Gatos Siamêses (Modernos e Tradicionais)
Moderador: mcerqueira
Prefiro de longe os "siameses" da tanga aos siameses verdadeiros!
Desculpem lá mas parecem extraterrestres só orelhas e patas fininhas, aquilo é algum galgo ou quê? os outros são muito mais bonitos!
Deixá-los ser rafas, a cara é mais bonita!
Gosto de gatos robustos, gatos que podem fazer vida de gato, não gosto de apuramentos que parecem de outro planeta!
Desculpem lá mas parecem extraterrestres só orelhas e patas fininhas, aquilo é algum galgo ou quê? os outros são muito mais bonitos!
Deixá-los ser rafas, a cara é mais bonita!
Gosto de gatos robustos, gatos que podem fazer vida de gato, não gosto de apuramentos que parecem de outro planeta!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
a mim calhou-me um siamês na rifa!
e, garanto, com uma toalha ou uma mantinha a cobrir-lhe as orelhas, só espero ouvi-lo dizer "ET phone home"... ainda por cima o pobrezito andava na rua, muito tontinho, e estava praticamente um sphynx, tamanha a dermatite que tinha. Parecia tb ser criptorquídeo, mas afinal já tinha sido castrado. É um gato muitíssimo meigo, intrinsecamente bom, como nenhum outro, um verdadeiro bebé grande e, claro, farta-se de palrar.
Mesmo com os outros gatos...
N percebe grande coisa de contactos sociais, hierarquias e não sabe brincar ou defender-se, a brincadeira dele resume-se a turrinhas, abraços, dentadinhas amorosas (muito suaves), mas não sabe o que fazer com uma bolinha ou um cordel...
Está agora a recuperar de uma gastroenterite e durante o interamento, que foi o fim de semana, encantou o pessoal da clínica. Acho que tb nunca lá tinham tido um siamês "verdadeiro", claro que as opiniões se dividiram quanto aos critérios de beleza, mas em relação ao feitio, foi considerado unanimemente adorável.
E é mesmo!
quando chegou:

(pode bem imaginar-se porque estará betadine a escorrer na parede...
)
E há coisa de um mês:

Por acaso até gostava de saber quem serão os criadores de siameses no país, porque o site do CPF mostra apenas um, de Angra do Heroísmo, e a página dele está desactivada.

Está agora a recuperar de uma gastroenterite e durante o interamento, que foi o fim de semana, encantou o pessoal da clínica. Acho que tb nunca lá tinham tido um siamês "verdadeiro", claro que as opiniões se dividiram quanto aos critérios de beleza, mas em relação ao feitio, foi considerado unanimemente adorável.

quando chegou:

(pode bem imaginar-se porque estará betadine a escorrer na parede...

E há coisa de um mês:

