Fibrossarcoma Infiltrativo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo out 18, 2009 2:21 pm

mbm1986 Escreveu:Dando novas, ela já está mt melhor...
Segui o seu conselho leonilde, de fazer o colar com um pano, mas mesmo assim conseguiu tirar um ponto...
Se calhar fêz com poucas dobras. Ou seja; ficou pouco encorpado.

Dei a dica a uma senhora, na Clínica, para fazer um tipo chouriço, cheio com enchimento para almofadas ou então algodão em rama. É só colocar uma presilha de encaixe nas pontas para fechar e assim ficou com colar bem encorpado. Está a funcionar ás mil maravilhas :wink:

Mas, é como diz... ela está cheia de "pica"... :wink: :D e ainda bem :D

Quanto a decisões... são muito pessoais... :wink: e como já referi, leve um dia de cada vez e agora digo; sem decisões ou sofrimentos antecipados :wink:

As melhoras da gatinha :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
TatiMatos
Membro Veterano
Registado: quinta jul 09, 2009 1:48 am

domingo out 18, 2009 11:25 pm

Não seria de a gatinha fazer quimioterapia de prevenção..?

Digo eu... n sei se é como nas pessoas...mas há pessoas q mesmo quando se limpa tudo fazem quimio p prevenção... será q nos animais também é possivel...n sei... Alguém sabe?
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Tatiana Matos</strong></p>
<p><strong></strong></p>
mbm1986
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 11:05 am

segunda out 19, 2009 8:05 am

É possível sim, o veterinério até falou em radioterapia.
Mas para ser sincera existem 2 motivos que pesam muito na decisão de não o fazer: questões financeiras e local de residência... =(
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda out 19, 2009 9:11 am

Não há nada aí mais perto ou facilidade de pagamento por parte do vet?
:(
Enfim, isto sou só eu a supôr... Acredito que com tanta dedicação e sofrimento, já tenham ponderado todas as hipóteses.

Tal como referiu a Leonilde, são decisões pessoais e agora é altura de olhar em frente e fazer o melhor possível.

Força, estamos a torcer pela gatinha.

Vá dando notícias.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
TatiMatos
Membro Veterano

segunda out 19, 2009 9:23 am

mbm1986 Escreveu:É possível sim, o veterinério até falou em radioterapia.
Mas para ser sincera existem 2 motivos que pesam muito na decisão de não o fazer: questões financeiras e local de residência... =(
Pois... é muito caro a Radio ou a Quimio? É q possivelmente só seria necessário 1x p semana.... n sei... sei é k ajuda a evitar reaparecimento do problema... mas o dinheiro q tamb já deve ter gasto c as operações...
Pondere melhor...

Força gatinha!
<p>&nbsp;</p>
<p><strong></strong></p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça out 20, 2009 7:16 pm

Mbm1986,

Espero que a sua gatinha esteja a recuperar bem. É compreensível que se o tumor recidivar não a queira sujeitar a outra cirurgia. Apesar da gatinha ainda ser jovem, as anestesias fragilizam muito.
Infelizmente sei, como fica dispendioso, cirurgias e tratamentos. Mas para quem tudo tem tentado para salvar a gatinha, talvez mais um sacrifício e fazer a quimioterapia ou a radioterapia? A quimioterapia normalmente, só é feita de três em três semanas e em princípio não serão feitas muitas sessões consecutivas. Acredito que iria ajudar a aumentar a esperança de vida da sua amiguinha.

Já passei por uma situação semelhante. No caso da minha gatinha com sete anos de idade, o fibrosarcoma, apareceu alguns dias após a vacinação na região lombar.

Foi submetida a uma primeira cirurgia e após um mês teve recidiva, fez quimioterapia que ajudou a que o tumor não aumentasse.
Foi submetida a nova cirurgia, passados 4 meses e meio, nessa altura foi-lhe colocado no local onde estava o tumor uma "placa" pequenina (tipo gelatina, não sei explicar bem) que ia libertando quimio. Também tomava medicação oral para doenças oncológicas e para aumentar as defesas…

Passados três meses o tumor ainda não tinha tido recidivas, a gata sempre fez uma vida normal, comia, saltava, corria.
Infelizmente quando tudo parecia estar a correr bem…uma trombo-embolia levou-a em três dias…
Sei que só viveu dez meses desde do começo desta triste situação, mas sem cirurgias e sem quimio não teria chegado até aí. Para mim qualquer dia a mais que a minha gatinha vivesse e se não estivesse a sofrer já valia a pena…

Claro que cirurgias e quimio debilitam muito o organismo, mas há animais mais resistentes do que outros. Sei de uma situação de um animal com o mesmo problema só que é na região dorsal e que passados quase dois anos ainda cá está e a fazer vidinha normal…muitas sessões de quimio e outros tratamentos e também muito amor… têm sido uma mais valia…

Força para si e para a sua gatinha…espero que ainda tenha uma boa vidinha pela frente…
mbm1986
Membro

sexta nov 06, 2009 11:26 pm

Mais um dia muito triste...

