Gatos soltos - lei?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

citrex
Membro
Registado: domingo dez 19, 2010 3:45 pm

sexta fev 11, 2011 5:49 am

Tassebem Escreveu:
LuMaria Escreveu:citrex, desculpe lá, um gato está num arbusto, um cão vai cheirar o arbusto e leva uma sarapatada e a culpa é do cão ou do dono do cão? Isto é a lógica da batata :roll:
Vamos lá a ver, LuMaria. O gato estava sossegado, na dele, dentro do arbusto. O cão é «inxirido» e vai lá meter o nariz. Sujeita-se, é a «life»... :wink:
vá lá, pensei que era o unico a ver as coisas desta maneira =)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta fev 11, 2011 10:22 am

Tassebem Escreveu:
LuMaria Escreveu:citrex, desculpe lá, um gato está num arbusto, um cão vai cheirar o arbusto e leva uma sarapatada e a culpa é do cão ou do dono do cão? Isto é a lógica da batata :roll:
Vamos lá a ver, LuMaria. O gato estava sossegado, na dele, dentro do arbusto. O cão é «inxirido» e vai lá meter o nariz. Sujeita-se, é a «life»... :wink:
Boa, então se calhar devia haver uma lei que proibisse os cães de cheirar arbustos para não incomodar os gatos.
Ai a minha vida...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta fev 11, 2011 10:22 am

Zezation Escreveu:
Chamarrita Escreveu:se a sua cadela andasse solta sem açaime, pedia responsabilidades, sim. E se um dos cãezinhos do meu senhorio ferrar um dos meus gatos, também peço. Não só porque não podem andar soltos, como andam soltos fora da sua propriedade. Ao contrário dos cães, a lei prevê que os gatos andem em liberdade, pela sua natureza. Até prevê a existência de colónias silvestres, desde que estejam registadas na câmara.
Sabe-me dizer onde anda essa lei? Nunca tinha ouvido tal coisa...

Há uma coisa que me faz confusão... "Por causa da natureza dos gatos"? Qual natureza? A natureza dos cães não é selvagem também? Não são os cães que se organizam em matilhas para caçar? Ainda por cima o meu cão até é um cão de caça... Porque é que a lei também não protege a natureza do meu cão?

Os gatos já foram domesticados há milhares e milhares de anos, já têm muito pouco a ver com os seus ancestrais.
A teoria da "natureza" é da autoria da Chamarrita, mas como já indiquei à LuMaria o DL314/2003, que prevê que os cães devem andar acompanhados, açaimados/atrelados e identificados, no caso dos gatos prevê apenas que estejan identificados.
Artigo 7.o
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 — No caso de cães perigosos ou potencialmente
perigosos, para além do açaime previsto no número
anterior, os animais devem ainda circular com os meios
de contenção que forem determinados por legislação
especial.
4 — As câmaras municipais, no âmbito das suas competências,
podem criar zonas ou locais próprios para
a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo
as condições em que esta se pode fazer sem os
meios de contenção previstos neste artigo.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta fev 11, 2011 10:55 am

Bingley Escreveu:
Zezation Escreveu:
Chamarrita Escreveu:se a sua cadela andasse solta sem açaime, pedia responsabilidades, sim. E se um dos cãezinhos do meu senhorio ferrar um dos meus gatos, também peço. Não só porque não podem andar soltos, como andam soltos fora da sua propriedade. Ao contrário dos cães, a lei prevê que os gatos andem em liberdade, pela sua natureza. Até prevê a existência de colónias silvestres, desde que estejam registadas na câmara.
Sabe-me dizer onde anda essa lei? Nunca tinha ouvido tal coisa...

Há uma coisa que me faz confusão... "Por causa da natureza dos gatos"? Qual natureza? A natureza dos cães não é selvagem também? Não são os cães que se organizam em matilhas para caçar? Ainda por cima o meu cão até é um cão de caça... Porque é que a lei também não protege a natureza do meu cão?

