Os Perigos da Vacinação em Excesso

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sexta mai 28, 2004 10:13 pm

Já aqui disse várias vezes que cada um de nós fará aquilo que melhor entender com as informações que tem à disposição. E não me refiro às informações contidas neste tópico (para alguém tomar uma decisão em consciência, obviamente que não se pode basear apenas no que é debatido num fórum), mas sim às valiosas informações que podemos encontrar na Internet. O importante é saber procurar informações actualizadas e fidedignas. E é precisamente com base nas informações que tenho à disposição que considero que a linha que defenda a revacinação de 3 em 3 anos é a linha de pensamento mais correcta.

Quanto à sua gata, naturalmente fará aquilo que melhor entender. Mas não nos podemos esquecer que é um facto que existem casos de desenvolvimento de fibrossarcomas no local da inoculação. É um facto que existem recomendações para que as vacinas sejam dadas na coxa e não no dorso, já a pensar na necessidade de uma eventual amputação. Ou seja, é um facto que existe cancro associado à vacinação. E acho que todos concordaremos que um cancro não é apenas uma complicação.

Tréguas? ;)
tigris
Membro Veterano

sexta mai 28, 2004 10:15 pm

rep.
casadeanavaI
Registado: sexta mai 28, 2004 10:42 pm

sexta mai 28, 2004 10:58 pm

0,001 %

Fiquem bem
mlm
Registado: quarta ago 06, 2003 7:08 am

sábado mai 29, 2004 6:14 am

Depois de tudo o q li aqui cheguei a uma conclusão:

vacinarei os meus de 2 em 2 anos

"nem tanto ao mar, nem tanto à terra" ;)

Be happy :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 29, 2004 7:51 am

Perfeitamente.

E olhe, quando fôr ao médico e lhe for precrito um antbiótico, em vez de o tomar de 12 em 12 horas, tome de 24 em 24

Nem tudo ao mar nem tudo à terra ;)

Casa de AnavaI ?

:D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
tigris
Membro Veterano

sábado mai 29, 2004 11:35 am

CasadeAnaval Escreveu: E olhe, quando fôr ao médico e lhe for precrito um antbiótico, em vez de o tomar de 12 em 12 horas, tome de 24 em 24
Ai essas comparações... Mas já que passámos das vacinas utilizadas em animais para os antibióticos utilizados por humanos, por acaso até existem estudos que ligam o consumo prolongado de antibióticos a um risco maior de contrair cancro mamário. Ainda não se sabe ao certo é porquê.

É a tal coisa, tudo o que seja administrado com maior frequência, em doses mais elevadas e por um período de tempo mais longo do que o necessário causará inevitavelmente mais efeitos secundários.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado mai 29, 2004 2:55 pm

CasadeAnaval Escreveu: Perfeitamente.

E olhe, quando fôr ao médico e lhe for precrito um antbiótico, em vez de o tomar de 12 em 12 horas, tome de 24 em 24

Nem tudo ao mar nem tudo à terra ;)

Casa de AnavaI ?

:D
Vasco olhe que os raciocínios analógicos são os mais falíveis de todos :D :D

Essa da casadeanavaI teve piada :lol: :lol: os nossos clones andam muito imaginativos, sim senhor!! :p
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 29, 2004 4:58 pm

Nem era a questão de analogia, eu estava a recorrer à ironia pura, porque não vi em ninguém o desejo de confrontar duas teorias, foi tudo bebido com um amén :D

~´E que mesmo a teoria da vacinação trienal não é de forma alguma assim simplista como tem sido apresentado :D

Fquem bem ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mai 29, 2004 5:06 pm

CasadeAnaval Escreveu: Nem era a questão de analogia, eu estava a recorrer à ironia pura, porque não vi em ninguém o desejo de confrontar duas teorias, foi tudo bebido com um amén :D
Pelo menos da minha parte não foi bebido dessa forma... ;) :lol: , tanto que me limito a continuar com a mesma forma de vacinação, a Anual...
Gosto muito de ver para crer... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tigris
Membro Veterano

sábado mai 29, 2004 5:24 pm

CasadeAnaval Escreveu: ~´E que mesmo a teoria da vacinação trienal não é de forma alguma assim simplista como tem sido apresentado :D
Mas ainda não entendeu que essa sua táctica de confundir e cansar as pessoas comigo não funciona? Apesar de ser cansativo, repito-me as vezes que forem necessárias!

