duvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 18, 2008 7:51 pm

porque é tão importante castra-la? não estou a pensar fazê-lo
Ora... Para não haver mais ninhadas acidentais de gatos surdos no mundo... :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jun 18, 2008 8:06 pm

depassagem Escreveu:porque é tão importante castra-la? não estou a pensar fazê-lo
quando vi que a gata era persa pensei que fosse pura e que podesse vir a querer fazer criação dela... no entanto, não sendo pura, os filhotes dela não têm valor comercial :!:
se fizesse criação era só por gosto e isso não é benéfico para a gata... ter criações atrás de criações vai cansá-la, até porque, se os dados não estão errados, já é uma gata de 6 anos :!:

além disso... são muitos os beneficios de uma esterilização :!:
a minha gata está esterilizada e é uma gata normal, no entanto não tem aqueles cios horríveis, não sente necessidade de ir à rua nem de fugir de casa, está livre de possiveis futuras complicações a nível de utero e ovários (e as gatas tem tendência a desenvolver problemas nesses locais com a idade) e nunca vai ter gatinhos :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
depassagem
Membro
Registado: quinta jun 12, 2008 1:02 pm

quarta jun 18, 2008 11:20 pm

Na minha maneira de ver desde que eu consiga arranjar pessoas com capacidade para cuidar deles não há problema nenhum. Eu não vejo essas coisas dessa forma posso estar muito errada mas sempre pensei assim. se eu engravidar e se chamarem isso de uma gravidez irresponsável não é por isso que eu vou ter de fazer uma operação para nunca mais ter filhos desde que os trate bem.
Uma coisa que me “feriu” foi a mensagem de “dinodane”. Não me importa se são surdos ou não e não devia importar a ninguém afinal tenho uma gata surda á 4 anos adoro-a toda a gente a adora e toda a gente a entende, isso não tem qualquer tipo de influencia.
Outra coisa que não me interessa minimamente, como já disse, é o facto de ser pura ou não. Que me interessa ganhar dinheiro a vender gatos sabe se lá para quem, só para ganhar dinheiro? O que me interessa é que pessoas civilizadas e com conhecimentos e capacidades possam e saibam cuidar deles se são persas ou não, não interessa… são lindos e pronto!
Não digo ter criações atrás de criações pois afinal tenho a bea á 4 anos e só engravidou desta vez. Como ela está sempre em casa por dois ou três dias nada custa aturar os berros dela e guardá-la um pouco mais durante o cio se alguma coisa correr mal não é o fim do mundo é o ciclo da vida. A única coisa que me preocupa é ela poder ter alguma doença mas com uma esterilização nada me garante que mesmo assim ela não tenha contacto com outros gatos e possa apanhar doenças…
Entendem-me? Será que estou assim tão errada? Pode ser que com outros pontos de vista mude a minha opinião mas sinceramente por enquanto é assim que eu penso
dinodane
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 11:30 pm

Feri porquê? :o

Se a gata vai estar em contacto com outros gatos não é melhor esterilizar? ou é preferível vir outra ninhada?

Se existe a hipótese de mais gatinhos nascerem surdos porquê deixar a gata parir?

O que é que isto tem a ver com o amor que tem pelo animal? :o :o

depassagem
Membro

quarta jun 18, 2008 11:39 pm

mas qual é o problema dos gatos serem surdos?
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quarta jun 18, 2008 11:43 pm

depassagem Escreveu:mas qual é o problema dos gatos serem surdos?
O mesmo dos humanos, são deficientes.
Convenhamos que no caso de animais a maioria opta por gatos saudáveis, logo a adopção desses gatinhos será mais dificil.
Vivendo e aprendendo
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quarta jun 18, 2008 11:49 pm

Eu vou tentar explicar. Se virmos uma criança defeciente, é um ser vivo tal como os outros e merece tanto respeito como tal. Não é por isso, no entanto que as pessoas acordam e se lembram "vamos ter um filho defeciente". Da mesma forma, os gatos surdos merecem, obviamente, tanto respeito como qualquer outra, mas se é possível evitar o nascimento de gatos surdos deve-se tentar fazê-lo! Já para não falar dos perigos que uma gata surda corre na rua (a audição é muito utilizada pelos gatos para se defenderem dos inúmeros perigos). A esterilização é o melhor a fazer, pelas razões que já foram ditas, e reforço a ideia que já existem milhares e milhares de animais abandonados, bonitos, bébés, adultos, grandes, pequenos, todas as cores, e mesmo sendo a sua gata muito bonita, e os filhos também, nunca se sabe se eles não irão parar à rua e mesmo que não, os suspostos donos podiam ir adoptar outros gatos que vieram ao mundo por acidente ou por irresponsabilidade humana.
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
dinodane
Membro Veterano

quarta jun 18, 2008 11:52 pm

E se um dia forem abandonados ou se se virem na rua são muito mais vulneráveis que os gatos saudáveis. :|

E não comento mais, os animais são seus, faça como entender, como é evidente.