Os gatos já foram domesticados há milhares e milhares de anos, já têm muito pouco a ver com os seus ancestrais.
A teoria da "natureza" é da autoria da Chamarrita, mas como já indiquei à LuMaria o DL314/2003, que prevê que os cães devem andar acompanhados, açaimados/atrelados e identificados, no caso dos gatos prevê apenas que estejan identificados.
Artigo 7.o
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 — No caso de cães perigosos ou potencialmente
perigosos, para além do açaime previsto no número
anterior, os animais devem ainda circular com os meios
de contenção que forem determinados por legislação
especial.
4 — As câmaras municipais, no âmbito das suas competências,
podem criar zonas ou locais próprios para
a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo
as condições em que esta se pode fazer sem os
meios de contenção previstos neste artigo.
Não me lembro onde li, mas tenho ideia que essa coisa da "natureza" dos gatos está algures num parágrafo sobre o programa CER.

Zezation, não tem gatos, pois não? É que gatos são muito diferentes de cães. Repare que os cãos não podem andar soltos na rua, ao contrário dos gatos. Não há colónias de cães. E, se estes foram domesticados há mais de 10000 anos, os gatos entraram na vida do homem há menos de 5000. Solte um gato no campo e veja os 5000 anos de domesticação evaporar num ápice! :) Raro é o gato que, devolvido à natureza e à liberdade, não recupera todos os seus instintos. Não pode pôr cães e gatos no mesmo saco, nem literalmente, nem no sentido figurativo.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
adrribeiro
Membro
Registado: segunda fev 07, 2011 8:25 pm
Tartarugas: Sheldon e Penny

sexta fev 11, 2011 11:24 am

Bem que tópico mais ridiculo.

Primeiro quero dar os parabéns à sugestão da pressão de ar, experimente usá-la em si, não sei.

Quando à vedação própria, não sei se sabe o que é um gato, a não ser que vede "até ao céu", ou vede também por cima o que também é ridículo, nunca prenderá um gato, NUNCA. Os gatos riem-se das nossas tentativas de mantê-los num espaço.

Quanto ao criador do tópico, antes de soltar o seu cão, veja se há cocós de gato, e se houver, tire-os, é simples, não tira os do cão?, os do gato devem ser bem menos desagradáveis lol. Se um gato for atacado pelo seu cão, que segundo percebi é o maior risco, problema do gato. Os animais lidam entre eles, isso é uma coisa que nós não podemos evitar. Se os soltamos, ou passeamos na rua, estamos por nossa conta e risco e responsabilidade. Eu não quero que aconteça nada ao meu gato, mantenho-o em casa. Não quero que a minha cadela seja atropelada, atacada, etc; vedei o terreno e daqui ela não sai. Claro que se vier aqui algum gato, sujeita-se! Não que a minha cadela ataque gatos, ela adora cheirá-los e brincar e por isso corre atrás deles, mas eles ao virem a um espaço onde está um cão, sujeitam-se, se ela os magoar, ou eles a magoarem, eles que não viessem cá e ela que não corresse atrás deles! Isso não me tira o sono lógicamente! A vida é assim, quando temos animais soltos, é óbvio que isto acontece. Se eu souber que um vizinho meu dá uma chumbada num gato meu porque ele lá foi, o mais certo é eu fazer-lhe a ele o mesmo. Ou se sabe viver com o resto dos animais, ou não se sabe caramba. No seu quintal também passam pássaros! Se passar um pássaro furioso e picar o seu cão? É ridiculo, mas está a supor riscos, e claro que seja no nosso quintal, ou na rua, os animais estão expostos a riscos... Olhe pegue numa mangueira e espere os gatos, quando eles entrarem molhe-os. Ou simplesmente deixe que o cão os enxote... Eu tenho gatos a conviver à anos com cães, gatos abusadores que mandam em cães, e cães abusadores que querem mandar em gatos, e nunca vi nenhum gato atacar gratuitamente um cão. E se um cão foi atacado gratuitamente, olhe paciência fez-se justiça por uma vez, porque eu já recolhi dezenas de gatos paralisados ou mortos, porque um raio de um cão resolveu persegui-lo gratuitamente.
Até lhe digo mais, os gatos dos vizinhos andavam todos gordissimos porque comiam a comida deles, e de seguida vinham aqui, a um banquete À minha quinta durante a noite. Sabe o que fiz?! Arranjei maneira de fazer um espaço fechado para os gatos comerem de dia está aberto, à noite fechado. Pronto, questão resolvida.

