Eu desde pequenina que sempre pedi animais aos meus pais... Eles foram-me dando hamsters (um de cada vez), peixinhos, cheguei a ter uma tartaruguinha e havia sempre um canário, e eles sempre me ensinaram, desde pequenininha, que a responsabilidade era muito grande, e punham-me a alimentar e a tratar dos meus animais, com supervisão deles como é óbvio... mas nunca me deixaram ter um animal que não fossem esses pequenininhos, e sempre me explicaram os porquês deles...
Um cão não, porque passávamos muito tempo fora de casa e o animal não ía ficar sozinho, quando mudei para apartamento, a situação agravou-se porque o cão teria de ficar fechado em casa, sozinho, todo o dia... um gato não, porque apesar de terem tido montes de gatos durante toda a vida deles, o último que tinham tido (já casados) além de ter sido uma má experiência, desapareceu, o que deixou a minha mãe muito mal e nunca tinham tido um gato fechado dentro de casa...
Enfim... eu lá me fui conformando...
Depois voltei à ideia do gato... e pedi-lhes, confesso que os chateei imenso, para que cedessem... mas o meu pai só cedeu quando quis, após conversar muito comigo e com a minha mãe, e quando achou que estávamos em condições para tal, afinal, adoptar um animal é uma responsabilidade muito muito grande e é para a vida e pode envolver muito dinheirinho... e foi ele que trouxe tudo o que o gato precisava, cá para casa, e ainda foi ele que andou à procura de gatos... e, apesar de eu dizer que todas as despesas veterinárias básicas são comigo (e tenho cumprido com dinheiro que vou recebendo em prendas pelos anos ou pelo natal) o meu pai diz sempre que, se necessário, ele paga, para eu não me preocupar com isso...
Depois, quando a Luz chegou, não foi muito fácil... ela fez algumas asneiras que chatearam a minha mãe e, primeiro que a minha mãe se conformasse que não podia ter as janelas abertas foi um ano de juízo (ainda hoje nos chateamos por causa disso)... E, muitas vezes, os meus pais se chatearam porque eu só pensava na gata, só falava na gata... E muitas vezes eu me chateava com ela porque me estragava alguma coisa, até me chegou a comer um bocado de um trabalho prontinho a entregar na escola... E depois ela foi-se tornando uma gata agressiva, com brincadeiras estúpidas, e um feitiozinho do pior e eles ficaram com medo que ela ficasse como o gato deles e eu ficava toda arranhada... E depois percebemos que, além de nós, esta gata tolera muita pouca gente, o que nos impede de ir de férias sem ela, já que não estou a ver ninguém querer tomar conta dela (nem ela se dava em casa de ninguém) ou entrar aqui em casa sem saber qual seria a reacção da Luz e nem eu confiava a minha gata a alguém... E depois, há muitas decisões que têm de ser feitas em função da Luz, ainda há muita gente que fica a olhar para nós porque antes de tomarmos uma decisão qualquer, pensamos na Luz e na possível reacção dela...
Mas todos a adoramos e já não nos passa sequer pela cabeça viver sem ela...
Acham que isto seria possível se a gata não tivesse aqui com a vontade de todos??
Eu queria muito outro gato... mas os meus pais não querem e estão do direito deles, eu também não lhes posso impor isso, afinal, eles já cederam mais do que aquilo que pensavam, ao dar-me a Luz... e, se eu pensar bem e em todas as despesas que eles têm comigo e com os meus animais, até compreendo a decisão deles!! Afinal, não somos ricos, se queremos continuar a dar o que damos aos nossos animais, não podemos ter muitas mais despesas... e depois, sabemos que iria ser muito complicado habituar a Luz a outro gato (não que não o venha a fazer, um dia, mas pronto)...