Cumprimentos.

imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

quinta jun 19, 2008 12:13 am

Respondendo um pouco à pergunta se tu ou outra mulher qualquer engravidar mesmo por descuido é uma coisa, uma gata é outro. Não querendo entrar em questões polémicas a mãe, ou os pais, podem optar pelo aborto, pela oferta da criança para adopção e uma coisa que tenho visto muito: entregar a criança aos pais, avós da criança, e ir curtir! Não vou dizer a minha opinião porque aqui não é o local mas nós temos opções e meios para fazermos valer as nossas decisões. Uma mulher é uma mulher, uma gata é uma gata; por muito óbvio que pareça parece-me bem esclarecer isto. Nós não temos períodos de cio. (por favor que não entrem por caminhos paralelos à cerca das frases anteriores)
Neste ponto não adianta comparar: a gata não vai ficar menos feminina por não ser mãe. Ou por não ter ovários e cadeias mamárias. E acredita que se não houverem ovários e cadeiras mamárias não podem aparecer tumores aí, certo? E nas gatas, infelizmente, é cada vez mais ocorrente. Se bem que o animal não ficará livre de maleitas. Só há um estado para qualquer ser vivo em que isso acontece: a morte. Mas voltando um pouco atrás: nós, os donos, é que gostamos de ver os gatinhos quer sejam surdos ou não. São sempre uns amores. Mas se bem que cada um faça o que acha melhor, pondera um pouco: quem entrega gatos fá-lo a alguém que julga de confiança. Se isso fosse sempre verdade não haveria imensos gatos abandonados. Quanto ao preço da esterilização sendo sócia de uma associação fica muito mais em conta! E o fechar e ter cuidados extra, durante os dias de cio, acaba. Além do mais sabes que se a gata estiver exposta a muitas horas de luz (ou seja as normais de dia e as de quem trabalha mais pela noite dentro) pode entrar num estado de cio quase constante? E olha que hormonas "aos pulos" não são brincadeira podem até mudar um pouco o comportamento da gata.

Resta apenas repetir o pedido para que ponderes bem. Às vezes podemos não nos exprimir da melhor forma mas apesar de tudo, distâncias e desconhecimentos incluídos, todos aqui na arca queremos o melhor para ti e para a gata. ;)
Isa.
depassagem
Membro

quinta jun 19, 2008 8:27 am

eu percebo que vocês só querem ajudar. o que me assusta é falarem dessa maneira dos gatinhos surdos. não faço distinção entre pessoas e animais por isso se há deficientes na nossa sociedade não os podemos pôr de parte o mesmo acontece com os gatos apesar de que não considero a surdez uma deficiencia asssim tão grave.
garanto-vos que um gato surdo faz as mesmas coisas que um gato que não é surdo.
quanto á esterilização ainda é um caso a pensar... vou esperar e ver se aparecem mais gatos por aqui (porque desde que ela teve os filhotes nunca mais se viram gatos aqui). se aparecerem e vir que ela está em perigo começo a pensar nessa hipotese visto que as pilulas e injecções lhes podem originar tumores não é?
mais uma vez obrigada pela disponibilidade
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jun 19, 2008 9:16 am

Mas se disse que não deu por ela ficar grávida desta vez como é que vai dar na proxima?

Há problemas para gatos surdos sim.

Idealmente irá dá-los a pessoas da maxima confiança e viverão felizes para sempre mas, nada é garantido.
Imagina que uma dessas pessoas se divorcia, fica doente, tem uma bébé alergico e tal?
Lá vai o gato para a rua e na rua sem audição a vida é bem complicada.
Não ouvem os carros, os cães, as pessoas maldosas...

POr outro lado, se cada uma das pessoas a quem os der tambem os deixar fazer ninhadas, já viu quantos vão nascer?
Tem ideia de quantos gatinhos bebés há para dar?
E esses são os que teem sorte porque a maior parte nem é apanhada nem protegida e morre de doenças e fome.

LI há uns tempos, não sei dizer onde, que só em Portugal, nascem anualmente 10 milhões de gatos por ano e sobrevivem apenas uns 2.000.
Não sei se estes numeros estão ou não correctos mas dão que pensar.

Por outro lado, imagino que não saiba que os gatos brancos não devem andar na rua, expostos ao sol.
Por causa do efeito estufa e aquecimento global há inumeros casos de cancro de pele em animais, mais gatos do que cães, e é um sofrimento terrivel.

Eu tinha dito que não escrevia mais aqui mas resolvi fazê-lo porque achei que há aqui algumas informações que estariam a fazer falta para uma decisão responsável.

