Atitude de gata akuando da adopção de outro - estou com os nervos em franja

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta mar 10, 2006 7:27 pm

Parabéns pela Xena e claro, parabéns à dona, pelos gatos lindos que tem.

Não vim aqui mais cedo porque a Arca está outra vez um bocado para o devagar, muito lenta ou parada.

Desejo-lhe um Fim-de-semana, mais calmo.

Não se arrependa de todos os mimos que tem dado à sua princezinha, ela vai saber reconhecer e continuará a retribuí-los e o Bongo já está bem instalado na vida, por aquilo que se vê.

Quando, em qualquer situação da vida, nós damos o nosso melhor e se por qualquer imprevisto, as coisas fogem ao nosso controle, resta-nos pela menos a consolação de que não fizémos mais, porque não sabíamos, ou não podíamos e acredite, dá-nos muita força para continuar
e melhorar, resolvendo, concerteza, com o saber da nossa experiência, mais facilmente as situações menos felizes que nos possam surgir.

Como lhe disse noutro tópico, já me deu uma lição, já aprendi um pouco mais consigo, espero não ter que pôr à prova estes conhecimentos
;)

Mas, cada vez que tento visualizar a cena, sobretudo do seu amigo, não consigo deixar de rir. Já fiz com que as minhas afilhadas e algumas amigas lessem o tópico e a reacção é quase sempre a mesma, lá vão dizendo "coitada da pequena" eu fazia e acontecia, mas riem a bom rir, sempre pelo mesmo motivo "o paraquedista, 1.90m, vestido à Rambo, para conseguir enfrentar 3 Kgs. de gata".

Espero que 2ª feira nos venha dar muitas boas notícias :lol:

Isabel
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

segunda mar 13, 2006 10:20 am

Bom dia,
A Xena e o Bongo já se toleram, umas bufadelas e rosnanços por parte da Xena. O Bongo, um cavalheiro, vê a Xena a rosnar, olha p/ ela, desvia o olhar, deita-se e depois vai dar uma volta.
Deixo-os separados durante o dia e assim k chego a casa junto-os.
O Bongo dorme comigo pois não me parece que a Xena tolerasse o quarto fechado, mas levanto-me mais cedo p/ brincar com o Bongo e com a Xena. Alias, tenho mesmo k me levantar porque o Bongo é tão mimela k me acorda a lamber-me e deita-se na minha almofada e lambe, lambe, lambe. Pede imensos mimos. É um menino mt carente.
A Xena até está a tolerar, dentro do k lhe é possivel, mt bem a situação.

O Bongo será castrado durante esta semana, inicio da proxima. A esterelização da Xena vou esperar mais um mes. Acho k ela está a passar por mts mudanças por isso pensei adiar a operação por um mês, afinal, requer mais cuidados k uma simples castração.

Agora a situação curiosa, pelo menos p/ mim, é k o Bongo é descontraido e vem p/ o pe de mim e a Xena vem deitar-se no meu colo, como k a dizer "este colo é meu, vai-te embora". Ontem estava sentada no sofá e o Bongo pulou p/ o ombro do sofa, mesmo ao meu lado, a Xena k estava no chão, pulou p/ o meu colo e ficou a uns 10 cm do Bongo e vá de bufar-lhe. O Bongo não se mecheu e eu levantei-me a refilar a dizer k no meu colo não keria bufadelas.

Já estou sozinha no comando da Operação Adaptação e ansiosa p/ ver a Xena e o Bongo a dormir enroladinhos um no outro.
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

segunda mar 13, 2006 10:34 am

Tá para breve... Tá para breve... ;) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Posso dar um conselho: agora tens de ir ranhando um pouco menos para a Xena se desabituar dos ranhanços. Faz um barulho do tipo: Shiuuuuu... qualquer coisa assim suave que ela note que não deve bufar, mas que não seja demais. Vais ver que logo, logo os dois já passaram a melhores amigos!!! :D

Bjokas aos três,
Patrícia

p.s.: Não encontrei o livro.... :(
XenaBastet
Membro Veterano

segunda mar 13, 2006 11:22 am

Olá Patricia,
Não tenho ralhado mt até pk o k faz falta nakela casa é paz e sossego.
Mas essa do Shiuuuu parece-me uma boa opção pk eu tenho andado a dizer Xena ou Bongo em voz firme e mais alta, mas sem grandes alaridos k acho k não seria bom p/ nenhum dos 3.

