Ração a dar a gatos castrados

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta out 26, 2011 4:38 pm

Isso para mim é uma preocupação constante, a ultima vez que o jimmy foi a vet para as vacina e check up anual fiz algumas questões sobre a insuficiencia renal e se haveria alguma forma de prevenir o aparecimento da mesma, no qual a resposta foi, Não!! :?
Ainda por cima ela disse-me que a raça do Jimmy era tendenciosa com a idade virem a ter problemas de insuficiencia renal, o que me deixou ainda mais preocupada.
Ele bebe muita agua, o que por um lado é bom... e tb ando a ponderar passar a dar-lhe mais comida humida para além do miminho 1 vez por semana passar a dar 3x por semana.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quarta out 26, 2011 4:44 pm

A quantidade de água que ingerem é importante. Daí o facto das rações potenciarem o aparecimento destes problemas.

Uma fonte também os costuma motivar a ingerirem mais água ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
99smiles
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 4:51 pm

Nita77 Escreveu:A quantidade de água que ingerem é importante. Daí o facto das rações potenciarem o aparecimento destes problemas.

Electricidade, agua e gatos, é uma combinação explosiva que não me deixa descansada sair de casa para o trabalho e eles ficarem o dia todo sozinhos com uma fonte ligada a tomada, podendo roer o fio e entornarem a agua e ainda apanharem algum choque.
O Jimmy ainda por cima tem medo da agua, nem do bidé se chega com um fiozinho a correr :lol: :lol: :lol:
Agora deu em tentar imitar a Suri, que pede para ir beber agua ao bidé, e ele fica longe da torneira a lamber o bidé a seco :lol: :lol: :lol: É tão medricas e parvinho
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta out 26, 2011 7:34 pm

a ideia do consumo directo de água é um ERRO, e a principal causa da doença que mais mata os gatos: a insuficiência renal crónica. E vou tentar explicar a razão da minha afirmação, que é frequente tema de discussão com o "meu" vet, e para mim faz todo o sentido:

A domesticação passa por várias fases, e só muito recentemente os gatos entraram nas nossas casas para não mais sairem. Mas enquanto foram animais livres, e originários de zonas semidesérticas, os gatos NÃO BEBIAM ÁGUA. Extraiam toda a água necessária do alimento, carne FRESCA, palpitante... muitos insectos também integravam a sua dieta, fornecendo proteinas adicionais. Como a maioria dos felinos, nem sequer eram necrófagos. São caçadores por excelência, e todo o seu corpo está preparado para a caça: aves, pequenos roedores, insectos. E isto não se alterou. Qualquer gato comum ou de raça (menos os persas) conserva as suas características de autonomia e independência.

Já em ambiente urbano, ficaram conhecidos pela excelência no extermínio de ratos, ratinhos e ratões. Toda a gente sabe o que sucedeu aos gatos durante a idade média, e as consequências da sua perseguição e morte; mas não muita gente sabe que os ratos são uma fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que evita o escorbuto e acidifica a urina, impedindo a proliferação de microorganismos que provocam as infecções urinárias, entre muitas outras "funções". Portanto, até aqui, tudo bem: os gatos continuaram a alimentar-se com ratos, mantendo os ambientes livres de pragas e satisfazendo as suas necessidades alimentares.

Mas subitamente, e já em meados do século XX, os gatos começam a ser vistos de outra forma. Capazes de uma lealdade e devoção idêntica à dos cães, surgem como os animais ideais para manter num apartamento: independentes e autónomos, relativamente silenciosos e limpos, e bastante económicos, rapidamente se tornaram um bom alvo do Mercado. Surge então a alimentação industrializada, para comodidade dos donos, e começam também a ser estudados nas faculdades de medicina veterinária. As rações tomaram o lugar da taça de leite e do peixe miúdo, a "labuta" pelo alimento e território foi substituida pelo sedentarismo do sofá. Mas, como disse antes, o corpo e metabolismo dos gatos não se alterou. E foi aqui que as coisas começaram a correr mal...

A ração seca, para além da adição de taurina, vitaminas, etc, comtém uma elevada percentagem de proteina e gordura vegetal, totalmente inútil ao organismo de um gato. E, dotada de pouca humidade, obriga os gatos a beber água, coisa que não gostam muito de fazer - justamente porque os seus rins não estão preparados para tal! O consumo de água obriga-os a um esforço excessivo; mas sem essa água, desidratam, o que também provoca lesões renais...

