Oscar - Salvador da Animais de Rua - Estrelinha Maior...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Não imaginam o que é tentar tratar um gato completamente descontrolado e assanhado (até uiva) e ainda por cima ter de virá-lo de patas para o ar. Quem ouve, deve pensar que estou a matá-lo. O barulho é de fugir e começo a pensar que tenho de comprar mas é um escafandro
. Digamos, que são momentos animados. O mais engraçado é que na vet até se portou muito bem, sem um piu. Mas comigo, como tem mais confiança, sabe que está em casa e já me conhece o suficiente para saber que faço tudo para não o magoar, é do piorio. Ainda por cima, tenho de fazer tudo sózinha: agarrá-lo, virá-lo, segurá-lo, aplicar os tratamentos.... 

<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Imagino sim
O Pimpão tem cerca de 10 anos, 7 dos quais na rua, e devido à sua vida anterior tem várias mazelas, uma das quais uma estometite linfoplamacitaria severa que lhe causa imensa dores, e que faz com que tenha fases em que não quer memso comer!
Por isso sei o que é um gato verdadeiramente assanhado comigo, por tentar convencê-lo a comer, de tal maneira que me deu uma valente pantufada no queixo que ficou negro e a sangrar.
Fora isso é um doce, e que muito me ajudou aquando da morte da minha mãe.

O Pimpão tem cerca de 10 anos, 7 dos quais na rua, e devido à sua vida anterior tem várias mazelas, uma das quais uma estometite linfoplamacitaria severa que lhe causa imensa dores, e que faz com que tenha fases em que não quer memso comer!
Por isso sei o que é um gato verdadeiramente assanhado comigo, por tentar convencê-lo a comer, de tal maneira que me deu uma valente pantufada no queixo que ficou negro e a sangrar.
Fora isso é um doce, e que muito me ajudou aquando da morte da minha mãe.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Citação: "Viver é a arte de sorrir quando a vida diz que não"</p>
<p>Teresa</p>
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...
Mas este não se deixa pegar ou tocar nos locais onde o arame foi apertado, exactamente onde as feridas estão abertas (mesmo nas virilhas). Ele nem suporta que, por exemplo, o tente empurrar um pouco para o lado para arranjar as mantas ou o que for. E todo o corpo dele foi apertado pelo arame, o que quer dizer que onde quer que eu toque, desperta as memóras horríveis do que lhe aconteceu. Eu nem digo que ele se assanha, ele transfigura-se, entra em completa loucura, desespera. È muito complicado, corta o coração. Ele adora festas, mas não que lhe toquem para o agarrar ou forçar a nada, tudo tem de ser de livre vontade e, neste caso, é impossível. Aliás, tenho os pulsos numa desgraça porque ele crava as garras de trás neles. Mas é a única forma de assegurar que o tratamento é diário, na vet seria dia sim, dia não e passaria pelo stress de o enfiar na transportadora e de ter de o levar até lá e passar pelo mesmo, mesmo assim, em casa é menos "doloroso" e a vet concorda. É desesperante, mas enfim.... ele logo a seguir "cai" em si, deixa-me fazer festas, que o acalme, ele percebe que não lhe quero fazer mal, mas os fantasmas estão muito presentes, não esquecer que o arame que lhe colocaram foi apertado com alicate até ele ficar com uma cintura que dava para agarrar com uma mão.
Mas vai passar... custa agora um pouco, mas vai passar....
Mas vai passar... custa agora um pouco, mas vai passar....
<p>"Os cães podem vir quando são chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
Talvez tentando associar o tratamento seguido de uma guloseima que ele goste muito...
Pode ser que assim o consiga subormar

Pode ser que assim o consiga subormar

<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>
-
- Membro Veterano
Eu isso já faço, faço sempre, mas mais do que a guloseima, ele adora os elogios, até esconde a cabecita nas patas como se estivesse envergonhado e rebola-se todo, tadinho, isso é a sua melhor recompensa, sem dúvida.... Eu associo a reacção dele a uma espécie de stress "pós-traumático" animal, ou seja, quando se sente numa situação semelhante à que passou, entra noutra "dimensão", só vendo, se entende. Fora isso, é um doce, mas algo que lhe relembre o passado, fá-lo desesperar de imediato.
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
O trauma deve estar muito arreigado nele sim.
Não é impunemente (excepto para quem o praticou) que o Óscar interiorizou a situação, quer pelo que foi feito, quer pelas dores que deve ter sentido antes a agora com o tratamento.
Mas com paciência e carinho ele irá recuperar concerteza
Não é impunemente (excepto para quem o praticou) que o Óscar interiorizou a situação, quer pelo que foi feito, quer pelas dores que deve ter sentido antes a agora com o tratamento.
Mas com paciência e carinho ele irá recuperar concerteza

