Pilula

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jun 11, 2003 12:28 am

Kathleen Escreveu: ... Mas o outro grande beníficio da operação é as gatas não desenvolverem tumores. E mesmo sem se administrar a pilula, se elas não forem esterilizadas têm fortes probabilidades de virem a ter tumores. Por isso a operação é aconselhada mesmo quando a gata não tem acesso á rua. É o que acontece com a minha.

Beijokas
Kathleen
Oh Kathleen, pessoalmente não estou tão certa disso. Pois então vejamos os felinos na Natureza. Não estou a ver centenas de fêmeas a morrerem com tumores ou piómetras. E as gatos dos nossos avós e dos nossos pais que viviam 15 anos e mais? Essas tinham ninhadas consecutivas e falando pela minha família, não penso que nenhuma terá morrido com tumores. E também sei de gatas que foram operadas antes do primeiro cio e que desenvolveram tumores mamários.
Pessoalmente, esterilizei as gatas que não quiz que reproduzissem, por volta dos dez meses de idade. Com excepção da Pang-I-Ao, que foi muito precoce (teve o 1º cio aos quatro meses) elas foram esterilizadas antes do 1º cio. Todas as outras tiveram as suas ninhadas antes de fazerem a operação. Até agora, só a Zazá é que foi operada de urgência, uma semana após ter tido os filhotes, devido a piómetra e tumor num ovário.
A vet. diz-me que quase todas as ovário-histerectomia (provávelmente não está bem escrito) que faz de urgência, são de gatas que tomam, ou tomaram, anti-conceptivos. E por isso ela recomenda que nunca os administremos às nossas gatas, nem uma única vez.
Maria João
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jun 11, 2003 12:52 am

Boa noite!
Quanto a isso, Kathleen, não digo nada, pelos barulhos que fazem, penso que sim!
Agora a sério, os machos tiram, indubitavelmente, não se trata de um "sacrifício", bem pelo contrário!
As fêmeas tem-se discutido o asunto, ao nível da psicologia animal, havendo quem defenda a impossibilidade de sentirem prazer, devido à localização da vagina, mas há outros que discordam. Pela minha experiência, penso que conseguem algum, atendendo de facto aos sons que emitem. Aliás, foi graças a isso que consegui um dia evitar uma gravidez! Interrompi o coito! Para fúria dos respectivos, mas paciência! :evil:

Um abraço!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quarta jun 11, 2003 9:03 am

Bom dia,

Gostaria aqui de contar o testemunho de uma senhora que tem uma Gata que já tomou a Pílula por algum tempo e nunca fez a esterelização.

A gata tem "15 anos de idade" e já não tem cios embora com um tumor ou outro, achou melhor nunca mexer.

Como pensam que os criadores gerem e controlam os gatos o ano inteiro?

Esta é uma experiência a qual pergunto a opinão dos Foristas sobre este caso, ou seja, penso que a Pílula é útil para situações pontuais mas não saudável para uso contínuo.

Muitas roçadinhas e ronrons :D
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta jun 11, 2003 9:31 am

mjoaomarques Escreveu:
Kathleen Escreveu: ... Mas o outro grande beníficio da operação é as gatas não desenvolverem tumores. E mesmo sem se administrar a pilula, se elas não forem esterilizadas têm fortes probabilidades de virem a ter tumores. Por isso a operação é aconselhada mesmo quando a gata não tem acesso á rua. É o que acontece com a minha.

Beijokas
Kathleen
Oh Kathleen, pessoalmente não estou tão certa disso. Pois então vejamos os felinos na Natureza. Não estou a ver centenas de fêmeas a morrerem com tumores ou piómetras. E as gatos dos nossos avós e dos nossos pais que viviam 15 anos e mais? Essas tinham ninhadas consecutivas e falando pela minha família, não penso que nenhuma terá morrido com tumores. E também sei de gatas que foram operadas antes do primeiro cio e que desenvolveram tumores mamários.
Pessoalmente, esterilizei as gatas que não quiz que reproduzissem, por volta dos dez meses de idade. Com excepção da Pang-I-Ao, que foi muito precoce (teve o 1º cio aos quatro meses) elas foram esterilizadas antes do 1º cio. Todas as outras tiveram as suas ninhadas antes de fazerem a operação. Até agora, só a Zazá é que foi operada de urgência, uma semana após ter tido os filhotes, devido a piómetra e tumor num ovário.
A vet. diz-me que quase todas as ovário-histerectomia (provávelmente não está bem escrito) que faz de urgência, são de gatas que tomam, ou tomaram, anti-conceptivos. E por isso ela recomenda que nunca os administremos às nossas gatas, nem uma única vez.
Não podemos generalizar... Cada caso é um caso! Quando ocorre a esterilização das gatas antes do 1º cio existe uma probabilidade minima de desenvolver tumores malignos (não estou certa, mas é à volta de 2%), se ocorrer após o primeiro cio as probabilidades aumentam um pouco e se a gata não for esterilizada há grandes probabilidades que apareçam tumores malignos (mais uma vez não estou certa, mas é acima de 75%).

