O meu gato quer fugir (ajuda)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jul 26, 2010 12:07 am

a castração não torna os animais amorfos. tenham cuidado para não sofrerem desgostos.
anjjazul
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda jul 26, 2010 12:13 am

anjjazul Escreveu:a castração não torna os animais amorfos. tenham cuidado para não sofrerem desgostos.
A anjjazul está certa. Eu não gosto nada da ideia do meu Bichaninho ir "vadiar", pois o mundo lá fora está cheio de perigos. Estou sempre a dizer aos meus avós para o prenderem em casa, mas eles dizem que ele passa o dia a miar e ficam com pena dele.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda jul 26, 2010 12:16 pm

Skined Escreveu:eu nao disse que tratava mal os felinos disse apenas que n me fascinavam
eu nem ás moscas faço mal...
Skined é claro que tem o direito de não achar piada aos gatos, o que não acho certo é que venha dizer "que os gatos só aproximam das pessoas quando tem comida" quando isso é falso; acho errado falarem de coisas que não sabem.
Peixes e repteis não percebo nada, e nem sequer passa pela minha cabeça ter em casa peixinhos ou repteis, porque não me fascinam para animais de estimação, prefiro os gatos e cães pois tenho mais contacto directo com eles; ah e não ando nos fóruns dos peixes e repteis a falar do que não sei!

Rocasman as suas visitas ainda estão em sua casa? É que percebi que tinha tido visitas, mas pensei que fosse daquelas visitas de um dia, se as suas visitas ainda estiverem em sua casa, o gatinho está assustado pois não tinham contacto com a sua mãe e padrasto; a rotina de cas amudou e o gatinho ficou assustado!
Quando as suas visitas se forem embora as coisas podem voltar a ser o que eram, mas pelo sim pelo não só deixe o gato ir para o quintal com supervisão.
Rocasman
Membro
Registado: quinta mai 13, 2010 6:37 pm
Duas tartarugas - Liedson e Saviola;
E um gatinho atrevido no quinta

segunda jul 26, 2010 8:59 pm

June76 Escreveu:
Rocasman Escreveu:Pois... só o posso castrar daqui a 4/5 meses mas assim que puder vou fazê-lo... espero que fique mais calmo, eu tenho brincado com ele mas não me liga muito e mordem-me... quando adormece aceita mimos mas não por muito tempo... está mesmo desorientado... e eu também
Rocasman, não sei se a castração irá diminuir o desejo do seu gato fugir de casa. Eu mandei castrar o meu Bichaninho e mesmo depois disso ele adquiriu o habito de fugir de casa. Ele vive no campo com os meus avós e eles não o conseguem manter no quintal. Ele pula as vedações e vai para o mato (imaginem: caçar coelhos!) Eu já não sei se tenho em casa um gato ou um lince!

Imagem
Eheheh... gato ou lince é absolutamente delicioso!!! :)
Espero que não queria ficar com os coelhos e volte sempre para casa :)
Eu já nem deixo o Roscas ir ao quintal... não me imagino sem ele e se para o proteger tiver de o privar definitivamente das idas ao quintal... é o que vai acontecer!
Rocasman
Membro

segunda jul 26, 2010 9:06 pm

Miboki Escreveu:
Skined Escreveu:eu nao disse que tratava mal os felinos disse apenas que n me fascinavam
eu nem ás moscas faço mal...
Skined é claro que tem o direito de não achar piada aos gatos, o que não acho certo é que venha dizer "que os gatos só aproximam das pessoas quando tem comida" quando isso é falso; acho errado falarem de coisas que não sabem.
Peixes e repteis não percebo nada, e nem sequer passa pela minha cabeça ter em casa peixinhos ou repteis, porque não me fascinam para animais de estimação, prefiro os gatos e cães pois tenho mais contacto directo com eles; ah e não ando nos fóruns dos peixes e repteis a falar do que não sei!

