Simão - o Mijão (afinal está doentinho :( )

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 21, 2012 12:11 pm

Olá, Nessie. :)

Há cerca de um ano, o meu Tassebem também começou a apresentar os mesmos sintomas, e feitos exames concluiu-se que tinha cálculos na bexiga (no caso, de cálcio). No caso dele, os tratamentos para tentar dissolver os cálculos não resultaram e ele teve mesmo de ser operado, mas correu tudo bem. A partir daí, come ração específica (Urinary) e, até agora, não voltou a ter problemas.

As melhoras do Simão. :)
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

sábado abr 21, 2012 6:33 pm

obrigada Tassebem,

ainda não percebi se os medicamentos estão a resolver o problema, pelos menos já não fez mais fora do WC, mas também não sei se está a fazer bem... para a semana voltamos a fazer uma consulta, uns dias antes de acabar a medicação, para ver como está a reagir ao tratamento...

Ele tinha a bexiga cheio de sedimentos, mas todos pequenos, por isso estou positiva que com a medicação melhore :).

Vamos fazer figas...
<p>Uma gata &eacute; uma princesa de casaco de peles.</p>
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado abr 21, 2012 7:38 pm

os gatps têm muita tendência a i.u. parece que a causa prinipal é o stress.
as i.u. são chatas de tratar, mas sem uma ração a completar o tratamento, não me parece que resolva tudo. o isaias tem i.u. recorrentes. vai ter urinary para a vida. isto se a troika deixar :twisted: e se o bichinho é uma peste :roll: as vets não gostam nada de o ver por perto. :roll:
as melhoras do simaozinho :D
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado abr 21, 2012 7:47 pm

Estive agora a ler parte do tópico.
Se tinha sedimentos na bexiga, visiveis em ecografia, mesmo que a análise bacteriológica acuse alguma bactéria, isso não invalida a presença de cristais que já é evidente.

Tenho bastante experiência com problemas urinários, nunca nenhum chegou a fazer cálculos nem obstrução, mas da ultima vez o Indy teve que ser algaliado para meter liquido na bexiga que não enchia, e estava a caminho de obstruir. Dessa vez teve que ser sedado, que ele é uma pestinha. Foi a primeira vez que foi algaliado, o vet recolhe sempre por cistocentese (a tal recolha directamente da bexiga com agulha) e posso garantir, porque já estive a ajudar, que não deve ser doloroso porque o Indy estrebuchava mais de estar de patas para o ar do que quando lhe espetavam a agulha.
O Indy é o caso mais grave cá de casa, e não ficava com o ph controlado com a ração urinary. Agora tem andado ok, com um medicamento proprio que não exige alimentação especial combinado com uma refeição diária da ração propria para estes problemas da Specific.
O Indy começou com problemas urinários muito cedo, acho que até antes de 1 ano. Tem 6 anos.
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado abr 21, 2012 7:50 pm

não gosto muito da specific. tenho gatos com problemas frequentes e esta ração não ajudou nada. costumo comprar a proplan ou rc.
da última vez, o isaias teve uma i.u. por causa do stress de mudança de casa :cry:
NessieG
Membro Veterano
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

sábado abr 21, 2012 8:13 pm

Bingley, não percebo nada disso eheh, mas o que o vet disse é o ver qual causa dos sedimentos, segundo ele poderá ser apenas devido a bacterias e não propensão ao Simão de fazer cálculos (que pelos vistos uma coisa não implica a outra) e é o que o teste laboratorial irá ver isso.

Relativamente à ração urinaria dependo dos exames veremos se terá sempre que tomar esse tipo de ração por prevenção ou apenas enquanto esteja em tratamento...

O Simão portou-se super bem a ser algaliado ou na tentativa de lhe tirarem diretamente a urina pela bexiga :)!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo abr 22, 2012 8:29 am

NessieG Escreveu:Bingley, não percebo nada disso eheh, mas o que o vet disse é o ver qual causa dos sedimentos, segundo ele poderá ser apenas devido a bacterias e não propensão ao Simão de fazer cálculos (que pelos vistos uma coisa não implica a outra) e é o que o teste laboratorial irá ver isso.
Pois, não sou vet, mas nunca ouvi isso. Também se pode dever ao facto de os meus terem o ph elevado, o que apontava imediatamente para cristais.