Se o cão da LuMaria cheirou um arbusto e foi atacado, é normal! Se o gato se sente ameaçado ataca. Não entendo a dúvida. É óbvio que o gato não pensa como nós e não diz, "não vou dar-lhe umas boas chapadas porque ele veio só cheirar o arbusto", o gato viu um cão aproximar-se, provavelmente o que o cão queria era até cheirar mesmo o gato, e pronto, acontece.

Há uns anos, um gato meu que mesmo castrado ia dar longos passeios pela quinta dos vizinhos, foi atacado por dois serra da estrela. E eu na minha aflição saltei a vedação e enfrentei os cães para tirar o meu gato, que estava bem ferido, todo mijado, e paralisado. Sabe o que fiz, fui de urgência ao vet, tratei o gato, e o gato ficou bem. Nunca me passou pela cabeça ir lá pedir contas porque o meu gato foi atacado num espaço em que há dois cães perigosos soltos num espaço mal vedado. Vou fazer o quê aos gatos?! Tê-los presos a uma corrente!?!? Corto-lhes as patas para não fugirem!??! Mantenho-os fechados até os vizinhos dormirem para não os verem soltos?! Ou ponho-lhes uma coleirinha para quando saltarem uma vedação ficarem presos pelo pescoço como já vi acontecer!?

Coitadinhos dos cães que por "lei" perseguem os gatos para os matar, e depois não se sabem defender deles. (E não estou a dizer isto do cão da LuMaria, lógico, no caso dele, a curiosidade não matou o gato :P ).

Resumindo, não há lei, se não quer que os gatos aí vão, desista, eles vão ir sempre. E se por acaso resolver matar esses, ou dar-lhes com chumbos, aparecem outros.
Andreia & Mimo
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 11, 2011 12:14 pm

:roll: Isto ler a pedal com um olho na testa e outro nas costas dá nisto.
Onde raio a minha cadela foi atacada por cheirar um arbusto?
Quem deu chumbadas a gatos?
Mãezinha do céu...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta fev 11, 2011 12:32 pm

A adrribeiro conseguiu escrever um post enorme sem ter percebido nada do que está em questão aqui.
O senhor que pôs o tópico está-se a borrifar se o cão mata o gato (o que é compreensivel), receia é que o gato magoe com gravidade o cão.
A situação do arbusto é uma hipotese académica para análise, não um caso real.

E quanto à coleira nos gatos, é perigosa sim, mas é obrigatória por lei se este circular na via publica.
E relativamente à vedação, é com saber que o meu quintal é "ridiculo", já que está vedado por cima também, para os gatos poderem sair sem fugir.
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 11, 2011 1:14 pm

:lol: Ai Bingley, esteve muito bem.

Pessoalmente detestaria saber que os meus animais correm perigo ou que podem causar danos. Pelo que estas discussões de animais com donos a prejudicarem terceiros, me parecem absurdas. E mais absurdo me parece defender a tese de que quem está mal que se ponha bem. É ridiculo.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta fev 11, 2011 1:26 pm

O problema é que a conversa é como as cerejas e o tópico derivou para casos de animais sem dono (em que, obviamente, não se pode pedir responsabilidades, a não ser talvez às autoridades municipais, seja um ataque feito por um cão ou por um gato).

A questão, aqui, é muito simples, parece-me: existe ou não legislação que obrigue os donos de gatos a não deixá-los invadir propriedade alheia?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 11, 2011 1:32 pm

Por favor, lei especifica para gatos? Se um pertence meu danificar propriedade alheia, serei responsabilizada. Agora, se o pertence não tiver identificação...
adrribeiro
Membro

sexta fev 11, 2011 1:34 pm

Peço desculpa então pela minha falta de compreensão.

