Dúvidas sobre adoptar gato para apartamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado set 11, 2010 9:53 pm

marcii Escreveu:
dinodane Escreveu:
O meu principal receio é que venha a estragar algo cá em casa (que pelo menos por enquanto não é minha), assim como cortinados ou mobília, que é tudo novinho...
Claro que vai.
Se isto para si é um problema, é melhor pôr essa ideia de lado.
Os cães roem, os gatos arranham, ambos largam pêlo e fazem tropelias.

É bem verdade, e que o diga.
As minhas abrem armários. E gavetas. Tenho uma que se me apanha distraída lá se vai o esfregão da loiça... E arranha as cadeiras insistentemente porque, ao contrário das outras não se habituou ao cartão de arranhar.

Outra é destrambelhada e manda tudo ao chão (é meio estrábica). E o sofá.

As outras duas mais velhas é que sãopaz de alma,mas também tentam subir ao móveis e estantes e mandar tudo ao chão.

A minha coozinha só tem o essencial em cima da bancada. Nada de enfeites.
E é o único sítio onde as consigo deixar para que não estraguem mais nada quando não estou em casa.

De resto, quando estou ficam livres, só não vão ao quarto e WC. Correm da sala à cozinha. Atropelam-se. Vão contra as cadeiras, contra a porta... Contra a mesa da cozinha, tiram-na do sítio.
tombam as taças da comida, da água. A tigela da água até já está partida...

Saem do WC na correria e trazem pedrinhas atrás...
Acordam-me às 5h e meia da noite...

Às vezes,claro que irrita acordar tão cedo por estarem a fazer barulho na cozinha, ao se zangarem e andarem à luta, vão contra as portas e fazem muito barulho.
Tenho receio que os vizinhos acordem e levanto-me. Acendo a luz. E normalmente, nem sempre, elas acalmam-se durante uma meia hora.
Mas é preciso fazer cara de má e ralhar com elas a sério.

Depois quando já não é isso, tenho uma das mais novas que mia todos os dias,sem falhar, às 6h e meia . Despertador :))))

Enfim.Mas adoro-as, e não imagino a casa sem elas.
As minhas bebés.
Ena Marcii as suas gatas acabaram de ganhar o prémio Pestinhas do Ano :twisted: :o
Sónia
marcii
Membro
Registado: sábado set 19, 2009 12:42 am

sábado set 11, 2010 10:56 pm

catrules Escreveu:
Ena Marcii as suas gatas acabaram de ganhar o prémio Pestinhas do Ano :twisted: :o

Sim! Oh que belo prémio :D
E esqueci-me que uma das mais novas come tudo o que apanha. :S Tenho que ter imenso cuidado com ela. Mas graças a Deus nunca ficou doente ;)
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo set 12, 2010 1:11 am

tenho estado a sorrir, realmente os gatos tornam-nos criativos e originais na decoração do lar! Felizmente, na casa onde vivo agora - saí de um apartamento pavoroso, onde contava estar apenas 3 ou 4 meses, e fiquei um ano e meio... - os gatos t~em imensas diversões e há momentos em que apenas ficam 2 ou 3 dentro de casa! :) no apartamento, eram 17 gatos, uma cadelita velhota e paz d'alma e um ouricinho orelhudo. O espaço era pouco e não muito bom, mas foi a única casa que encontrei com uma renda acessível e permissão de animais sem perguntas... (é a tal dos vizinhos ciganos, como já referi noutro tópico - o meu senhorio só arrenda a gente que não pode reclamar...).

Agora vivo numa moradia grande, o espaço forma um quadrado, como as casas árabes, com um grande pátio interior, muitas arrecadações - de lenha, antigos currais, um lagar e uma "casa do forno", e com sótãos a toda a volta, além de uma garagem enorme... :D ... bem, perdia-me aqui a descrever o sítio, estamos no céu, e graças a todo o espaço que dispomos e a podermos viver em liberdade num local seguro, os gatos têm imenso com que se entreter. No apartamento, faziam corridas loucas, andavam por cima dos móveis, derrubavam coisas... partir, nem tanto, eu parto mais do que eles :P mas tenho alguns especialmente desastrados, que derrubam tudo à sua passagem.