Ao fim de tão pouco tempo reapareceu o tumor...
Sem palavras...
TatiMatos
Membro Veterano

sábado nov 07, 2009 12:21 am

mbm1986 Escreveu:Mais um dia muito triste...

Sem palavras...
:cry: :cry: :cry:

Que noticias tão tristes... já passou tanto essa gatinha e os doninhos :(
Mas esse tumor deve ser mesmo maligno, daqueles q n dão hipoteses, q impotência, nem quero imaginar o q sente...
Gostava de ter palavras q a animassem, mas nestas situações sei bem q n há nada k a possa animar...

Deixo-lhe um abraço de solidariedade...
<p>&nbsp;</p>
<p><strong></strong></p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sábado nov 07, 2009 8:53 am

Sem palavras...
É uma triste notícia! :(

Lamento...

Coragem e um abraço!
loucacloey
Membro Júnior
Registado: quarta ago 12, 2009 1:28 pm

sábado nov 07, 2009 11:53 am

bom (?) dia, estive até agora a (re)ler este tópico desde o inicio, já me emocionei, já chorei, fez-me voltar a um passado que foi de muita felicidade mas também angustia, já no final. Essa menina tem sido uma valente a passar por tantas operações e pós-operatórios complicados, mas esse maldito não dá tréguas...ela não merecia, nem os doninhos, passarem por tudo isto.
Muita força e coragem neste momento, que sei ser tão dificil.
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

sábado nov 07, 2009 2:32 pm

Não falei aqui antes com receio de preocupar a dona, uma vez que cada caso é um caso e nem todos têm o mesmo desfecho.

Tive uma gatinha (a Nina, que saudades) com o mesmo problema.

Apareceu-lhe pela primeira vez no final de 2006 (tinha 6 anos).
Foi operada, limparam tudo e mesmo antes do resultado da biópsia, começou logo a fazer quimio, mas um mês após a operação a massa voltou a aparecer.
Fez outra operação e as vets disseram-me logo que caso reincidisse, nem valia a pena voltar a operar, pois era um tipo de tumor dos mais agressivos.
Passado pouco tempo voltou a aparecer o tumor.
Os 4 meses seguintes foram um inferno, ela ou tinha o colar, ou coçava a zona do tumor com os dentes, fazendo feridas que infectavam deitando mau cheiro. As feridas não cicatrizavam e tinha sempre sangue pela casa toda.
Eu (grávida e com uma filha de 2 anos) e o meu marido já não aguentávamos mais ver a bichinha naquele estado.
Falámos com as vets e decidimos operá-la uma última vez.
A operação correu bem e teve o melhor pós-operatório de todos. Nunca mais precisou do colar, nunca mais fez ferida, continuou a dar as marradinhas do costume, brincava e embora o tumor tenha reaparecido e crescido imenso, fazia a sua vidinha normal.
Um dia, cerca de um ano após a última operação, deixou de comer. Tinha chegado o dia que tinhamos andado a evitar e tivemos de eutanasiá-la.

Nem consigo descrever a tristeza que ainda hoje sinto, mas ainda tive um ano e meio para me ir preparando para o pior.

Só me resta desejar que a sua gatinha ainda tenha muito tempo com qualidade de vida.

Boa sorte
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo nov 08, 2009 2:19 pm

Sem palavras...
:(

Nem consigo comentar. É sim uma situação angustiante e de pura tristeza.

Resta-me desejar-lhe paz e muita força :(

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo nov 08, 2009 7:23 pm

eu já ando a alucinar. só vejo pessoas com cancro, animais com cancro. tb. tive uma com essa maldita doença.
tanto sofrimento para quê? :evil:
anjjazul
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

domingo nov 08, 2009 8:01 pm

De facto não há palavras... :cry:

Fica apenas a solidariedade e os votos de muita força e coragem num momento tão angustiante.

Espero que a gatinha possa ainda ter algum tempo de qualidade de vida junto de quem tanto a estima :|

Força...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
mbm1986
Membro

domingo nov 08, 2009 11:45 pm

Muito obrigado a todos pelo apoio...

Eu nem sei que dizer, tentar ser forte para ela não perceber, mas custa tanto...

Saber que se tentou tudo, pensar q talvez mais uma operação lhe desse mais tempo, mas para quê? Novo pós-operatório doloroso? Mais uma anestesia em tão pouco espaço de tempo?

Coitadinha da minha bichana... é tão novinha...

Só resta o desabafo, o pensar na boa vida que ela ainda tem e aproveitar ao máximo o tempo com ela... Mas é horrível tentar valor ao que ela ainda tem, quando se sabe o valor do que se vai perder... =(
Responder

Voltar para “Gatos”