Felizmente, os americanos perceberam o problema. Muito mais estudados lá do que cá, compreenderam que os gatos são muuuiiito diferentes dos cães, e têm de ser tratados de acordo com essa diferença. E tornou-se óbvio que a comida seca era inadequada por fazer mais mal do que bem. Não só por prejudicar os rins, mas também responsável por problemas na boca. É que os bagos de ração, ao desfazerem-se, transformam-se em pó... e este pó, misturado com a saliva, forma uma "pasta" tipo cola, acumulando-se nos dentes e gengivas de uma forma ainda mais insidiosa que os patês, que já são previamente hidratados e por isso acabam por "deslizar" mais, embora também haja acumulação.

Por isso, concluiu-se que a comida enlatada, em pedaços, com uma textura semelhante à da carne, evitava não só a sobrecarga dos rins e a desidratação, como também as estomatites e outras doenças da boca. Melhor que isso, só mesmo a alimentação natural que, aliada aos cuidados de saúde e à maior segurança proporcionada pela esterilização, prolonga efectivamente a vida dos pequenos felinos.

É claro que os gatos, como nós, cada vez mais morrem das doenças "da civilização", como o cancro. Que eu saiba, só mesmo o ser humano está "programado" para continuar a viver após a idade reprodutiva (penso que é o único mamífero que tem meno e andropausa), e nos gatos o envelhecimento não é tão progressivo como, por exemplo, nos cães, e a longevidade é também maior, de um modo geral. Se aproveitarmos o "atraso" do nosso país, sobretudo no que respeita aos níveis de poluição, e aprendermos com os avanços científicos dos países mais evoluidos, podemos dar aos nossos gatos uma vida longa e saudável. :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MarisaV
Membro Veterano
Registado: sábado dez 18, 2010 2:21 am

quarta out 26, 2011 7:59 pm

Nita77 Escreveu:Só mais alguns comentários que me parecem relevantes:

As marcas normalmente patrocinam o equipamento dos consultórios/clinícas/hospitais veterinários, mediante um acordo de venda... Ora adivinhem lá que marca é que os vets irão recomendar? :roll: (estou a generalizar, claro!)

Em conversa com um vet, soube que os cursos Superiores de Medicina Veterinária, em PT, não fornecem grandes lições sobre alimentação... A meu ver, este é um ponto que deveria ser alterado com urgência, já que a alimentação e a saúde estão interligadas...
Acho que não é só a questão do patrocinio, é também a questão de serem as rações que os vet´s estão mais habituados e conhecem melhor.
Procurei procurei, e a verdade é que não existem vet´s com grande formação na parte alimentar/nutrição.

Eu fiquei convencida quando:
Ainda indecisa se mantinha RC ou mudava pra Orijen, questionei a vet e ela recomendou-me RC de uma determinada gama que so se vende na clinica com o argumento de que as rações como Orijen e Acana têm demasiada proteina.
Ora bem, a Orijen tem 42% de proteina e 20% de gordura a ração recomendada pela vet tinha 41% de proteina e 18% de gordura... Portanto, fiquei :roll:
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
MarisaV
Membro Veterano

quarta out 26, 2011 8:03 pm

99smiles Escreveu:
Nita77 Escreveu:A quantidade de água que ingerem é importante. Daí o facto das rações potenciarem o aparecimento destes problemas.

Electricidade, agua e gatos, é uma combinação explosiva que não me deixa descansada sair de casa para o trabalho e eles ficarem o dia todo sozinhos com uma fonte ligada a tomada, podendo roer o fio e entornarem a agua e ainda apanharem algum choque.
Eu tenho fonte e não a deixo todo o dia ligada... até porque se o fizesse chegava a casa e tinha uma inundação :twisted: E também coloquei uma protecção para o fio.
Os meus gatos adoram água: bebem bastante, brincam com ela e quase que tomam banho!
Mesmo não estando ligada 24h por dia, eles bebem mais água do que anteriormente quando tinham a taça (e eu ja achava que eles bebiam bastante água)
<p>Marisa </p>
<p><a href="http://www.sweetmykitchen.blogspot.com">www.sweetmykitchen.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta out 26, 2011 8:06 pm

mas a proteina de origem animal não faz mal...

