LauraMM Escreveu:Cada caso é um caso e cada gato é um gato, pois. Como a sua gatinha já tem 4 anos e nunca viveu com outro gato pode demorar mais tempo do que no caso de gatinhos mais novinhos. Eu estou a juntar duas, uma com 5 anos ou mais (não sei exactamente) e outra com 4,5 anos e não tem sido muito fácil, demora tempo.
Leia o artigo da Leonilde, ajuda muito. Vou contar a minha história nesse mesmo tópico, do artigo da Leonilde, para ficar tudo juntinho o que respeita a este tema.
Primeiro um parentesis
Segundo a ultima vet que me atendeu na clínica veterinária, no passado sabado, e que eu ainda não conhecia, e que foi até hoje, das que me atenderam, a que mais atenção deu aos aspectos comportamentais:
- Deve manter-se o novo gato, no minimo durante uma semana, num quarto com uma porta que não permita que se vejam. Durante essa semana o residente apercebe-se dele e apenas se cheiram por debaixo da porta. As nossas visitas ao novo gato servem para com calma e a sós com ele estabelecermos laços e nos conhecermos.
- Na semana seguinte devemos mantê-los separados mas de forma a verem-se, o ideal seria através de porta de vidro. e começar a fazer com que cada um associe ao outro coisas positivas, colocar o comer de cada um junto à porta, trocar os brinquedos e as mantinhas etc para que associem o cheiro do outro a coisas boas.
- Só após isto se deve começar a juntá-los com calma, supervisão e o bom senso dirá quando se podem deixar juntos àvontade.
Não esquecer de durante estas fases mimar muito o residente que vai andar perturbado. Passando estas fases com calma e tempo evitam-se os grandes stress que por vezes acontecem.
Eu, comecei por andar rapido de mais, e a seguir tive de recuar.
Mantive a nova menina num quarto 3 dias e depois deixei-as encontrarem-se no corredor. Ambas se assustaram, houve uns gritos à ninja e quase se pegaram.
Após isto deixei-as encontrarem-se aos bocados e passados 3 dias já não fechei portas.
Criou-se aqui um stress do pior, uma coisa de ódio, mesmo, com alguns momentos melhores em que parecia que já estava a ficar bom, mas depois à minima a coisa ficava feia.
Voltei a fechar a nova nos períodos do dia em que a residente está mais activa, e a abrir-lhe a porta nos momentos de calma, em que a residente já está com sono e já levou um milhão de mimos, ou acabou de brincar e está cansada, e tal.
Agora acho que está a melhorar, a Patinha no sofá sossegadinha ou no chão sem ser em momento de correria e jogatinas de futebol, vai olhando para a outra e o olhar de odio está a desaparecer e já me parece que começa a aceitar melhor.
Só quando vir que a coisa está mesmo calma, nesses momentos já de si calmos, vou começar a deixar a nova interpor-se nas brincadeiras e nos momentos que têm sido só da residente como por ex as brincadeiras comigo.
A minha residente é muito gordixa e a vet tambem me disse para evitar o stress não vá ela deixar de comer. Tem levado mimos e mais mimos e festas... e pede mais festas, e só quer colo coisa que era raro eheh são tão giros.
Isto é mesmo cada caso é um caso, mas há que não esquecer que os gatos são territoriais, não recebem bem interferencias nos seus domínios. É de evitar o stress do inicio, mais vale levar mais tempo que o necessário, do que menos, na minha opinião.