Tenho um sofá de pele que adoro, comprei-o baratíssimo em segunda mão e estava impecável. Entretanto adoptei uma gata... o sofá esteve protegido enquanto permaneceu no escritório do meu ex, mas depois... bem, depois adoptei um gato adulto para fazer companhia à minha endiabrada e não pemitir que ela ficasse demasiado dependente de mim. E o sofá começou a ficar com furinhos... os gatos arranham os lugares que são importantes e têm textura agradável - geralmente os sofás acumulam ambos os requisitos! E os donos costumam fazer grande alarido quando ouvem o som característico de unhacas em cabedal... :lol: eu optei por deixar de repreender. É pior. Eles marcam para dizer "pertence-me" e querem que todos o saibam. Quando os donos ralham e "se passam", eles obtêm atenção e entendem que a mensagem passou. E nunca se vai dar por derrotado, insistindo e mostrar a quem pertence o sofá.

Quem vive com gatos não se pode iludir: o que é deles, é deles, o que é nosso, é deles. E a bem dizer, sofás arranhados, além de continuarem a ser confortáveis e a ter a mesma forma e cor, podem ainda tornar-se bastante "fashion", com lindas coberturas ou "au naturel" :lol: :lol: Quanto aos pêlos por todo o lado, uma luva de borracha, daquelas de lavar a loiça, é óptima para limpar roupas e temos sempre o amigo aspirador. Claro que ficam sempre alguns, mas é um modo de afirmar que é preferível usar pêlo de animais vivos do que de animais mortos. 8)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marcii
Membro

domingo set 12, 2010 6:01 am

Chamarrita Escreveu:tenho estado a sorrir, realmente os gatos tornam-nos criativos e originais na decoração do lar! Felizmente, na casa onde vivo agora - saí de um apartamento pavoroso, onde contava estar apenas 3 ou 4 meses, e fiquei um ano e meio... - os gatos t~em imensas diversões e há momentos em que apenas ficam 2 ou 3 dentro de casa! :) no apartamento, eram 17 gatos, uma cadelita velhota e paz d'alma e um ouricinho orelhudo. O espaço era pouco e não muito bom, mas foi a única casa que encontrei com uma renda acessível e permissão de animais sem perguntas... (é a tal dos vizinhos ciganos, como já referi noutro tópico - o meu senhorio só arrenda a gente que não pode reclamar...).

Agora vivo numa moradia grande, o espaço forma um quadrado, como as casas árabes, com um grande pátio interior, muitas arrecadações - de lenha, antigos currais, um lagar e uma "casa do forno", e com sótãos a toda a volta, além de uma garagem enorme... :D ... bem, perdia-me aqui a descrever o sítio, estamos no céu, e graças a todo o espaço que dispomos e a podermos viver em liberdade num local seguro, os gatos têm imenso com que se entreter. No apartamento, faziam corridas loucas, andavam por cima dos móveis, derrubavam coisas... partir, nem tanto, eu parto mais do que eles :P mas tenho alguns especialmente desastrados, que derrubam tudo à sua passagem.

Tenho um sofá de pele que adoro, comprei-o baratíssimo em segunda mão e estava impecável. Entretanto adoptei uma gata... o sofá esteve protegido enquanto permaneceu no escritório do meu ex, mas depois... bem, depois adoptei um gato adulto para fazer companhia à minha endiabrada e não pemitir que ela ficasse demasiado dependente de mim. E o sofá começou a ficar com furinhos... os gatos arranham os lugares que são importantes e têm textura agradável - geralmente os sofás acumulam ambos os requisitos! E os donos costumam fazer grande alarido quando ouvem o som característico de unhacas em cabedal... :lol: eu optei por deixar de repreender. É pior. Eles marcam para dizer "pertence-me" e querem que todos o saibam. Quando os donos ralham e "se passam", eles obtêm atenção e entendem que a mensagem passou. E nunca se vai dar por derrotado, insistindo e mostrar a quem pertence o sofá.