Mas é bem verdade, para além de estarem muito vocacionados para venderem as marcas que lhes dão mais vantagens, a maioria dos veterinários não está actualizada em relação a alimentação/nutrição. E são ainda menos os que conhecem os gatos...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Nita77
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 1:40 pm

Ora aqui está um ponto interessante, do qual nunca me tinha apercebido. Sempre pensei que, devido ao consumo de ração, se devia fomentar a ingestão de água mas, o que é certo é que ao domesticar os gatos, fomos impondo novos costumes, cómodos para nós mas contra-natura para eles.

Por várias razões, neste momento não consigo optar por dar-lhes uma alimentação natural mas, dentro das opções, procuro o melhor para eles. Tenho pena que não hajam no nosso mercado marcas de comida húmida de qualidade superior... Se houver e alguém souber, avise :roll:

Sorry pelo off-topic, já que estes comentários não se referem a comida específica para gatos castrados.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
99smiles
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:01 pm

Até pode estar dentro do topico, pk as marcas biológicas não fazem distinção dos castrados ou por castrar, tal como as comidas humidas, a unica distinção tem a ver com as idades do animal (bebe ou adulto) ou seja, o dono é que tem de saber regrar as doses consoante o peso e raça do animal que tem.
Aqueles que são mt gordos foi pk os donos nunca dosearam a ração, mete no tacho e ele que coma o que lhe apetece.
Os meus tb têm a dose diaria a disposição o dia todo, e se chegar a noite e tiverem comido tudo (o que nunca aconteceu) iam ficar sem comer até a manhã seguinte.
As doses recomendadas são para serem seguidas, é depois mt mais dificil colocar o animal a dieta. Ou ele passa fome ou lhe põe uma trela e obrigam-no a correr durante 1h pela casa :lol: :lol: :lol:
A unica preocupação que eu oiça toda a gente ter é dar ração para castrados para que o animal não engorde, ou seja, se ele não comer para além da dose recomendada nunva vai engordar ao ponto de se tornar um gato obeso.
MarisaV
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 2:17 pm

Nita77 Escreveu:
Por várias razões, neste momento não consigo optar por dar-lhes uma alimentação natural mas, dentro das opções, procuro o melhor para eles. Tenho pena que não hajam no nosso mercado marcas de comida húmida de qualidade superior... Se houver e alguém souber, avise :roll:

Sorry pelo off-topic, já que estes comentários não se referem a comida específica para gatos castrados.
As unicas marcas de comida humida de qualidade superior que conheço (e que dou) são a Schesir e a Cosma.
Penso que existem mais algumas que se encontram a venda online
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta out 27, 2011 2:41 pm

99smiles Escreveu:Até pode estar dentro do topico, pk as marcas biológicas não fazem distinção dos castrados ou por castrar, tal como as comidas humidas, a unica distinção tem a ver com as idades do animal (bebe ou adulto) ou seja, o dono é que tem de saber regrar as doses consoante o peso e raça do animal que tem.
Aqueles que são mt gordos foi pk os donos nunca dosearam a ração, mete no tacho e ele que coma o que lhe apetece.
Os meus tb têm a dose diaria a disposição o dia todo, e se chegar a noite e tiverem comido tudo (o que nunca aconteceu) iam ficar sem comer até a manhã seguinte.
As doses recomendadas são para serem seguidas, é depois mt mais dificil colocar o animal a dieta. Ou ele passa fome ou lhe põe uma trela e obrigam-no a correr durante 1h pela casa :lol: :lol: :lol:
A unica preocupação que eu oiça toda a gente ter é dar ração para castrados para que o animal não engorde, ou seja, se ele não comer para além da dose recomendada nunva vai engordar ao ponto de se tornar um gato obeso.
A minha preocupação não é essa, a minha preocupação são os possiveis problemas urinários que a castração nos gatos machos potencia.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
MarisaV
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 3:55 pm

MarisaV Escreveu:
Nita77 Escreveu:

As unicas marcas de comida humida de qualidade superior que conheço (e que dou) são a Schesir e a Cosma.
Penso que existem mais algumas que se encontram a venda online
Lembrei-me também da Porta21 e da Applaws!
<p>Marisa </p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

quinta out 27, 2011 6:35 pm

Minuxa Escreveu:
99smiles Escreveu:Até pode estar dentro do topico, pk as marcas biológicas não fazem distinção dos castrados ou por castrar, tal como as comidas humidas, a unica distinção tem a ver com as idades do animal (bebe ou adulto) ou seja, o dono é que tem de saber regrar as doses consoante o peso e raça do animal que tem.
A minha preocupação não é essa, a minha preocupação são os possiveis problemas urinários que a castração nos gatos machos potencia.
comer a dose recomendada e fazer exercício físico!

