orgulho em contar:
Havia um loja em Lisboa ( que já não existe ), loja essa q tinha aberto há pouco tempo, e aonde me dirigi um dia, por ser perto de onde trabalhava, para ir comprar ração para os meus meninos. Nesse dia, fiquei assustadissima, qd vi a aflição dos dois empregados q lá estavam, pois tinha fugido uma cobra do aquário que estava na montra, por cima das jaulas dos cães e dos gatos, e perdoe-me a ignorância, mas não consigo deixar de ter medo de cobras.
Acabaram por achá-la, já estava cá em baixo perto dos gatinhos.
Houve outro dia que então não aguentei, ao passar por lá de manhã, ainda a loja não estava aberta, quando ao olhar para a montra, vi que o vidro que separava as jaulas dos cães e dos gatos estava partido, tinha sido lá colado um cartão que um pastor alemão com cerca de 2 meses tinha conseguido descolar e tentava agora a todo o custo abocanhar o gatinho que estava na jaula ao lado. Tentei distrai-lo, bati no vidro, gritei, as pessoas já me chamavam doida, mas lá consegui desviar a atenção do cãozito o tempo suficiente para o gatinho fugir para dentro da loja, pois a parte que dava para a loja era em rede.
Fiquei tão furiosa que não consegui, cheguei ao trabalho e tive toda a manhã, a ligar para todo os sitio onde pudesse denunciar as situações que ali tinha presenciado e não só, pois as jaulas estavam sempre sujas e cheias de esterco e moscas, a água deles sujissima e sempre com pouca ou nenhuma comida.
Assim, lá consegui falar para a Sociedade Protectora dos animais, depois liguei para a Deco, que ao principio não me entendeu lá muito bem, mas eu fui pelo lado da questão que como conumidor, estava a comprar um animal que poderia trazer doenças e etc, e assim sendo mandara-me tb ligar para a Inspeção Geral das actividades econónicas.
Posto Isto, hoje, essa loja já não existe!

Apenas quero com isto dizer, que, não me oponho a que vendam os animais, se bem que acho que a adopção é sempre melhor, seja em que circunstância for, mas por favor se o vão fazer, dê-lhes condições e dignidade. Eles não têm culpa nem são responsáveis por ali estar.
São nossa responsabilidade, e como tal, devemos cumpri-la com tudo o que pudermos fazer por eles.
E, por favor, abandonos, não.

Jinhos e ....
Até a acharem foi horrivel, pois nem me mexia lá dentro
May
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 1:35 pm

sexta set 06, 2002 9:58 am

:) Olá

Aby

Uma vez que percebes tanto de raças, eu gostaria de saber se me podes ajudar:

A minha gatinha foi comprada como siamesa, mas no entanto além da cor, não têm de siamesa, repara, têm o pelo semi longo, uma cauda comprida e muito, muito tufada ( adoro aquela caudinha ), têm as patas curtas e é pequenita ( tb não come quase nada ) é coulor point, têm olhos azuis, e é uma gata mole, tal como os Ragdolls, é quase como se derrete-se qd lhe pego, mas continua a ser brincalhona, mas só qd brincam com ela, sozinha só se eu lhe estiver a mandar bolinhas, etc. É muito meiga, muito, muito fiel, e deixa que lhe faça tudinho se for preciso sem nunca se queixar ( nem no banho se queixa).

Se puderes dá uma olhada ao meu albúm e vê se me podes dizer se ela é ragdoll, siamesa, ou coisissima nenhuma, só para eu tirar a dúvida, pq até hoje não sei, mas digo-te desde já que não é coisa que me faça absulutamente diferença nenhuma. Em 26 anos de vida tb já tive imensos cães e gatos, tb tive um cão, que era o facadinhas, precisamente pq alguém se entreteu a quase matar o cão á facada. Tive uma Cadela que morreu porque a deixá-mos por umas horas no quintal enquanto fomos votar, e talvez ela tenha ganido, pois não era costume ficar sozinha, e então envenenáram-na e espacaram-na, mas enfim, nunca me conheci sem animais e quase todos rafeiros.