Bjkas
Ana
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

segunda mar 13, 2006 2:01 pm

Fico contente por tudo estar a resolver-se e a calma que agora manifesta é verdadeiramente espetacular :D

Acredite-me que já vi situações piores, entre elas, a de um gato adulto que quase matou um recem-chegado mais pequeno. Foi a partir dai que aprendi que nunca se deve juntar 2 gatos que se desconhecem.

As coisas tém de ser feitas a pouco e pouco e com muita calma e paciência.

Não se esqueça que eles são mais pequenos e se voçê lhes der um safanão consegue afastar um gato que lhe possa atacar. Também lembre-se que uma manta ou algo assim para embrulhar um gato é uma boa forma de evitar unhadas e mordeduras.

Por último, tem razão, por natureza os gatos são muito territoriais e são exaustivos na defesa do seu espaço. Portanto ao introduzir um intruso, foi voçê que provocou a situação e portanto tem o dever de a tornar o melhor possivel e resolver a situação.

Até eu, por vezes, apetece-me mandar todos os meus piquenos à fava, principalmente quando me destroem algo :roll: :roll: Mas prontos, são os maus dias que não contam para nada, pois de verdade nunca o faria.
XenaBastet
Membro Veterano

segunda mar 13, 2006 2:25 pm

Mariabogas,a situação está realmente a compor-se. Também pensei k fosse bem pior, depois do k vi na 3ª feira, pensei k iria malhar em ferro frio.

O Bongo quando ia à comida, a Xena ficava furiosa e ia lá ver e bufar. Andavam os dois a comer de uma maneira tal k pareciam k estavam rotos, mas as taças estavam sempre cheias, p/ lhes mostrar k não há necessidade de disputarem a comida k ela não acaba. Agora a Xena vai cuscar mas já não bufa.

De vez em kd dou com um em cima de algo e o outro por baixo sem dar por nada (geralmente é a Xena k está por cima) e fica a olhar p/ as costas do outro, eu agarro logo no borrifador como kem não ker a coisa, mas ainda não o usei.

Eu acho é k a Xenita se está a fazer de donzela dificil e o Bonguito de cavalheiro a levar em consideração.
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 13, 2006 3:32 pm

Se quer que lhe diga, até acho que eles estão a adaptar-se muito rapidamente e muito bem.

Talvez deva ao facto de o Bongo ser um pachola, mas não deixa de ser uma adaptação rápida.

Agora que vem aí um fim-de-semana, porque não experimenta deixá-los sempre juntos ? (tem de estar em casa ou sair por curto espaço de tempo)

Olha e se quer que lhe diga, quando temos animais ganhamos uma paciência e uma maneira de lidar com situações extremas fantástica.

Amanhã voçê terá outra situação e já será capaz de ser mais calma e racional ;)
XenaBastet
Membro Veterano

segunda mar 13, 2006 3:44 pm

Como o meu amigo só saiu lá de casa Dom de manha, os gatos estiveram desde 6ª à noite juntos.

Tb acho k estou a ser muito sortuda com a adaptação. Não tenho experiencia em adaptações mas por akilo k tenho ouvido tambem me parece k reagiram mt bem. Acredito k pelo Bongo. A Xena à noite vai dormir para debaixo da manta do sofá e fica lá, mas isto não é mania nova e o Bongo deita-se no tapete ao lado do sofá.

Os animais são, sem duvida, um exemplo a seguir.
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

segunda mar 13, 2006 3:48 pm

Continuo a torcer pela Xena dona e os seus bichinhos!!!
Mas pelos posts parece que a situação tem melhorado e muito.
XenaBastet
Membro Veterano

segunda mar 13, 2006 3:52 pm

É verdade Uli, tem melhorado e com mt rapidez... nunca pensei.