Minuxa, não está provado que a castração potencie problemas urinários. Quer dizer, não é a castração sozinha que faz isso, a alimentação é também muito importante, se não for mesmo muito mais importante. Eu recebi, em Setembro do ano passado, um gato "orfão" de dona, com 5 anos, que vinha a comer c/d da Hills, exclusivamente, por ter tendência à formação de cálculos de estruvite. Ainda comprei um saco de 5 quilos, mas entretanto fiz a transição para a comida que os outros comem: ração sem corantes, como a Cat Chow + Purina One, latinhas diárias e carnes cruas variadas, sobretudo galinha, frango, alguma carne de vaca ou borrego e, mais recentemente, pombo (o meu pai meteu-se a criar pombos, foi no que deu... :twisted: ). E possibilidade de se exercitar ao ar livre e caçar bichinhos (se bem que nunca o vi caçar senão no prato :P). Infelizmente não há t€mpo suficiente para lhes dar carne todos os dias, mas quando não comem carne comem comida de lata (vendo a composição da Canaillou, da Gourmet ou da Sheba, vai dar praticamente ao mesmo, opto pela mais barata). Ainda é uma alimentação longe da ideal, são muitos gatos e meia dúzia de cães, e o dinheiro não abunda, mas o facto é que nunca mais houve problemas urinários, nem sequer quando esteve desidratado e passou um dia a soro, há poucos meses (gato loiro, passou demasiado tempo deitado ao sol!). Por isso acho que comer comida enlatada e carne faz a diferença para melhor, sim...
Senslyn
Membro
Registado: terça set 21, 2010 3:14 pm

sexta out 28, 2011 1:08 am

Boas,

Para quem tiver paciência de ler em inglês, deixo embaixo um link com informação preciosa sobre os males da ração e os benefícios da comida húmida/crua.

http://www.catinfo.org/

Vejam de espírito aberto. Honestamente, depois de toda a pesquisa que já fiz para dar a melhor papinha à minha Lara, ainda hoje me pergunto se lhe tou a dar a melhor. Portanto acho que primeiro é um caso de nos educarmos melhor em relação ao que o mundo nos tem para oferecer em informação e não nos ficarmos apenas pelo conhecimento dos anos 90 que o bom português pensa ser o melhor.

O texto é longo, mas bem elaborado. Éum chamado "abre-olhos".

Enjoy ;)

Abraço.
Nita77
Membro Veterano

sexta out 28, 2011 11:18 am

Já conhecia o site mas hoje li com mais atenção. Apesar de muito esclarecedor, é um site opinativo, faltam-lhe as provas/estudos científicos, para sustentar a informação. Mas sim, já há outros estudos que comprovam a teoria e, a informação no site, está de acordo com a opinião da vet que acompanha os meus pequenotes.

Não me atrevo ainda a "cozinhar" a comida deles e lamentavelmente em Portugal ainda não há marcas que comercializem comida fresca/crua. A oferta de comida húmida também é muito escassa. A Schesir é considerada o topo da lista, no entanto, em muitos casos é uma dieta complementar e não completa. Tem 85% de humidade, quando o recomendável fica-se pelos 70-80%. Tem também mais hidratos do que o desejável, com a adição de arroz, frutas, vegetais e também tem alguns truques de marketing como a Manga ou o Surimi que são muito apelativos aos nosso ouvidos mas não sei até que ponto serão realmente necessários na alimentação deles. Não falo em % de Vitaminas e Taurina, porque não sei as quantidades recomendadas por porção... Ainda estou a aprender e a informação que vem nas latas é pouca.

Não discuto que a Schesir é o que de melhor temos actualmente, só acho que o melhor que temos não passa de suficiente numa escala de qualidade mais alargada. Mesmo na Tienda ou na Zooplus, apesar de haver mais oferta, a maioria dos produtos não apresenta % ou descrições completas, portanto torna-se difícil de avaliar.

Chego sempre à mesma conclusão: Comida húmida é melhor que seca mas há que ter atenção na escolha da comida húmida e por cá a oferta é muito limitada e a informação de produto mais ainda :|
Responder

Voltar para “Gatos”