Gatinho - conselhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

quinta dez 09, 2010 6:58 pm

NuriaAN Escreveu: ... já se decidiu em relação à raça?
Ainda não. Excluímos o Persa, por nenhuma razão especial, excepto um dos m/ filhos ter simpatizado menos...Acho que tem que haver unanimidade, o gato é p/ toda a família por isso é importante os miúdos verem-no ao vivo, interagirem um pouco (embora os criadores não gostem muito). O favorito das crianças é o Bengal, percebe-se porquê, parece um mini-leopardo. Mas já me disseram que ficaríamos melhor com um Bosques N., pelo temperamento...Há também um Main Coon muito engraçado, mas o preço é elevado (considerando que não tem documentos...). Não há dúvida que se escolhe mais pelo aspecto - um pêlo bonito e um porte elegante pesam muito, mesmo que não estejamos a pensar em competições. Há de certeza gatos menos vistosos que são um amor, mas é assim, ninguém disse que a vida é justa (nem para os gatos :lol: ).
Anamar7
Membro

quinta dez 09, 2010 7:13 pm

Anamar7 Escreveu: Se um Criador alega estar inscrito no CPF, o seu Gatil/Nome não deve constar da lista que o Clube disponibiliza:|
Tenho que esclarecer já isto: há criadores inscritos, com tudo em ordem ,mas que não desejam ver o seu nome na lista do CPF - tal não significa que haja algum problema. Liguei p/ o Clube, explicaram-me isto e confirmaram telefonicamente as informações que eu pretendia. Depressa e bem - não se pode pedir melhor 8) !
(Será por razões fiscais? Mas estas despesas não são dedutíveis...as pessoas pedem recibo? O :lol: M. das Finanças vigiará a criação amadora de animais?! :o )
Anamar7
Membro

quinta dez 09, 2010 7:31 pm

paulograve Escreveu: Infelizmente vivemos num mundo onde mais de 50% dos criadores apenas o fazem pelo dinheiro e não pelo gosto, onde as autoridades não são suficientemente eficazes na fiscalização.
Agradeço a todos, os vossos conselhos e sugestões têm sido úteis.
Já falei mais sobre felinos nas últimas semanas que em toda a minha vida, mas ainda bem, em todas as áreas se aprende. Estou convencida que um bom criador, um daqueles responsáveis que faz tudo by the book, não ganha assim tanto dinheiro...Posso estar enganada, mas parece-me que o fazem também por gosto,não forçando os animais e tratando-os com carinho.Entre as despesas imprevistas e as preocupações c/ pais e filhotes, a trabalheira que dá, não sei...
Depois há também o lado mais "louco" da questão - falei c/ uma pessoa que para considerar vender-me um gato, me enviou um questionário mais exaustivo que p/ empréstimo bancário :D (queria saber se eu tinha dinheiro p/ sustentar o animal, se fumava, se os m/ filhos tinham feito teste psicológicos na escola...). Uma Sra também me obrigou a prometer que se vendesse um animal, poderia falar com ele ao telefone, sempre que tivesse saudades... Não sei se estão a imaginar a cena - um dos m/ filhos ficou tão impressionado que disse logo que dava o TM dele ao gatinho... :lol: Completamente surreal!!!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 09, 2010 7:32 pm

Anamar7 Escreveu: (Será por razões fiscais? Mas estas despesas não são dedutíveis...as pessoas pedem recibo? O :lol: M. das Finanças vigiará a criação amadora de animais?! :o )
a partir do momento em que há comercialização, tem de de haver recibos e fiscalização do Ministério das Finanças. Tem de ser uma actividade declarada, seja amadora ou profissional, porque há dinheiro em jogo. É outra das razões porque a "criadeirice" é condenável e deve ser denunciada: fuga ao fisco!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 09, 2010 11:44 pm