E tenho um exemplo de um animal "não desejado"... o meu porquinho-da-índia veio contra a vontade dos meus pais, foi uma decisão de minutos, porque ou vinha cá para casa ou, o mais provável, seria morrer num canto qualquer... Eles cederam mas, um ano depois, sempre que peço algo para ele, ainda ouço bocas dos meus pais... E eu, que sempre tratei dele, sentia-me muito triste porque ele tinha medo de mim, não me aceitava, só à bem pouco tempo é que começou a ficar mais confiante a comer o que lhe dava à boca, só à bem pouco tempo o vi comer, sem medos, à minha frente, só à bem pouco tempo é que ele começou a "falar" para mim, ele chegou a morder-me e é muito raro eles morderem... Mas nunca nos passou pela cabeça abandonar ou arranjarmos um novo dono para ele, afinal, ninguém trata melhor os nossos animais, do que nós próprios e eu bem sei o que me custou quando os meus hamsters tiveram ratinhos e eu tive de lhes arranjar donos...
Com isto quero dizer...
Uma adopção, dentro de uma família, deve ser muito bem pensada e discutida... o animal tem de ser sempre desejado, ou aceite, por todos os membros da família e sem pressões... senão a coisa dá para o torto e quem sofre é o pobre do animal...
Errar é humano, mas erros destes são muito graves... não se podem cometer...
Uma pessoa não pode tentar... uma pessoa tem de ter a certeza do passo que está a dar!! Adoptar um animal é para a vida, e temos de ser capazes de estar do lado dele, nos bons e nos maus momentos!!
Uma pessoa aprende com os próprios erros e com os erros que vê os outros cometer... Isto serve de exemplo para muita gente... Isto serve para as pessoas perceberem que se deve pensar com a cabeça e não com o coração...
Mas agora, o mais importante é a Misha... o mais importante é concentrar-mo-nos em arranjar uma casa para ela!!
Vejam o que me saíu na Rifa :D
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
Posso não estar perante os dados todos, mas a conclusão, a que acabei por chegar, é a de que estamos perante duas pessoas, ainda por cima adultos, irresponsáveis.
Aquilo que tanto se fala por aqui (e não só) que é “a responsabilidade” que assumimos ao decidir levar um animal para casa, infelizmente ficou bem patente nesta situação… em que alguém que apregoa essa responsabilidade, afinal…
Não chega “gostar muito de animais”!
Tem que se ter paciência (muita), tempo, “uns euros” e outras mais coisas, mas o mais importante, TER RESPONSABILIDADE!
Sem isso, sem RESPONSABILIDADE, “adoptem” peixinhos de água fria, e mesmo assim… não lhes invejo a sorte (a dos peixinhos!) …
Temos 4 gatos e 2 cães! Destes, fomos buscar 3, mas os outros 3 apareceram-nos, como que por “magia” em casa! E … lá estão!
Temos uma gata que já lá está em casa, faz em Dezembro 2 ANOS e … conseguimos fazer-lhe uma festa talvez 2 ou 3 vezes por semana! Incrível… gostamos dela tanto como gostamos dos outros 5! Não é defeito! É feitio!
Chegamos a casa depois de um dia inteiro a trabalhar e depois de irmos buscar o “puto” ao infantário (tem 18 meses) … é preciso passear os cães (para estes não correrem dentro de casa e ficarem um pouco mais sossegados), passamos ainda umas horitas a brincar com o “puto” e no meio da brincadeira andamos com um aspirador de “carregador” na mão a aspirar os tufos de pêlo que os 6 vão deixando cair (nesta altura então …); Há ainda no meio disto uns pequenos “arrufos” entre todos (principalmente entre os 4 gatos!!!), seja por causa dos brinquedos, seja por causa de outra coisa qualquer e … orientem-se… “resolvam a coisa sem nos meterem ao barulho senão vai ser pior”!
E o certo é que a coisa se resolve “numa boa”! Há uma hierarquia bem definida lá em casa e cada um sabe muito bem o seu lugar! De qualquer maneira, tal como nós, cada um deles pode acordar “virado” e daí?
Tudo é compensado com um simples olhar de cada um deles!
