Fiv-conheça a doença!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

domingo mar 14, 2004 12:03 pm

leonildecarvalho Escreveu:
... lembrei-me de que a Nina o tinha estado a tratar no dia em que ele cá apareceu... e que sendo ele positivo, ela deveria estar contagiada.
Logo nesse dia em que tal me assaltou os " miolos ", levei a Nina ao vet, fez teste ( kit ) de FIV e FELV e deu negativo.
Leonilde,

E se a Nina tivesse dado positivo? Separava-a também? Dava-a a alguém? Não, pois não?

Como sabem ou ficam agora a saber eu tenho 2 gatos adoptados. Há 10 dias o Gui foi castrado e como veio da rua e já tem 7 meses, resolvi testá-lo para o FIV e FELV :arrow: Negativo. Mas testei-o só por causa de, em caso de ser positivo, estar mais alerta. Pois se o fosse, garanto que nunca me passaria pela cabeça dá-lo ou mesmo separá-lo do Óscar.

gato com FIV pode ou não estar doente. Tem o sistema imunitário debilitado, pode ou não ficar doente, pode ou não contagiar outros, pode ou não morrer disso.A diferença é igual à de uma pessoa seropositiva e/ou com sida. Ser portador de um virus não é estar doente...como sabem (ou deveriam saber) há pessoas seropositivas há anos que nunca desenvolveram a doença.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 14, 2004 12:37 pm

sregina Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:
... lembrei-me de que a Nina o tinha estado a tratar no dia em que ele cá apareceu... e que sendo ele positivo, ela deveria estar contagiada.
Logo nesse dia em que tal me assaltou os " miolos ", levei a Nina ao vet, fez teste ( kit ) de FIV e FELV e deu negativo.
Leonilde,

E se a Nina tivesse dado positivo? Separava-a também? Dava-a a alguém? Não, pois não?

Como sabem ou ficam agora a saber eu tenho 2 gatos adoptados. Há 10 dias o Gui foi castrado e como veio da rua e já tem 7 meses, resolvi testá-lo para o FIV e FELV :arrow: Negativo. Mas testei-o só por causa de, em caso de ser positivo, estar mais alerta. Pois se o fosse, garanto que nunca me passaria pela cabeça dá-lo ou mesmo separá-lo do Óscar.

gato com FIV pode ou não estar doente. Tem o sistema imunitário debilitado, pode ou não ficar doente, pode ou não contagiar outros, pode ou não morrer disso.A diferença é igual à de uma pessoa seropositiva e/ou com sida. Ser portador de um virus não é estar doente...como sabem (ou deveriam saber) há pessoas seropositivas há anos que nunca desenvolveram a doença.
Nem NUNCA me passaria pela cabeça dar o meu Matateu ou qualquer um dos meus gatos porque o amor e apego que tenho a cada um deles é igual ( bem...confesso que a Leo é um caso mt especial....;) :oops: :p )

Ele ficou separado, nem foi por ser positivo, porque isso eu soube mais tarde...ele ficou separado porque as outras duas gatas não o aceitaram... entretanto, até ao teste ser efectuado, como ficou separado das outras nem a Nina nem nenhuma das outras o ceitou ... e verdade se diga que ele demonstrou ser um gato extremamente territorial e como as gatas que tenho, também o são ;) ...
Pois minhas "amigas"...se assim não fosse, podem ter a certeza que estariam juntinhos, vivinhos e felizes.:D ;) Aliás : ELES são todos felizes, felizmente, pois faço questão disso... o Matateu está separado, mas junto... vêm-se através da vedação que os separa e até brinca com a Leo, horas a fio, através da dita...;) :lol:

Uma coisa aprendi com tudo isto :

" O excesso de zelo também pode ser um inimigo e mau conselheiro... " ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

domingo mar 14, 2004 2:29 pm

Para quem imagina que um gato com FIV tem um aspecto miserável e se encontra em estado deplorável, aqui ficam as fotos dos gatos que se encontram no Cantinho dos FIV na UZ:

http://felinus.ddi.pt/index.php?area=ga ... d_user=138

De entre todos eles, mto poucos serão ainda jovens adultos. Alguns apresentam até já uma idade "jeitosa".
Posso-vos dizer que o Lanzarote pesa para cima de 8Kgs (está mto mais gordo do que na foto) e o Mimoso mais de 10kg (a foto engana muuuuiiiiito).

