terça out 20, 2009 7:16 pm
Mbm1986,
Espero que a sua gatinha esteja a recuperar bem. É compreensível que se o tumor recidivar não a queira sujeitar a outra cirurgia. Apesar da gatinha ainda ser jovem, as anestesias fragilizam muito.
Infelizmente sei, como fica dispendioso, cirurgias e tratamentos. Mas para quem tudo tem tentado para salvar a gatinha, talvez mais um sacrifício e fazer a quimioterapia ou a radioterapia? A quimioterapia normalmente, só é feita de três em três semanas e em princípio não serão feitas muitas sessões consecutivas. Acredito que iria ajudar a aumentar a esperança de vida da sua amiguinha.
Já passei por uma situação semelhante. No caso da minha gatinha com sete anos de idade, o fibrosarcoma, apareceu alguns dias após a vacinação na região lombar.
Foi submetida a uma primeira cirurgia e após um mês teve recidiva, fez quimioterapia que ajudou a que o tumor não aumentasse.
Foi submetida a nova cirurgia, passados 4 meses e meio, nessa altura foi-lhe colocado no local onde estava o tumor uma "placa" pequenina (tipo gelatina, não sei explicar bem) que ia libertando quimio. Também tomava medicação oral para doenças oncológicas e para aumentar as defesas…
Passados três meses o tumor ainda não tinha tido recidivas, a gata sempre fez uma vida normal, comia, saltava, corria.
Infelizmente quando tudo parecia estar a correr bem…uma trombo-embolia levou-a em três dias…
Sei que só viveu dez meses desde do começo desta triste situação, mas sem cirurgias e sem quimio não teria chegado até aí. Para mim qualquer dia a mais que a minha gatinha vivesse e se não estivesse a sofrer já valia a pena…
Claro que cirurgias e quimio debilitam muito o organismo, mas há animais mais resistentes do que outros. Sei de uma situação de um animal com o mesmo problema só que é na região dorsal e que passados quase dois anos ainda cá está e a fazer vidinha normal…muitas sessões de quimio e outros tratamentos e também muito amor… têm sido uma mais valia…
Força para si e para a sua gatinha…espero que ainda tenha uma boa vidinha pela frente…