Estava a minha mulher grávida de 8 meses e … apareceu-me em casa com… 2 gatos! Ainda cá estão! Gravidez não é doença! Como adultos responsáveis (achamos que o somos, mas aceitamos outras opiniões…) falámos, pensámos, trocámos ideias, ponderámos bem, pensámos no “puto” que ia nascer daí a 1 mês, das medidas a tomar no momento e após o nascimento dele, fizemos contas e já tínhamos 2 gatos e 2 cães… a partir dessa altura ficámos com 4 gatos e 2 cães! Tudo decidido a dois!
… enquanto uns neste momento dormem descansados… outros há, a encetar uma “luta” para arranjar “finalmente” um Dono para a gatita! Enfim… RESPONSABILIDADE! Tudo se resume a RESPONSABILIDADE (ou à falta dela!).
http://quinta-da-queimada.blogspot.com
Aquilo que tanto se fala por aqui (e não só) que é “a responsabilidade” que assumimos ao decidir levar um animal para casa, infelizmente ficou bem patente nesta situação… em que alguém que apregoa essa responsabilidade, afinal…
Não chega “gostar muito de animais”!
Tem que se ter paciência (muita), tempo, “uns euros” e outras mais coisas, mas o mais importante, TER RESPONSABILIDADE!
Sem isso, sem RESPONSABILIDADE, “adoptem” peixinhos de água fria, e mesmo assim… não lhes invejo a sorte (a dos peixinhos!) …
Temos 4 gatos e 2 cães! Destes, fomos buscar 3, mas os outros 3 apareceram-nos, como que por “magia” em casa! E … lá estão!
Temos uma gata que já lá está em casa, faz em Dezembro 2 ANOS e … conseguimos fazer-lhe uma festa talvez 2 ou 3 vezes por semana! Incrível… gostamos dela tanto como gostamos dos outros 5! Não é defeito! É feitio!

Chegamos a casa depois de um dia inteiro a trabalhar e depois de irmos buscar o “puto” ao infantário (tem 18 meses) … é preciso passear os cães (para estes não correrem dentro de casa e ficarem um pouco mais sossegados), passamos ainda umas horitas a brincar com o “puto” e no meio da brincadeira andamos com um aspirador de “carregador” na mão a aspirar os tufos de pêlo que os 6 vão deixando cair (nesta altura então …); Há ainda no meio disto uns pequenos “arrufos” entre todos (principalmente entre os 4 gatos!!!), seja por causa dos brinquedos, seja por causa de outra coisa qualquer e … orientem-se… “resolvam a coisa sem nos meterem ao barulho senão vai ser pior”!

Tudo é compensado com um simples olhar de cada um deles!
Estava a minha mulher grávida de 8 meses e … apareceu-me em casa com… 2 gatos! Ainda cá estão! Gravidez não é doença! Como adultos responsáveis (achamos que o somos, mas aceitamos outras opiniões…) falámos, pensámos, trocámos ideias, ponderámos bem, pensámos no “puto” que ia nascer daí a 1 mês, das medidas a tomar no momento e após o nascimento dele, fizemos contas e já tínhamos 2 gatos e 2 cães… a partir dessa altura ficámos com 4 gatos e 2 cães! Tudo decidido a dois!
… enquanto uns neste momento dormem descansados… outros há, a encetar uma “luta” para arranjar “finalmente” um Dono para a gatita! Enfim… RESPONSABILIDADE! Tudo se resume a RESPONSABILIDADE (ou à falta dela!).
http://quinta-da-queimada.blogspot.com
Eu estou a viver dias complicados.
Senão vejamos:
O Martin Afonso embirra com a Isis Maria que, para se vingar vai bater no Leonardo Xavier.
Por outro lado, por andarem aborrecidos com a ausência de um dos seus amados donos, tanto a Isis Maria como o Pierre Ninou querem bater no Eurico d´Assis.
Ele, que foi gato muito maltratado e já por si, passa temporadas debaixo da minha cama, no caso de ouvir barulhos estranhos, está lá refugiado há quase um mês.
