castrar ou n

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 15, 2008 11:10 pm

Twiguy Escreveu:mgoya, desculpe estar a perguntar mas você é veteterinária ou algo semelhante?
:o :o :o :o :lol:

"entonces, por supuesto ce no" :P :twisted: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sexta fev 15, 2008 11:14 pm

dianasousa Escreveu:pois ate hoje ta td em tribunal, e aquele suposto bomprofessor de vet n é a primeira queixa q tem dele e processos
E se tem, por certo haverão razões para tal, mas não se pode generalizar! É como tudo, há boas e más pessoas e sempre houve e sempre haverão maus profissionais, não podemos é devido a uma situação destas dizer que nas faculdades "nunca" :|

É nas faculdades que se formam profissionais, TODOS os veterinários, BONS e MAUS saíram delas, mas não nos compete julgar aquilo que aprenderam e se têm ou não competência, pois isso vê-se com a prática ao longo do tempo :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
mgoya
Membro
Registado: quarta jan 30, 2008 9:22 pm

sexta fev 15, 2008 11:14 pm

Neste forum ta sempre tudo a queixar-se que nao se pode confiar nos veterinarios e agora vem-me dizer que nao se importavam de ir a um aluno da faculdade de medicina veterinaria, tenham dó.
Maria Sampaio
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sexta fev 15, 2008 11:15 pm

mgoya Escreveu:eu ja percebi onde quer chegar..ta me a perguntar se eu sei a diferenca entre uma gata esterilizada e castrada certo??? esterilizada liquidaçao de trompas, castrada remoçao dos orgaos internos..mas pk é que perguntou? foi para ver se eu sou ignorante??
Liquidação de trompas ? Não será laqueação ?

Ainda não percebi exactamente o que a Mgoya é para andar a falar que já viu n cirurgias..veterinária sei de certeza que não é. :wink:
mgoya
Membro

sexta fev 15, 2008 11:16 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Twiguy Escreveu:mgoya, desculpe estar a perguntar mas você é veteterinária ou algo semelhante?
:o :o :o :o :lol:

"entonces, por supuesto ce no" :P :twisted: :lol:

Leo
eu ja lhe respondi a sua pergunta...do castrar e esterilizar, e agora nao diz nada? ou so sabe gozar?
Maria Sampaio
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sexta fev 15, 2008 11:17 pm

Dianasousa, para falar mal desse veterinário seria lógico que se tivesse passado consigo..agora histórias de amigos...são histórias. Eu já vi uma senhora a acusar ujm veterinário de ter "assassinado" a cadela da amiga e eis que a amiga aparece com a "morta" pela trela. :lol:

dianasousa Escreveu:
Kyaraa Escreveu:
dianasousa Escreveu:o problema é q ate hoje ela ainda n sabe do q o animal morreu...
Então também não pode atribuir culpa ao estudante veterinário :|

Tal como eu disse anteriormente, numa situação de dor, de raiva pela perda, de mágoa, temos de atribuir culpas a alguém e é muito mais fácil condenar o veterinário...

Ficará sempre a dúvida, é verdade e compreendo a renitência, mas nada indica que o mesmo não pudesse acontecer com um veterinário conceituado...
pois ate hoje ta td em tribunal, e aquele suposto bomprofessor de vet n é a primeira queixa q tem dele e processos
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sexta fev 15, 2008 11:17 pm

Kyaraa Escreveu:
dianasousa Escreveu:pois ate hoje ta td em tribunal, e aquele suposto bomprofessor de vet n é a primeira queixa q tem dele e processos
E se tem, por certo haverão razões para tal, mas não se pode generalizar! É como tudo, há boas e más pessoas e sempre houve e sempre haverão maus profissionais, não podemos é devido a uma situação destas dizer que nas faculdades "nunca" :|

É nas faculdades que se formam profissionais, TODOS os veterinários, BONS e MAUS saíram delas, mas não nos compete julgar aquilo que aprenderam e se têm ou não competência, pois isso vê-se com a prática ao longo do tempo :wink:
eu dei um exemplo do q vi acontecer, e sei bem qm n leva la os meus animais, eu!!!
cm em tudo existem bons e maus, mas tb ja vi mts vet gostarem de animais e outros ser toca a despachar q a sala ta cheia
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sexta fev 15, 2008 11:18 pm