Infelizmente, alguns deles já não estão connosco (o Pikasso, o Julien e a Zuleika entre outros) mas, por estranho que vos possa parecer, sucumbiram à insuficiência renal que é uma das principais causas de morte nos gatos e que não é de todo exclusivo de gatos portadores de FIV.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mar 14, 2004 5:36 pm

Pois, somos todos muito santinhos de facto, o gato deve sempre viver mesmo que esteja mal e o veterinário não deve dizer quais as opções que existem. Nos EUA um vet que desdramatizasse a situação como aqui foi feito por ~pessoas que se limitam a ler coisas na net era processado. Volto a dizer, cada macaco no seu galho...não se esqueçam que infelizmente existem muitos influenciáveis por aqui
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
noggy
Membro Veterano

domingo mar 14, 2004 6:47 pm

CasadeAnaval Escreveu: o gato deve sempre viver mesmo que esteja mal e o veterinário não deve dizer quais as opções que existem.
Não distorça, Vasco. Não foi isso que se disse.
O que se disse foi que nenhum dono nem nenhum vet tem legitimidade para sugerir a eutanásia de um gato simplesmente por ele ser portador de FIV...

Vets e donos que usam esta prática para se verem livres de gatos saudáveis SÃO ASSASSINOS!!! E esses sim é que deviam ser processados e não quem os denuncia...

Um gato saudável portador de FIV ou um gato preto (ou de outra côr qualquer) tem direito à vida como qualquer outro... Ah e não nos podemos esquecer que existem por aí dezenas de vets que não passam de carniceiros mal informados e despidos de sensibilidade ou amor pelos animais...

Santa paciência, Vasco ms já vi demasiadas ASSASSINATOS...

Digo e repito (especialmente para os influenciáveis)

UM GATO APENAS POR SER PORTADOR DE FIV NÃO DEVE SER EUTANASIADO... E SE UM VET VOS PROPUSER SEMELHANTE COISA PROCUREM OUTRO, PROCUREM UMA SEGUNDA OPINIÃO...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo mar 14, 2004 8:15 pm

Quando me lembro do que se lutou para arrancar à morte, e sem sucesso, o meu menino querido, e vejo estes casos, matarem animais, seja qual for a desculpa, nem sei o que me apetecia fazer ... Mas quem é o homem, para ditar assim a vida e a morte de outros seres? Se for para terminar com sofrimento sem hipóteses de salvação, ainda posso aceitar. Embora considere que tem mesmo de estar claramente comprovado isso.
Também não entendo, tal como a Fabriro, como, depois de todo o empenho em salvar esse gatinho (da mjoaomarques) podia sequer tal ideia passar pela cabeça. E muito menos estar disposta a aceitar. É algo que me transcende mesmo.
Quanto à suposta sabedoria dos experts ... tenham dó!
Até parece que ter um curso superior é sinónimo de competência! E em Portugal! Sabe-se lá onde foi tirado esse curso (sabe-se muito bem que a credibilidade de algumas universidades deixa muito a desejar), como foi tirado ... e ainda, se de facto corresponde a uma vocação ou a um "remedeio" (na substituição do se queria realmente).
Portanto, por favor, não venham para aqui defender os snrs. "doutores", só pelo dr! A competência tem que se mostrar na prática!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mar 14, 2004 8:35 pm

matarem animais, seja qual for a desculpa, nem sei o que me apetecia fazer ...
Quanto à suposta sabedoria dos experts ... tenham dó!
Até parece que ter um curso superior é sinónimo de competência!
eu já nem repito pela enesima vez o caso do serafim. agora o vet quer abater o max, porque a sarna não tinha cura :o claro que quando soube que eu andava a espalhar isto, já não era bem o que ele tinha dito. aliás, nessa clínica fui muito criticada por trazer o max. então não tinha já gatos e a carlota?
eu até nunca lhes fiquei a dever nada. mais um, até dava jeito. conclusão - o max, em 2 anos nunca deu sinal de sarna e o vet perdeu um cliente.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

segunda mar 15, 2004 12:35 am

CasadeAnaval Escreveu: Pois, somos todos muito santinhos de facto, o gato deve sempre viver mesmo que esteja mal e o veterinário não deve dizer quais as opções que existem. Nos EUA um vet que desdramatizasse a situação como aqui foi feito por ~pessoas que se limitam a ler coisas na net era processado. Volto a dizer, cada macaco no seu galho...não se esqueçam que infelizmente existem muitos influenciáveis por aqui
Vasco e desde quando é que os Estados Unidos são exemplo de alguma coisa??? Só se for das más realmente....
noggy
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 12:49 am

fabriro Escreveu: Vasco e desde quando é que os Estados Unidos são exemplo de alguma coisa??? Só se for das más realmente....
basta ver onde se pratica maior número de ablações de unhas...
Prática bárbara só comparada mesmo à eutanásia de gatos saudáveis... ;)

