GATOS & Coisas de Gatos - Leite para gatos e gatinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

KDeG
Membro
Registado: quinta ago 30, 2012 10:43 pm

sexta out 05, 2012 12:15 pm

Olá!

O assunto deste tópico divide algumas opiniões. Não entremos em discussão, fica o convite para cada um deixar a sua abordagem.

Leite para gatos... sim ou não?

Os mimos que não o leite ficam para tema do próximo tópico

P.S. Para sugestões, criticas e afins sobre esta iniciativa, fica o link do tóptico geral:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=100600
Última edição por KDeG em sexta out 05, 2012 12:17 pm, editado 1 vez no total.
"People who say it cannot be done should not interrupt those who are doing it"
KDeG
Membro

sexta out 05, 2012 12:16 pm

Cá em casa ainda experimentámos dar, como mimo, umas garrafinhas de LEITE PARA GATOS da WHISKAS.
Acho que a ideia de dar um pratinho de leite a estes bichanos é simplesmente irresistível...
Demos durante 3 semanas, uma garrafa por semana dividida em 3 porções iguais mas, apesar de nunca termos verificado qualquer efeito adverso, após alguma pesquisa e opiniões optámos por outros mimos! (Não obstante alguns snacks têm na sua composição, ainda que de forma residual , leite e derivados.)
Neste como noutros campos em que as nossas escolhas podem interferir directamente com a saúde e o bem estar dos nossos bichanos, mais vale ser prudente.
Muitos gatinhos, à semelhança de outros mamíferos, à medida que vão crescendo, começam gradualmente a manifestar intolerância à lactose (açúcar presente no leite).
Sobretudo o leite de vaca, que bebemos usualmente, ainda que pasteurizado e mesmo pobre em gorduras ( magro) poderá provocar-lhes sérios distúrbios digestivos, incluído diarreias, e não vale a pena arriscar, tendo em conta que não precisam do leite para nada.
Das vezes que bebeu, o Garfield nunca se mostrou particularmente entusiasmado com o leite, de modo que a opção de não lhe dar é pacifica e permite que fiquemos de consciência tranquila!
anacoelho02
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 5:58 pm

sexta out 05, 2012 12:19 pm

eu muito raramente dou...mas as vezes dou(1vez por mes por ai)so par ver o queixinho da minha cacá branquinho!!!!!*-* :oops: ela adora e ficam tao fofos a beber!!!ahaha
De todos os animais selvagens,o homem e o mais dificil de domar.
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sexta out 05, 2012 1:02 pm

por acaso nunca comprei garrafinhas de leite para gatos como mimo. já estive tentada a fazê-lo, mas acabo sempre por pensar que é dinheiro que poderia gastar num paté ou em biscoitos, e ela na verdade nem precisa/deve estar a beber com a idade que tem!

o que de vez em quando lhe dou é um bocadinho de iogurte (uma colher de chá, só) porque ela adora e vem cheirar-me toda quando estou a comer um :lol: então lá lhe faço a vontade. leite de vaca ela já bebeu porque é palerma e roeu-me uns quantos pacotes de leite durante a noite, que estavam na cozinha... tanto bebeu que vomitou... nada de leite para esta maluca :lol:
LordNagash
Membro Veterano
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

sexta out 05, 2012 2:45 pm

dou mm leite magro..o mm que bebo. Se o gato for jovem e não der sinais de intolerância, acho que ate ao primeiro ano de idade pode beber este leite sem grandes males.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo out 07, 2012 7:13 pm

depois de desmamado para que quer o gato (ou outro mamífero qualquer) o leite ???
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

domingo out 07, 2012 7:59 pm

homeless Escreveu:depois de desmamado para que quer o gato (ou outro mamífero qualquer) o leite ???
na verdade, para nada... por isso é que estamos a falar do leito como mimo! assim como o bicho na verdade não precisa de biscoitinhos, mas a gente gosta de ir dando :wink:
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 07, 2012 8:25 pm

