A minha gata tem cancro da mama

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
katrina23
Membro
Registado: terça nov 03, 2009 12:58 am

sábado nov 14, 2009 6:53 pm

Olá
Sou nova por aqui, mas acompanho á socapa este post em especial.

Tenho uma gatinha com 14 anos, que á 4 anos apareceu-lhe um tumor maligno na maminha.

Desde aí, já foi operada por 2 vezes...

Este ano, voltou a aparecer-lhe...desta vez o Vet não quis operar, pois o tumor já lhe estava a apanhar um orgão, como sempre, confio plenamente no Vet.

Desde á 1 més para cá, que vejo ela a passar por varias fases...
O tumor cresceu imenso, perdeu o apetite....
De um dia para o outro começa a comer bem, como sempre e reparo que o tumor "encolheu"...

De momento....á 2 dias que não come quase nada....
Digam-me, como a "obrigar" a comer??

Segunda feira vou leva-la ao vet, apesar de já adivinhar q ele vai dizer q é normal, é da doença....

Pior q isso, a partir do momento em q entro no carro com ela, começo a chorar e não oiço mais nada :(
O meu namorado é q tem q repetir tudo o q o vet diz....

Obrigada por me "ouvirem" , isto acaba por ser um desabafo...e é bom encontrar pessoas que sofrem como eu com os seus animais.

Be
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 14, 2009 6:57 pm

Faz bem desabafar, apesar que doiu ouvi-los ou le-los :( sem se poder ajudar a minimizar essa angustia...

So vos digo que nao desejo nem ao meu pior inimigo, o que voces devem estar a sentir... :|

Desejo-vos do fundo do coracao que continuem fortes para conseguirem continuar a desabafar e continuem a ajudar as vossas gatinhas.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
katrina23
Membro

sábado nov 14, 2009 7:08 pm

Podem explicar-me como dão comer pela seringa?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 14, 2009 8:02 pm

katrina23 Escreveu:Podem explicar-me como dão comer pela seringa?
Coloca-se a ponta da seringa (sem agulha, obviamente), na parte lateral da boca do animal e vai-se descarregando, lentamente e de encontra o ceu da boca (nunca a apontar para a garganta). De cada descarga leve e lenta, deixa-se que o animal faca os movimentos necessarios para degluticao e so se continua tendo a certeza de que o animal ingeriu o que lhe foi descarregado, a cada descarga que, volto a repetir, muito lentamente para que nao haja um engasgo com falso trajecto!!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rucutu
Membro Júnior
Registado: quarta out 28, 2009 7:00 pm

domingo nov 15, 2009 3:49 pm

A Lou pareçe estar a recuperar bem... ja a dois dias que não necessita ser alimentada a seringa... continua a fazer antibiotico duas vezes ao dia e o penso, claro. A sutura tem melhor aspecto, embora uma parte ainda esteja aberta...

Katrina, sinto muito pela sua gatinha, sei bem o que esta a passar...
O seu vet. nunca lhe falou em cuidados paliativos?
Deixe que lhe diga que não sou entendida em gatos, e o que aprendi, foi com a vet., em algumas pesquisas na net, e sobretudo em foruns como este, com as experiencias que os outros foristas partilharam...

A Lou como perdeu o apetite, a vet. recomendou-lhe uma latinhas para animais em recobro, altamente caloricas... são muito faceis de administrar (são papa). A Leonilde explicou na perfeição a maneira de alimentar com seringa... colocar a ponta junto ao palato evita que deite fora...

O que me deixa mais inconformada é que antes de se detectar qualquer nodulo, a Lou começou a deitar uma secreção (parecia plasma) pela maninha... fui a uma vet. que desvalorizou por completo o facto. Eu fiquei sossegada... uns dois meses depois apareçeu-lhe um nodulo. Fui a outra clinica e o resultado foi o pior...
Apos o pos operatorio, e quando estiver completamente recuperada, vai retirar a outra cadeia mamaria... custa-me imenso ter que a sujeitar a tudo novamente, mas acredito profundamente que é o melhor... e tenho fé que vai ficar bem...

