Moreirinha, sempre que leio os seus posts sobre a Luz parece que estou a ver a Kiara.
Ela também tem esse tipo de atitudes, não gosta de estranhos e sempre que eles veem cá a casa ela também se deita sobre os casacos deles e depois para os tirar é complicado, tenho de ser eu ou os meus pais... Também detesta ser contrariada e as minhas mãos e braços andam sempre com pequenos arranhões, da boca, não das unhas, porque ela sempre que vai com a pata é sem unhas. Passou-se o mesmo, quando ela era gatinha eu deixava que ela brincasse com as minhas mãos (é a primeira e única gata que tenho, nunca tinha lidado com felinos antes), e agora continua a faze-lo. Ainda á bocado estava na cozinha e ela a preparar a "caçada" á minha mão, nunca me aleijou a sério, mas ás vezes abusa
Ainda no outro dia vieram cá passar o dia duas crianças pequenas, uma delas foi ao quarto ver-se ao espelho e a Kiara estava escondida debaixo da cama arranhou-a no pé, sangrou... A outra que é mais nova disse á mais velha "não podes ter medo, porque os animais sentem...", o curioso é que a Kiara a essa não lhe faz nada, ela mexe-lhe nas orelhas e assim e a Kiara fica quieta
O que eu acho da Kiara é que ela é muito territorial, quando veem pessoas cá a casa ela tipo guarda as coisas... Se nós viermos das compras com alguém que não é aqui de casa e essa pessoa começar a ajudar a arrumar as compras, a Kiara basta ve-la a pegar em algo para atirar a pata.
Estas férias foi muito complicado, deixá-mos a Kiara em casa e uma familiar vinha cá todos os dias... Essa familiar teve de passar a vir com o marido á noite, porque ficou mesmo com medo da Kiara, agora sempre que vem cá a casa pede-nos para a fecharmos numa divisão, mas eu já lhe expliquei que assim só vai fazer com que a Kiara a associe a "ficar fechada" e não o faço.
A minha familiar diz que a Kiara se "atirava" mesmo a ela, e ela precisava de a fechar numa divisão para por comida e assim.
Curioso é que quando nós estamos presentes ela não o faz, mas se por exemplo eu estiver na cozinha, e alguém "estranho" sozinho na sala ela dá-lhes patadas, mas se eu estiver também na sala isso já não acontece.
Com o passar do tempo, já percebo cada vez melhor os seus comportamentos, e os sinais que ela nos transmite quando não está a gostar, ou os sinais que ela utiliza para tudo o resto.
Tal como a Moreirinha, se pudesse tinha outro gato, porque sei que é importante e que seria melhor para a Kiara, mas a decisão não é minha
É por isso que estou a adorar entende-la cada vez melhor, e conhecer o comportamento dela. Já passaram quase dois anos e ainda aprendo com ela, aqui no fórum aprendi uma data de coisas