Adopção de outro gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vbat
Membro
Registado: quarta abr 27, 2011 10:35 pm

terça out 09, 2012 1:20 pm

Boa tarde,
hoje fui á vet com a minha gata de 3 aninhos para ela levar a vacina deste ano e ela aconselhou-me a adoptar outro gato mas bébé e macho para lhe fazer companhia quando está sozinha e não sentir tanto a minha falta que a faz não comer.
Gostaria de ter a opinião de alguém experiente e saber se devo adoptar um gato do sexo oposto. Que diferença faz?
Em relação a ser bébé eu concordo pois a minha gata vai ter mais facilidade em acolhe-lo e supostamente protegê-lo.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça out 09, 2012 1:36 pm

Hum…..a adopção de outro gato é sempre uma carta fechada.
Não tenha ideia de que a sua gata, por ser gata, terá “instinto maternal”!
Um animal bebé, por ser altamente dependente do humano, por ser “engraçado” e chamar a atenção do humano, por ser irrequieto e invadir o espaço/sossego da gata residente pode levar a cenas de ciúmes, mais ou menos assustadoras para um humano não habituado a felinos.
Haverá necessariamente demarcação de hierarquias, seja ele/a mais ou menos jovem.
Imagino que a bicha este esterilizada? Em muito diminuirá a territorialidade dela e fá-la-á menos “agressiva” na demarcação de prioridades e hierarquias.
Eu, procuraria escolher um animal de idade aproximada e de personalidade “complementar”.
vbat
Membro

terça out 09, 2012 1:44 pm

Pois eu também tenho receio da atitude dela,pois está comigo desde bébé e sempre teve tudo,até tem mimos demais. Eu trato-a como um filho e acho que não iria reagir bem.
Sim ela está castrada.
Mas a médica disse que deveria arranjar-lhe companhia e eu ate concordo mas tenho mesmo medo da reacção dela. É que se não se der com o gatinho,não queria nada ter que o dar.

Em caso de adopção,aconselha do mesmo sexo ou do sexo oposto?

Desde já agradeço a sua ajuda.
enlatado
Membro
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

terça out 09, 2012 1:49 pm

Homeless, acho que está a exagerar, há mais que exemplos, mesmo aqui no fórum que arranjar um animal bebé quando já existe um residente, corre bem. Uns adaptam-se em 1 ou 2 dias outros pode levar 1 semana, mas corre bem. Mais vale um bebé que um adulto, pode ser mais perigoso. O bebé só quer brincar, nunca iria atacar um adulto residente, enquanto que se fosse um adulto...
homeless
Membro Veterano

terça out 09, 2012 1:51 pm

O sexo não será muito importante.
Nunca detectei uma personalidade macho/fêmea nos gatos/as.
Eu, falaria com um gatil, descreveria a personalidade da sua gata e tentaria “coordenar” personalidades.
É, como lhe disse, uma “carta fechada” – tal como nós humanos, temos simpatias e antipatias…..escolheria sem dúvida nenhuma um animal sem lar, castrado/esterilizado e…isto é um apelo de alguém que anda há alguns anos no “mundo dos gatos”….se não achar que os gatos pretos dão azar dê uma chance a um – são sempre os últimos a sair.
:wink:
vbat
Membro

terça out 09, 2012 1:59 pm

Não ponho isso em causa. A minha gata foi resgatada da rua bébé por uma senhora e eu fui buscá-la. Castrei-a e vacino-a todos os anos.
Caso adopte um será nas mesmas condições.
Para mim os animais são tudo e tenho imensa tristeza de ver tanto animal abandonado e mal tratado. Se pudesse tiraria todos da rua e daria a vida que merecem que foi o que foi o que fiz á minha menina.
Certamente e infelizmente que há crianças que não têm metade do que ela tem.