AnjaAzul, também não tive grandes resultados com outras gamas da Specific (pelo menos com a "intestinal" não tive), mas com as de problemas urinários correu muito bem.
Ao contrario da RC, que não resolvia o problema de ph elevado do Indy, mesmo na versão High Dilution. Dependerá dos gatos, talvez?
NessieG
Membro Veterano

sexta abr 27, 2012 1:21 pm

Hoje o meu menino vai ao vet para ver como está a recuperação dele...
desejem sorte ao meu Simão que ele merece :)
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta abr 27, 2012 1:24 pm

Boa sorte Simão!! Espero que traga boas notícias!
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

sexta abr 27, 2012 1:59 pm

Boa sorte Simão!

Esperamo por ti e pelas boas noticias!!!
anja-azul
Membro Veterano

sexta abr 27, 2012 4:00 pm

há-de estar mais que fino. vais ver simãozinho :)
NessieG
Membro Veterano

sexta abr 27, 2012 4:18 pm

O Simão agradeça a todas pela força :)!

Também acredito que sim :), vamos é lá ver os exames e esperar que não seja mais do que uma simples infecção urinária!!
NessieG
Membro Veterano

sexta abr 27, 2012 11:14 pm

Lá fomos ao vet com o Simãozinho, a infeção está a melhorar, mas está confirmado, não é apenas uma infeção por bacteria, tem indicios de formação de cristais... por isso agora vai começar a comer, por enquanto RC Urinary S/O com High dissolution durante 3 meses, para dissolver os cristais... E daqui a 1mes voltaremos para ver o progresso...

Depois irá ser controlar para que não haja problemas futuros mais problemáticos, com ração urinária...

E agora tenho um problema... tenho 3 gatos, e de certeza que não vou dar aos 3 gatos RC Urinary S/O, não há dinheiro para isso tudo... por isso o Simão vai a RC Urinary S/O e elas a Hills Sterilized.. Ou seja vão deixar de ter ração à disposição e com rações diferentes...

E claro elas querem comer a ração do Simão... por isso hoje não correu bem... Elas não comeram nada só a quererem a ração dele, por isso pus-lhes uns croquetezinhos na ração delas e lá comeram um pouco...

Quem tem experiencia que faz? Põem eles em divisões diferentes para não querem comer as rações uns dos outros?
Quantas vezes acham que lhes deva dar? De manha, tarde quando chego do trabalho e antes de ir deitar?

Sei que eles são animais de hábitos e irão se habituar a comer em refeições... Mas custa sempre :(...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta abr 27, 2012 11:23 pm

Olá,
Infelizmente sempre eram cristais... Que chatisse :(

Quanto ás "refeições" o melhor será mesmo separa-los (em divisoes diferentes por exemplo) na altura de comerem, pois eles têm sempre a tentação de trocar de comedouros e isso poderá prejudicar o Simão visto que agora tem mesmo de comer só a raçao dele.
Como os gatos sao animais que gostam de "petiscar" o melhor será dividir a dose diaria no máximo de vezes que conseguir :wink:

As melhoras para o Simão!
Nao deixe de dar noticias, qe nos cá estaremos para acompanhar a evolução do pequeno.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
NessieG
Membro Veterano

sexta abr 27, 2012 11:54 pm

Não deixo, depois conto como ele tem evoluído...

No futuro o vet disse que podia fazer um mês normal, outro mês urinary só para ir controlando, mas com visitas ao vet para ver se poderemos fazer isso sem ele correr riscos...

Já agora durante quanto tempo deverei deixar-lhes comer? quando pararem de comer? ou deixa-los uns 10min com a ração?

e obrigada pelas melhoras e conselho Maraya!!
Responder

Voltar para “Gatos”