Fui assaltada por uma tuguinha esfomeada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mai 24, 2010 8:36 pm

Obrigada, amigas. :)

Marta, o fim-de-semana correu mesmo sobre rodas no sentido em que foi uma grande correia, mas enfim...

A Tuguinha continua linda e mansinha. Ainda não está com os outros, pois não tenho tido oportunidade de a juntar, mas tem tido a Sprite bastante tempo com ela e também já recebeu visitas do Torrinhas, do Andrea e do Lenny. Também já lhe entrou o Juca sala dentro, e aí a Tuguinha saltou do sofá e ficou do dobro do tamanho.

A Alcagoita não está melhor, infelizmente. Ontem não se conseguiu tirar-lhe sangue para análise cá em casa, mas também não a vou levar a fazer análises fora. Ela ontem estava muito murchinha, mas mesmo assim teve um arranque à Alcagoita e é impossível agarrá-la. Só recorrendo a meios extremos e acho que não é de recorrer a isso. Ela só queria estar totalmente escondida numa caminha.

À noite fiz-lhe soro e ela hoje está um pouquinho mais animada. Vi-a a comer uns grãozinhos de ração, mas pouco. Depois tive de sair e só voltei há bocadinho, de modo que não sei se terá voltado a comer. Se a separo é pior, ela fica stressada. Acho mesmo que ela está a chegar ao fim e não quero fazer nada que a faça sentir-se mal. Quero que tenha um fim o mais normal possível.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta jun 02, 2010 4:34 pm

Notícias da Tuguinha e também da Alcagoitinha...
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quarta jun 02, 2010 6:44 pm

Sinto muito pela Alcagoita,realmente se ela puder estar num sítio sossegadita é o melhor,ao menos que possa partir em paz... tadita da bichana e Força Tassebem para ultrapassar mais um momento díficil... :| :(
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jun 02, 2010 7:15 pm

então a menina alcagoita não estámelhor?
anjjazul
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jun 02, 2010 7:20 pm

Obrigada pelo cuidado, Miaus, martasal e anjjazul.

Hoje (para variar) estou com muito pouco tempo, portanto, brevemente: a Tuguinha está óptima e a Alcagoita vai-se aguentando, mas está muito magrinha.

Dou mais notícias logo que possa, OK?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta jun 02, 2010 11:21 pm

Miminhos para a Tuguinha, mas em especial para a Alcagoita. Deve ser uma situação muito difícil. Espero que ela não sofra muito.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jun 02, 2010 11:33 pm

a i.r. é uma doença terrível. infelizmente afecta muito os gatos, sobretudo os idosos. e pouco ou nada há a fazer. sobretudo nos velhotes. só se deseja que a doença vá estabilizando. felizmente que o pantufas foi comendo até ao fim. um dos sintomas é a anorexia. o pantufa continuou sempre gordinho. mas é uma tristeza
anjjazul
Tassebem
Membro Veterano

quinta jun 03, 2010 11:42 am

ambv Escreveu:Miminhos para a Tuguinha, mas em especial para a Alcagoita. Deve ser uma situação muito difícil. Espero que ela não sofra muito.
Pelo menos por enquanto, não aparenta sofrimento. Está é menos activa do que antigamente, come menos (só debica) e bebe muita água. Além disso, faz xixi no chão, à porta do WC, coisa que não acontecia antigamente. E é uma urina muito clara, parece só água.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

quinta jun 03, 2010 11:44 am

anjjazul Escreveu:a i.r. é uma doença terrível. infelizmente afecta muito os gatos, sobretudo os idosos. e pouco ou nada há a fazer. sobretudo nos velhotes. só se deseja que a doença vá estabilizando. felizmente que o pantufas foi comendo até ao fim. um dos sintomas é a anorexia. o pantufa continuou sempre gordinho. mas é uma tristeza
A Alcagoita só tem 5 anos. Teve a primeira (e única até agora) grande crise faz agora exactamente dois anos.
anjjazul
Membro Veterano

quinta jun 03, 2010 6:53 pm

Tassebem Escreveu:
anjjazul Escreveu:a i.r. é uma doença terrível. infelizmente afecta muito os gatos, sobretudo os idosos. e pouco ou nada há a fazer. sobretudo nos velhotes. só se deseja que a doença vá estabilizando. felizmente que o pantufas foi comendo até ao fim. um dos sintomas é a anorexia. o pantufa continuou sempre gordinho. mas é uma tristeza
A Alcagoita só tem 5 anos. Teve a primeira (e única até agora) grande crise faz agora exactamente dois anos.
ao pantufa foi diagnosticada a doença, teria ele 1.5 ano. e já apresentava sintomas, só que não se tinha descoberto a doença. durou 12 anos e meio. sempre gordinho, mas com crises de caixão à cova. tinha ataques de anorexia enormes. só começou a beber muita água no final. poucos meses antes de ir. este sintoma e o do xixi são mesmo típicos da ir. o joão gato metia dó. fazia xixi até na caminha. mas já tinha 15 anos e muito.
anjjazul
Tassebem
Membro Veterano

quinta jun 03, 2010 9:11 pm

Quem me dera que a Alcagoita durasse assim tanto, mas não é essa a opinião dos veterinários.
Por uma ecografia feita em finais do ano passado, um dos rins tinha deixado de funcionar por completo, e o outro estava a compensar, mas já com calcificações.
anjjazul
Membro Veterano

