gatinha muito grávida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta jan 14, 2009 7:30 pm

Oi...!

E depois os animais é que são irracionais... :roll:

Até parecem anedotas... enfim! :wink:
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta jan 15, 2009 3:09 pm

Ás vezes é complicado fazer-mos aquilo que sabemos ser o melhor. Cada situação é diferente da outra e embora toda a gente aqui concorde (inclusive eu) que o melhor seria estereliza-la, se realmente não é possivel então vá em frente e ajude no que pode. Infelizmente não fazemos milagres e cada um ajuda como pode.

O importante é arranjar donos 5estrelas para os bebes e um novo dono para a mãe.

Quanto ao parto não a posso ajudar porquen nunca sequer vi uma gata a dar à Luz!! :wink:

Boa Sorte!
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta jan 15, 2009 4:14 pm

O parto propriamente dito não há muito a fazer , porque a gata faz tudo limpa o gatinho e corta o cordão umbilical.
Como já assistiu a partos que correram mal o que pode fazer é falar com um vet e contar lhe a situação, e na altura do parto se ver que tá a correr mal ligue ao vet. Espero que corra tudo bem, e pode ser que até a gata tenha os bebés durante a noite ou quando ninguém tiver em casa.
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

quinta jan 15, 2009 5:19 pm

é... realmente o que eu queria era chegar a casa e eles já estarem todos cá fora e bem!!!
claro que eu já tirei montes de dúvidas com a minha vet e se vir algo anormal ligo-lhe logo
... mas na altura é que vemos que na prática é bem mais complicado que em teoria!

o outro parto que assisti a gata pariu e não soube o que fazer aos bebés - eu é que tive que cortar o cordão, que os libertar da placenta, lavei-os em água morninha e estimulei-os com movimentos circulares no peito para respirarem mas dois deles morreram :cry:
naquela hora não dava pra ir a correr prá vet, ou agia ou morriam!!!
agora tou sempre a pensar se a culpa foi minha, se fiz algo errado...
pathelen
Membro Veterano

quinta jan 15, 2009 9:06 pm

Boa noite lunaemia...

Vamos acreditar e desejar que vai correr tudo bem... talvez essa gatinha já tenha tido outros partos e saiba o que fazer! O instinto diz-lhes tudo e se não houver complicações tudo se passará na maior naturalidade....

Ela continua aí?

Ficamos a aguardar as noticias :wink:

Abraço.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 15, 2009 9:15 pm

O melhor a fazer é deixar correr tudo na maior das naturalidades... e não se andar a espreitar a cada 2 minutos.
As gatas gostam de privacidade quando estão a parir! especialmente gatas "rafeiras" :wink:

Claro que após algum tempo de ter começado o parto, deve-se dar uma espreitadinha para ver se a gata estará em aflição e então ver o que se possa estar a passar? E, se necessário tentar ajudar. Fora isso! É deixar que a Natureza se encarregue da situação!

No último bebé da minha Siamesa, tivemos que ajudar mas enxuguei a cria! Não a pus em água, mesmo que morna :o E quando se ajuda ao parto, além de se enxugar e fazer estimulação respiratória à cria, deve-se fazer a aspiração de possível líquido amniótico que possa ter ficado retido?!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

sexta jan 16, 2009 9:13 am

a gatinha continua a vir pra minha casa, já sabe a que horas me "apanha" a espertalhona :lol:
às 8 da manhã lá está ela à porta, à espera da paparoca, e às 20 também já está à minha espera.
depois de comer fica mais um pouco à espera de festinhas e a roçar-se na cestinha que lhe coloquei na cave, mas nem sempre fica lá depois!
hoje vinha um/a gato/a preto/a com ela :( ... reforcei a dose e vim trabalhar...

leo eu sei que também devemos aspirar :wink:
a "pera" que tenho pró efeito não acho lá muito jeitosa, qual usa/aconselha para aspirar gatinhos bebé???

em relação a lavar os bebés com água morninha/quentinha - eu lí isso no site de um gatil, por isso nem perguntei à vet se era errado :oops:
no site recomendava até mergulhar em água para reanimar :o ... isso não fiz!!! apenas o lavei suavemente...terá mal???
Miboki
Membro Veterano

sexta jan 16, 2009 6:57 pm

Nem todas as gatas gostam de estar sozinhas no parto. A minha gata já foi mãe e eu tive que assistir porque ela não queria estar sozinha, e se eu saisse ela miava a chamar me. Felizmente correu bem, mas eu tava muito stressada. Agora ela nunca mais vai ter filhos e acho que nem vai sentir a falta , para mais ela vive com um dos filhos que teve.