Todos os dias levanto o colchão de uma cama que tem 2 metros, varias vezes para o tirar, para apanhar ar e ir a WC.
Comer e beber só mesmo protegido.
Há que acrescentar que alem de levantar o colchão, tenho de retirar os 4 gavetões que tem a cama.
Pensem que eu tenho a idade da Leo e várias complicações de saude.
Depois tenho o Vicente Faruk que faz 90% dos xixis e cócós fora do WC.
Já tentei inumeros truques e tem vindo a melhorar mas, entretanto passaram quase 5 meses.
A criadora, propôs-me trocá-lo por outro.
Mas é este que eu amo e há-de passar.
Os outros felizmente portam-se bem.
É preciso muito amor para aturar isto tudo mas fui eu que os quis ter.
Nenhum deles me apontou uma arma á cabeça e me obrigou a trazê-los para casa.
E depois os ronrons, as turrinhas, os olhares que trocamos valem tudo e fazem-me esquecer o trabalhão que dão.
Senão vejamos:
O Martin Afonso embirra com a Isis Maria que, para se vingar vai bater no Leonardo Xavier.
Por outro lado, por andarem aborrecidos com a ausência de um dos seus amados donos, tanto a Isis Maria como o Pierre Ninou querem bater no Eurico d´Assis.
Ele, que foi gato muito maltratado e já por si, passa temporadas debaixo da minha cama, no caso de ouvir barulhos estranhos, está lá refugiado há quase um mês.
Todos os dias levanto o colchão de uma cama que tem 2 metros, varias vezes para o tirar, para apanhar ar e ir a WC.
Há que acrescentar que alem de levantar o colchão, tenho de retirar os 4 gavetões que tem a cama.
Já tentei inumeros truques e tem vindo a melhorar mas, entretanto passaram quase 5 meses.
E depois os ronrons, as turrinhas, os olhares que trocamos valem tudo e fazem-me esquecer o trabalhão que dão.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 04, 2007 8:13 pm
O "problema" é que nem toda a gente pensa assim, e enquanto são tudo facilidades,optimo..depois quando começam os problemas,quer sejam comportamentais,quer sejam de saude, é muito mais facil,levar o animal a um canil ou devolvê-lo "à base", coisa que não me admira nalguns seres que se dizem humanos, mas em outros que até têm ou deveriam ter alguns conhecimentos, deixa-me alguma confusão as desculpas arranjadas, e coisa que não tolero é "atestados de ignorancia", que por vezes nos tentam passar.lagutrop Escreveu:Eu estou a viver dias complicados.
Senão vejamos:
<strong>"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana"</strong>
Charles Darwin
Charles Darwin
lagutrop Escreveu:O Martin Afonso embirra com a Isis Maria que, para se vingar vai bater no Leonardo Xavier.
Pierre Ninou querem bater no Eurico d´Assis.
Depois tenho o Vicente Faruk

Graças ao meu "feitiozinho" tenho uns ninos muito educadinhos! Tirando um arroto ou outro, parecem soldadinhos a marchar no exército! Credo, lá tinha pachorra para aturar birras dessas!

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
LuMaria quem tem muitos sabe que há fases muito calmas e outras em que embirram uns com os outros,
Mas são só patadas.
Não há portas fechadas nem feridas.
Mas são só patadas.
Não há portas fechadas nem feridas.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Adorei os nomes dos pestinhas!!lagutrop Escreveu:O Martin Afonso embirra com a Isis Maria que, para se vingar vai bater no Leonardo Xavier.
Pierre Ninou querem bater no Eurico d´Assis.
Depois tenho o Vicente Faruk
Concordo a 100% do que o SiameseMaria disse, é preciso ter responsabilidade quando se assume um animal!
Ah e também é preciso muito amor e paciência, mas eles nos dão tanto que recompensa!
Lá isso é verdade.lagutrop Escreveu:LuMaria quem tem muitos sabe que há fases muito calmas e outras em que embirram uns com os outros,

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>