nem de milho, aveia, arroz... e damos todos os dias, nas rações. :P Não vejo mal algum em dar leite aos gatos, é um alimento bastante completo e fonte de proteína animal. E em vez das garrafinhas Whiskas, pode sempre comprar-se um litro de leite sem lactose ou leite de cabra, que sempre fica mais barato! Para gatos q não gostem de beber água e sejam assim para o magrote, leite só faz bem. Mas devia ser inteiro, e não meio gordo ou magro... Iogurtes também são bons, especialmente os gregos. :P mas nada de açúcar, isso sim, é veneno!
DanBru
Membro
Registado: sexta jul 06, 2012 7:58 pm

domingo out 07, 2012 9:08 pm

se n fizer mal...
e se ela gostar vou dar à minha.

É tipo um miminho :)
sxmota
Membro Veterano

domingo out 07, 2012 9:33 pm

um miminho que hidrata, alimenta e regula a flora intestinal. ;)
KDeG
Membro

domingo out 07, 2012 11:05 pm

Olá
Tendo em conta o objectivo deste tópico isto está a "descambar".

Lembrem-se que as respostas aqui colocadas irão figurar como citações independentes das respostas dos outros users.

sxmota... A sua resposta era de todo pertinente, mas era importante que tivesse principio, meio e fim, fora do contexto deste tópico...

Da mesma forma... Homeless... O seu ponto de vista seria importante e válido, mas o seu post carece de argumentos!...

O debate tem que ter lugar claro, mas , por favor, partilhem a vossa opinião num formato que seja facilmente usado por nós por forma a construir um tópico de duvidas comuns para os membros mais inexperientes
sxmota
Membro Veterano

segunda out 08, 2012 5:46 pm

princípio, meio e fim e fora do contexto do tópico? Não percebi. Respondi na sequência da pergunta da Homeless e também na dos "mimos" que se dão desnecessariamente. E tenho para mim que os hidratos de carbono e as proteínas vegetais das rações são bem menos necessários que a proteina animal do leite, e nem sequer são dados como mimo, são a base da alimentação da maioria. Qual seria a resposta certa?
KDeG
Membro

segunda out 08, 2012 8:18 pm

Sxmota!

Peco desculpa pela confusão.
Este tópico vem na sequência de uma serie de tópicos similares. O " projecto" está explicado num tópico geral a que faço referencia no primeiro post.

A ideia é que cada um participe, tal como fez, mas que as respostas sejam o mais independentes possíveis, pois no fim, algumas respostas vão ser citadas numa espécie de artigos para novatos.

Quando disse principio meio e fim, fora do contexto quis dizer, que a resposta devia ser tal que lida fora deste tópico, fosse entendida na integra.

O seu post responde à questão de outro user , e eu só lamentei isso mesmo, que só possa ser entendido no contexto deste tópico.

Mas... Lá está, de boas intenções esta o inferno cheio. Seja como for, desculpe se ofendi não era essa a intenção ...
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

segunda out 08, 2012 8:33 pm

sxmota Escreveu:princípio, meio e fim e fora do contexto do tópico? Não percebi. Respondi na sequência da pergunta da Homeless e também na dos "mimos" que se dão desnecessariamente. E tenho para mim que os hidratos de carbono e as proteínas vegetais das rações são bem menos necessários que a proteina animal do leite, e nem sequer são dados como mimo, são a base da alimentação da maioria. Qual seria a resposta certa?
Like :wink:
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
KDeG
Membro

segunda out 08, 2012 8:41 pm

Francamente não percebo o seu like Garfield2010. É pelo "raspanete" que estou a levar :oops: ou pela opinião relativa ao assunto do tópico...
Se for pela parte que toca ao raspanete
Tentei explicar-me porque de facto o meu post de ontem podia e foi mal interpretado mas parece que me sai mal no de hoje também...?
Responder

Voltar para “Gatos”