LuMaria, não se zangue comigo que não vale a pena, já ando a seguir o tópico desde que apareceu aqui, e é normal que me baralhe um pouquinho, mas peço desculpa pelo facto de ter dito isso de forma desproporcionada. Fica no entanto a ideia para aquela questão do arbusto que tinha falado, mesmo não sendo o seu gato em questão.

Bingley, eu quando falei em rídiculo, são quintais grandes, não sei qual o tamanho do seu mas dou-lhe os parabéns pelo empenho.
Se bem me lembro, e alguém logo no ínicio e comentou sobre o mesmo, o cão do sr gosta de correr atrás dos gatos certo? Logo se ele corre atrás dos gatos, levar uma sapatada é mais que normal, ou espera-se que o gato fique a assistir ou a fugir sem reagir? Desculpe, não entendo onde é que errei nesse ponto.

E mais, se não gostam da teoria que não pode ficar à espera que isto ou aquilo aconteça, eu também não gosto de ficar, e no que é meu mando eu e eu é que decido, daí ter referido no ínicio que o meu gato não sai de casa porque não quero correr riscos, já os que estão na quinta, que pertencem aos meus pais, como é óbvio, se estão soltos sujeitam-se aos perigos, acho que mais claro que isso não há. Abri um tópico há algum tempo em que me referiram "se os quer soltos, aceite as consequências da liberdade" e aí tem, se eles andam soltos, os donos que aceitem essas consequências. Se os meus gatos vão a outras quintas, vão, se eu posso controlá-lo, lógico que não, os estragos que eles podiam causar que eu evito são: estão todos castradinhos

:)

Edit: Parece que estou com os copos, bolas, acabei de almoçar e isto está-me a deixar burrinha de todo, LuMaria, onde diz gato lá em cima, é cão... Credo que coisa :lol:
Última edição por adrribeiro em sexta fev 11, 2011 1:41 pm, editado 1 vez no total.
Andreia & Mimo
adrribeiro
Membro

sexta fev 11, 2011 1:39 pm

LuMaria Escreveu:Por favor, lei especifica para gatos? Se um pertence meu danificar propriedade alheia, serei responsabilizada. Agora, se o pertence não tiver identificação...
Não há lei para gatos, e se houvesse como é que se faz cumprir? Aqui estou perfeitamente de acordo com a LuMaria... E quando se fala na chapinha de identificação, eu falo aqui pela quinta, para os meus bichos era impossível, se bem que toda a gente aqui sabe quem é o gato de quem.
Andreia & Mimo
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 11, 2011 1:40 pm

Devo ser eu que tenho problemas. Eu não vejo nada de normal em que o gato do meu vizinho venha ao meu quintal bater na minha cadela e pelo meio defecar.
Tal como não acho normal que sacudam a toalha da cozinha em cima da minha cabeça.
adrribeiro
Membro

sexta fev 11, 2011 1:45 pm

LuMaria Escreveu:Devo ser eu que tenho problemas. Eu não vejo nada de normal em que o gato do meu vizinho venha ao meu quintal bater na minha cadela e pelo meio defecar.
Tal como não acho normal que sacudam a toalha da cozinha em cima da minha cabeça.
LuMaria, nem sei qual das duas a pior =p

Mas a segunda deve dar para se dizer aos vizinhos e eles terão discernimento para ver o erro, mas e na primeira? Como é que diz a um gato que a sua propriedade tem limites? :p

É que como alguém aqui já disse, há gatos que se coçam no arame farpado :lol:
Só vejo a ideia de uma electrificação da cerca, o que faria com que os gatos ficassem o dia todo à espera que um passarinho se fritasse lá para brincarem :P
Andreia & Mimo
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta fev 11, 2011 1:56 pm

LuMaria Escreveu:Por favor, lei especifica para gatos? Se um pertence meu danificar propriedade alheia, serei responsabilizada. Agora, se o pertence não tiver identificação...
Eu não disse «específica».

A LuMaria acaba de dar a resposta. Se o gato do vizinho entrar no meu quintal e ferir o meu cão, o vizinho pode ser responsabilizado. Se o meu cão matar o gato, o problema é do dono que deveria ter tomado medidas para o confinar -- e, principalmente, do coitado do gato.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”