E, não me venham dizer que estou a assustar outra vez, sff.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 9:42 am

Depassagem, aqui ninguém tem nada contra gatos surdos, aliás, ninguém sabe se os seus gatinhos são surdos, ou não :!: Só lhe tetaram explicar que os gatos surdos estão mais expostos a perigos, perigos esses que os gatos não surdos têm mais capacidade de contornar :!:

Mas voltando à esterilização...
Se esterilizar a gata previne umas quantas doenças como cancro no utero ou temores nos ovários, mas é verdade que não a impede de ter sida ou leucemia... No entanto, a esterilização vai levar a que a gata não procure outros gatos, torna-a mais caseira (já que ela não costuma ir à rua, depois também não vai ter necessidade de ir), o que minimiza os riscos, e pode torna-la até mais mansa e calma, e acaba com esses cios que não devem ser muito confortáveis para ela :!:
Como diz, a decisão é sua, mas se fizer uma breve pesquisa na net vai perceber os beneficios de uma esterilização, para a gata e para si :!:
mOreirinha01
Membro Veterano

quinta jun 19, 2008 9:46 am

depassagem Escreveu:quanto á esterilização ainda é um caso a pensar... vou esperar e ver se aparecem mais gatos por aqui (porque desde que ela teve os filhotes nunca mais se viram gatos aqui). se aparecerem e vir que ela está em perigo começo a pensar nessa hipotese visto que as pilulas e injecções lhes podem originar tumores não é?
os gatos são atraídos pelos odores (se assim posso chamar) libertados pela gata durante o cio, ela neste momento não está com o cio, mas assim que o cio voltar o mais provavel é os gatos voltarem também :|

sobre as injecções não sei, mas as pílulas provocam tumores a longo prazo :!: qualquer veterinário aconselha a esterilização, é o método mais seguro, mais eficaz e acaba por ficar mais barato :!:
depassagem
Membro

quinta jun 19, 2008 10:08 am

Como já vos disse o gato não tem andado por aqui (ele costumava andar cá mesmo sem ela ter o cio) mas se o vir eu prometo que vou pensar nisso.
Mais caseira e mais calma é impossível ela é uma molengona… :)
E tanto ela como os filhotes vão andar sempre em casa á excepção de um mas vai andar num espaço vedado por isso o perigo dos carros em princípio não há (já me andei a informar disso).
De qualquer maneira se eu vir que há algum perigo para ela eu penso numa maneira de o resolver até porque eu estou a pensar convencer a minha mãe a ficar com um gatinho e não posso ficar com o risco de duas gatas engravidarem mas por enquanto pelo menos até eu dar os gatinhos todos, não penso muito na esterilização.
Isso das injecções infelizmente percebi-o não por ser avisada pelo veterinário mas porque ela começou a ter um papo felizmente conseguimos tratá-la mas tudo indica que tenha sido por causa das injecções. As vezes os veterinários também se esquecem de nos dar algumas informações… acontece :!:
Última edição por depassagem em quinta jun 19, 2008 10:10 am, editado 1 vez no total.
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta jun 19, 2008 10:09 am

depassagem Escreveu:eu percebo que vocês só querem ajudar. o que me assusta é falarem dessa maneira dos gatinhos surdos. não faço distinção entre pessoas e animais por isso se há deficientes na nossa sociedade não os podemos pôr de parte o mesmo acontece com os gatos apesar de que não considero a surdez uma deficiencia asssim tão grave.
garanto-vos que um gato surdo faz as mesmas coisas que um gato que não é surdo.
quanto á esterilização ainda é um caso a pensar... vou esperar e ver se aparecem mais gatos por aqui (porque desde que ela teve os filhotes nunca mais se viram gatos aqui). se aparecerem e vir que ela está em perigo começo a pensar nessa hipotese visto que as pilulas e injecções lhes podem originar tumores não é?
Mas de que maneira é que nós falamos dos gatos surdos? Ajude-me a perceber que eu estou um bocadinho a leste :roll:

Os gatos que vivem dentro de casa, não há grande inconveniente em ser surdos, mas os gatos que têm acesso à rua, sim há grandes problemas nisso, tal como já lhe explicaram milhões de vezes. Você não quer perceber a realidade, para continuar a ter crias atrás de crias, tentando argumentar que nós somos preconceituosos?! Já lhe explicaram mais do que uma vez os perigos a que esses gatos vão estar sujeitos caso sejam abandonados (por serem surdos e brancos). E nunca pode garantir que todos os donos que lhes arranje não os venham abandonar. A associação em que me voluntario tem o máximo cuidado com os adoptantes dos gatos, procedendo a inúmeras precauções, e mesmo assim, de vez em quando os adoptantes demonstram ser uns autênticos trastes, quebrando a promessa que lá fazem quando adoptam, e abandonando ou maltratando os animais. Como vê, nunca poderá garantir casa eterna para todos os gatos que nasçam das ninhadas todas que está a planear ter com a pobre da gata. Aconselho-a vivamente a começar a consultar fóruns de adopção, visitar associações para perceber de facto o quão grave a situação está e como continuará a pior devido a atitudes como a sua! :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
Responder

Voltar para “Gatos”