Por acaso até gostava de saber quem serão os criadores de siameses no país, porque o site do CPF mostra apenas um, de Angra do Heroísmo, e a página dele está desactivada.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Já agora, uma dúvida: porque é que todos estes colorpoint a que chamam siameses, tem uma deformação na cauda? Será uma deformaçãoa ssociada ao gene da cor?
É que nunca vi nenhum sem aquele nó na ponta, a última que vi, uma fêmea adorável, linda, quase nem tinha rabo, tinha uma cauda muito curta e curva. Já repararam nisto? Até havia o mito que os bons siameses tinham de ter aquele nó!
E o estrabismo, porque será? É que também se nota muito!
chamarrita, esse gatito não parece nada um genuíno siamês, mas que parece um alien parece!
É que nunca vi nenhum sem aquele nó na ponta, a última que vi, uma fêmea adorável, linda, quase nem tinha rabo, tinha uma cauda muito curta e curva. Já repararam nisto? Até havia o mito que os bons siameses tinham de ter aquele nó!
E o estrabismo, porque será? É que também se nota muito!
chamarrita, esse gatito não parece nada um genuíno siamês, mas que parece um alien parece!
Não falo dos verdadeiros, falo dos gatos comuns com coloração colourpoint.
Nunca peguei em nenhum que não tivesse aquele nó, por isso pergunto se aquele nó está associado à cor.
Sei lá, tipo a coloração tartaruga associada ao sexo. Já agora, nunca vi um tigrado laranja fêmea. Até tive dois mas machos. Também funciona como o padrão tartaruga?
Nunca peguei em nenhum que não tivesse aquele nó, por isso pergunto se aquele nó está associado à cor.
Sei lá, tipo a coloração tartaruga associada ao sexo. Já agora, nunca vi um tigrado laranja fêmea. Até tive dois mas machos. Também funciona como o padrão tartaruga?
Pois é, aquela gatinha quase nem tinha cauda, além de muito curta, era em feitio de virgula...mas uns olhos azul gelo e uma pelagem cor de pérola lindissima! E não era esticadinha e esgazeada, era muito pequena e redondinha.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm
Segundo li, no siamês tradicional, chegaram a ser admitidos animais estrábicos, com nó na cauda e até olhos verdes.
"(...) o nó na cauda, comum nos siameses e hoje reconhecido como um defeito genético, era naquela época, valorizado como sinal de pureza racial, assim como o conhecido estrabismo siamês." (http://www.portalsaofrancisco.com.br/al ... ames-3.php)
"(...) o nó na cauda, comum nos siameses e hoje reconhecido como um defeito genético, era naquela época, valorizado como sinal de pureza racial, assim como o conhecido estrabismo siamês." (http://www.portalsaofrancisco.com.br/al ... ames-3.php)
Moslie,
"Existe uma lenda que explica o porquê de vários gatos siamêses serem estrábicos e com a ponta da cauda torta, como se estivesse quebrada. Remonta a época dos príncipes e princesas da China Antiga... diz a lenda que o gato siamês era o guardião das jóias da princesa. O gato ficava horas e horas tomando conta das jóias reluzentes e de tanto olhar fixamente para elas acabou ficando vesgo. A princesa ainda colocava seus anéis na cauda do gato e a ponta da cauda foi ficando levemente torta para que os anéis não caíssem. E foi assim que os gatinhos siameses adquiriram essas características físicas peculiares."
E na pesquisa no google encontrei ainda outra lenda que explica porque os siameses são gatos "faladores" e têm manchas escuras no focinho, nas patas e no rabo :
"Era uma vez, há muito, muito tempo no reino do Sião, uma donzela cujo pai era uma fera.
A tal donzela era belíssima, e o pai não gostava que as pessoas ficassem olhando para ela, então ele a exilou numa ilha deserta. Os deuses olharam e não gostaram, porque não era o destino da donzela ficar só. Na verdade, eles já estavam de olho num pescador para ser o companheiro da donzela. Só que o tal pescador nem sabia que a donzela existia. E se nem isso ele sabia, imagine se ele ia saber onde ficava a tal ilha! Um problema, mas aí os deuses resolveram mandar um gato para ajudar o pescador. Um gato muito pálido, de olhos azuis. E os deuses fizeram com que o gato pudesse falar e nadar. O pescador ficou tão espantado de ver um gato falando e nadando que não pensou duas vezes: foi atrás dele, achou a ilha, ele e a donzela se olharam e nem preciso dizer que foi amor à primeira vista.
Os deuses ficaram muito satisfeitos, e aí foram fazer um agrado no gato. Onde eles tocaram no gato, o pelo ficou mais escuro. Os pontos escuros no pelo dos gatos siameses são a sombra das mãos dos deuses. E é por isso que os gatos siameses são faladores e também – dizem – eles nadam, mas só quando ninguém está olhando."
"Existe uma lenda que explica o porquê de vários gatos siamêses serem estrábicos e com a ponta da cauda torta, como se estivesse quebrada. Remonta a época dos príncipes e princesas da China Antiga... diz a lenda que o gato siamês era o guardião das jóias da princesa. O gato ficava horas e horas tomando conta das jóias reluzentes e de tanto olhar fixamente para elas acabou ficando vesgo. A princesa ainda colocava seus anéis na cauda do gato e a ponta da cauda foi ficando levemente torta para que os anéis não caíssem. E foi assim que os gatinhos siameses adquiriram essas características físicas peculiares."
E na pesquisa no google encontrei ainda outra lenda que explica porque os siameses são gatos "faladores" e têm manchas escuras no focinho, nas patas e no rabo :
"Era uma vez, há muito, muito tempo no reino do Sião, uma donzela cujo pai era uma fera.
A tal donzela era belíssima, e o pai não gostava que as pessoas ficassem olhando para ela, então ele a exilou numa ilha deserta. Os deuses olharam e não gostaram, porque não era o destino da donzela ficar só. Na verdade, eles já estavam de olho num pescador para ser o companheiro da donzela. Só que o tal pescador nem sabia que a donzela existia. E se nem isso ele sabia, imagine se ele ia saber onde ficava a tal ilha! Um problema, mas aí os deuses resolveram mandar um gato para ajudar o pescador. Um gato muito pálido, de olhos azuis. E os deuses fizeram com que o gato pudesse falar e nadar. O pescador ficou tão espantado de ver um gato falando e nadando que não pensou duas vezes: foi atrás dele, achou a ilha, ele e a donzela se olharam e nem preciso dizer que foi amor à primeira vista.
Os deuses ficaram muito satisfeitos, e aí foram fazer um agrado no gato. Onde eles tocaram no gato, o pelo ficou mais escuro. Os pontos escuros no pelo dos gatos siameses são a sombra das mãos dos deuses. E é por isso que os gatos siameses são faladores e também – dizem – eles nadam, mas só quando ninguém está olhando."

