É, de facto, com os erros que as pessoas aprendem. O meu primeiro cão, um Dalmata maravilhoso, enorme, bonito, também nos deu os mesmos problemas, ou pelo menos parecidos. Nunca mordeu a ninguém, mas era completamente dominante. Simplesmente não obedecia, e, depois do mal feito, não havia nada a fazer, porque difcilmente modaria o comportamento em adulto. Era tudo para mim, aquele cão. Ainda era uma criança, tinha sete anos. Toda a vida sonhei ter um cão. Era copletamente louca por animas e pelos filmes da Disney. Então desejava muto ter um Dalmata. Foi um grande sofrimento. O Pintas era o meu companheiro nas brincadeiras, super meigo e fiel. Mas os seus comportamentos tornaram-se insopurtaveis para os meus pais e vizinhos.
É muito frequente cometermos erros com o primeiro cão, quando não estamos bem informados. O Pintas, saltava a vedação da casa, corria pela rua e chegou a atirar uma mulher que ia de mota ao chão. Uivava toda a noite e arrancava tudo o que podia ver à frente. O meu pai viu-se obrigado a acorrenta-lo pois as queixas dos vizinhos eram muitas. Ao ver como ele estava infeliz, preso, e sendo impossível passea-lo com uma trela (parti três dedos), decidimos oferece-lo a um amigo que tem uma quinta em Aveiro, onde ele pode correr e estragar à vontade. É um cão muito feliz.
Quanto ao Golden, é sem duvida, um cão maravilhoso. De uma sensibilidade e inteligencia excepcionais. A Maya foi treinada desde pequenina, logo que se ambientou à casa, todos os dias, cerca de dez minutos de treino é o suficiente, enquanto mais novos

é um conselho que lhe dou, Ego, é fundamental que o seu cão encontre o seu lugar na matilha. Hoje, a Maya é uma cadela maravilhosa, não roi nada, não entra em casa a não ser quando tem permissão, vai para a rua quando lhe mnadamos, espera que os donos saiam antes de sair (pode precer ridiculo, mas estabelecer estas regras ajuda-os a compreender o lugar deles). Não come nada dado por estranhos e passeia sem trela. Ao pé das crianças é muito cuidadosa. Se precisar de algum conselho em relação ao treino do seu Golden, disponha

Só é preciso muito amor, paciência e dedicação, e terá certamente, um amigo para a vida.