Quem vive com gatos não se pode iludir: o que é deles, é deles, o que é nosso, é deles. E a bem dizer, sofás arranhados, além de continuarem a ser confortáveis e a ter a mesma forma e cor, podem ainda tornar-se bastante "fashion", com lindas coberturas ou "au naturel" :lol: :lol: Quanto aos pêlos por todo o lado, uma luva de borracha, daquelas de lavar a loiça, é óptima para limpar roupas e temos sempre o amigo aspirador. Claro que ficam sempre alguns, mas é um modo de afirmar que é preferível usar pêlo de animais vivos do que de animais mortos. 8)

Adorei as descrições. E quando disse que os seus gatinhos também correm e que tem um ou outro que derruba tudo à sua passagem deixei de me sentir tão mal, porque pelo menos já não a «única», por assim dizer,a ter gatas loucas. Que têm verdadeiros ataques de correria.
princesan
Membro Júnior
Registado: sábado set 11, 2010 2:24 am

domingo set 12, 2010 2:07 pm

E eu adorei as vossas respostas :)
Os bichanos são mesmo únicos... adoro :)
Obrigado pelas dicas!
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

domingo set 12, 2010 2:49 pm

Como já disse noutro tópico a minha mais nova até com os seus cocós brincava e a mais velha comia as minhas beatas dos cigarros - após muito tempo em desentoxicação lá largou o vício :lol:.

À noite ficam com acesso à cozinha e escritório porque se só fechar a porta do quarto é certinho que a mais nova (Zappa) venha bater-nos à porta. Depois segue-se este diálogo:

Zappa raspa a porta.
Dona: Tá quieta, Zappa!
Dono: Como sabes que é a Zappa?
Dona: Queres ver? Zappa?
Zappa: Nhanhauuuuuu

Agora esta apanhou o vício de fazer xixi no puff ainda não percebi O porquê mas sei porquê: porque é uma porca mas eu amo-a.

Cá em casa não há cortinados e o sofá era da antiga casa onde estávamos e já estava arranhado dos gatos dos antigos inquilinos que o deixaram e eu não quis gastar dinheiro numa coisa em que serve apenas para sentar os nossos reais cagueiros pelo que está velho e gasto? Optimo! É mais confortável. Felizmente que tenho duas que nao são muito desastradas e têm bastante equilibrio mesmo a que não tem rabo para o efeito.

Sim tenho o problema das cadeiras com fios pendurados mas já me habituei e para mim coisas são coisas. Mesmo com um cão que me roeu algumas/poucas coisas a teoria foi sempre a mesma. Não vou perder as tropelias entre eles por uma mija num puff que lavo perfeitamente, os saltos atrás de mosquitos porque decidiram vomitar uma bola de pêlo mesmo no meio da sala, nem desistir delas por querer ter tapetes na sala e estes aparecerem na cozinha por obra do diabo de 4 patas.

Já lá vai o tempo em que na minha casa (casa dos meus pais) se compravam tapetes de arraiolos a preços exorbitantes e que se forravam com outros tapetes dos chineses para não se estragarem. Se os comprámos é para se por os sapatos em cima mesmo que seja inverno. No entanto vem cá a casa e tenho tudo impecavelmente limpo e arrumado.

A minha opinião? Deixemo-nos de olhar para aquilo que os outros possam dizer da nossa casa e da nossa porta para dentro temos o que queremos conforme nos apetece. Quem quiser entra quem não quiser sempre há café na rua para se conviver, tipo espaço neutro. A minha casa é minha mas também dos meus animais e se os tenho é para estarem felizes.

Bos sorte!
marcii
Membro

domingo set 12, 2010 3:43 pm

MRJN Escreveu:Como já disse noutro tópico a minha mais nova até com os seus cocós brincava e a mais velha comia as minhas beatas dos cigarros - após muito tempo em desentoxicação lá largou o vício :lol:.

À noite ficam com acesso à cozinha e escritório porque se só fechar a porta do quarto é certinho que a mais nova (Zappa) venha bater-nos à porta. Depois segue-se este diálogo:

Zappa raspa a porta.
Dona: Tá quieta, Zappa!
Dono: Como sabes que é a Zappa?
Dona: Queres ver? Zappa?
Zappa: Nhanhauuuuuu

Agora esta apanhou o vício de fazer xixi no puff ainda não percebi O porquê mas sei porquê: porque é uma porca mas eu amo-a.

Cá em casa não há cortinados e o sofá era da antiga casa onde estávamos e já estava arranhado dos gatos dos antigos inquilinos que o deixaram e eu não quis gastar dinheiro numa coisa em que serve apenas para sentar os nossos reais cagueiros pelo que está velho e gasto? Optimo! É mais confortável. Felizmente que tenho duas que nao são muito desastradas e têm bastante equilibrio mesmo a que não tem rabo para o efeito.