Rocasman as suas visitas ainda estão em sua casa? É que percebi que tinha tido visitas, mas pensei que fosse daquelas visitas de um dia, se as suas visitas ainda estiverem em sua casa, o gatinho está assustado pois não tinham contacto com a sua mãe e padrasto; a rotina de cas amudou e o gatinho ficou assustado!
Quando as suas visitas se forem embora as coisas podem voltar a ser o que eram, mas pelo sim pelo não só deixe o gato ir para o quintal com supervisão.
Miboki foi mesmo isso, as visitas assustaram-no!
Ontem quando a minha mãe foi embora ele voltou à normalidade e já vinha para o meu colo fazer ronron muuuuuuuuuuuuuito tempo!!!
Fiquei muito contente, mas com o susto que apanhei nestes dias acho mais sensato não o deixar sair pois no 1º dia que vim aqui pedir a vossa ajuda ele tentou fugir 3 vezes e eu já estava a entrar em desespero... agora está meiguinho novamente e sinto-me muito mais descansada!
Acho mesmo que o facto de ter pessoas que ele não conhece cá em casa o deixou desconfiado e tentou "defender-se"... Vou continuar a vigiá-lo para não ter uma surpresa desagradável mas o meu Rosquitas já está bem melhor e agradeço-vos por todos os conselhos... ajudaram-me a manter a calma quando só me apetecia andar com ele colado a mim para todo o lado...
June76
Membro Veterano

quarta jul 28, 2010 1:59 am

Rocasman,

O Bichaninho agradece o elogio :) .
Perigo dele juntar-se aos coelhos julgo que não há porque até agora ele já trouxe dois para casa, um vivo e outro morto. Mas a verdade é que para além de gatos eu também gosto de coelhos e não me agrada a ideia dele ter descoberto uma toca e andar a roubar os coelhinhos à mãe, pois segundo os meus avós eles ainda são pequenos.

O problema é que no campo é quase impossível manter um gato sempre em casa, pois as pessoas têm o hábito de manter as portas abertas.
MissCat
Membro
Registado: segunda mai 24, 2010 1:04 pm

quarta jul 28, 2010 5:09 pm

Olá! Não li o fórum todo, mas lhe asseguro que deixar o gatinho ir à rua, basta uma vez para ficar para sempre sem ele. Não quero ser fatalista, mas gatos não são cães. Não se facilita!!! São esquivos como as enguias... desaparecem num instante sem deixar rasto!!! fugidos, atropelados, CREDO!!!

Se o adora não facilite!!! NEM UM POUCO!!!

A trela tem que ser com corpete, com coleira soltam-se, e ensaiada em casa para ele se habituar. Deve sair com uma coleira elástica, meramente identificativa (própria para gato) onde conste o nome da dona e o número de telemovel (no mínimo). E, sinceramente... cuidado com a largura do corpete... perdi a minha primeira gata com um corpete demasiado largo (de certeza... não parecia, mas estava, que ela fez umas reviravoltas e em menos de 10 segundos soltou-se).

Desejo-lhe muita sorte com o seu encantador gato!!! Abraço!

Não esquecer: NÃO FACILITAR!!! :wink:
Sirikit
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm

quarta jul 28, 2010 11:22 pm

Pela minha experiência, a maior parte dos gatos não gosta de festinhas na barriga. A barriga é uma parte do corpo vulnerável (talvez seja o instinto para se proteger do predador), e eu acho que eles sentem algo parecido como cócegas, o que é desagradável. As fémeas já gostam mais, talvez porque amamentam os bebés. Da próxima vez que a sua mãe vier, peça-lhe para NÃO fazer festinhas na barriga. Ele não gosta :evil: :!:

Quanto a castrar, pode castrá-lo mais cedo. Sei que na Alemanha castram a partir dos 3/4 meses (depende do vet), na Inglaterra por volta dos 6 meses de idade.

Achei isto (brasileiro)
http://adoteumgatinho.uol.com.br/materi ... racao2.htm
"Segundo a médica veterinária Paula Zopello, que é a responsável por todas as cirurgias dos gatinhos do Adote um Gatinho, é melhor castrar gatos quando eles ainda são filhotes. “Nessa idade, vários fatores facilitam a cirurgia: primeiro porque a recuperação dos filhotes é acelerada. Como os gatinhos ainda estão em desenvolvimento, a produção de células é mais rápida e conseqüentemente a cicatrização também”.