Jinhos e....
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta set 06, 2002 12:59 pm

Numa das minhas idas de compras num hipermercado tenho a mania de pegar num ou outro livro e ler apenas o que me interessa e voltando a pôr no lugar onde estava.
Uma dessas leituras foi precisamente sobre gatos siameses e lembro-me perfeitamente de indicar que outrora considerava-se que um gato siames puro era aquele que era estrábico e que tivesse nó(s) na cauda.
Hoje é considerado que não tem de ter essas caracteristicas para ser considerado siames puro.
Li também sobre o comportamento e maneira de ser de um gato siames.

Conheço uma gata em que todos os seus irmaos eram malhados como a mae mas aquela era branca, demarcando-se dos outros.
Questionei a uma pessoa como isso seria possivel e a resposta obtida foi que uma gata poderia ter filhos de vários gatos. Curioso é que nao me lembrava de ter visto algum gato da rua das redondezas por aquele lado mas um dia reparei num gato aparentemente siames num 1º andar de um prédio na rua.
Essa gata cresceu e nao é estrábica nem tem nós no rabo mas o seu comportamento e a aparencia ( descrito num post neste tópico) é indicação de ser siamesa. Essa gata acasalou com um gato também aparente siames sem nós no rabo mas super estrábico e com um comportamento nada a ver com que li sobre gatos siameses. Qualquer pessoa pode chegar perto dele, até crianças podem imediatamente chegar ao pé dele e puxar as orelhas por exemplo.
Desses dois gatos da primeira vez nasceram gatinhos todos com a aparencia dos pais, nenhum estrábico mas todos com nós nos rabos.
Da segunda vez nasce uma gatinha sem nó, nem estrábica mas nao tem os olhos azuis mas verdes.

Quanto à situação dessa pessoa de Setúbal poderá me dar mais indicações? Obrigado
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta set 06, 2002 4:06 pm

Aby Escreveu: Voltando aos Siameses.
Uma coisa é um gato de raça Siamesa que obdece a um determinado standard. Um dos promenores é uma cauda muito longa e fina com ausência total de nós que é um defeito genético. Outra é uma cabeça triângular, grandes orelhas e um olhar que se poderá dizer de estrábico. Patas altas e finas, corpo longo e fino, pescoço longo e fino. Se este gato nascer sem as pontas de cor (colourpoint) nem olhos azuis então chama-se Oriental.
As pessoas chamam Siames a gatos sem raça definida e que são portadores do géne colourpoint que só se manifesta na presença de olhos azuis. Daí podermos ter várias gerações de colourpoints e nem por isso passam a ser Siameses. Além das raças já faladas, também temos este padrão nos Persas.
Outro esclarecimento. O Siamês e o Persas são raças muito antigas. O Siamês têm-se mantido ao longo dos anos sem grandes alterações. No Persa sim, tem-se feito algumas alterações. Melhorou-se a quantidade e comprimento do pêlo e aumentou-se o stop, e aqui sim, tras problemas de saúde. Trás prognatismo e se o Persa for muito tipado trás problemas respiratórios. Mas a raça é muito antiga, não tem nada a ver com o Sphinx, o Ragdoll, estas duas são só exemplo, há mais. No Sphinx temos como caracteristica principal a ausência de pêlo o que trás graves problemas de sensibilidade ás alterações climáticas, correntes de ar, etc. O Ragdoll tem como caracteristica a cause ausência de tónus muscular. Ou seja é um gato mole, muito, muito pouco activo. Daí o nome "doll", boneca de trapos chamar-lhe-ia eu.

Aqui há tempos, tentava eu explicar a uma amiga esta questão dos "siameses" que abundam por aí, e ela não percebia. Expliquei-lhe que os siameses verdadeiros tinham um aspecto muito exótico, pareciam muito "afiadinhos" e vesgos (pelo menos, eram assim as fotos que eu tinha visto), ao contrário dos srd colourpoint. Ela nunca tinha visto, e resolvi então fazer uma pesquisa na Net para lhe mostrar. Segundo o que apurei na pesquisa, há duas "linhas" de siameses: uma mais clássica, em que o gato morfologicamente é semelhande a um srd, e uma linha moderna, que é essa em que os gatos têm um aspecto exótico. O que diz o estalão? Está a "pender" mais para a linha moderna?