Continuo a defender as ovarioesterectomias com unhas e dentes porque evitam as constantes infecções nos ovários e uteros, tumores malignos e o mal estar do cio das gatas.

Hajam com bom senso e façam o melhor pelos vossos animais que eles merecem tudo de bom. ;)

Miauzadas

Miau
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jun 11, 2003 9:41 am

mjoaomarques Escreveu: Não estou a ver centenas de fêmeas a morrerem com tumores ou piómetras. E as gatos dos nossos avós e dos nossos pais que viviam 15 anos e mais? Essas tinham ninhadas consecutivas e falando pela minha família, não penso que nenhuma terá morrido com tumores. E também sei de gatas que foram operadas antes do primeiro cio e que desenvolveram tumores mamários.
Era disto mesmo que eu estava a falar... As gatas não sofrem de tumores ou quistos só por terem aparelho reprodutivo! O uso continuado da pílula, assim como a predisposição fisiológica do animal, é que podem vir a provocar essas consequências.
carlapinheiro
Membro Veterano
Registado: segunda set 09, 2002 9:43 am

quarta jun 11, 2003 9:56 am

shelly Escreveu: Assim sendo passo a explicar a administração desta:
A pílula que dava á minha Nina era a Megecat e dá-se um comprimido de 15 em 15 dias, deste modo não tem cios!
A caixinha trás um papelzinho que explica detalhadamente como deve ser administrada, compre-se nas farmácias.

Também existe uma pílula dada nos Vet.'s que é por injecção, e tem uma duração mais duradoura, pois não é administrada de 15 em 15 dias.
Neste caso deve pedir aconselhamentos ao Vet..

Eu tive uma Horrível experiência no que diz respeito ás pílulas :cry:
Nos primeiros tempos do cio da Nina e já lá vão uns 4 anos, dava-lhe a pílula como já disse.
1º era injectável, depois passei para aquela que se compra na farmácia (Megecat), passados uns tempos o inevitável bateu-me á porta.
A Nina tinha uma infecção no útero devido á toma da pílula, senti-me muito mal comigo mesma pois era responsável pelo seu sofrimento :cry:
Ela passou bastante mal, os Vet.'s que a assistiram nem acreditavam que ela se tinha safado, disseram que ela tinha sido muito corajosa :)

Depois disso pílula nem vê-la, também não consegui esterilizá-la pois tive tanto medo de a perder que optei pelo adiamento :oops: :oops:
Eu não acredito.... :o Além de haver quem peça conselhos sobre pilulas, sem ser a veterinários, ainda há quem responda :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: !!!
Que se partilhem opiniões acerca das vantagens e desvantagens da pílula, é uma coisa....agora que se mencionem nomes de pílulas e forma de administração......JÁ É DEMAIS :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 11, 2003 10:03 am

Olá

Maria João, como sabe a minha experiência com gatos é muito reduzida. O que sei tenho-o aprendido aqui, a Maria João também me tem ensinado muito e o veterinário também.

Foi ele mesmo que me falou desta maior probabilidade da ocorrência de tumores caso as gatas não sejam esterilizadas.
Eu por acaso também me tenho questionado sobre o que acontece ás gatas de rua e aquelas que antigamente não eram esterilizadas. Mas, depreendi (talvez erradamente) que pudessem ter desenvolvido esses tumores sem que houvesse o conhecimento disso...

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jun 11, 2003 10:49 am

Kathleen Escreveu: Eu por acaso também me tenho questionado sobre o que acontece ás gatas de rua e aquelas que antigamente não eram esterilizadas. Mas, depreendi (talvez erradamente) que pudessem ter desenvolvido esses tumores sem que houvesse o conhecimento disso...
Tem razão. É bem provável que, no passado, muitas dessas gatas tenham desenvolvido tumores e nem se soubesse que era essa a causa da sua morte... A maioria das pessoas não tinha o hábito de ir regularmente ao médico e recorria com frequência às mézinhas caseiras. As visitas aos veterinários eram coisa ainda mais rara, ao alcance apenas dos mais abastados... A morte de um gato era, na maioria das vezes, encarada como algo inevitável, dado que a medicina veterinária se encontrava ainda muito pouco desenvolvida.
Ainda hoje há muitas pessoas que não têm possibilidades económicas para alimentar convenientemente os gatos, para os vacinar, desparasitar ou tratar. Quando as gatas começam a ter ninhadas sucessivas, nem se pensa em operá-las. Simplesmente afogam-se ou adormecem-se os gatinhos com éter! Quando muito, para precaver as gravidezes, castram-se ainda os gatos machos da forma mais cruel: à navalha e a sangue frio!
A proliferação de lojas de animais e de clínicas veterinárias é um fenómeno muito recente. Mesmo os hospitais veterinários surgiram em Portugal há meia dúzia de anos!
Sem dúvida que o passado dos gatos não era famoso, mas o panorama actual também não é perfeito...
No entanto, não podemos generalizar e afirmar que toda e qualquer gata não esterilizada terá um tumor no útero ou quistos nos ovários! Seria um prognóstico precipitado e quase apocalíptico!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 11, 2003 11:11 am

Olá

Claro que não vamos generalizar. A probabilidade é é maior nas gatas não esterilizadas segundo o que li e o que me foi explicado..