Força Katrina

Mais uma vez obrigada a todos
katrina23
Membro

domingo nov 15, 2009 10:34 pm

Olá

Mt obrigada pelas vossas respostas....

e desculpa rucutu, por ser "egoista" e roubar-te o teu post.
Mas desejo q tudo corra bem com a tua gatinha...

Não, o meu vet n falou em cuidados palitativos...
Mt sinceramente tenho receio de a levar lá, pois o meu vet é mt directo e tenho medo do q ele vai dizer....
O q é mt bom, mas eu sou daquelas pessoas q prefere uma mentira piedosa a uma verdade dolorosa, entendem?

E depois começo a chorar e deixo de ouvir....

Por isso, pondero amanhã leva-la a outro vet.

Hoje dei-lhe leite proprio para gatos, ela bebeu...Mas comida, seja patés, seja toda desfiadinha, nada...

O q me custa mais, é q ela continua a fazer a sua vidinha normal, passeia pela casa, continua a ir para o seu lugar no terraço apanhar um solzinho, desce e sobe escadas sem dificuldade...

Digam-me, apesar de ela não comer nada, acham q seria justo eu acabar com o "sofrimento" dela ??

Digo isto, pois tive uma cadela q passou pelo mesmo, e foi-se indo abaixo, mas comia...só no dia em q ela deixou de andar e gania é q a levei....

Olhem, passou-se 5 anos....e até hoje tenho na cabeça aquela ultima noite que passei acordada com ela ao colo.... :cry:
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

domingo nov 15, 2009 11:28 pm

Olá.

Acho que consigo perceber o que pode estar a sentir, pois em menos de um ano tive de tomar por duas vezes a dolorosa decisão de eutanasiar um gato.

Ao contrário de si, sempre preferi saber exactamente qual o ponto da situação por muito dolorosa que fosse a resposta, mas somos todos diferentes, não é?

Não é por virarmos as costas aos problemas que eles deixam de existir e a katrina23 vai ter de preparar o seu coração. Quanto à ida ao outro vet, é sempre bom ouvir uma segunda opinião.

Não sei se existe o momento certo para acabar com o sofrimento dos bichanos, se eles ao menos falassem seria mais fácil perceber até que ponto eles têm qualidade de vida.

Cabe a nós donos a terrível tarefa de avaliar, através do comportamento dos bichinhos, a situação e decidir qual o melhor (se é que existe) momento.

Resta-me desejar que esse momento seja daqui a muitos anos tanto para a katrina23 como para a rucutu.

Boas melhoras para as gatinhas
katrina23
Membro

segunda nov 16, 2009 10:51 am

Bom dia

Chenri,mt obrigada pelas tuas palavras...
Imagino o q passou, perder 2 é o dobro do sofrimento :cry:

Eu vou preparando o meu coração todos os dias, todos os dias choro um bocadinho...qualquer dia estou seca.
Mas a meu ver, é impossivel estarmos preparados !!

Como é q soube que "estava" na hora??
chenri
Membro Veterano

segunda nov 16, 2009 11:27 am

Não soube, acho que fica sempre a dúvida se está na altura ou não.

No caso da minha Nina, que tinha um fibrossarcoma, ela já tinha sido operada 3 vezes. Tinha um tumor que depois da última operação esteve um ano a crescer, ficou gigantesco. Ela comia bem, bebia água, tentava fazer a sua higiene, brincava com os "manos", dava-nos muitas marradinhas e brincava connosco. De um dia para o outro, deixou de comer, de beber água, não foi mais ao wc, ficou paradinha, encolhida com um ar muito triste, nem correspondia às nossas festinhas. Fomos à vet, ela estava toda minadinha, não valia a pena prolongar-lhe o sofrimento.

