Adopção de outro gato
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
hoje fui á vet com a minha gata de 3 aninhos para ela levar a vacina deste ano e ela aconselhou-me a adoptar outro gato mas bébé e macho para lhe fazer companhia quando está sozinha e não sentir tanto a minha falta que a faz não comer.
Gostaria de ter a opinião de alguém experiente e saber se devo adoptar um gato do sexo oposto. Que diferença faz?
Em relação a ser bébé eu concordo pois a minha gata vai ter mais facilidade em acolhe-lo e supostamente protegê-lo.
hoje fui á vet com a minha gata de 3 aninhos para ela levar a vacina deste ano e ela aconselhou-me a adoptar outro gato mas bébé e macho para lhe fazer companhia quando está sozinha e não sentir tanto a minha falta que a faz não comer.
Gostaria de ter a opinião de alguém experiente e saber se devo adoptar um gato do sexo oposto. Que diferença faz?
Em relação a ser bébé eu concordo pois a minha gata vai ter mais facilidade em acolhe-lo e supostamente protegê-lo.
Hum…..a adopção de outro gato é sempre uma carta fechada.
Não tenha ideia de que a sua gata, por ser gata, terá “instinto maternal”!
Um animal bebé, por ser altamente dependente do humano, por ser “engraçado” e chamar a atenção do humano, por ser irrequieto e invadir o espaço/sossego da gata residente pode levar a cenas de ciúmes, mais ou menos assustadoras para um humano não habituado a felinos.
Haverá necessariamente demarcação de hierarquias, seja ele/a mais ou menos jovem.
Imagino que a bicha este esterilizada? Em muito diminuirá a territorialidade dela e fá-la-á menos “agressiva” na demarcação de prioridades e hierarquias.
Eu, procuraria escolher um animal de idade aproximada e de personalidade “complementar”.
Não tenha ideia de que a sua gata, por ser gata, terá “instinto maternal”!
Um animal bebé, por ser altamente dependente do humano, por ser “engraçado” e chamar a atenção do humano, por ser irrequieto e invadir o espaço/sossego da gata residente pode levar a cenas de ciúmes, mais ou menos assustadoras para um humano não habituado a felinos.
Haverá necessariamente demarcação de hierarquias, seja ele/a mais ou menos jovem.
Imagino que a bicha este esterilizada? Em muito diminuirá a territorialidade dela e fá-la-á menos “agressiva” na demarcação de prioridades e hierarquias.
Eu, procuraria escolher um animal de idade aproximada e de personalidade “complementar”.
Pois eu também tenho receio da atitude dela,pois está comigo desde bébé e sempre teve tudo,até tem mimos demais. Eu trato-a como um filho e acho que não iria reagir bem.
Sim ela está castrada.
Mas a médica disse que deveria arranjar-lhe companhia e eu ate concordo mas tenho mesmo medo da reacção dela. É que se não se der com o gatinho,não queria nada ter que o dar.
Em caso de adopção,aconselha do mesmo sexo ou do sexo oposto?
Desde já agradeço a sua ajuda.
Sim ela está castrada.
Mas a médica disse que deveria arranjar-lhe companhia e eu ate concordo mas tenho mesmo medo da reacção dela. É que se não se der com o gatinho,não queria nada ter que o dar.
Em caso de adopção,aconselha do mesmo sexo ou do sexo oposto?
Desde já agradeço a sua ajuda.
Homeless, acho que está a exagerar, há mais que exemplos, mesmo aqui no fórum que arranjar um animal bebé quando já existe um residente, corre bem. Uns adaptam-se em 1 ou 2 dias outros pode levar 1 semana, mas corre bem. Mais vale um bebé que um adulto, pode ser mais perigoso. O bebé só quer brincar, nunca iria atacar um adulto residente, enquanto que se fosse um adulto...
O sexo não será muito importante.
Nunca detectei uma personalidade macho/fêmea nos gatos/as.
Eu, falaria com um gatil, descreveria a personalidade da sua gata e tentaria “coordenar” personalidades.
É, como lhe disse, uma “carta fechada” – tal como nós humanos, temos simpatias e antipatias…..escolheria sem dúvida nenhuma um animal sem lar, castrado/esterilizado e…isto é um apelo de alguém que anda há alguns anos no “mundo dos gatos”….se não achar que os gatos pretos dão azar dê uma chance a um – são sempre os últimos a sair.

Eu, falaria com um gatil, descreveria a personalidade da sua gata e tentaria “coordenar” personalidades.
É, como lhe disse, uma “carta fechada” – tal como nós humanos, temos simpatias e antipatias…..escolheria sem dúvida nenhuma um animal sem lar, castrado/esterilizado e…isto é um apelo de alguém que anda há alguns anos no “mundo dos gatos”….se não achar que os gatos pretos dão azar dê uma chance a um – são sempre os últimos a sair.