Agora está tudo explicado!!!! Eu a 7 de maio de 2010 recebi na minha casa a Teka, uma gata "siamesa" . Ela fala po ar ela fixa as coisas com um ar endiabrado, mas nunca lhe notei qualquer tipo de estrabismo nem cauda com nó na ponta a unica coisa que noto é as "rodas" grandes em relação ao corpo, parece que vai "desengonçar" quando começa a correr

Sinceramente vendo bem as fotos dos siameses puros, gostava muito que a minha Teka tivesse as orelhas gigantes para completar a obra endiabrada que ela é.

Chamarrita,Chamarrita Escreveu:a mim calhou-me um siamês na rifa!e, garanto, com uma toalha ou uma mantinha a cobrir-lhe as orelhas, só espero ouvi-lo dizer "ET phone home"... ainda por cima o pobrezito andava na rua, muito tontinho, e estava praticamente um sphynx, tamanha a dermatite que tinha. Parecia tb ser criptorquídeo, mas afinal já tinha sido castrado. É um gato muitíssimo meigo, intrinsecamente bom, como nenhum outro, um verdadeiro bebé grande e, claro, farta-se de palrar.
Mesmo com os outros gatos...
N percebe grande coisa de contactos sociais, hierarquias e não sabe brincar ou defender-se, a brincadeira dele resume-se a turrinhas, abraços, dentadinhas amorosas (muito suaves), mas não sabe o que fazer com uma bolinha ou um cordel...
![]()
Está agora a recuperar de uma gastroenterite e durante o interamento, que foi o fim de semana, encantou o pessoal da clínica. Acho que tb nunca lá tinham tido um siamês "verdadeiro", claro que as opiniões se dividiram quanto aos critérios de beleza, mas em relação ao feitio, foi considerado unanimemente adorável.E é mesmo!
Parabéns pela sua atitude.
O seu gatinho não tem as manchas escuras muito acentuadas, mas de certeza que irá tornar-se um gatão lindissimo e muitissimo grato a si por o ter tirado da rua. Eu também tenho um gato colorpoint de olhos azuis encontrado na rua (o Gucci) e para além de ser lindo tem um comportamento quase canino.
Aqui fica uma foto dele quando foi encontrado:

E outra actual:

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
de comum não tem nada, desculpe que lhe diga! aliás, basta olhar para as fotos do Gabriel e para as imagens de siameses tradicionais... logicamente é rafeiro, mas muito mais "moderno" que os seus parentes redondinhos, já q este tem focinhão, orelhonas, cauda e patas finas e compridas... mas pronto, quem não quer ver, não vê. A ele n faz diferença nenhuma e a mim tb não...dinodane Escreveu:é um doméstico comum...

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!