Foi aqui introduzido um assunto muito importante relativamente à saúde dos nossos animais. E, obviamente, o que tem sido aqui debatido é uma pequena amostra das informações que estão à nossa disposição. Daí que tenham sido indicadas referências para as pessoas consultarem (aliás, ainda estou à espera da referência que lhe pedi). Agora cabe às pessoas informarem-se melhor para tomarem uma decisão em consciência. Como já disse antes, para alguém tomar uma decisão, terá obviamente de se informar acerca do assunto em questão, não se podendo basear apenas no que é debatido num fórum, ou entre amigos, ou no café.
CasadeAnaval Escreveu: não vi em ninguém o desejo de confrontar duas teorias, foi tudo bebido com um amén :D
Por muito incrível que lhe possa parecer, o facto de outras pessoas não se terem pronunciado não quer dizer que tenham "bebido tudo com um amén".
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 29, 2004 6:47 pm

Ó Tigris, não estou aqui para convencer alguém do que penso, quem sou eu para o fazer e já agora a responsabilidade de seguir ou não o esquema de vacnação é de cada um, se der para o torto, a responsabilidade é do dono, nada mais.

Para mim tanto me faz que você vacina ao ano à decada ou com àgua do luso, para mim é indiferente, pare é de dizer que os outros andam a distorcer as suas palavras, porque sinceramente as palavras ditas nems equer são suas ;)

Fiquem bem :D

E...não digam amén.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 29, 2004 7:02 pm

tigris Escreveu: Como escrevi noutro tópico, para quem estiver interessado neste assunto, vou tentar fazer uma resenha do que tenho lido e pesquisado acerca da vacinação em excesso a que estamos a sujeitar os nossos animais.
Você é imunologista ? Não me parece, ou seja, é autodidatismo...ok...mas isso é perigoso numa àrea desta vastidão

Por exemplo, a imunidade conferida pela vacina contra a panleucopenia felina dura por mais de sete anos ou até mesmo a vida inteira do animal. As outras vacinas felinas (rinotraqueite, calicivirose e raiva) conferem imunidade por pelo menos três anos.
A sério ? Não sabia que existiam datas exactas, afnal, não tnha dito que os testes a longo prazo de imunidade não eram feitos ? Como chegou a esta conclusão ? :D

Os riscos de uma vacinação excessiva não se resumem a um eventual cancro; vários efeitos secundários nocivos têm sido associados às vacinas graves reacções alérgicas, anemias hemolíticas auto-imunes e fibrossarcomas no local da inoculação.
Quantos casos por milhão, sabe ? ;)

Além de que todas as vacinas reduzem as defesas do sistema imunitário durante duas a três semanas, o que poderá atrasar a imunidade (enquanto o corpo cria anticorpos) e fazer com que o animal se torne susceptível a outras doenças. E, quanto mais vacinas forem dadas de uma vez, maior a pressão sobre o sistema imunitário (pois tem de desenvolver anticorpos contra mais doenças).

quote] Por outro lado, também é certo que não podemos ter garantias de que a vacina surtiu efeito. Vacinação não é garantia de imunidade. Quantos animais não sofrem doenças contra as quais tinham sido vacinados?
quote]
Já agora, quantos ? E face a quantos que morrem por não ser vacinados ?
As 27 faculdades de medicina veterinária dos EUA estão a alterar os protocolos de vacinação para cães e gatos.
Estão alterar todas ? A sério ? E já aora nforme sobre as as da Europa ?
Não existem nenhuns dados científicos que comprovem as indicações das farmacêuticas para a readministração anual de vacinas de vírus modificado. Os testes quanto à duração da imunidade são levados a cabo pelas farmacêuticas, mas normalmente decorrem apenas por um ano. Ou seja, não é o efeito da vacina que "passa" ao fim de um ano, mas sim o teste que termina ao fim de um ano, normalmente por motivos financeiros. Um estudo da imunidade conferida pelas vacinas a longo prazo custaria uma fortuna.