Tenho que alertar para o facto de algumas gatas não gostarem que as pessoas vejam os gatinhos muitas vezes durante o dia, isso pode provocar na gata o desejo de encontrar outro sitio para ter as crias, e muitas mudam o sitios várias vezes com medo que as pessoas os levem.

Boa sorte com a gatinha e dê noticias e espero que corra tudo bem.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 16, 2009 10:01 pm

Miboki Escreveu:Nem todas as gatas gostam de estar sozinhas no parto. A minha gata já foi mãe e eu tive que assistir porque ela não queria estar sozinha, e se eu saisse ela miava a chamar me. Felizmente correu bem, mas eu tava muito stressada. Agora ela nunca mais vai ter filhos e acho que nem vai sentir a falta , para mais ela vive com um dos filhos que teve.

Tenho que alertar para o facto de algumas gatas não gostarem que as pessoas vejam os gatinhos muitas vezes durante o dia, isso pode provocar na gata o desejo de encontrar outro sitio para ter as crias, e muitas mudam o sitios várias vezes com medo que as pessoas os levem.

Boa sorte com a gatinha e dê noticias e espero que corra tudo bem.
Estava-se a falar duma gata que anda solta na rua, ao "Deus dará" e não própriamente duma gata "peluche da casa" como a sua e como as minhas e dos demais! :wink: e, gatas "independentes"... gostam sim da privacidade nos partos! Tanto nos partos como no caso que menciona e bem, sobre as crias...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
claumi
Membro Júnior
Registado: domingo jul 13, 2008 4:57 pm

sábado jan 17, 2009 9:58 pm

lunaemia, acho fantástico que tenha decidido deixar nascer os gatinhos. Há uns meses passei por isso com uma gatita, os donos pensaram em abater os gatinhos e eu lá me disponobilizei a ficar com eles e a mãe em minha casa durante mais ou menos 2meses e meio, 3 meses e consegui durante esse periodo arranjar-lhes donos. Na altura até coloquei anuncio na arca mas depois não consegui da-los a pessoas que não conhecia minimamente; felizmente consegui dá-los a pessoas que moram mais ou menos na minha zona...é preciso perguntar, perguntar, passar a palavra...
Nasceram 6 gatinhos mas três nasceram com as patinhas traseiras "mortas" e não tinham salvação por isso foram adormecidos, com muita pena minha.
Os meus parabéns pela decisão que tomou e espero que corra tudo bem!
claumi
Membro Júnior
Registado: domingo jul 13, 2008 4:57 pm

sábado jan 17, 2009 10:00 pm

aliás nasceram sete gatinhos e não seis
pathelen
Membro Veterano

quinta jan 22, 2009 11:58 am

... Já nasceram os gatinhos?

Abraço.
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta jan 22, 2009 12:57 pm

e agora não estreliza a gatinha ?

no proximo cio vai parir outra vez? desta vez secalhar vai conseguir dar os gatinhos e para aproxima ?

a gatinha não é sua é do vizinho.se ficar sempre na cave passa a ser sua.

vale mais gastar dinheiro na gatinha.é uma boa Acção.

eu fazia a estrelização da gatinha.

boa sorte para os gatinhos e mãe. gata
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

quinta fev 05, 2009 9:05 am

a nós aconteceu o mesmo que a si...até abri um post sobre isso, pelo que a compreendemos perfeitamente.

uma das regras que aprendemos foi: por mais que ao final de um tempo o ninho deles lhe parece muito suja e lhe d~e muita vontade de o mudar....
NÃO FAÇA ISSO!!

a gatinha que apareceu lá...tal como contei no post....começou desesperadamente a querer levar os filhotes dali para fora

:wink:

estamos sempre a aprender. Boa Sorte
Miboki
Membro Veterano

sexta mar 20, 2009 9:58 pm

Bem por esta altura os gatinhos já devem ter semanas. A Lunaemia nunca mais disse nada!
Responder

Voltar para “Gatos”