depassagem, receios há-os sempre. Faça como a moreirinha disse informe-se com o vet, fale com ele. Se achar que o preço da castração/ esterilização é muito caro informe-se de seguros de saúde para animais. Já foi um assunto aqui debatido na arca: o valor anual é relativamente baixo e cobrem intervenções cirúrgicas como castrações/ esterilizações e outras daquelas que esperamos que não sejam nunca necessárias. Não cobrem vacinas mas têm muitas vantagens. Aí convém se calhar informares-te com os teus pais ou pesquisa bem e propõe isso. Se tiveres algum dinheiro de parte era boa ideia isso amolece um pouco os pais, até porque percebem que tens algum sentido de responsabilidade pela gata. Quanto ao factor custo podes sempre dizer que se a gata não for operada, mesmo sem tomar pílula, corre um grande risco de desenvolver tumores ou cancro nas zonas removidas na dita operação. E isso, além de fazer a gata sofrer, sai caro. Muito mais que uma esterilização. Já para não falar noutros riscos. Quanto ao pós-operatório elas recuperam bem. Quando muito ficam um dia ou dois mais "abananadas" por causa da anestesia e do penso ou assim.Mas tudo passa. E quanto a brincadeiras ainda não vi um gato que quando convidado para a brincadeira não brinque

mesmo com alguma idade... Castrado ou não!
Quanto à procura de gatos assim, bem, não sei onde vives mas diz a essas pessoas, gentilmente claro, se não querem ir a um sábado ou domingo, ou dia de semana whatever, passear à União zoolófila. Ao albergue. Se gostam de gatos lá encontram de certeza. E nesta altura do ano ainda há muitos gatinhos fofos para adoptar. Se querem ter um gato apenas porque tem o pelo longo e focinho achatado não gostam do animal, gostam do status de ter o animal "diferente" e isso pode mudar; imagina que a moda será depois ter pinchers? 'Bora p'ós pinchers e os gatos que se desenrasquem. Isto só para que percebas que o mundo por vezes não é assim tão rosa quanto o queres ver. Isto sem alarmismos, ainda há pessoas que não farão nada do mencionado acima.
Outra coisa, ninguém tem nada contra gatos surdos e/ ou brancos. Apenas, como se vêm gatos abandonados todos os dias, pensamos que se esses passam pela infelicidade de o serem correm muitos riscos. Além disso muitos gatos brancos têm um risco maior de carcinomas se apanharem muito sol. E seja em casa ou na rua, isso não é bom (além de não o ser para o animal, o dono também vê a carteira a esvaziar). Resumindo: informa-te, na net, com um vet, não interessa. Nem que mais não seja ficas informada sobre o assunto. E olha que há muita gente por aí que não o está. Há um site bom que informa sobre a esterilização, será bom para mostrares aos teus pais:
http://www.esteriliza-me.org/porque_esterilizar 
cada "separador" tem informação muito útil...
E não te quero alarmar, quero informar-te

e desculpem o texto longo...
Isa.