Sim tenho o problema das cadeiras com fios pendurados mas já me habituei e para mim coisas são coisas. Mesmo com um cão que me roeu algumas/poucas coisas a teoria foi sempre a mesma. Não vou perder as tropelias entre eles por uma mija num puff que lavo perfeitamente, os saltos atrás de mosquitos porque decidiram vomitar uma bola de pêlo mesmo no meio da sala, nem desistir delas por querer ter tapetes na sala e estes aparecerem na cozinha por obra do diabo de 4 patas.

Já lá vai o tempo em que na minha casa (casa dos meus pais) se compravam tapetes de arraiolos a preços exorbitantes e que se forravam com outros tapetes dos chineses para não se estragarem. Se os comprámos é para se por os sapatos em cima mesmo que seja inverno. No entanto vem cá a casa e tenho tudo impecavelmente limpo e arrumado.

A minha opinião? Deixemo-nos de olhar para aquilo que os outros possam dizer da nossa casa e da nossa porta para dentro temos o que queremos conforme nos apetece. Quem quiser entra quem não quiser sempre há café na rua para se conviver, tipo espaço neutro. A minha casa é minha mas também dos meus animais e se os tenho é para estarem felizes.

Bos sorte!

Adorei. A descrição está fantástica :) :D
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo set 12, 2010 3:45 pm

leio as vossas descrições de destruição e não percebo...os meus nunca fizeram nada disso. É certo que o máximo que tinhamos eram 3 juntos mas a única coisa que um fez foi afiar as unhas na parte de trás de um sofá, mas por acaso era a parte escondida contra a parede, só descobrimos muito tarde!

Tive uma gata que adorava deitar coisas das prateleiras ao chão se acordava de noite e queria ir para a rua, chamava e nós não ligávamos então ela partia para um método mais directo. Mas estragos, nada!

E ainda bem, já vi casas compeltamente destruidas pelos animais e não gosto nada, dá um ar de caos e desmazelo que para mim não dava.

Quanto a cair pêlo, os animais com vida ao ar livre, deixam cair muito menos pêlo, eu escovava com uma luva na rua, a minha rafa de pêlo comprido dava um pouco de mais trabalho, mas nunca vi nada de significativo. Onde se juntava um pouco era onde eles dormiam, mas uma coisa muito relativa, sacudia-se e pronto.
MRJN
Membro Veterano

domingo set 12, 2010 4:17 pm

Casas destruídas por animais podem ser aranjadas pelos donos. Eu não me importo nada do meu sofá estar arranhado mas o que for partido ou é colado ou vai para o lixo (90% das vezes) e o que está sujo é limpo na hora. Para mim há sempre alternativa mas se estragarem alguma coisa não vou sequer dar-me ao trabalho de ir aos arames com isso. Continuo a dizer que coisas são coisas.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 12, 2010 6:59 pm

e quem não tiver uma quinta ou quintal, o que faz? não pode ter animais? já agora :o para além de ser preciso ser rico, tb. precisa desse requisito.
os gatos arranham porque são gatos. cabe aos donos saberem dar a volta de modo a que eles não destruam. o problema é que ninguém nasce ensinado. hoje li umas dicas engraçadas para evitar que os gatos arranhem sofás e móveis. para além dos arranhadores, pode-se pulverizar com uma substãncia à base de limão. ou então colocar cascas do dito nos locais indesejados
anjjazul
moslie
Membro Veterano

domingo set 12, 2010 8:06 pm

Os sprays de afastar animais, segundo uma profissional que vende produtos para pet's, são uma treta!

Quanto ao espaço para ter animais, prefiro não os ter a tê-los com pouco espaço. Claro que é uma visão pessoal. para mim espaço significa qualidade de vida e não vejo qualidade de vida quando muitos animais tem de viver num espaço como um pequeno apartamento. Até porque os gatos são animais territoriais que salvo quando se reproduzem, não apreciam dividir territórios.

Muitos problemas de agressividade e depressão serão talvez devido a isto.

