Eu vou ver no CFA e já digo qualquer coisa.
Além disso, 6ª vou ao vet e lá vou eu puxar o assunto outra vez. Eu não deixo mais ninguém tocar na minha malta por causa disto mesmo, o homem está-se a borrifar para o dinheiro, só faz o que acha correcto.
Anúncio de venda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Há cerca de vinte anos atrás, quando eu tive o meu primeiro gato, aqui nas Caldas era costume castrar os machos assim que iam para casa dos donos (mês e meio). O método utilizado pelo vet. não usava anestesia pois consistia em passar uma laçada de fio de pesca à volta dos testículos e apertar repentinamente cortando-os. Uma barbaridade, quanto a mim. Não me lembro de nenhum desses gatos ter vivido uma vida longa pois ao fim de meia dúzia de anos começavam a ter problemas renais. E não era da alimentação pois nessa altura era muito semelhante ao que é agora: peixe congelado cozido com arroz ou pão e alguns restos. Daí eu estar convencida de que realmente a castração muito precoce originar problemas no sistema urinário. A minha realidade com os persas, e continuando a falar do sítio onde moro, é diferente. Em primeiro lugar porque os donos não costumam castrá-los já que ou os têm para criação ou se são para companhia, como são o único gato da casa também não têm queixas de que o animal marca território. Contudo sei de muitos com problemas urinários que se atribui a cristais mesmo se não são encontrados na pesquisa ao sedimento. Daí o meu alerta para o teste de diagnóstico ao PKD.
Quanto à ossatura, enquanto ia a Lisboa ao vet. conheci vários persas que por terem sido castrados antes de terem um ano de idade não tinham realmente a cabeça larga e típica de macho. Foi o próprio vet. que na altura me confirmou que tal facto se devia exactamente por os donos optarem por cruzar os machos muito cedo.
Quanto à ossatura, enquanto ia a Lisboa ao vet. conheci vários persas que por terem sido castrados antes de terem um ano de idade não tinham realmente a cabeça larga e típica de macho. Foi o próprio vet. que na altura me confirmou que tal facto se devia exactamente por os donos optarem por cruzar os machos muito cedo.
Maria João
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Precisamente o mesmo que me informaram mais que um vet.mjoaomarques Escreveu: Quanto à ossatura, enquanto ia a Lisboa ao vet. conheci vários persas que por terem sido castrados antes de terem um ano de idade não tinham realmente a cabeça larga e típica de macho. Foi o próprio vet. que na altura me confirmou que tal facto se devia exactamente por os donos optarem por cruzar os machos muito cedo.

Não acontece só nos Persas... também nos rafeiros.
Dei um gatinho bébé a uma vizinha minha e ela foi ao vet quando ele tinha 4 meses para o castrarem e a vet falou-lhe no pormenor da osseatura da cabeça, isto porque ele até tinha uma cabecita demasiado pequena para o tamanho normal dele. Foi-lhe dito para esperar até mais próximo do Ano de idade.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Pus um post sobre o tema, com links para um local onde poderá ler artigos interessantes sobre o mesmo.
Já tinha ouvido contar essa coisa do fio de pesca, confesso que pensava que os bebés morriam logo de infecção ou coisa que o valha.
Já tinha ouvido contar essa coisa do fio de pesca, confesso que pensava que os bebés morriam logo de infecção ou coisa que o valha.
-
- Membro Veterano
Essa do fio de pesca, ainda é praticado, infelizmente, em alguns meios rurais...WaterMonitor Escreveu: Pus um post sobre o tema, com links para um local onde poderá ler artigos interessantes sobre o mesmo.
Fui a Tráz os Montes, o Ano passado e lá estava um gatinho que tinha passado por esse martírio e outro que andava com os testículos amarrados, para depois cairem...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Mas ainda fazem isso? É bárbaro!
Deve ser como a teoria dos caçadores segundo a qual a maneira indicada para curarem um cão com esgana é cortarem-lhe a sangue frio o freio da língua
O meu vet disse-me que esta é uma boa cura: se o pobre animal sobreviver, é mesmo porque sobrevive a tudo.
Um horror as coisas estúpidas que se fazem. E não é por maldade, é por ignorância.
Deve ser como a teoria dos caçadores segundo a qual a maneira indicada para curarem um cão com esgana é cortarem-lhe a sangue frio o freio da língua

O meu vet disse-me que esta é uma boa cura: se o pobre animal sobreviver, é mesmo porque sobrevive a tudo.
Um horror as coisas estúpidas que se fazem. E não é por maldade, é por ignorância.
-
- Membro Veterano
Está visto que sim e ao que me parece não deve ser só lá que o fazem.. há mais mentalidades dessas em mais locais rurais... também há que dar o desconto da ignorância e da pobreza... pelo menos fica o controle de natalidade...WaterMonitor Escreveu: Mas ainda fazem isso? É bárbaro!
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
[quote=mjoaomarques]
E não era da alimentação pois nessa altura era muito semelhante ao que é agora: peixe congelado cozido com arroz ou pão e alguns restos. Daí eu estar convencida de que realmente a castração muito precoce originar problemas no sistema urinário.
[/quote]
Uma alimentação à base de peixe geralmente causa problemas urinários e renais nos gatos (por excesso de minerais na alimentação). O facto de na altura se ter deparado com mais casos de ins. renal nessa altura, do que actualmente poderá talvez estar mais relacionado com alterações na alimentação (uma dieta mais variada, agora que o frango é mais barato por exemplo...). Parece que nessas circunstâncias em que vários factores estão envolvidos e podem ter variado é difícil atribuir à castração "as culpas" da ins. renal. Além de que o método bárbaro de castração que descreve se calhar tinha outras consequências (por exemplo se os gatos tinham infecção urinária ou até renal a seguir a essas castrações poderiam ficar mais vulneráveis a mais tarde apresentar problemas nesses orgãos...).
E não era da alimentação pois nessa altura era muito semelhante ao que é agora: peixe congelado cozido com arroz ou pão e alguns restos. Daí eu estar convencida de que realmente a castração muito precoce originar problemas no sistema urinário.
[/quote]
Uma alimentação à base de peixe geralmente causa problemas urinários e renais nos gatos (por excesso de minerais na alimentação). O facto de na altura se ter deparado com mais casos de ins. renal nessa altura, do que actualmente poderá talvez estar mais relacionado com alterações na alimentação (uma dieta mais variada, agora que o frango é mais barato por exemplo...). Parece que nessas circunstâncias em que vários factores estão envolvidos e podem ter variado é difícil atribuir à castração "as culpas" da ins. renal. Além de que o método bárbaro de castração que descreve se calhar tinha outras consequências (por exemplo se os gatos tinham infecção urinária ou até renal a seguir a essas castrações poderiam ficar mais vulneráveis a mais tarde apresentar problemas nesses orgãos...).
-
- Membro Veterano
Tirando o risco de vida, que me continua a assustar, acho que a castração precoce traz grandes vantagens a todos os níveis.
E garanto que não é pelo dinheiro que perderia se perdesse um bebé!
Os bebés para mim tem todos cara, feitio, são aquelas coisinhas macias e giras que eu amo.
E garanto que não é pelo dinheiro que perderia se perdesse um bebé!
Os bebés para mim tem todos cara, feitio, são aquelas coisinhas macias e giras que eu amo.