Um exemplo a seguir! (com fotos)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

segunda jul 28, 2003 1:20 pm

lindinha_24 Escreveu: n sei onde fica esse dito jardim....e gostava imenso de ir lá visitar os nosso amiguinhos...será q algum de vocês pode-me precisar onde fica???
O Parque Municipal de Oeiras fica exactamente por debaixo da linha de combóios de Oeiras. Antes de se chegar à estação da CP passa-se por uma ponte de caminhos-de-ferro que cruza o Parque de Este a Oeste. Dá para ver de cima.
Vindo de carro, pela Marginal, entra-se no atalho à direita, logo a seguir ao Mc Donald's de Oeiras (antigo restaurante A Pérgula). ;)
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça jul 29, 2003 4:48 pm

lindinha_24 Escreveu: Olá a todos...

Desculpem a minha ignorancia...eu moro na zona da grande lisboa e conheço mais ou menos a zona de oeiras, mas n sei onde fica esse dito jardim....e gostava imenso de ir lá visitar os nosso amiguinhos...será q algum de vocês pode-me precisar onde fica???

Obrigada

abraços e dentadinhas dos meninos....
Olá,

O Parque de Oeiras fica junto à estação de comboios. São 5 minutos a pé.

Os gatos realmente dão-se muito bem com os restantes animais do parque. Acreditem que os gansos fazem mais barulho que os gatos... parecem gatos assanhados! :D

Miau
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

quarta jul 30, 2003 5:06 pm

Obrigada pelas vossas respostas....

Susana
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta jul 31, 2003 1:12 pm

Olá! :D
Conseguimos finalmente elaborar um texto-minuta para enviar às várias Câmaras do País. Se tiverem alguma observação a fazer (algo que gostassem de acrecentar ou retirar) agradecemos que digam para que o texto seja do agrado da maioria. Quem quiser pode assinar no final. Quando passarem 3 dias desde a última assinatura, podemos depreender que mais ninguém quererá participar. Nessa altura, os interessados poderão enviar tudo para as Câmaras das áreas pelas quais ficaram responsáveis.
Cá vai a nossa proposta:

Ex.mo Sr. Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de (…),

Numa recente visita ao Parque Municipal de Oeiras pudemos verificar os excelentes resultados do Projecto-piloto de Biocontrolo de Roedores posto em prática há 6 anos naquele espaço verde. Procurámos saber pormenores sobre a iniciativa e encontrámos algumas informações de extraordinário interesse num artigo da Revista Municipal de Oeiras (Outubro de 1998) disponível em http://www.cm-oeiras.pt/Revista/1998_10/gatos.html
O Projecto-piloto de Biocontrolo de Roedores foi concebido pela bióloga Prof.ª Dr.ª Maria Webb e consiste em travar a proliferação de roedores (ratos, toupeiras, etc.) através da acção predadora de gatos, de modo a evitar a utilização de substâncias químicas (raticidas) prejudiciais ao ambiente e extremamente tóxicas para humanos e restantes animais. Para tal, foi criada uma colónia de gatos, constituída por elementos errantes – ou seja, foram recolhidos gatos abandonados que se multiplicariam descontroladamente, constituindo uma ameaça para a saúde pública – e foram feitas algumas infra-estruturas de acolhimento para estes. Paralelamente, foi promovida uma campanha de castração e esterilização dos machos e fêmeas, de forma a controlar o número de elementos da colónia, apenas substituídos em caso de morte.
Este plano de acção recebeu desde o início o patrocínio da Whiskas que assegura a alimentação essencial dos animais e providencia os cuidados veterinários periódicos (desparasitações, vacinações, assistência em casos de urgência). Uma funcionária da Câmara Municipal foi encarregue da limpeza, alimentação diária de todos os animais e vigilância de modo a evitar o aumento ilegal por abandono propositado.
Numa altura em que as questões do Ambiente, da Ecologia e da Saúde Pública ganham terreno e se afirmam como preocupações mundiais debatidas em importantes Cimeiras, este tipo de projectos afigura-se como uma solução possível para alguns dos grandes problemas dos municípios, estando a conhecer uma enorme difusão em parques urbanos dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, assumem uma importante dimensão pedagógica, na medida em que sensibilizam directamente as diferentes camadas da população para a preservação do ambiente e para os problemas do abandono e reprodução descontrolada de animais de companhia, salientando os benefícios dos métodos de contracepção definitiva.

Sendo, sem dúvida, uma aposta no futuro dos municípios, vimos por este meio apelar à viabilização de projectos similares por parte dos Pelouros do Ambiente das várias Câmaras do País.
Pensamos que os custos poderão ser muito reduzidos, uma vez que posto este projecto em acção não faltarão voluntários prontos a ajudar na limpeza e tratamento dos gatos e respectivos parques, e entidades interessadas em patrocinar a iniciativa. Tão nobre acção traria certamente uma grande afluência aos locais do empreendimento e promoveria os municípios aderentes a nível nacional.