Para quem não sabe, nos Estados Unidos a ablação das unhas (amputação das falangetas) é prática tão comum como esterilizar ou castrar. Aliás, há clínicas que o fazem em simultâneo.

Já agora para quem não sabe, aqui fica mais informação sobre ablação e crueldade que representa:
http://felinus.ddi.pt/index.php?area=ar ... how&id=128

Destes exemplos, thanks but no thanks ;)
Babette
Membro Veterano
Registado: quinta mar 11, 2004 11:20 am
Contacto:

segunda mar 15, 2004 3:50 pm

CasadeAnaval Escreveu: Pois, somos todos muito santinhos de facto, o gato deve sempre viver mesmo que esteja mal e o veterinário não deve dizer quais as opções que existem. Nos EUA um vet que desdramatizasse a situação como aqui foi feito por ~pessoas que se limitam a ler coisas na net era processado. Volto a dizer, cada macaco no seu galho...não se esqueçam que infelizmente existem muitos influenciáveis por aqui
A teimosia e a falta de humildade podem ser muito perigosas...

E a mania em distorcer as situações :o :o :o Chega a ser infantil... ;) e estou certo, eu estou certo, eu estou certo! 8)

Mas o que me fez rir foi o grande exemplo dos EUA :lol: :lol: :lol: :lol: Como já disse e muito bem cada macaco no seu galho! Se é para seguir exemplos, pelo menos que sejam os bons!!!! Já nos bastam os nossos males, ainda irmos buscar os dos outros :| :| :| :|
Miadores Escreveu:Quando me lembro do que se lutou para arrancar à morte, e sem sucesso, o meu menino querido , e vejo estes casos, matarem animais, seja qual for a desculpa, nem sei o que me apetecia fazer ...
É mesmo muito triste... :( :( :(
Quem é que as pessoas se julgam para terem tantas certezas em relação ao futuro e assim disporem como querem da vida dos outros??
leonildecarvalho Escreveu:" O excesso de zelo também pode ser um inimigo e mau conselheiro... "
Para se morrer basta estar vivo...
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta mar 17, 2004 9:56 pm

fabriro Escreveu:
Vasco e desde quando é que os Estados Unidos são exemplo de alguma coisa??? Só se for das más realmente....
Em termos de saúde animal são um excelente BOM EXEMPLO...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta mar 17, 2004 9:59 pm

Babette Escreveu:
A teimosia e a falta de humildade podem ser muito perigosas...
Nem mais... eu estou sempre a ver crucificações de veterinários aqui efectuadas por gente que confunde a designação injecção de antii-nflamatório com vacinas. Vem-me falar de humildades ? Ora essa. :D

Lá por ler na net não se ganha um dr.... nem todos os veterinários sabem o que fazem, mas para os criticar não basta andar a ler sites... 8)
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta mar 17, 2004 11:08 pm

sregina Escreveu: gato com FIV pode ou não estar doente... pode ou não ficar doente, pode ou não contagiar outros, pode ou não morrer disso.
É como fazer sexo com um seropositivo sem usar preservativo: pode-se ou não apanhar a doença. O risco é bem real. Quem arrisca?

Os Estados Unidos, sendo um país tão grande, são pródigos em bons e em maus exemplos. Por que havemos de ir buscar só os maus?

A mim, não me choca que um vet aconselhe a eutanásia de um gato com FIV. Choca-me é que não informe devidamente o dono do gato sobre a doença e as suas consequências. Cabe ao dono decidir, e a decisão deve ser uma decisão informada.
noggy
Membro Veterano

quarta mar 17, 2004 11:17 pm

CasadeAnaval Escreveu:Lá por ler na net não se ganha um dr.... nem todos os veterinários sabem o que fazem, mas para os criticar não basta andar a ler sites... 8)
E o Vasco, não sendo vet, como é que sabe tanto para os defender?
Sites de renome e com credibilidade, fornecem óptima e valiosa informação. Não vejo onde onde possa estar a dúvida...

