gatinho com dupla personalidade??!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

cati7777
Membro
Registado: sexta out 20, 2006 8:04 am

terça set 25, 2012 11:22 pm

Olá, o meu Kiko faz hoje 5 meses :) Está comigo há 3 meses e digo-vos que nunca mais tive uma noite como deve ser, ando zombie de sono.
Talvez o "problema" seja mimo a mais? Tem sido um felizardo, com festinhas, brincadeira e muitos mimos. Acontece que, durante o dia é um gatinho normal, dorme, brinca, come, porta-se mal mas comedido. À noite, parece outro gato...transforma-se, trago-o para o quarto para ele dormir na minha cama, mas ele não para, salta para os cortinados, dá saltos verticais com mais de 1 metro, depois vem para o meu pescoço a ronronar, mas passado assim 2 minutos salta e começa a morder tudo o que encontra e a correr a saltar de um lado para o outro. Como não consigo dormir, tento colocá-lo na cozinha, onde está a caminha dele e todas os pertences dele, fecho a porta...mas começa a miar, faz vários tipos de sons...acabo por o ir repreender mas ele continua, fazendo com que tenha de voltar comigo para o quarto...e depois de saltar e morder tudo durante mais 2 horas lá adormece de cansaço, mas às 7h em ponto acorda-me...
Ainda não falei com a vet sobre isto para conhecer a opinião dela. Será por ainda não estar castrado? Mas porquê só à noite? Será que isto vai passando com a idade? Será um problema comportamental irreversível?
alguém tem um gato com dupla personalidade?
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

terça set 25, 2012 11:26 pm

isso é o comum dos comuns num gatinho bebé, e se assim não fosse era caso pra vet.normalíssimo.

Já há 3 dias que o meu Choco não dorme no meu quarto. Sempre que ele tem a passarinha irrequieta lembra-se de me saltar pra cabeça pra morder e eu ponho-lhe fora do quarto e fecho a porta...ha-de perceber que hora de dormir é pra dormir ou então vá laurear a pevide pro resto da casa.

:lol:

PS: uma coisa eu louvo bastante no meu Choco, nunca chateia com miados, exceptuando 1 ou 2 pequenos na altura de comer ou qdo sabe de fiambre.
KDeG
Membro
Registado: quinta ago 30, 2012 10:43 pm

terça set 25, 2012 11:35 pm

Olá viva!

Até certo ponto é normal os gatos estarem mais activos à noite (ao contrário do que se passa com os canitos)

Tente brincar bastante com ele antes de se ir deitar... O Garfield leva uma "esfrega" tão grande que só me vai acordar por volta das 7...

Mas mesmo nessa altura... Leva uma festinha...se está para mimos fica, até que acabo por adormecer a fazer festinhas, se não está numa de mimos vai dar uma volta...

É importante ter as portas abertas de forma a que possa ir dar um giro, comer/ beber, ir a caixa, ir brincar com os brinquedos dele, etc...

Boa sorte!
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta set 26, 2012 5:36 am

o gato é um animal "crepuscular" - caça ao fim do dia e de madrugada....
os meus rapazes....dormem na cozinha senão há cross country.

mia...é não lhe ligar. desde que haja uma rotina estabelecida o animal habitua-se.
Farruca
Membro
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

quarta set 26, 2012 8:26 am

lol :):):)

imagino a festa que não deve ser!! a Kiara é a mesma coisa...durante a noite põe-se a jogar futebol, faz parkour e salta para as portas (é verdade), os tapetes são pranchas de surf....enfim...lol
já a Farruca dorme a noite toda (que eu me aperceba eheh), porque antes de me deitar tento sempre cansá-la, mesmo quando ela resmunga que não quer brincar, "toca a mexer menina"! a Farruca não brinca muito sozinha, ao contrário da Kiara que é super-independente.

é uma questão de rotinas como já foi dito. tente cansá-lo antes de se deitar...
no entanto gatinho bebé terá sempre uma bateria que carrega muito mais depressa :):):) aredito que daqui a uns meses acalmará um pouco ;) até lá, faça-o gastar o máximo de energia possível!
cati7777
Membro

quarta set 26, 2012 10:40 am

Obrigada, a sério, fico mais tranquila percebendo que é um temperamento normal. Hoje à noite vou agarrar numa bolinha e vou cansa.lo ihihii, experimentar a técnica. Muito obrigada pelas vossas respostas :)
LordNagash
Membro Veterano

quarta set 26, 2012 11:03 am

Cansar um gatinho é preciso mto mm. Só houve uma noite que o consegui cansar ao ponto dele dormir quieto qse toda a noite e foi qdo chegou a encomenda da fonte e dum brinquedo novo....e nesse noite ele já não sabia pra onde se virar

Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

quarta set 26, 2012 12:51 pm

a minha gata veio lá para casa com uns 4 meses e os primeiros tempos foram difíceis. que peste!! passei um mês a deixá-la na sala/cozinha durante a noite porque se ficasse no meu quarto não me deixava dormir. em contrapartida tinha de aturar os 'miaus' melancólicos dela e, pior que isso, todas as manhãs abrir a porta da sala era uma aventura, porque ela inventava uma asneira nova todos os dias!! o dia em que acordei e descobri um monte de pacotes de leite roídos e leite no chão por todo o lado, foi a gota de água, decidi que preferia aturá-a no quarto do que enervar-me todos os dias com asneiras daquele tipo :lol:

a verdade é que ao fim de umas semanas/meses ela pareceu finalmente acalmar e entender os meus horários. antes por volta da meia noite, e depois outra vez por volta das 6/7 da manhã, dava-lhe um «ataque de caspa», corria, pulava, mordia-me os pés, etc, passei também umas noites complicadas com ela, mas passado um tempo ela lá acalmou e passou a dormir praticamente a noite toda. agora, quando acorda, vai à vida dela sem me 'atacar' nem fazer muito barulho e quase nem dou conta de que saiu da cama. é só preciso muita, MUITA, paciência! gatos!! :lol:
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quarta set 26, 2012 7:49 pm

Desde pequeninos que os meus gatos foram habituados a dormir quando nós íamos dormir. A partir das 23h já tá tudo aterrado enquanto nós vemos tv. Cada um vai pro seu quarto e dormem sem fazer barulho.

O ideal é mesmo o que lhe disseram: cansa-lo antes de ir dormir. Muita brincadeira: faça-o perseguir 1 fio com 1 bolinha de aluminio na ponta, use um laser, enfim, faça-o dar umas belas corridas e uns quantos saltos, para ajudar a descarregar tudo... eles são animais que ficam mais activos a partir do final do dia. Durante o dia dormem...

Os meus por acaso desde que estou em casa o dia inteiro, como eles estão soltos o dia inteiro, andam muito menos excitados e muito mais pachorrentos. Acho que o ficarem fechados numa divisao durante o dia fazia com que dormissem muito e depois à noite soltavam a franga :lol: :lol:
ah, boa sorte!:D
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
KDeG
Membro

quinta set 27, 2012 12:24 am

De todos os brinquedos o que o Garfield prefere são as bolas (em segundo plano os ratos que passam por bola), umas das formas de o cansar a valer é atirar a bola para a outra ponta da casa ele sai disparado atras dela e quando a apanha fica à espera que a mandemos outra vez.. Também podemos improvisar uma espécie de futebol, mas é mais cansativo para os donos e... barulhento para os vizinhos... mas mesmo que nos fiquemos pelo... vai atras da bola e espera...É repetir a dose uma boa meia dúzia de vezes , e já vai sabendo que a seguir é: xixi cama... quando chego ao quarto já ele esta deitado na mesa de cabeceira.
cati7777
Membro

quinta set 27, 2012 10:26 pm

eheheheh, brutal, com a técnica de o cansar, a noite passada foi um sossego :) Hoje, terminei agora a sessão, até eu estou cansada. Parecia uma tolinha a correr com um fio na mão e com um rato na ponta. Ele corre atrás do rato parece um touro, lol!!!! Agora está a comer e quero crer que entretanto se vem aqui deitar para dormir a noite toda. Ontem andei a atirar o rato de uma ponta do corredor para a outra, ele ia buscá-lo e dava-mo, q engraçado, vê-lo com o ratito na boca. Mas ontem resultou, deitou-se na minha cama e foi a noite toda a a descansar. Obrigada pelas dicas!!!!
KDeG
Membro

quinta set 27, 2012 10:59 pm

Só posso desejar uma NOITE DESCANSADA hehehe
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta set 27, 2012 11:03 pm

Uma dica paro cansar e nao ficar cançada:
Compre um laser (daqueles pequenos que dao uma luzinha vermelha) numa loja dos chineses e use-o para brincar com o gato.
Com os meus é a loucura- trepam paredes, fazem maratonas, fazem emboscadas... Enfim adoram! :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
LordNagash
Membro Veterano

quinta set 27, 2012 11:09 pm

vai mais uma dica que é um prato de rir....arranje uma daquelas fitas duras de plastico compridas e duras, que geralmente envolvem por exemplo as encomandas grandes...ele vai saltar encima e brincar como se fosse uma cobra...e depois agarra com a boca e desata a correr com ela pela casa.

:lol: :lol: :lol:
Última edição por LordNagash em quinta set 27, 2012 11:09 pm, editado 1 vez no total.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta set 27, 2012 11:09 pm

maraya Escreveu:Uma dica paro cansar e nao ficar cançada:
Compre um laser (daqueles pequenos que dao uma luzinha vermelha) numa loja dos chineses e use-o para brincar com o gato.
Com os meus é a loucura- trepam paredes, fazem maratonas, fazem emboscadas... Enfim adoram! :)

exactamente :lol: :lol: é o que se faz cá em casa :P
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Responder

Voltar para “Gatos”