Oh Kathleen, pessoalmente não estou tão certa disso. Pois então vejamos os felinos na Natureza. Não estou a ver centenas de fêmeas a morrerem com tumores ou piómetras. E as gatos dos nossos avós e dos nossos pais que viviam 15 anos e mais? Essas tinham ninhadas consecutivas e falando pela minha família, não penso que nenhuma terá morrido com tumores. E também sei de gatas que foram operadas antes do primeiro cio e que desenvolveram tumores mamários.Kathleen Escreveu: ... Mas o outro grande beníficio da operação é as gatas não desenvolverem tumores. E mesmo sem se administrar a pilula, se elas não forem esterilizadas têm fortes probabilidades de virem a ter tumores. Por isso a operação é aconselhada mesmo quando a gata não tem acesso á rua. É o que acontece com a minha.
Beijokas
Kathleen
Pessoalmente, esterilizei as gatas que não quiz que reproduzissem, por volta dos dez meses de idade. Com excepção da Pang-I-Ao, que foi muito precoce (teve o 1º cio aos quatro meses) elas foram esterilizadas antes do 1º cio. Todas as outras tiveram as suas ninhadas antes de fazerem a operação. Até agora, só a Zazá é que foi operada de urgência, uma semana após ter tido os filhotes, devido a piómetra e tumor num ovário.
A vet. diz-me que quase todas as ovário-histerectomia (provávelmente não está bem escrito) que faz de urgência, são de gatas que tomam, ou tomaram, anti-conceptivos. E por isso ela recomenda que nunca os administremos às nossas gatas, nem uma única vez.