Aqui crucificaram-se (pena é ser apenas por palavras) todos os vets assassinos que eutanasiam gatos APENAS por serem PORTADORES de FIV.

É disso que se está a falar desde o início... e é isso que o Vasco continua a tentar distorcer...

É certo que dar uma injecção de Eutasil é mto mais fácil e prático do que informarem-se e actualizarem-se(em sites, porque não?) mas quem mata um animal saudável só porque "dá jeito" deveria ser punido...
Fico atónita é como é que o Vasco, sendo amantes de animais, "assina por baixo" desta prática...

Ter um canudo em veterinária não quer dizer coisa nenhuma... há bons e maus como em todas as profissões... e um veterinário que não se actualiza e tenha a arrogância de achar que sabe tudo e não tem nada mais para aprender, tem forçosamente que ser um mau (péssimo) profissional... ou não fosse a medicina uma ciência em constante evolução...

Quanto aos EUA, abstenho-me de comentar... já falei na ablação das unhas que lá é prática tão comum como esterilizar e castrar... e depois vêem os gatis encherem-se de animais com comportamentos desviados em consequência desta mutilação...
Mas enfim os EUA são um "must"...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 18, 2004 12:13 pm

Quanto aos EUA, abstenho-me de comentar... já falei na ablação das unhas que lá é prática tão comum como esterilizar e castrar... e depois vêem os gatis encherem-se de animais com comportamentos desviados em consequência desta mutilação...
Mas enfim os EUA são um "must"...
Boa tarde.

Quanto à ablação das unhas...não é bem assim noggy.
( atenção que também sou contra a ablação ... não confundam o meu texto...)

Tenho um exemplo. Até porque vivi lá durante 16 anos e sei do que falo. Não me limito a falar só do que leio ou oiço dizer...

Quando vivia lá, encontrei um gato abandonado à minha porta, tratei dele, acarinhei-o e na impossibilidade de o albergar, pois tinha pássaros soltos dentro de casa, tive que o dar à minha irmã e cunhado.

O gato, quando para lá foi, estragou uma tela acabada de pintar, um sofá, a carpete, enfim...uma série de trepelias próprias dos gatos, mas que o meu cunhado não admitia e para que ele lá ficasse, só mesmo com a ablação das unhas... bem, não é como dizes isso ser uma prática comum...repara que já nesse tempo a minha irmã teve enormes dificuldades em arranjar um vet que o fizesse... depois de falar com 12 vets é que lá conseguiu um que não aplicou o factor objector de consciência.

Outra prova é a que tive há 3 anos atrás em que visitei uma grande amiga minha que tinha acabado de adoptar uma gata e quando lhe perguntei sobre a ablação...ela respondeu-me que além de ser uma mutilação ao animal, era extremamente difícil arranjar um vet que concordasse em faze-la...portanto, como vês, não é assim tão fácil e tão comum...!!!

Quanto aos comportamentos do animal, serem diferentes pós ablação, para te ser franca, não vi nenhuns no gato da minha irmã. Pelo contrário...tornou-se um animal bem vindo ao lar, portanto ele passou a ser um animal muito mais brincalhão e até conquistou o coração do dono, ao ponto do mesmo... no divorcio litigioso que houve, o gato ter sido alvo da partilha de bens...ele deu um carro sport, novo, à minha irmã, em troca do gato que viveu muito feliz com o dono ( meu ex-cunhado ) até ao seu último suspiro...morreu com 18 anos de idade ! ( dono e gato, eram inseparáveis... )
As fotos estão no meu álbum da arca . É um BUM

Não argumentem, por favor, que o País é assim ou assado, pois a minha opinião é que um País é complementado pelo ser humano e se não há humanos perfeitos, um País não pode ser perfeito...portanto não existe País perfeito...o que pode existir é uns melhores que outros em algumas coisas, que não todas...!

Os EUA não são excepção porque se o fosse, eu com toda a certeza não estaria em Portugal há já 16 anos...por opção própria...não se confundam... adoro aquele País apesar de haver anomalias...como em todos, claro !

É um País, SIM, enorme com extremos e um meio... em que os extremos são de contrastes...onde a riqueza e a pobreza andam lado a lado, onde a tecnologia avança a par com a ignorância, onde os meios complementam os extremos...enfim, um País GRANDE em TUDO.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”