Num apartamento, mesmo grande, eu não poria mais de dois gatos, de preferência animais trazidos de pequeninos para lá. Custa muito perder a liberdade quando já se a experimentou!
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 12, 2010 8:17 pm

quando tinha quintal, o max arrancava o cimento das paredes à dentada. roeu-me as mangueiras e não podia ter roupa estendida. ele atirava-a ao chão e deitava-se em cima. roeu-me a porta que dava para a cozinha n vezes. uma vez cheguei a casa. estava ele com a cabeça metida no buraco da porta e os gatos no quintal. roeu-me os rodapés e até as escadas interiores. só se deixou desse desproposito quando veio para um apartamento em lisboa.
eu reconheço que agora t~em pouco espaço. eu tb. tenho. por enquanto temos de nos aguentar e rezar para que as coisas mudem
anjjazul
MRJN
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 11:10 am

anjjazul Escreveu:quando tinha quintal, o max arrancava o cimento das paredes à dentada. roeu-me as mangueiras e não podia ter roupa estendida. ele atirava-a ao chão e deitava-se em cima. roeu-me a porta que dava para a cozinha n vezes. uma vez cheguei a casa. estava ele com a cabeça metida no buraco da porta e os gatos no quintal. roeu-me os rodapés e até as escadas interiores. só se deixou desse desproposito quando veio para um apartamento em lisboa.
eu reconheço que agora t~em pouco espaço. eu tb. tenho. por enquanto temos de nos aguentar e rezar para que as coisas mudem
Ena o Max fez o contrário de outros animais. Em vez de melhorar o comportamento com espaço, melhorou sem ele :o

Eu também acho que num apartamento dois gatos são suficientes (no maximo 3) e trazidos de pequenos para se habituarem ao espaço reduzido e para que se um estiver amuado vai para a sala e o outro fica na cozinha. Nós que já estavamos a exceder o numero de seres lá por casa ainda bem que conseguimos uma casita maior e longe da cidade.

Não precisamos de ter quintal para ter animais desde que também não tenhamos o numero de animais em apartamento que teriamos num quintal muito menos variadas espécies (galinhas por exemplo). A mim faz-me confusão pessoas em apartamento com 15 gatos por exemplo mas isto sou eu e a minha opinião vale o que vale.

E também não se precisa de ser rico eu não sou rica apenas não dou tanto valor às coisas materiais que utilizo para me sentar ou tapar as janelas como muita gente dá e eu até comprrendo isso mas desde que fui viver sozinha e o dinheiro ou dava para comer durante 1 semana para mim e para as duas gatas ou para comprar um cortinado para a sala eu sempre optei pela primeira hipotese. Daí não ligar peva aos cortinados.

Ah sim e já usei sprays repelentes e elas lambiam aquilo com satisfação e antes que me morressem com problemas de intoxicação eu deixei de usar...
anjjazul
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 4:21 pm

MRJN Escreveu:
anjjazul Escreveu:quando tinha quintal, o max arrancava o cimento das paredes à dentada. Eu também acho que num apartamento dois gatos são suficientes (no maximo 3) e trazidos de pequenos para se habituarem ao espaço reduzido e para que se um estiver amuado vai para a sala e o outro fica na cozinha.
isto de trazer gatos bébes para casa para se adaptarem, é mais um mito. quase que posso dizer que o flávio me pediu para o trazer. há 7 anos, a vet já dizia que ele era senior. que teria uns 10 anos. acho um exagero porque agora teria 17. não me parece. mas é bem velhote. não é especialmente manso, mas tb. não é agressivo. é muito senhor do seu nariz. fora os ataques ao frigorifico, o que com um gatinho de quase 7 kgs , é uma aventura, o bom do flávio quase não chateia ninguém. é o come e dorme. a sua paixão é o sofá. até o paspalhão do pantufas lhe batia bem na sua fase final. como é velhote, não é a falta de espaço que o incomoda. a não ser quando o tiro do sofá para me deitar :P
anjjazul
moslie
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 9:15 pm

Acha muito 17 anos num gato? Olhe que os gatos vivem mais que os cães, conheci quem tivesse uma gata com 21 anos. Com 10 anos morreu uma gata que eu dei, e morreu porque apanhou a malvada doença de cancro, mas quem a via dizia que era uma gatinha nova!
Responder

Voltar para “Gatos”