Vou pensar nas vantagens e desvantagens relativamente á minha menina e logo decido.
Obrigada pela ajuda.
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

terça out 09, 2012 2:24 pm

Está na rua e a adopção seria urgente.
Ofereço-me para o levar até si se estiver interessada.
Não sei quanto custa castrar o gato mas posso lhe dar uma ajuda..
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=100720
vbat
Membro

terça out 09, 2012 2:31 pm

Ainda não sei se vou adoptar,tenho de ponderar muito bem devido á minha gata.
Contudo vou divulgar a situação desse gato.
Obrigada e boa sorte.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça out 09, 2012 6:34 pm

Bebé, jovem adulto, ou mesmo adulto, não faz diferença NENHUMA na aceitação por parte da gata residente...

Se está castrada, também não importa se adopta macho ou fêmea :wink:
Contudo, pela experiência com felinos de ambos os sexos, acho os machos serem mais tolerantes, a quase tudo, do que as fêmeas. Portanto, para equilíbrio... adopte um macho :wink: seja bebé, seja jovem adulto, ou mesmo já adulto...

Para a integração do novo residente e socialização gradual, de ambos, tem muito por onde ler aqui no forum. Comece pelo tópico "DICAS ÚTEIS" onde irá lá encontrar alguma leitura interessante.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vbat
Membro

terça out 09, 2012 9:07 pm

Muito obrigada pelas dicas.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça out 09, 2012 9:30 pm

homeless Escreveu:O sexo não será muito importante.
Nunca detectei uma personalidade macho/fêmea nos gatos/as.
Eu, falaria com um gatil, descreveria a personalidade da sua gata e tentaria “coordenar” personalidades.
É, como lhe disse, uma “carta fechada” – tal como nós humanos, temos simpatias e antipatias…..escolheria sem dúvida nenhuma um animal sem lar, castrado/esterilizado e…isto é um apelo de alguém que anda há alguns anos no “mundo dos gatos”….se não achar que os gatos pretos dão azar dê uma chance a um – são sempre os últimos a sair.
:wink:
Eu noto diferenças. Os machos, geralmente, são mais tolerantes e "totós". 8) de resto concordo, tenha que idade tiver, pode escolher um gato de um gatil, há tantos que perderam as casas e os donos... se for bebé, tanto dá macho ou fêmea (eu prefiro as fêmeas :)), e não sao só os pretinhos a ficar para trás, a doces gatinhas de pelagem tartaruga ("farrusquinhas") aind ficam atrás dos pretinhos.. :( eu acho-as lindas!!!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 10, 2012 9:05 am

Vejo bastante diferença na personalidade gato/gata.

Há gatos que reagem muito mal a um outro gato na sua casa. Até ficam doentes. Outros ficam muito agressivos. Não é fácil para um animal territorial como o gato ver o território reduzido de um apartamento ser invadido por um estranho.

Penso que um bebé será menos invasivo e menos ameaçador para a gata que um adulto.
homeless
Membro Veterano

quarta out 10, 2012 9:22 am

sasquatch Escreveu:Vejo bastante diferença na personalidade gato/gata.
tenho ouvido isto de várias pessoa mas...que diferenças de personaldide notam ???
eu, muito sinceramente, não consigo distinguir uma personalidade gatO nem gatA!

tenho gatos machos e fêmeas com personaldiades muito diferentes!
e, em alguns anos de gatis e afins nunca consegui distinguir carácter macho e fêmea.
de notar que falo de animais castrados/esterilizados. animais inteiros não fazem parte da minha experiência pois apenas lidei com eles esporadicamente.

que diferenças apontam ??
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta out 10, 2012 9:32 am

homeless Escreveu:
sasquatch Escreveu:Vejo bastante diferença na personalidade gato/gata.
tenho ouvido isto de várias pessoa mas...que diferenças de personaldide notam ???
eu, muito sinceramente, não consigo distinguir uma personalidade gatO nem gatA!

tenho gatos machos e fêmeas com personaldiades muito diferentes!
e, em alguns anos de gatis e afins nunca consegui distinguir carácter macho e fêmea.
de notar que falo de animais castrados/esterilizados. animais inteiros não fazem parte da minha experiência pois apenas lidei com eles esporadicamente.

que diferenças apontam ??
Também fiquei curiosa...
Nos meus e nos que conheço as diferenças parecem-me a nível do individuo
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
homeless
Membro Veterano

quarta out 10, 2012 10:12 am

pois.... :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”