Tenho é k castrar e esterelizar os meus meninos o mais rapido possivel p/ deixar de haver necessidade de os deixar separados, pk estou com a sensação k eles regridem um pouco cada vez k há um reencontro por terem ficado separados, mas 5 / 10 min dp voltou td ao normal.
XenaBastet
Membro Veterano

terça mar 14, 2006 2:03 pm

Boa tarde,
Surgiu-me agora uma duvida e gostava de pedir 2as opinioes.
O Bongo será castrado p/ a semana e a minha duvida é se hei-de esterelizar tb a Xena ou será melhor esperar até a adaptação entre eles estar mais estavel?

Sei k a castração é de facil recuperação, já o mesmo não se passa em relação à esterelização, onde a gata sofre bastante.

O k acham?
patricias
Membro Veterano

terça mar 14, 2006 2:15 pm

Olá Ana,

eu, quando o Lucky fez 7 meses, resolvi operar o bichinho. Como ele é um pouco avariado das ideias resolvi levá-lo para casa do meu namorado. Teve uma semana de quarentena, pois o meu vet. referiu que eu tivesse cuidado (até parece que tinha sido eu a fazer a operação... :lol: ), pois os "tintins" (palavra do vet.) podiam abrir a custura :lol: :lol: :lol:

Quanto a operar a Xena... bem, eu sou a favor! Vai ser dose dupla, mas vai valer a pena... digo eu! ;)

E sou da opinião de que devias esperar + algum tempo até normalizar a situação em casa.

Bjokas para os três,
Patrícia
XenaBastet
Membro Veterano

terça mar 14, 2006 2:33 pm

Olá Patricia,

Tentei ver aki na arca kual o tempo de recuperação dp da castração, claro k o vet me irá aconselhar, no entanto, eu k pensava k era cerca de 2/3 dias fikei bokiaberta com a "quarentena". Foi modo de falar ou foi mesmo assim tanto tempo?

A Xena, dp de ter falado com a Lu e dp do k a Patricia disse, só ira ser esterelizada dp, acho k agora uma grande separação iria fazer regredir td o k já foi feito, p/ além de ser mt mudança de repente.

Obg.
Bjkas da Ana, Turrinhas da Xeninha e Lambidelas do beijokeiro do Bongo
patricias
Membro Veterano

terça mar 14, 2006 2:58 pm

eu k pensava k era cerca de 2/3 dias fikei bokiaberta com a "quarentena". Foi modo de falar ou foi mesmo assim tanto tempo?
Achas muito????!!!! Eu tenho a sensação de que se tivesse quarenta dias numa quantro sózinho tinha sido pouco!!!! :roll: :o :lol:

Já ouviste falar que quando as pessoas "ganham" os dentes do siso ganham juizo???? Pois a dona do Lucky (ela que não me ouça) quando descobriu que estavam a nascer os dentes do siso parece que perdeu o juizo todo!!! :lol: (deve de ser por isso que dizem que os animais saiem às pessoas... realmente...)

Mas, claro, isso depende de dona para dona e de gato para gato!

Com o paxa do Bongo eu tenho a certeza de que não se vai passar nada disto. Eu tive o meu afastado da Tri porque eles andam sempre a correr, e a saltar, e a dar cambalhotas, e sei lá que mais. E pelo sim, pelo não resolvi dar umas "férias" a ambos.

Mas tanto num caso como no outro não faz mal nenhum ter cuidado para não ter surpresas depois. O ideal até é pôr uns dias de férias para poder observar o evoluir da situação.

Bjokas da (desmiolada da dona), uma lambidela com muito carinho da Tri e... (eu já me foi embora) do mimento do Luncky,
Patrícia
mariabogas
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 14, 2006 3:10 pm

Sou sincera, nunca castrei uma gata, apenas gatos, portanto não sei o que lhe dizer.

Se a Xena sempre teve o cio e isso nunca a incomodou, não vejo porque a há-de castrar.

Atenção que é apenas a minha opinião !

Quanto a separação ... bem, eles já estão separados durante o dia e apenas juntos quando voçê está presente, portanto mantenha essa rotina uma semana, pelo menos, após operação.
Nunca mantive mais tempo que isso separados e até hoje não houve problemas.
Responder

Voltar para “Gatos”