<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>
-
- Membro Veterano
Recupera sim, ele porta-se muito bem e, mesmo com esta situação, vê-se pelas últimas fotos no petsite, que está confortável e em casa. Já não é o gatinho em pânico que fazia xixi pelas patitas abaixo quando o fui buscar. Mesmo na viagem ao vet, são cerca de 7 Kms, fui falando com ele e manteve-se calmo. O mais engraçado foi sentir o alívio por regressar à casa DELE, foi aí que percebi, porque ele ainda não tinha saído de casa desde que o fui buscar, como se sente em casa. Sentia-se o alívio por estar num sítio familiar, com os amiguitos de 4 patas, com os miúdos, não saíu da transportadora e escondeu-se (como pensei que fizesse), estava ansioso por sair, sim, mas assim que saíu, comportou-se como habitualmente, mas notava-se o alívio dele. Isso deixou-me feliz, embora não tivesse secado as lágrimas. Fiz a viagem de regresso completamente desesperada, a sentir-me negligente, porque deveria ter ido mais cedo ao vet, embora não houvesse razão visível para isso e as instruções que recebi não fossem essas, mas cá dentro sentia que alguma coisa ali não estava bem. Tive um verdadeiro ataque de pânico, mas já passou e agora tento fazer da forma mais rápida e distante possível, o tratamento, se começo com muitos cutchi-cutchi, pelo meio, é pior e demoro mais tempo, vou falando com ele, mas faço o que tenho a fazer, mesmo a chorar lol... Acho que quando acabamos, tem ele mais pena de mim, deve pensar ("tadita, é maluca, a mim é que me dói e ela é que chora que nem uma desalmada!") do que eu dele lol.... Eu só sinto alívio: ufa, menos um tratamento.... e eu não recebo guloseima 

<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Pobre gatinho, para reagir dessa maneira, o horror que terá sentido
Como é que a espécie humana é capaz de tamanha crueldade? Ganhei coragem, vi o vídeo e nem imagino o sofrimento do Óscar
Felizmente encontrou quem, com o tempo, o fará apaziguar essa dor.
Não sei o que é tratar um gato nessas condições mas uma vez mais louvo a sua atitude.
Desejo votos de uma feliz recuperação e de uma vida ainda mais feliz junto daquela que para ele, é já a sua família!

Como é que a espécie humana é capaz de tamanha crueldade? Ganhei coragem, vi o vídeo e nem imagino o sofrimento do Óscar

Não sei o que é tratar um gato nessas condições mas uma vez mais louvo a sua atitude.
Desejo votos de uma feliz recuperação e de uma vida ainda mais feliz junto daquela que para ele, é já a sua família!

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
a vet não poderá receitar um calmante para estes dias? e não poderá tentar tratá-lo sweo o virar? tipo às apalpadelas.
que horror tudo pelo que o menino passou. cortaram as orelhas ao max a sangue frio. mesmo depois de estar bom, não deixava que lhe tocassem. há tempos, apareceu-lhe uma bolinha no rebordo da orelha. vai cicatrizando mas não desaparece. quando está em ferida, ele gane só de tocar nos cortinados. mais um para ir ao vet. isto tudo porque lhe cortaram as orelhas há 9 anos. ficam sempre sequelas
que horror tudo pelo que o menino passou. cortaram as orelhas ao max a sangue frio. mesmo depois de estar bom, não deixava que lhe tocassem. há tempos, apareceu-lhe uma bolinha no rebordo da orelha. vai cicatrizando mas não desaparece. quando está em ferida, ele gane só de tocar nos cortinados. mais um para ir ao vet. isto tudo porque lhe cortaram as orelhas há 9 anos. ficam sempre sequelas
-
- Membro Veterano
Olá Nita,Nita77 Escreveu:Pobre gatinho, para reagir dessa maneira, o horror que terá sentido![]()
EU também não consigo imaginar o sofrimento deste animal, mas sinto o terror que ele ele sente quando se vê agarrado, é aflitivo. Daí o chorar também, sinto-me como se o estivesse a torturar novamente. Tenho que ir repetindo para mim mesma "É para o bem dele...", senão, não consigo....
Esta é a ferida menos grave:

E vê-se porque ele está completamente descontraído, a maior nem sequer eu a consigo ver, tenho de fazer o tratamento através do tacto...
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
Podia ser receitado um calmante/ansiolítico, aliás ele esteve a ansiolítico em FAT, foi a FAT que lhe retirou o ansiolítico (porque o deixavam muito mole) e o colar antes do tempo, ou seja, antes da completa cicatrização, daí agora ter piorado. No entanto, eu penso e a Vet concorda em absoluto que, uma vez que ele está tão bem ambientando, exceptuando esta situação e dada a carga medicamentosa a que foi sujeito nos últimos 2 meses, não faz sentido dopá-lo o tempo todo... É preferível desta forma, em casa, comigo, sem calmantes e com muito mimo depois. Não é fácil mas, por exemplo, no caso do colar, quando o tira, já me deixa colocá-lo novamente sem grande stress. Na primeira vez que o fiz, enfiou as garras de trás na própria virilha e foi aí que abriu a ferida até se ver o músculo. Os progressos vão acontecendo, lentos, mas seguros....anja-azul Escreveu:a vet não poderá receitar um calmante para estes dias? e não poderá tentar tratá-lo sweo o virar? tipo às apalpadelas.
A maior é tratada pelo tacto sim, mas dada a zona, eu tenho de tentar, ao máximo, ver onde é e esticar-lhe a perna, senão não desinfecto nem aplico a pomada no sítio correcto e, desta vez, o tratamento tem de ser feito de forma rigorosa.
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
- Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...
Garfield2010 Escreveu:Não, não se sabe quem foi, infelizmente e o Oscar não andava sózinho, logo existem mais potenciais vítimas, infelizmente...yonisia Escreveu:isso é realmente preocupante, e já tinha pensado nisso:o facto de o anormal que fez isto, andar impune, a fazer sabe-se lá o que com outros animais .calculo que não se saiba quem foi?
Garfield2010, há já algum tempo que queria escrever neste seu tópico, principalmente para felicita-la pelo amor incondicional que demonstrou e tem demonstrado pelo agora Oscar, que segundo os seus últimos relatos não tem passado muito bem, desde já desejo-lhe muita força para continuar o trabalho difícil que tem feito, para ajuda-lo a recuperar dessas mazelas físicas mas tbm psicológicas

Mas queria apenas comentar, sobre o que coloquei a bold, pois eu trabalho perto da zona de onde o Oscar foi resgatado, e sei que existem muitos gatos a viver na rua sujeitos a maldades dessas, inclusive sei, por experiencia própria, poiis há alguns anos atrás recolhi umas 3 crias com poucos dias de vida, que soube mais tarde, faziam parte de uma colónia que a Animais de Rua controlava e que desapareceu completamente pois foram todos envenenados... e mais recentemente tenho me cruzado com vários gatitos abandonados e maltratados perto dessa área... é muito triste, pensar o quanto o ser humano é capaz de ser cruel

<p>Se os humanos têm Alma,os animais também têm Alma. Se os humanos têm Livre Arbítrio, os animais também o têm. Se não podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benefício da dúvida! </p>
<p>Marc Bekoff</p>
<p>Marc Bekoff</p>
-
- Membro Veterano
Olá Martasal,martasal Escreveu:Garfield2010 Escreveu:Não, não se sabe quem foi, infelizmente e o Oscar não andava sózinho, logo existem mais potenciais vítimas, infelizmente...yonisia Escreveu:isso é realmente preocupante, e já tinha pensado nisso:o facto de o anormal que fez isto, andar impune, a fazer sabe-se lá o que com outros animais .calculo que não se saiba quem foi?
Garfield2010, há já algum tempo que queria escrever neste seu tópico, principalmente para felicita-la pelo amor incondicional que demonstrou e tem demonstrado pelo agora Oscar, que segundo os seus últimos relatos não tem passado muito bem, desde já desejo-lhe muita força para continuar o trabalho difícil que tem feito, para ajuda-lo a recuperar dessas mazelas físicas mas tbm psicológicas![]()
Mas queria apenas comentar, sobre o que coloquei a bold, pois eu trabalho perto da zona de onde o Oscar foi resgatado, e sei que existem muitos gatos a viver na rua sujeitos a maldades dessas, inclusive sei, por experiencia própria, poiis há alguns anos atrás recolhi umas 3 crias com poucos dias de vida, que soube mais tarde, faziam parte de uma colónia que a Animais de Rua controlava e que desapareceu completamente pois foram todos envenenados... e mais recentemente tenho me cruzado com vários gatitos abandonados e maltratados perto dessa área... é muito triste, pensar o quanto o ser humano é capaz de ser cruel![]()
O amor que eu sinto pelo Salvador/Oscar vai crescendo dia a dia, porque ele é fantastico, de facto. Mas não me felicite, como disse antes, qualquer uma de vocês faria o mesmo, na mesma situação. Houve muito candidatos a adoptantes, a sortuda fui eu mesmo

Eu sou de Lisboa, sei que o Oscar não andava sózinho porque quem o encontrou e foi também FAT, trabalha também nessa zona e sabia que ele tinha, pelo menos, um companheiro. Eu fico doente só de pensar que alguém com uma mente tão retorcida e psicopata possa andar solto e impune desta maneira e também temo, infelizmente, que não se fique por aqui. Já me perguntaram se acharia que teriam sido crianças. Sei que as crianças podem ser muito cruéis mas, de alguma forma, sinto que foi um homem adulto que fez e sentiu prazer ao fazer isto. Não sei explicar porquê, mas é mesmo o que eu penso. É triste, muito triste mesmo que outros animais passem por isto. Espero que um dia esta besta seja apanhado, em flagrante, por uma pessoa de bem e que seja feita justiça (mas da popular mesmo que não acredito na outra)....
<p> Mary Bly </p>
<p> Mary Bly </p>
É importante, realmente, que ele mesmo não chegue às feridas e piore a situação.
O colar é um desatino, mas em muitos casos é um "mal" necessário.
O colar é um desatino, mas em muitos casos é um "mal" necessário.
<p>Bem hajam</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>