Anamar7 Escreveu:
Ainda não. Excluímos o Persa, por nenhuma razão especial, excepto um dos m/ filhos ter simpatizado menos...Acho que tem que haver unanimidade, o gato é p/ toda a família por isso é importante os miúdos verem-no ao vivo, interagirem um pouco (embora os criadores não gostem muito). O favorito das crianças é o Bengal, percebe-se porquê, parece um mini-leopardo. Mas já me disseram que ficaríamos melhor com um Bosques N., pelo temperamento...Há também um Main Coon muito engraçado, mas o preço é elevado (considerando que não tem documentos...). Não há dúvida que se escolhe mais pelo aspecto - um pêlo bonito e um porte elegante pesam muito, mesmo que não estejamos a pensar em competições. Há de certeza gatos menos vistosos que são um amor, mas é assim, ninguém disse que a vida é justa (nem para os gatos :lol: ).
Um persa é bonito mas é extremamente trabalhoso e de manutenção exigente, penso nunca ser demais dizê-lo. O pêlo exige grooming diário, banhos e desembaraço frequente, produtos especificos, os olhos exigem atenção, enfim, conheço algumas pessoas que depressa deixaram de cuidar do pêlo dos bichos numa base diária e agora os gatos passam a maioria do tempo tosquiados.

Todos os gatos são lindos e longe de mim meter-me dentro da casa dos outros, mas na minha opinião, e já se sabe quem vai ter o trabalho de cuidar do animal, o melhor para uma pessoa que trabalha fora de casa com filhos é um gato de pêlo curto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta dez 10, 2010 12:46 am

Os bosques da Noruega têm pêlo comprido e não dão trabalho nenhum! :o
tlopes

sexta dez 10, 2010 1:22 pm

Por favor respeitem as escolhas dos outros membros e não desviem o assunto dos tópicos. A escolha de adoptar ou comprar é pessoal e não é permitido provocar as pessoas por optarem por qualquer uma destas opções.

Melhores cumprimentos,
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta dez 10, 2010 3:38 pm

Chamarrita Escreveu:Os bosques da Noruega têm pêlo comprido e não dão trabalho nenhum! :o
Os bosques têm pêlo semi-longo e não longo :wink: e dão trabalho sim. Não imagino um bosques sem ser escovado, principalmente na altura da transição Inverno/ Primavera. É que aquilo é "munta" pêlo :o
Chamarrita
Membro Veterano

sexta dez 10, 2010 3:48 pm

Eu TENTEI escovar a minha Bosques (dos chineses...) uma vez. Ela até gostou, na juba, mas no resto... desisti. Vai fazer 2 anos em Março e está com uma pelagem fabulosa! Vive em liberdade e só vem a casa quando quer (praticamente todos os dias, mas pronto :P), de resto passa a vida a passear pelo campo e no pinhal. :D Os Bosques, mesmo dos chineses, têm essa magnífica capacidade de auto-manutenção do pêlo. Se calhar com escovadelas ficava mais bonita (ainda) mas deixá-la, não tem nós nem rastas e anda feliz!
Anamar7
Membro

sexta dez 10, 2010 3:50 pm

amus Escreveu:
Chamarrita Escreveu:Os bosques da Noruega têm pêlo comprido e não dão trabalho nenhum! :o
Os bosques têm pêlo semi-longo e não longo :wink: e dão trabalho sim. Não imagino um bosques sem ser escovado, principalmente na altura da transição Inverno/ Primavera. É que aquilo é "munta" pêlo :o
Poiis...Pelo que já vi, todos precisam de uma boa escova regularmente (o Bosques tem 2 camadas, penso eu). Mas não há problema, eu gosto de fazer isso - a higienização lá de casa já conta, numa base diária, com 3 crianças e 1 cão, mais um gato não é problema... :D
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sexta dez 10, 2010 4:04 pm

Pois Anamar7 acredito, a mim só me faltam as criaças, mas são amplamente compensadas com animais de pêlo longo :lol:
Aliás eu tenho o cabelo maquina 3 e quando vou comprar secadores profissionais ou suportes para secador, as vendedoras olham smp pra mim com uma cara deveras interessante :lol: à última lá tive de explicar que era para os animais :lol:

