Farrusco - Algumas dúvidas e questões

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
F_Maia
Membro Veterano
Registado: sexta jun 16, 2006 2:04 pm

segunda set 25, 2006 2:20 pm

Olá!

Venho só dar algumas novidades em relação ao Farrusco! Fui hoje falar com veterinária, pois para além da dúvida em relação ao arfar quando brinca (coisa que já raramente tem acontecido), também estava preocupada em relação ao facto de agora ele andar com a paranóia de me chuchar nos dedos da mão!!
Em relação à questão do arfar, ela disse-me que em principio deverá ter sido do excesso de exercicio associado ao calor que se fez sentir aqui...disse-me para ficar atenta se isso acontecer com frequência juntamente com sintomas de falta de apetite, apatia, vómitos ou outros sintomas anormais, pois aí é que deverei levá-lo lá para se realizarem outros exames complementares. Já a questão de chuchar nos dedos, é puramente mimalhice da parte dele... :lol: ela diz que ele me vê como mãe e que está muito dependente de mim, daí ter esse comportamento, bem como andar sempre atrás de mim, andar sempre a pedir miminhos, fazer a miadeira de zangado sempre que não lhe faço as vontades, enfim, está um mimado!! :lol:
De salientar que não o levei lá porque a veterinária dele está de férias e quem me atendeu foi a outra veterinária, e como não era nenhuma urgência ele vai lá quando a veterinária dele vier das férias, mesmo para que ela veja se ele já pode ser castrado!

;)
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
F_Maia
Membro Veterano

quinta set 28, 2006 10:53 am

Olá novamente!

Tenho uma dúvida em relação à marcação de território dos gatos: para além do cheiro, existe alguma outra forma de ver se o gato já marca território? Digo eu que ao marcarem território, o local onde marcam deve ficar encharcado com xixi, ou não? Eles deixam de fazer o xixi no caixote e passam a fazê-lo exclusivamente noutros locais?
Pergunto isto porque esta semana tenho dado conta de "cheiro a gato" em casa, coisa que não acontecia, mas não encontro nenhum local molhado ou encharcado com xixi...além disso ontem à noite, estava o Farrusco sentado, e quando se levantou ficou uma marca muito, mas mesmo muito ligeira de água no chão mas não tinha cheiro, parecia uma gota de água muito pequenina...eu sei que ele tem feito xixi no caixote como de costume, mas não sei se já estará a marcar território...
<p><strong>A minha assinatura anterior era bem menos interessante que esta....</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 28, 2006 11:10 am

F_Maia Escreveu: (...)
parecia uma gota de água muito pequenina...
Essa marca de água, se não tem cheiro, deve ser só urina! Podia estar com a bexiga cheia e ao saltar, saiu-lhe! O "spray" da demarcação tem um cheiro intenso! ;)

Se esse cheiro intenso é o que sente pela casa, então vá pondo olho a ver... é capaz de estar a começar a demarcar, sim ;)
Que idade tem o gatinho?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
F_Maia
Membro Veterano

quinta set 28, 2006 2:51 pm

O Farrusco tem cerca de 6 meses e meio...Eu dou conta do cheiro quando chego a casa, e como moro num T1 mais depressa noto...É um "cheiro a gato" (não o sei descrever de outra maneira...) mas não é incomodativo porque depois de estar em casa deixo de notar...não sei se será próprio da idade do gato, pois os humanos quando crescem também desenvolvem um cheiro caracteristico (sem ser o da sovaqueira :lol: ) através das feromonas, não sei se com os gatos será assim...ainda por cima ele não tem acesso à rua, está todo o dia em casa, não vai "arejar"... :lol: Se calhar até estou a dizer alguma asneira...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 28, 2006 7:03 pm

Depende... há quem depois de estar dentro da casa deixe de sentir qualquer cheiro por muito incomodativo que seja!

Com essa idade é normal, sim, que esteja a começar a demarcação!
Contudo não digo que não passe mesmo só de urina...?!

Veja se ele come bem, se brinca, se faz a higiene dele, se urina na posição normal quando vai ao areão, enfim...se está espertinho...? ;) Isto porque, por vezes um cheiro forte na urina pode ser indicador duma anomalia qualquer das vias urinárias!
Se todo o comportamento dele estiver normal, então pode mesmo ser o que já atrás referi...demarcação ;) :p :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
F_Maia
Membro Veterano

quinta set 28, 2006 7:48 pm

Ele come bem e bebe bem a água, nem tem tido comportamentos anormais...vou ficar atenta à questão da urina e da posição quando vai ao areão...

Obrigada ;)
Responder

Voltar para “Gatos”