CasadAnaval Escreveu:Dianasousa, para falar mal desse veterinário seria lógico que se tivesse passado consigo..agora histórias de amigos...são histórias. Eu já vi uma senhora a acusar ujm veterinário de ter "assassinado" a cadela da amiga e eis que a amiga aparece com a "morta" pela trela. :lol:

dianasousa Escreveu:
Kyaraa Escreveu:
dianasousa Escreveu:o problema é q ate hoje ela ainda n sabe do q o animal morreu...
Então também não pode atribuir culpa ao estudante veterinário :|

Tal como eu disse anteriormente, numa situação de dor, de raiva pela perda, de mágoa, temos de atribuir culpas a alguém e é muito mais fácil condenar o veterinário...

Ficará sempre a dúvida, é verdade e compreendo a renitência, mas nada indica que o mesmo não pudesse acontecer com um veterinário conceituado...
pois ate hoje ta td em tribunal, e aquele suposto bomprofessor de vet n é a primeira queixa q tem dele e processos
pois mas a hist de amigos cm lhe chama eu acompanhei-a bem desde o inicio e nao me contaram nada, tudo o q disse foi pq ouvi qd la tava.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
mgoya
Membro

sexta fev 15, 2008 11:19 pm

nao nao sou veterinaria, tive a estagiar numa clinica, estou a frequentar eng zootecnica no ISA, tive a pensar mudar para veterinaria, e so agora tenho hipotese disso..na qual irei faze-lo neste verao, mas nao sei se fico em lisboa, coimbra ou santarem.
Maria Sampaio
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sexta fev 15, 2008 11:21 pm

mgoya a mim nao me viu a criticar os estudantes com toda a certeza...

É como tudo na vida. Daqui a um ano e meio acabo o meu curso. No inicio vou errar, errar e errar. Mas depois serei boa no que faço (espero eu!). Só se aprender FAZENDO. Por isso irrita-me que critiquem quem esta a estudar para ser bom veterinario.
Última edição por sanxeri em sexta fev 15, 2008 11:21 pm, editado 1 vez no total.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 15, 2008 11:21 pm

CasadAnaval Escreveu:
mgoya Escreveu:eu ja percebi onde quer chegar..ta me a perguntar se eu sei a diferenca entre uma gata esterilizada e castrada certo??? esterilizada liquidaçao de trompas, castrada remoçao dos orgaos internos..mas pk é que perguntou? foi para ver se eu sou ignorante??

Ainda não percebi exactamente o que a Mgoya é para andar a falar que já viu n cirurgias..veterinária sei de certeza que não é. :wink:
Mas algum dia alguém que diz ter feito estágio numa Clínica Veterinária não sabe a simples e básica questão que coloquei à forista "estagiária"

É que limita-se a dizer que em gatas há a esterilização, quando lhe falei em castração :wink:

Acho que já deu para perceber que tipo de "estágio" não fez em Medicina Veterinária :twisted: :P :lol:
Ora que quem diz que um Professor de Medicina Veterinária dá aulas numa Faculdade de Medicina Veterinária porque não consegue colocação numa Clínica e que não têm experiência em castrações e que cada vez é mais difícil ser-se Vet, referindo-se ao motivo dum Professor dar aulas numa F.M.V.... é logo de ver.... :wink:

Leo
Última edição por leonildecarvalho em sexta fev 15, 2008 11:23 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mgoya
Membro

sexta fev 15, 2008 11:22 pm

CasadAnaval Escreveu:

Lamento os meus erros ortograficos nao tou a pensar no momento que escrevo, ja me aconteceu a bc, peço dsc, mas acho que deu para perceber que nao sou ignorante como pensam em me terem colocado essa questao, como se eu fosse uma anormal, é de muito mau tom essas piadinhas...e eu posso falar do que eu quiser, pois ja vi cirurgias sim senhor, é preciso ser-se veterinario para ver cirurgias e dar a nossa opiniao?que eu saiba é preciso conviver com eles..
Maria Sampaio
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sexta fev 15, 2008 11:25 pm

mgoya Escreveu:nao nao sou veterinaria, tive a estagiar numa clinica, estou a frequentar eng zootecnica no ISA, tive a pensar mudar para veterinaria, e so agora tenho hipotese disso..na qual irei faze-lo neste verao, mas nao sei se fico em lisboa, coimbra ou santarem.
mgoya depreendo pelos seus posts que também não confia em estudantes de medicina veterinária.

Já pensou que, daqui a uns anos será um deles?! Não se sentirá frustrada por pensar que o seu empenho, amor aos animais e anos de estudo, estão a ser julgados e avaliados pela sua inexperiência como profissional?! :roll:

Dá que pensar...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
mgoya
Membro

sexta fev 15, 2008 11:26 pm

sanxeri Escreveu:mgoya a mim nao me viu a criticar os estudantes com toda a certeza...

É como tudo na vida. Daqui a um ano e meio acabo o meu curso. No inicio vou errar, errar e errar. Mas depois serei boa no que faço (espero eu!). Só se aprender FAZENDO. Por isso irrita-me que critiquem quem esta a estudar para ser bom veterinario.
eu nao tou a dizer que disse mal dos estudantes...mas toda a gente disse mal aqui dos veterinarios noutros topicos, dos quais eu ja presenciei, fico muito contente que acabe o seu curso, e que aprenda muito, pois nao tamos aqui a falar de si. Eu nao acho bem os alunos que ainda tao na universidade fazerem cirurgias aos nossos animais, façam a animais mortos...e quando forem trabalhar para as clinicas, que observem tudo muito bem e muito bem e so depois comecar por fazer aos poucos sempre com um profissional ao lado, agora ainda na faculdade e no 4º ano acho muito cedo, por isso ha os estagios no ano a seguir
Maria Sampaio
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta fev 15, 2008 11:28 pm

Então vá lá...eu dou uma ajudinha:

Castração implica na remoção total dos orgãos internos, reprodutores, seja num macho ou numa fêmea.
O termo esterilização deriva da palavra "estéril" que quer dizer; sem capacidade de reprodução.
Para que um ser (seja ele canídeo, felino ou humano) se torne estéril existem formas que não só a da remoção/castração de todos os orgãos internos reprodutores. Uma vasectomia, por exemplo num gato (macho), torna-o estéril sem se ter castrado o animal em si e, em alguns casos (especialmente homens) a situação até pode ser reversível mais tarde se o homem assim o desejar.
Nas fêmeas, por exemplo até humanas, nunca ouviu falar na laqueação das trompas? Essa fêmea, fica estéril sem ter sido castrada na íntegra mas, foi esterilizada, já que não pode reproduzir porque lhe faltará a capacidade das trompas para se concretizar a reprodução...
Ainda, há também, outra forma de tornar uma fêmea estéril, pela remoção SÓ do útero, a chamada "histerectomia" que, penso ninguém (Veterinário) fazerem-na num animal!

No caso da minha resposta em que me questionou a revirar os olhos... :
Pela ideia com que fiquei de todos os posts pelo dono da Becas aquando da "esterilização"/castração da gata Becas foi sim uma castração já que houve a remoção total de todos os orgãos internos reprodutores e, foi nessa base a minha resposta ao dono da gata porque ele diz: "apesar que..." e também, baseando-me que, nenhum Veterinário iria fazer uma remoção parcial à gata de só alguns orgãos internos reprodutores... para que ficasse a continuar a ter cios, deixando, para isso, os ovários. Ou seja, sem ter efectuado uma OVH (ovariohisterectomia- remoção do ovários e útero) a que a maioria das pessoas dão o termo popular de “esterilização”.

Leo

Editado porque me esqueci de colocar o linka desta minha resposta acima:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#625025
Última edição por leonildecarvalho em sexta fev 15, 2008 11:50 pm, editado 2 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”