Paula afirma ainda que foi comprovado por várias pesquisas científicas em todo o mundo que a castração não interfere no crescimento e no desenvolvimento do gato. “Eles não precisam de hormônios sexuais para crescer; e castrar cedo ajuda a impedir o aparecimento de câncer de mama e de útero em fêmeas”, diz a veterinária. "

Boa sorte com o seu gatinho. É lindo
June76
Membro Veterano

quinta jul 29, 2010 1:08 am

Rocasman,

Eu peço desculpa por ter aproveitado o seu tópico para falar do meu Bichaninho. Mas na verdade as minhas preocupações são parecidas com as suas com o Roscas. O mais seguro para os nossos gatos é mesmo ficarem em casa.
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quinta jul 29, 2010 11:27 am

Ainda que seja apenas a presença das visitas a tornar o animal mais esquivo, se a rotina diária dele for andar no jardim vai inevitavelmente acabar por fugir....

quando amadurecer e as hormonas falarem mais alto é fatal como o destino... vai sumir.

além dos perigos obvios ( atropelamento, envenenamento, etc) existe ainda o risco muito concreto de se envolver em lutas territoriais, ser contagiado com doenças graves ( FIV, FELV ), ou simplesmente nunca mais voltar para casa.

se não quer ter desgostos castre o gato e adapte-o a uma vida indoor, pequenas incursões pelo jardim só com vigilancia depois da castração e mesmo assim nunca facilitar demasiado.

não há barreiras suficientemente grandes para um felino que quer mesmo escapar.

boa sorte.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 29, 2010 6:37 pm

Os meus gatos tinham imenso território e andavam livres. Tinham um vinculo fortissimo com os donos. Respondiam ao nome, seguiam-nos por todo o lado, dormiam em casa e comiam em casa mas ao mesmo tempo dispunham da sua liberdade e pediam para entrar e sair. Tive fêmeas esterilizadas e machos castrados e outros inteiros. Nunca nenhum me mordeu nem arranhou. Nem rosnar, coisa que não permito nem a cães nem a gatos.
Percebiam tudo o que se dizia.
Uns morreram bem velhos, um morreu com 21 anos de pneumonia, outro foi comido por uma raposa, ma acho que viveu bem feliz, tomara muita gente que eu conheço viver com a qualidade de vida dele!

Não quero ter gatos na cidade. É triste. Não gosto de ver felinos enjaulados nem gatos presos em apartamentos. Os meus animais esterilizados não vadiavam. É triste ver o olhar deles a olhar a rua lá fora e els eternamente por detrás do vidro, dentro de uma gaveta.
Não gosto de gavetas...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jul 29, 2010 8:10 pm

agora para além de ser preciso ser rico para ter animais, tb. há que reunir todas as condições. eu tb. não gosto de muita coisa e adapto-me quando é preciso
anjjazul
Rocasman
Membro

sábado jul 31, 2010 8:54 pm

Desculpem a ausência mas com o trabalho desta semana não foi fácil... June 76 sempre às ordens!!! :D Quanto mais partilharmos mais aprendemos... e obrigada a todos pelos elogios ao meu Rosquitas ele manda um grande e longo ronron para todos :D :D
pois é... os gatos não dão mesmo hipótese, com o calor gosto de abrir a porta do quintal e ele aproveita-se no mesmo instante para sair... tem ficado fechado e só vai ao quintal comigo mas esta semana o meu namorado descuidou-se e lá fugiu para o quintal do vizinho... ando sempre com medo quando chego a casa pareço uma tolinha porque tenho de me baixar para o apanhar que ele mal sente o carro a chegar vai logo para a porta... ele é rápido e fica doido com a rua... já lhe pus uma cadeira com um cobertor fofinho à beira da janela para ele poder observar e dorme lá grandes sonecas... não sei bem o que posso mais fazer, talvez ponha cerca no quintal para o caso de acontecer mais alguma escapadela...
Rocasman
Membro

sábado ago 07, 2010 11:14 am

Boa tarde, sei que este não é o tópico adequado mas como fui eu que abri sobre o Roscas acho escusado abrir outro... Ontem estava a brincar com o meu Rosquitas e os dentes dele ficaram presos na minha camisola e com a força que fez para se soltar partiu dois dentes, deitou algum sangue mas ficou tudo bem... hoje de manhã reparei que continua a sangrar esporadicamente e que lhe deve causar desconforto porque faz movimentos com a boca e com a língua de desagrado... o que posso fazer?
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

sábado ago 07, 2010 11:57 am

Rocasman, no seu lugar, eu telefonava ao veterinário para saber se ele achava necessária uma consulta ou não. Não sei dizer-lhe mais do que isto, porque nunca os meus gatinhos partiram dentes com essa facilidade em pequeninos.
Responder

Voltar para “Gatos”