As semanas que antecederam a vinda do Garfield cá para casa foram completamente e de forma quase obsessiva dedicadas a pesquisa, sobre gatos, sobre raças, sobre criadores, sobre veterinários, sobre enxoval... Gato ou gata? Castração, marcação territorial? Nunca tinha ouvido falar em coriza e não sabia que os gatos podiam ter diabetes!
Nunca tinha tido um gato, só tive cães, toda a vida tive cães, uma cadela fila brasileiro fez as delicias da minha infância e um patusco Serra de Aires acompanhou-me de adolescente até ao inicio deste ano...
Adiante, li, lemos, conversámos, tentámos aprender...
Nada nos preparou foi para o baque de pegar pela primeira vez ao colo um gatinho super assustado, que estamos a levar para longe da progenitora, dos manos e dos únicos donos conhecidos até à data! Nada nos preparou para o FACTO de lhe sermos completamente estranhos quando tudo o que queríamos era desatar a mimá-lo!... As primeiras horas foram delicadas, valeu-nos alguns bons conselhos e muita disciplina para nos OBRIGAR a dar-lhe ESPAÇO.
Defendo que devemos ESPERAR que sejam eles a dar o "primeiro passo" , que nos devemos mostrar DISPONÍVEIS e cuidar de os conquistar aos poucos ( Mimos, uns prémios e muito carinho, vale tudo!) Pelo menos foi assim que procedemos cá em casa e correu BEM, ao fim de poucas horas já correspondia aos mimos com turras e ronrons msem fim!
Recomendo vivamente que nas primeiras noites/ primeiros dias, o bichano fique numa só divisão com todos os seus pertences, e sempre que possível, com os donos é claro! Recomendo que a casa vá sendo aberta, divisão a divisão, sem pressas, uma divisão por dia, ou dia sim dia não, dependendo do tamanho das divisões, sobretudo se a casa for grande, por forma a que ele vá conhecendo os cantos à casa, sem se desorientar e sem se perder ou assustar.
Deve estar já definido quais vão ser os espaços dele, onde ficará a caixa de areia, a comida e a água, camas, arranhadores e afins, por forma a não haver muitas mudanças.
Também deve estar bem definido quais as zonas da casa interditas se as houver para não haver incoerências do ora podes ora não podes... Cá em casa não há zonas interditas!
O Garfield só teve acesso total e incondicional a toda a casa ao fim de umas três semanas.
Para concluir, um outro aspecto, desde o primeiro dia que o Garfield recebeu muitas visitas ( sim eram para ele!), não sei se por isso, não estranha rigorosamente NADA quando recebemos alguém em casa, mesmo que pela primeira vez. Acho importante que os nossos animais sejam sociáveis, e deve ser importante começar quanto antes... Seria muito desagradável ter o gatinho a subir pelas pernas das visitas... Ou não...dependendo das visitas