Ficando à disposição para o que julgarem necessário, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Susana Almeida – Barreiro
Cátia Rodrigues – Parede
Última edição por Cleopatre em quarta fev 21, 2007 3:19 pm, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 31, 2003 1:18 pm

Olá

Cleopatre mas a ideia não era dividirmos as Câmaras e enviar-mos cada um para aquelas que lhe estivesses destinadas?
Como é que se vai fazer afinal?

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

quinta jul 31, 2003 1:44 pm

Kathleen Escreveu: Cleopatre, mas a ideia não era dividirmos as Câmaras e enviar-mos cada um para aquelas que lhe estivesses destinadas?
Sim! Foi isso que eu escrevi:
Cleopatre Escreveu: os interessados poderão enviar tudo para as Câmaras das áreas pelas quais ficaram responsáveis.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 31, 2003 1:49 pm

Olá

Mas já há responsáveis para os envios?
E não era melhor trocarmos a petição via e mail para ser assinada?

beijokas
Kathleen
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quinta jul 31, 2003 2:04 pm

Olá,

Ontem fui ao jardim com a minha sobrinha, quando estava a vigiar a menina reparei nuns tipos com uns trinta e tal anos que estavam a fazer muito barulho, notei que atiraram algo preto para dentro de uma fonte pensei que fosse o cachorro deles pois ficaram a olhar para a fonte enquanto se afastavam. Os tipos foram-se afastando cada vez mais, até que eu resolvi espreitar o que se passava, para grande surpresa minha os filhos da ... tinham deitado em gatinho preto para a água e o coitadinho do bicho continuava a querer ir atrás deles, agarrei no pequeno e levei-o até a casinha deles onde o coloquei junto dos irmãos
:( . uma senhora que lá estava disse para eu não me preocupar que por estar calor o gatinho iria secar depressa. Tadinho dele...
Como podem ver os nossos amiguinhos nem em jardins como este estão a salvo :evil:

Miaus e ron rons

Guida
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 31, 2003 2:09 pm

Como podem ver os nossos amiguinhos nem em jardins como este estão a salvo
mas é que não estão mesmo. ao que consta, são alguns dos funcionários da câmara que matam os gatos. depois, há os anormais que fazem o que querem. enquanto alguns animais fogem, os mais pacholas ficam-se. eu já achei mais graça a esse parque. se estiver como eu o vi da última vez, parece a feira popular cheia de barraquinhas.
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quinta jul 31, 2003 2:23 pm

Só tem barraquinhas durante a feira, agora está mais calmo, tem a casinha dos gatos o café e o eletrico para os miudos. Ouvi dizer que o hokem do café batia nos gatos, mas não tenho a certeza :o É uma tristeza que homens de uma certa idade façam mal aos animais, o gatinho foi ter com eles porque é muito meiguinho e depois de lhe fazerem mal ainda queria ir com eles :( estou muito desiludida com os responsáveis pelo parque, nem sequer tive local onde apresentar queixa...

Miaus

Guida
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta jul 31, 2003 3:33 pm

Eu acho que podemos escrever à Câmara Municipal de Oeiras e relatar este tipo de acontecimentos. Também já ouvi dizer que o homem do quiosque junto aos gatos trata-os mal porque não gosta que eles estejam ali!!!!!!!!!!!!!!!!!

Este tipo de pessoas que fazem mal aos animais existem em todos os lados, mas neste caso a Câmara é responsável por garantir segurança aos seus "empregados" gatos.

A ideia da carta para apresentar o projecto piloto é muito boa e como existem foristas dos quatro cantos do país a intenção é assinarmos a carta e cada um fica responsável pelo envio da mesma às autarquias da sua região! è necessário é que se identifique quem quer participar e de onde são!

Vamos em frente com esta aposta para que possamos dar aos nossos amigos um futuro bem melhor...

Miau
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 31, 2003 4:40 pm

Olá

Eu concordo plenamente, mas a petição deveria levar os nºs do BI e isso acho que não se deve escrever na net. Por isso acho que podiamos trocar mails para a assinarmos.
Eu estou disponível para a entregar nas câmaras aqui da Zona de Coimbra como já tinha dito anteriormente.

beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

sexta ago 01, 2003 9:57 am

Eu concordo com a ideia da Kathleen. Poderíamos fazer uma corrente de mails para que todos possam assinar e escrever o n.º de BI com mais privacidade.
Vamos então organizar-nos e distribuir as zonas do País pelos foristas interessados! Quem estiver interessado pode completar a lista:

Cleopatre (Cátia Rodrigues) - Câmaras da Linha de Cascais
Miau (Susana Almeida) - Câmaras de....

Podem contactar-me por pm ou pelo e-mail:
[email protected]
Última edição por Cleopatre em quarta fev 21, 2007 3:23 pm, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano

sexta ago 01, 2003 10:22 am

Olá

Eu depois de casa envio o meu mail.
Já têm a lista das câmaras?
Kathleen- Câmaras da zona de Coimbra

Beijokas
Kathleen
Miau
Membro Veterano

sexta ago 01, 2003 10:38 am

Vamos a isto... estou desejando ver resultados!

Miau (Frufru) - Câmaras Municipais da Região de setúbal
Responder

Voltar para “Gatos”