No caso do meu Zeca, ele tinha uma doença crónica sobre a qual ainda pouco se sabe (tipo periodontite). O único tratamento que resultava era à base de corticóides, embora tenha experimentado outros. A utilização prolongada dos corticóides ao longo dos anos provocou-lhe sindrome de cushing. A síndrome de cushing provocou-lhe insuficiência renal e diabetes. Voltou a ter a tal periodontite (2 meses depois da Nina falecer) e como não podia levar mais corticóides, experimentei outros tratamentos nos quatro meses seguintes, mas nenhum resultou. Durante esse tempo, dei-lhe comida tipo comprimido, tipo papa, foi a única maneira de o manter vivo. Ele tinha a boca em ferida e até a miar se aleijava. As úlceras já lhe atingiam o esófago e ele nem me podia ver à frente pois sabia que eu lhe ia dar comida e água. Foram tempos de muito sofrimento, para ele, para nós. Como os tratamentos não resultaram, só havia duas alternativas: ou os corticóides e ele morria, ou a eutanásia. Optámos pela última. Se calhar, no caso dele, para evitar todo aquele sofrimento, tinha sido melhor mais cedo.

Felizmente ainda tenho a minha Xica e o meu Tito.

Boas melhoras
katrina23
Membro

segunda nov 16, 2009 2:18 pm

Não há melhoras por aqui :cry:

á poucas horas enterrei a minha "filhota" :cry:

Mt obrigada pelas vossas palavras, alivia um bocadinho,saber q existe pessoas como eu ....

Nunca houve gata tão bem cuidada, com tantos mimos, até festas de aniversario ela teve...

Eu sei q mts de voçés tratam os vossos assim...

Eu sempre tive azar com os meus gatos, em toda a minha vida tive 3 siameses, todos fugiram ou morreram antes do tempo...
Siameses, nunca mais.

Esta branquela esteve comigo 14 anos, e foi na vespera do meu casamento( 1 de agosto) q reparei q o tumor (re)apareceu...

Foram 14 anos de bons momentos q me deram um bocadinho de força para vir aqui teclar um bocadinho....
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda nov 16, 2009 4:27 pm

Sinto muito katrina23...:(

Muita força e lembre-se sempre do privilégio que foi, partilhar 14 anos de vida com a sua menina.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
rucutu
Membro Júnior
Registado: quarta out 28, 2009 7:00 pm

segunda nov 16, 2009 7:52 pm

Katrina 23, sinto muito mesmo pela sua perda... imagino como se sente...
Temos que pensar que agora esta em descanso... e que a Katrina fez tudo o que estava ao seu alcançe...
As perdas vão sempre fazer parte das nossas vidas...

A Lou veio agora da vet.... a cicatriz esta melhor... retirou o body e colocou novamente o colar que detesta... so espero que não perca o apetite novamente.

Trouxe os resultados do tumor: carcinoma tubular simples... Tamanho inferior de 2 cm e completa excisão são factores favorecedores do prognóstico...

Espero que a Lou ainda partilhe comigo muitos anos, e sobretudo que tenha muita qualidade de vida...
Mary1990
Registado: terça nov 03, 2009 5:25 pm

segunda nov 16, 2009 8:53 pm

Sinto muito pelo que lhe está a acontecer rucutu , eu sei como é horrivel ter uma gata com cancro da mama :(

E sinto muito pela sua perda katrina23 :cry: Também já me aconteceu!
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda nov 16, 2009 8:54 pm

Katrina23, lamento muito e gostava de lhe desejar muita força e coragem neste momento mais difícil.

Não sei como vai evoluir a situação da minha Cd nos próximos tempos (anos até, quem sabe?), mas sei que no dia em que sentir que ela está a sofrer e a perder qualidade de vida, será o dia em que terei de me despedir.
Sei que me vai custar horrores, mas é a maior prova de amor que lhe posso dedicar e no final sei que vou ter muitas mãos cheias de boas recordações da minha menina.

rucutu, força aí com a Lou!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
chenri
Membro Veterano

segunda nov 16, 2009 10:29 pm

Que tristeza! Sinto muito katrina23.

Só agora pude vir à net e nem queria acreditar.

Muita força e coragem e nunca se esqueça que lhe proporcionou 14 anos de vida digna e feliz.

Desejo também as melhoras da Lou da rucutu.
Responder

Voltar para “Gatos”