Beijokas
kathleen
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quarta jun 11, 2003 11:31 am

Carla Pinheiro,

A shelly apenas respondeu à minha pergunta, que gerou o inicio deste tópico (como com certeza deve ter lido, eu pedi especificamente para me explicarem como se dá a pilula). Você não tem razão nenhuma para escrever o que escreveu...afinal, os tópicos geram-se à espera de respostas. Muitas vezes conduzem a troca de informações diversas, como este, mas é bom não recriminar aqueles que, como a shelly, tentam responder à pergunta inicial.

Obrigada Shelly - e a todos os outros, claro :)
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quarta jun 11, 2003 12:58 pm

Boa tarde forenses

Eu tenho uma so gatinha (os outros 3 são machos) que veio de um caixote do lixo para as minhas mãos tinha mais ou menos 4 meses ... Logo que fui com ela ao Vet questionei sobre os cios e acordei com o vet esterilizar a minha princesa Maga entre o 1º e o 2º cio (as vezes esterilizações muito precoces trazem problemas urinarios no futuro), a Maga teve o 1º cio uma semana depois de estar em minha casa !!! menina precoce !!!.
Estava cheia de medo mas como confio na minha Vet lá a deixei ... correu as mil maravilhas ... ela foi operada num hospital cheio de condições, ficou em observação toda a noite e de manha fui buscar a minha princesinha que estava cheia de saudades minhas e metida num sexy body de rede branco (que ela tentou lamber ate o desfazer) ...
Dei os antibioticos necessarios e fui as mudas de pensos (esta foi a fase mais dificil pois ela detestava) ... mas já passou ...

Ela esta uma gata lindissima ... como não pode ser mama adoptou recentemente o mais novo membro da familia ...

O conselho que posso dar pela experiencia que tenho e a experiencia de outros amigos ... evitem a pilula e esterilizem ... escolham um veterinario de confiança com boas instalações e acreditem que os nossos peludinhos são uns sobreviventes ...

jokas doces

ChinaBlue
carlapinheiro
Membro Veterano

quarta jun 11, 2003 2:14 pm

scooby Escreveu: Carla Pinheiro,

A shelly apenas respondeu à minha pergunta, que gerou o inicio deste tópico (como com certeza deve ter lido, eu pedi especificamente para me explicarem como se dá a pilula). Você não tem razão nenhuma para escrever o que escreveu...afinal, os tópicos geram-se à espera de respostas. Muitas vezes conduzem a troca de informações diversas, como este, mas é bom não recriminar aqueles que, como a shelly, tentam responder à pergunta inicial.

Obrigada Shelly - e a todos os outros, claro )
Pois, não percebo qual a sua intenção quando pergunta como dar a pílula... para isso existem os veterinários!

Com certeza, está a pensar poupar uns trocos e dar uma pilula recomendada via net.... :evil: :evil:

Já não é a primeira vez que digo isto aqui...mas parece que as pessoas continuam a ignorar... Será que não têm noção que tal como as pessoas não há dois animais iguais??
E que um medicamento pode funcionar com um animal e não funcionar com outro????

E ainda me recriminam por achar que deveria ser proibido referir nomes e aconselhar medicamentos pela net??? :o :o :o :roll:
carlapinheiro
Membro Veterano

quarta jun 11, 2003 2:16 pm

Pois, não percebo qual a sua intenção quando pergunta como dar a pílula... para isso existem os veterinários!

Com certeza, está a pensar poupar uns trocos e dar uma pilula recomendada via net.... :evil: :evil:

Já não é a primeira vez que digo isto aqui...mas parece que as pessoas continuam a ignorar... Será que não têm noção que tal como as pessoas não há dois animais iguais??

E ainda me recriminam por achar que deveria ser proibido referir nomes e aconselhar medicamentos pela net??? :o :o :o :roll:
carlapinheiro
Membro Veterano

quarta jun 11, 2003 2:17 pm

scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quarta jun 11, 2003 3:23 pm

Isto é inacreditável...mas será que você, Carla Pinheiro, não leu a minha primeira mensagem? será que não leu que eu ia falar com a veterinária ao fim do dia, mas que enquanto isso não acontecesse queria só que me fossem explicando??? e será que não leu mais à frente que eu já tinha falado com a veterinária e que tinha desistido da pilula? POR FAVOR...informe-se antes de escrever atrocidades...

Isto estava a correr tão bem...toda a gente escreveu aqui civilizadamente, sem ofender ninguém. Porque é que você tinha que vir para aqui "falar" dessa maneira, ainda por cima sem ler as mensagens primeiro...

Sinceramente...
Responder

Voltar para “Gatos”