quinta jun 03, 2010 10:24 pm

Tassebem Escreveu:Quem me dera que a Alcagoita durasse assim tanto, mas não é essa a opinião dos veterinários.
Por uma ecografia feita em finais do ano passado, um dos rins tinha deixado de funcionar por completo, e o outro estava a compensar, mas já com calcificações.
assim ficou o pantufa no final. esse gato devia ser de ferro. não é normal resistirem tanto. ele ia piorando aos poucos. provavelmente começou com um problema muito ligeiro que se conseguiu controlar. no final, sofria de hidronefrose. um horror.
a ritinha está bem, mas os rins já começam a estar em mau estado. aos 15 anos não admira, mas em novinhos, é muito triste.
o stress agrava a doença. a alcagoita precisa de descanso
anjjazul
martasal
Membro Veterano
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta jun 04, 2010 11:44 am

Não tinha ideia que a i.r. fosse assim tão complicada, as minhas meninas já têm 11 e 12 anos e noto k bebem mta água, mas agora vou ficar mais atenta e vigiar melhor os seus comportamentos...
Como surgiu este problema da tété (melanoma da íris), depois a gravidez psicológica da nina... ainda tenho k ver o que se passa com a perda de peso da mais velha,a Ruca,pois ela parece-me mais magra do que é habitual... mas com tanta despesa ainda por pagar,custa-me ir lá e por isso vou adiando :roll: :oops: mas como ela corre e brinca e salta normalmente,tenho esperança k não seja nada...mas ogo k surja a oportunidade:Vet com ela!

De qualquer forma,espero que a Alcagoita se aguente bem e por muito tempo,sem sofrimento. O que lhe vale é ter alguém tão experiente nestas lides como a Tassebem, muita Força e Coragem para continuar a tratar de todos esses meninos e meninas :!:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
anjjazul
Membro Veterano

sexta jun 04, 2010 12:33 pm

martasal Escreveu:Não tinha ideia que a i.r. fosse assim tão complicada, as minhas meninas já têm 11 e 12 anos e noto k bebem mta água, mas agora vou ficar mais atenta e vigiar melhor os seus comportamentos...
Como surgiu este problema da tété (melanoma da íris), depois a gravidez psicológica da nina... ainda tenho k ver o que se passa com a perda de peso da mais velha,a Ruca,pois ela parece-me mais magra do que é habitual... mas com tanta despesa ainda por pagar,custa-me ir lá e por isso vou adiando :roll: :oops: mas como ela corre e brinca e salta normalmente,tenho esperança k não seja nada...mas ogo k surja a oportunidade:Vet com ela!

De qualquer forma,espero que a Alcagoita se aguente bem e por muito tempo,sem sofrimento. O que lhe vale é ter alguém tão experiente nestas lides como a Tassebem, muita Força e Coragem para continuar a tratar de todos esses meninos e meninas :!:
a i.r. começa a afectar os gatos a partir dos 10 anos. não quer dizer que aconteça a todos.
a rita fez análises há tempos e os valores da ureia e cratinina estavam ligeiramente alterados. mas os rins estavam a ficar danificados. ela come muito bem, mas aflige dormir tanto. é da idade. já vai para 16 anos. mas o que me preocupa, é espirrar tanto. já anda nisto há que tempos. nunca lhe encontraram nada. mas está pior. tb. tenho andado a adiar, mas vou ter de a levar rapidamente. ainda tenho uma conta grande do pinóquio para pagar. a cirurgia do max foi um balurdio. eram coisas inadiáveis.
tantos cuidados com o pinóquio para ficar sem ele. mas a rita está a preocupar-me. a idade não perdoa. e por sorte, tenho 8 animais seniores :roll: enfim, nem sei se conte o pinóquio :cry:
anjjazul
martasal
Membro Veterano

sexta jun 04, 2010 5:04 pm

anjjazul Escreveu:
martasal Escreveu:Não tinha ideia que a i.r. fosse assim tão complicada, as minhas meninas já têm 11 e 12 anos e noto k bebem mta água, mas agora vou ficar mais atenta e vigiar melhor os seus comportamentos...

a i.r. começa a afectar os gatos a partir dos 10 anos. não quer dizer que aconteça a todos.
a rita fez análises há tempos e os valores da ureia e cratinina estavam ligeiramente alterados. mas os rins estavam a ficar danificados. ela come muito bem, mas aflige dormir tanto. é da idade. já vai para 16 anos. mas o que me preocupa, é espirrar tanto. já anda nisto há que tempos. nunca lhe encontraram nada. mas está pior. tb. tenho andado a adiar, mas vou ter de a levar rapidamente. ainda tenho uma conta grande do pinóquio para pagar. a cirurgia do max foi um balurdio. eram coisas inadiáveis.
tantos cuidados com o pinóquio para ficar sem ele. mas a rita está a preocupar-me. a idade não perdoa. e por sorte, tenho 8 animais seniores :roll: enfim, nem sei se conte o pinóquio :cry:
Anji tente manter a calma,com todos esses meninos a precisarem de cuidados nãop pode haver grandes stresses... eu sei k está desesperada por não ter notícias do pinoquinho,mas o seu nervosismo afecta os outros animais... por eles tem que ser mto paciente numa situação difícil como esta...Força! :| :|
<p>Marc Bekoff</p>
Responder

Voltar para “Gatos”