Já agora, chegaste a responder-me em relação aos Maine Coon (criadores e preços aproximados) no outro fórum? Não tenho tido tempo para ir lá ver... :oops:

Fica bem
Aby
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 10:27 pm

Anjaazul,
Eu também tenho muitas coisas de cães, só há 4 anos é que estou sem cão. Cheguei a ter em 4 assoalhadas 3 cães, 7 gatos, 2 cágados, 1 coelho anão, um aquário e um papagaio que apanhei um dia na minha varanda. Por outras palavras, já tive um mini-jardim zoológico.
Falas em vir a Lx, de onde és?
Quanto ao caso dos gatinhos sem cauda; esse é um dos problemas que podem acontecer, embora raro felizmente, quando se criam animais com um defeito genético. O azar dos gatinhos foi o nó acontecer antes do começo da cauda. É o tal caso de problemas de coluna de que eu já falei.
Aby
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 10:38 pm

May,
As fotos não me deixam ver bem os gatos. Vejo que são lindos e já não é mau.
Quanto ao Ragdoll, é uma raça ainda rara, pelo que não se encontra por aí, mas se houver um crusamento de Sagrado da Birmânia com gato sem raça (o chamado doméstico e não rafeiro, isso é para os cães) talvez saísse um gatinho daquele tipo. Como te disse, as fotos não o mostram muito bem.
Aby
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 10:49 pm

Florinda,
Acho que cheguei a responder-te. Até te disse que criadores de Main Coon não mas que tinhas o Bosques da Noruega que é uma raça muito semalhante à vista mas, na minha opinião, com um carácter ainda mais simpático. Contudo, já não tenho presente a minha resposta.
Quanto ao Siamês de linha moderna ou linha antiga, confirmo. Só que quer na linha antiga quer na actual (que já conta com uns 20 anos) o nó na cauda sempre foi defeito.
O nó na cauda pode acontecer em qualquer raça (até nos Persas) ou no gato doméstico e não deve ser reproduzido por questões de iventuais problemas a nível de coluna. Enquanto se manifestam da 3ª vértebra caudal em diante tudo bem, o problema é quando se manifesta na coluna própriamente dita. Como sabes, até há raças de cães em que se corta a cauda e deve-se sempre fazê-lo entre a 3ª e 4ª vértebra. Porquê? Porque mais acima pode causar problemas.
Já li muitas bastaridades em livros que se dizem técnicos, e este caso dos nós, em alguns desses livros, é tratado de forma leviana.
Aby
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 11:04 pm

Meninas,
As perguntas são tantas que tenho medo de não ter respondido a alguma coisa ou ter deixado algo pouco claro.
O melhor é scanar umas fotos e depois falamos.
Para esclarecer melhor, se houver 10 Siameses em Portugal já é muito. O gatinhos que são chamados de Siameses são Domésticos colourpoint (lindos por sinal). O Siamês além do aspecto longilínio e como já alguém disse "exótico" tem um caracter muito, muito peculiar. Podemos mesmo dizer que a sua maior característica é "falar". A sério! Ele "fala" para comer, ele "fala" para dar as boas vindas, ele "fala" para brincar, etc., etc. e o mais engraçado é que os donos sabem distingir os diferentes tons de miaus ou "fala" e dizem: Só um momento que o Chico está a pedir para lhe ir dar água, isto como por exemplo. São muito hábeis, são de amores, ou gostam e podes falher-lhe tudo ou não gostam e então é melhor mater as distâncias.
Nunca me vou esquecer dum Siamês (como manda o standard e muito meigo para as pessoas) que vivia no quintal ao lado do meu que um dia resolveu atacar o meu Pastor Alemão. Saltou do pilar do portão directamente para o pescoço do cão. Resultado, o cão teve que ir para o veterinário com o pescoço a deitar sangue em repucho e o gato veio a morrer 2 dias depois com a coluna partida de tanta pancada contra o chão, pois o cão para se livrar dele baixava e levantava a cabeça, nunca o chegou a morder. Fim triste e desnecessário se ele não fosse tão Siamês.
Aby
Membro Veterano

sexta set 06, 2002 11:22 pm

Corresponde,
Aí está um exemplo perfeito das misturas.
O nó na cauda é um defeito genético recessivo, ou seja, pode ser transmitido e não se manifestar no portador. Basta crusar com outro gato que não tenha nó mas que também seja portador para o transmitir, para o nó se manifestar na ninhada. Daí dois gatos sem nó poderem ter uma ninhada com nós.
Há outro promenor nos verdadeiros Siameses, é que eles, ao contrário dos outros (salvo excepções claro), têm um carácter dócil, são verdadeiros potes de mel e andam atrás do dono como se fossem um cão.
Responder

Voltar para “Gatos”