Não ponho isso em causa. A minha gata foi resgatada da rua bébé por uma senhora e eu fui buscá-la. Castrei-a e vacino-a todos os anos.
Caso adopte um será nas mesmas condições.
Para mim os animais são tudo e tenho imensa tristeza de ver tanto animal abandonado e mal tratado. Se pudesse tiraria todos da rua e daria a vida que merecem que foi o que foi o que fiz á minha menina.
Certamente e infelizmente que há crianças que não têm metade do que ela tem.
Vou pensar nas vantagens e desvantagens relativamente á minha menina e logo decido.
Obrigada pela ajuda.
Caso adopte um será nas mesmas condições.
Para mim os animais são tudo e tenho imensa tristeza de ver tanto animal abandonado e mal tratado. Se pudesse tiraria todos da rua e daria a vida que merecem que foi o que foi o que fiz á minha menina.
Certamente e infelizmente que há crianças que não têm metade do que ela tem.
Vou pensar nas vantagens e desvantagens relativamente á minha menina e logo decido.
Obrigada pela ajuda.
-
- Membro
- Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm
Está na rua e a adopção seria urgente.
Ofereço-me para o levar até si se estiver interessada.
Não sei quanto custa castrar o gato mas posso lhe dar uma ajuda..
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=100720
Ofereço-me para o levar até si se estiver interessada.
Não sei quanto custa castrar o gato mas posso lhe dar uma ajuda..
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=100720
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bebé, jovem adulto, ou mesmo adulto, não faz diferença NENHUMA na aceitação por parte da gata residente...
Se está castrada, também não importa se adopta macho ou fêmea
Contudo, pela experiência com felinos de ambos os sexos, acho os machos serem mais tolerantes, a quase tudo, do que as fêmeas. Portanto, para equilíbrio... adopte um macho
seja bebé, seja jovem adulto, ou mesmo já adulto...
Para a integração do novo residente e socialização gradual, de ambos, tem muito por onde ler aqui no forum. Comece pelo tópico "DICAS ÚTEIS" onde irá lá encontrar alguma leitura interessante.
Boa sorte,
Leo
Se está castrada, também não importa se adopta macho ou fêmea

Contudo, pela experiência com felinos de ambos os sexos, acho os machos serem mais tolerantes, a quase tudo, do que as fêmeas. Portanto, para equilíbrio... adopte um macho

Para a integração do novo residente e socialização gradual, de ambos, tem muito por onde ler aqui no forum. Comece pelo tópico "DICAS ÚTEIS" onde irá lá encontrar alguma leitura interessante.
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu noto diferenças. Os machos, geralmente, são mais tolerantes e "totós".homeless Escreveu:O sexo não será muito importante.

Vejo bastante diferença na personalidade gato/gata.
Há gatos que reagem muito mal a um outro gato na sua casa. Até ficam doentes. Outros ficam muito agressivos. Não é fácil para um animal territorial como o gato ver o território reduzido de um apartamento ser invadido por um estranho.
Penso que um bebé será menos invasivo e menos ameaçador para a gata que um adulto.
Há gatos que reagem muito mal a um outro gato na sua casa. Até ficam doentes. Outros ficam muito agressivos. Não é fácil para um animal territorial como o gato ver o território reduzido de um apartamento ser invadido por um estranho.
Penso que um bebé será menos invasivo e menos ameaçador para a gata que um adulto.
tenho ouvido isto de várias pessoa mas...que diferenças de personaldide notam ???sasquatch Escreveu:Vejo bastante diferença na personalidade gato/gata.
eu, muito sinceramente, não consigo distinguir uma personalidade gatO nem gatA!
tenho gatos machos e fêmeas com personaldiades muito diferentes!
e, em alguns anos de gatis e afins nunca consegui distinguir carácter macho e fêmea.
de notar que falo de animais castrados/esterilizados. animais inteiros não fazem parte da minha experiência pois apenas lidei com eles esporadicamente.
que diferenças apontam ??
Também fiquei curiosa...homeless Escreveu:tenho ouvido isto de várias pessoa mas...que diferenças de personaldide notam ???sasquatch Escreveu:Vejo bastante diferença na personalidade gato/gata.
eu, muito sinceramente, não consigo distinguir uma personalidade gatO nem gatA!
tenho gatos machos e fêmeas com personaldiades muito diferentes!
e, em alguns anos de gatis e afins nunca consegui distinguir carácter macho e fêmea.
de notar que falo de animais castrados/esterilizados. animais inteiros não fazem parte da minha experiência pois apenas lidei com eles esporadicamente.
que diferenças apontam ??
Nos meus e nos que conheço as diferenças parecem-me a nível do individuo
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>