Ena pá… que isto vai “animado”
anjjazul Escreveu:fala-se tanto em liberdade animal, sem se pesarem tantas contradições. em liberdade total vivem os animais selvagens. mas são eles que cuidam da sua alimentação, zelam pela sua sobrevivência, etc. que sentido faz deixar o gato andar a vadiar porque é feliz e depois torturá-lo com vets, tratamentos, esterelizações, rações, etc. tudo isto é antinatural. é o resultado da urbanização e do desenvolvimento civicizacional.
porque se admiram tanto que no campo, a maior parte das pessoas se borrifem para os animais? é cultural. para eles, nada mais normal que o gato vadiar. mas tb. é normal não o tratarem, esterelizarem, vacinarem, etc
mOreirinha01 Escreveu: Enfim...
A liberdade de um gato acaba quando em risco está o seu bem estar...
A liberdade de um dono de um gato acaba quando o gato entra no quintal do vizinho que não gosta de gatos...
Além disso...
Se as pessoas acreditassem realmente na liberdade dos animais, não os domesticavam, não os alimentavam, não os castravam... Deixavam-nos andar aí à sorte sem se intrometerem!!
marymartins Escreveu: Qualquer adolescente era mais feliz saindo todos os dias até às 6h da manhã e enfrascando meia garrafa de vodka. É por isso que os deixam fazê-lo? Não, protegem-os. Os animais são crianças que precisam de nós. E cabe-nos a nós, donos, protege-los do que podemos e temos consciência que é mau. Isso sim é fazer um gato feliz. Quem os consegue limitar e proteger e, ao mesmo tempo, fazê-los felizes, é um bom dono.
lotus_ghost Escreveu: Pode ser verdade q o gato selvagem sobrevive bem na "selva", mesmo q urbana mas tb é verdade que vive melhor em casa.
Sobre a sobrevivência… digo que: pela experiência de lidar com “N” situações… digo que a sobrevivência é muito relativa…depende de inúmeros factores…além de que gatos “na selva urbana” contam-se pelos dedos duma mão, dos MILHARES de gatos que existem “nessas selvas urbanas” que cheguem à idade de velhice!!!!!
leonildecarvalho Escreveu: Pois para quem pense que os gatos estao melhor em liberdade, ficam a saber que o MaxMel, apos uns dias de estar em casa da dona (Leonor-princesanini/adoptante), ela pegou nele ao colo e foi com ele ate a janela (com ela fechada, obviamente) e o gato saltou do colo dela para o chao em extremo panico de ter avistado o que de terror o lembrava; a rua!!!
Portanto... e este nao e o unico caso que tenho sobre gatos que retirei da rua. A gata Maria saiu da minha mao para um piso superior do duplex da senhora que a adoptou e passados Annnnnnnnnnos, continua a nao descer para o piso inferior porque sente-se bem aonde esta e deve ter receio que se descer, vai parar ao mesmo inferno de onde foi retirada
Outro, o Romeu, tambem retirado da rua, foi doado a uma senhora que ja tinha outro gato. Esse tambem apresentou panico de janelas, pelos motivos ja apresentados... e quando o novo amiguinho dele (o gato ja residente) vai para o peitoril da janela, o outro chora que se desunha e quando o outro finalmente desce, cola-se a ele de forma tal que a colagem e mesmo corpo a corpo, como quem diz "ja nao sais de o pe de mim. Nem penses ir para a rua e deixares-me. Aquilo e um inferno"
E ainda ha quem tenha receio de adoptar um gato que anteriormente estava acostumado a rua? Porque, coitadinho vai retirar-lhe a liberdade?
A minha filha tem uma moradia e dois gatos e no entanto os gatos nao vao ao exterior e olhem que o gato mais velho, andou imenso tempo na rua, quando finalmente a minha filha o adoptou e no entanto, adaptou-se muito bem a "clausura"
Desenganem-se disso que eu ja fui desenganada
Leo
LuMaria Escreveu: (…) do que a anulação total do gato em prol de um egoismo humano que confina estes belos animais a 4 paredes. Mas claro, esta é a minha opinião.
Lu, nem me tinha apercebido da sua adjectivação de “Egoístas” a todos os Proprietários de gatos que os confinem à casa e assim sendo, é mesmo caso para dizer que em vez de egoístas são SIM, opinião minha, “eternos protectores e responsáveis por o que estimam; os seus animais”

Ainda, partidarismos à parte… e como opinião minha, MUITO PESSOAL; tal como acontece com crianças cujas mães dão filhos para adopção por terem a convicção séria de que abdicando deles, lhes estão a dar uma vida com mais dignidade, EU, como Proprietária de gatos, se tivesse a sua convicção séria, de que os gatos estão melhor em liberdade que confinados a 4 paredes, já há muito que os teria doado a quem os pudesse ter em Quintas como a do link que colocou… porque realmente se é para ter os animais “infelizes dentro de 4 paredes” como afirmou … para quem tenha a convicção (a sua) “dessa infelicidade”, desde a sua posse inicial, isso sim, já poderá ser considerado de ter animais por puro egoísmo.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>