tenho estado a sorrir, realmente os gatos tornam-nos criativos e originais na decoração do lar! Felizmente, na casa onde vivo agora - saí de um apartamento pavoroso, onde contava estar apenas 3 ou 4 meses, e fiquei um ano e meio... - os gatos t~em imensas diversões e há momentos em que apenas ficam 2 ou 3 dentro de casa!

no apartamento, eram 17 gatos, uma cadelita velhota e paz d'alma e um ouricinho orelhudo. O espaço era pouco e não muito bom, mas foi a única casa que encontrei com uma renda acessível e permissão de animais sem perguntas... (é a tal dos vizinhos ciganos, como já referi noutro tópico - o meu senhorio só arrenda a gente que não pode reclamar...).
Agora vivo numa moradia grande, o espaço forma um quadrado, como as casas árabes, com um grande pátio interior, muitas arrecadações - de lenha, antigos currais, um lagar e uma "casa do forno", e com sótãos a toda a volta, além de uma garagem enorme...

... bem, perdia-me aqui a descrever o sítio, estamos no céu, e graças a todo o espaço que dispomos e a podermos viver em liberdade num local seguro, os gatos têm imenso com que se entreter. No apartamento, faziam corridas loucas, andavam por cima dos móveis, derrubavam coisas... partir, nem tanto, eu parto mais do que eles

mas tenho alguns especialmente desastrados, que derrubam tudo à sua passagem.
Tenho um sofá de pele que adoro, comprei-o baratíssimo em segunda mão e estava impecável. Entretanto adoptei uma gata... o sofá esteve protegido enquanto permaneceu no escritório do meu ex, mas depois... bem, depois adoptei um gato adulto para fazer companhia à minha endiabrada e não pemitir que ela ficasse demasiado dependente de mim. E o sofá começou a ficar com furinhos... os gatos arranham os lugares que são importantes e têm textura agradável - geralmente os sofás acumulam ambos os requisitos! E os donos costumam fazer grande alarido quando ouvem o som característico de unhacas em cabedal...

eu optei por deixar de repreender. É pior. Eles marcam para dizer "pertence-me" e querem que todos o saibam. Quando os donos ralham e "se passam", eles obtêm atenção e entendem que a mensagem passou. E nunca se vai dar por derrotado, insistindo e mostrar a quem pertence o sofá.
Quem vive com gatos não se pode iludir: o que é deles, é deles, o que é nosso, é deles. E a bem dizer, sofás arranhados, além de continuarem a ser confortáveis e a ter a mesma forma e cor, podem ainda tornar-se bastante "fashion", com lindas coberturas ou "au naturel"

Quanto aos pêlos por todo o lado, uma luva de borracha, daquelas de lavar a loiça, é óptima para limpar roupas e temos sempre o amigo aspirador. Claro que ficam sempre alguns, mas é um modo de afirmar que é preferível usar pêlo de animais vivos do que de animais mortos.

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!