Olá a todos
Quem me conhece de há longo tempo sabe que não costumo intervir neste tipo de discussões, mas desta vez não me contive. De tudo o que tenho lido, o fruto de tanta discórdia é o surgir de vários posts da Ana Rute (Nana 12) em que ela "promove" a sua gata. Se eles são úteis ou não para as pessoas que os consultam, isso é uma questão que só elas o poderão dizer, mas vivendo em democracia, não atentado contra os direitos de ninguém, nem promovendo qualquer espécie de conduta desviante, não vejo a razão de tanto desagrado.
É verdade que temos o album da Arca onde podemos colocar as nossas fotos e, qualquer pessoa as pode lá ir ver; poderá este não ser o espaço mais válido para a contínua colocação de fotos; até poderemos sugerir ao Webmaster um espaço onde possam surgir comentários, mas por enquanto tal não existe.
Quanto ao conteúdo mais ou menos "profundo" das mensagens, tal como o Vítor P. diz, embora noutro contexto, cada um participa como pode, com os conhecimentos que tem e, como tal, verbaliza como consegue. Será que vamos começar a ter de enviar para aqui o nosso curriculum vitae, apresentar os diplomas e certificados de habilitação das licenciaturas que temos, mestrados ou doutoramentos, indicar os artigos, obras publicadas e por aí adiante...

Espero que não, é que nessa situação fundamos um "clube privado", ainda por cima se tivermos em conta os resultados do último Censos, sobre o nível académico dos portugueses e a existência de analfabetismo, muito dele de ordem funcional, anda por aqui meia dúzia de pessoas.
Entendam que se isto é um "fórum público" temos de aceitar a participação de todas as pessoas com as suas questões mais ou menos pertinentes, mais ou menos interessantes para nós, isso é viver em sociedade. A Cidadania, termo tão badalado e tão pouco interiorizado, corresponde a respeitar a participação de cada um, a ajudar dentro das nossas possibilidades, respeitando opiniões diferentes e outras formas e encarar o mundo. Dessa diferença podemos sempre sair enriquecidos. Tenho pena de constatar que ainda estamos neste nível, mas enquanto nós portugueses considerarmos que educar uma pessoa corresponde a dizer "Boa tarde" e "Obrigado", enquanto em países do norte da Europa, já se inclui o "respeito pelo que é diferente" e a "integração de todas as pessoas numa sociedade; é por isso que não evoluímos.
Desculpem a extensão da mensagem, mas espero que pelo menos alguém pare para reflectir um bocadinho.
Elsa Pereira