Chamarrita,

Acredito que bosques dos chineses não necessitem de escovagem, até porque os que eram originais dos bosques da Escandinávia não deveriam requerer muita escovagem, a não ser que andasse o povo de cardadeira na mão caçar gatos para os escovar :lol: tudo onde o homem mete a mão acaba dependente. O pêlo dos bosques cria nós se não for escovado :wink:
Chamarrita
Membro Veterano

sexta dez 10, 2010 4:22 pm

amus Escreveu: Acredito que bosques dos chineses não necessitem de escovagem, até porque os que eram originais dos bosques da Escandinávia não deveriam requerer muita escovagem, a não ser que andasse o povo de cardadeira na mão caçar gatos para os escovar
Pois, ser dos chineses tem a sua vantagem! Mas já me fizeste dar uma boa gargalhada, imaginando os vikings a caçar gatos e escová-los com aquelas cenas para escamar o peixe! :twisted:
Flounder
Membro Júnior
Registado: domingo abr 25, 2010 4:28 pm

sexta dez 10, 2010 4:55 pm

Anamar7 Escreveu:
eu possuo dois bosques da Noruega e são dois gatos com personalidades diferentes. cada gato é um gato! o Gato é um doce, supermeigo e muito dependente dos donos. já a gata é muito mais independente, embora esteja mais solta actualmente! se optar por esta raça não vai ficar desiludida. claro que é a minha opinião! em relação ao pelo dá algum trabalho mas nada de outro mundo. escovo diariamente pois torna-se mais fácil a manutenção! boa sorte na escolha!

cumpts
Anamar7
Membro

sexta dez 10, 2010 5:25 pm

Flounder Escreveu: ...se optar por esta raça não vai ficar desiludida. claro que é a minha opinião! em relação ao pelo dá algum trabalho mas nada de outro mundo. escovo diariamente pois torna-se mais fácil a manutenção! boa sorte na escolha!
Obg, preciso muito de opiniões experientes, estou indecisa...Cada criador diz de sua justiça, acredito que até nem seja só para vender, mas não podem ser opiniões isentas...Para quem nada sabe, é confuso, até parece que não estamos a falar de felinos...Uns dizem que os Bosques atiram-se de todo o lado, é um sobressalto constante, têm acidentes e uma curta vida à conta disso; que o Main coon ao ser +/- trangénico, tem comportamentos bizarros e até agressivos (o que pode ser grave, pq é enorme), que os Bengal são logo roubados, sei lá eu que mais...Enviaram-me um pré-contrato onde diz que caso o gato não esteja a ser cuidado ao gosto do vendedor ser-me á retirado, não podendo opor-me judicialmente - isto é normal?! :o Não que esteja a pensar tratar mal o bichano, mas se for uma pessoa desonesta ou doida, pode tramar-me... :(
Chamarrita
Membro Veterano

sexta dez 10, 2010 6:09 pm

Isto é um mundo, Anamar... e nas adopções acontece o mesmo, a diferença é que o contrato (vulgo "termo de responsabilidade") não é legalmente válido, a n ser que seja transformado em cdedência de um bem. E sim, podem obrigá-la a devolver se acharem que não está a ser bem tratado...

Eu, que só tenho gatos rafeiros e adoptados, posso considerar-me isenta para lhe recomendar os Bosques da Noruega. São independentes, meigos, peludos, por norma saudáveis, pois é uma raça natural, apesar da interferência humana na criação de exemplares domésticos. E, ao contrário do que acontece nos cães e outros mamíferos, os machos felinos são, por norma, mais dóceis e totós do que as fêmeas; e, dentro destas, ainda há as com "feitiozinho", tartarugas ou tricolores - em todas as raças e "não raças". Mas, outra coisa a ter em conta, é que.... não há regras. Talvez se possa falar em tendências... Pesquise bastante sobre as raças que lhe agradam e, depois da eleição, procure um bom criador. Se todo o processo for demasiado cansativo e oneroso.... tem sempre outro caminho desafiador no mundo das adopções! :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”