Ora, ora... isto é uma contradição de alguém que disse mais acima que a imunidade dura até 7 anos em alguns casos, ou a vida toda, e não me falem de distorção, está tudo acima tintin po tintim.
Tendo em conta estas informações, e pesando os prós e os contras, optei pela revacinação tri-anual dos meus animais. Tomaram todos as primeiras vacinas recomendadas, foram revacinados um ano depois (na eventualidade de as primeiras vacinas não terem surtido efeito) e só voltarão a ser revacinados daqui a 3 anos

Llendo o que está a bold, o que se deduz é que se contradiz a si mesmo, quem lhe garante com essa forma de pensar que eles ficaram munizados na revacnação que efz just in case ? :D
Como donos conscientes, podemos e devemos minimizar os efeitos secundários das vacinas evitando as vacinações desnecessárias.

Com o devido respeito, mas é você que sabe qundo uma vacna é desnecessária ? ;)
quote]
Atenção que isto também é válido para quem recolhe por norma animais da rua. A imunidade das vacinas dura bem mais do que apenas um ano, não havendo necessidade da tão apregoada revacinação anual. [/quote]

Mais uma vez, se não existem os tais testes de imunidade a longo prazo, como é que sabe ?

Fquem bem ;)
tigris
Membro Veterano

sábado mai 29, 2004 7:50 pm

Agora que passou finalmente às citações, só cita o que lhe convém e fora de contexto, mas lá iremos.

Por acaso leu as referências que já foram indicadas e deu-se ao trabalho de recolher mais informações acerca deste assunto? As farmacêuticas afirmam que as vacinas têm de ser readministradas todos os anos porque os estudos que fazem duram apenas um ano (no poupar é que está o ganho). Não há dados científicos que comprovem que a imunidade dura apenas um ano. Aliás, é consenso entre os imunologistas e peritos que a duração da imunidade é muito superior e que abrange provavelmente a vida do paciente. Segundo as pesquisas mais recentes, a imunidade da vacinação principal (panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose para os gatos; esgana e parvovirose para os cães) mantém-se por pelo menos 3 anos.

Quanto à vacinação a que sujeito os meus animais, optei por seguir o protocolo que recomenda isso mesmo que escrevi: primovacinação (que inclui sempre vacinação de reforço), revacinação um ano depois e, subsequentemente, revacinação de três em três anos. É muito pouco provável que, entre as 3 vacinas incluídas na primovacinação e na revacinação um ano depois, nenhuma surta efeito.

Quanto às faculdades de veterinária dos EUA, pelo menos 22 das 27 já alteraram de facto (nem sequer estão a alterar) o protocolo de vacinação. Na Europa, apesar de nenhuma entidade ter tomado posição a favor dos novos protocolos de vacinação, já existe um movimento de veterinários nesse sentido.

Para que fique bem claro, o que está em causa não é vacinarmos os animais ou não. Eles devem e têm de ser vacinados! O que está em causa é não sujeitarmos os animais a uma vacinação em excesso que os pode prejudicar e que não surte efeito. Está o cliente a pagar por algo que não é eficaz (os anticorpos da primeira vacina bloqueiam vacinas subsequente) e que pode prejudicar seriamente a saúde do seu animal.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 29, 2004 7:56 pm

Sabe, uma coisa é argumentar e apresentar provas, outra, como você, usar como argumento que os outros deturpam as suas palavras.

Por essa razão não é possivel discutr este assunto consigo, fez a sua própria lavagem ao cérebro, ok :D

Os americanos são todos inteligentes, os europeus são todos estúpidos.

Como me dizia um neurologista amigo meu, os USA não cosneguem olhar para um doente sem fazer logo análises a tudo, ncluindo ao pé de atleta, os europeus, usam a cabeça :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado mai 29, 2004 8:02 pm

sugestão para título do tópico - os perigos da verborreia em excesso :evil:
Responder

Voltar para “Gatos”