"Insuf. Renal" em gato com quase 3 anos.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quarta out 17, 2012 11:52 pm

Olá.

Pois é...o meu gato está quase a fazer 3 anos, e á 2 dias levei-o ao veterinário porque ele tinha comido um comprimido da minha cadela, que acabou por vomitar, mas por descargo de consciência levei-o ao veterinário no dia a seguir.
Resumindo.... Teve uma ligeira dor à apalpação e decidiram tirar raio x. Viram e mostraram-me um calculo num rim. Sendo assim perguntaram-me se queria fazer ecografia, já que a Drª estava lá com a sua mala e maquineta. Aceitei.
Disseram-me que os rins nao estavam muito bonitos, um deles com uma forma não muito normal, e perguntaram-me se queria fazer punção ao rim para enviar para laboratório para saber o ao certo o que ele terá.
Fez hemograma, e algo deu um pouco baixo, que nao me lembro, mas a nivel urinario, a ureia tava normal, e a creatinina um pouco pra lá do maximo normal.

Ontem já começou a comer uma ração renal, que comeu, mas hoje de manha depois de lhe dar um comprimido para o estomago, ele vomitou tudo, eram 10h15m quando sai de casa e fui ao veterinario outra vez.
Sem dores na apalpação, mas levou uma injecção para acalmar o estomago e intestinos, e algo para ajudar a fazer o coco.
Cheguei a casa à bocado do trabalho, tinha um coco mais mole, e outro mais rigo num outro canto do caixote, nao vi nenhum xixi, mas havia xixi de manha... Mas nao tenho noção se comeu...
Amanha vou tentar ligar pro vet às 10h, mediante o que encontrar de manha, menos comida, ou nao, xixis ou cocos.

Estou deveras preocupada. Tive uma situação complicada com a minha cadela de quase 9 anos, que andou uns dias a queixar-se de dores nas articulações, porque devido à Insuf. Renal ter alterado valores, parei de fazer o tratamento para as articulações e ela deixou de se levantar. Na 1ª noite de tratamento dela até dormi com ela no chão ao lado dela.... E restantes dias dormi muito mal e acordava por tudo e por nada...

Agora com o meu gatinho à duas noites que nao consigo realmente descansar. No trabalho ja perceberam que o meu estado nao é os melhores. Só consegui realmente dormir, hj quando voltei do vet e me deitei durante 1h para fazer tempo de me arranjar para ir trabalhar.

Está a ser muito esgotante, alguém passou pelo mesmo com um gato tão novo?
Eu sofro muito por antecipação, e o meu estômago está neste momento mais dorido do que quando fico com fome, nao sei se vou conseguir dormir como deve de ser... Já começo a ficar esgotada, e muito mais sensível. A vontade de chorar é muita, porque tenho plena noção que não merecia nada disto, nunca um bom dono merece... Mas o meu esforço para com os meus 3 gatos e cadela, em lhes dar a melhor ração, tendo um ordenado mais ou menos baixo, não está a ser recompensado. Até o dono da loja de animais onde vou, diz mesmo que eu seria a ultima pessoa que podia passar por isto. Ainda ontem gastei 200 euros no vet, e mesmo assim fizeram-me 20% de desconto e nao cobraram o sedativo.

Enfim, entrei aqui numa também de desabafo.
Doi-me a garganta da força que faço para nao chorar.

A ver se passo uma boa noite.
Obrigada por lerem.
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 18, 2012 12:12 am

Catarina, o que posso dizer é que tenho uma gata com insuficiência renal com sete anos, diagnosticada desde os três. Aos três anos foi quando se manifestou a doença, sem explicação aparente, e nessa altura esteve à beira de ser eutanasiada, pois tanto os valores da ureia como os da creatinina "saltavam" do gráfico, ou seja, eram muito, muito superiores ao normal, e além disso ela esteve alguns dias, durante o internamento, sem reagir ao tratamento. Já teve mais uma crise grave, mas que felizmente superou.

A única coisa que faz desde a manifestação da doença e o diagnóstico, confirmado passado um ano e pouco por nova ecografia, é a alimentação com ração Renal. É impossível fazer-lhe qualquer outra coisa em casa, a não ser durante crises. Durante a fase de prostração, deixa fazer tudo, mas mal melhora é impossível fazer-lhe qualquer tratamento de "manutenção". Felizmente, pegou bem na ração Renal da RC (embora inveje a dos meus outros gatos), e estou com a dona de outro gatinho com IR que também participa neste fórum, a anja-azul, quando ela diz que a ração específica faz milagres.

Como o seu gatinho, a Alcagoita tamém sempre comeu ração de qualidade, por acaso da mesma marca, desde que veio cá para casa, bebé.

Com isto, quero dizer-lhe que não desespere. Ao que parece, o caso do seu gatinho nem parece tão grave como o da minha Alcagoita. Sei que a preocupação é sempre enorme mas, se Deus quiser, não há-de ser nada demais.

As melhoras do seu gatinho, e vá dando notícias, pf. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quinta out 18, 2012 3:43 am

São 4:36 da manha, e ele nao comeu nada, nem foi ao caixote.
Tem estado a dormir. Só acordou agora comigo a fazer barulho, mudou de posição e vai dormir outra vez.

É muito difícil afastar os pensamentos mais maus. Mas de manha irei ligar pra falar sobre isto. O meu pegou no primeiro dia na ração renal, começou a comer Purina NF, mas vomitou tudo de manha. Ao ligar também vou perguntar por amostras de outras, e se é viável dar-lhe alguma comida húmida pra ver se ele come.


A minha gata que me morreu à 3 anos, ela sofria de insuficiência renal desde os 11 anos, durou-me até quase aos 17, e nao foi disso que morreu, apesar dos sintomas serem parecidos, ela tava com uma infecção ja avançada no pâncreas, e estava até internada à 1 semana a fazer exames, e quando descobriram isso, ela durou uns 2 dias.

Obrigada Tassebem pela disponibilidade que teve em responder, como eu disse, sofro muito por antecipação, por isso é que estou assim.
A ver se durmo mais umas 5 horas, sem ser perturbada por pensamentos parvos.

Obrigada!
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quinta out 18, 2012 11:10 am

Como referi, hoje la liguei para a clinica de manha, pra falar dos cocos e comidas e afins. Ele está bem, ja comeu, fez outro xixi e agora foi dormir, porque estando aqui no meu quarto sozinho nao ha grandes coisas para fazer, lá de vez em quando afia as unhas num arranhador que aqui tenho.

Os resultados da punção, foram inconclusivos, disseram eles. Por isso nao conseguem perceber o que ele tem. Sábado de manha vou voltar com ele à clinica para repetir analises ao sangue pra ver se os valores de ureia e creatinina se alteraram. E mais logo ja vou trazer algumas saquetas de comida renal para lhe abrir mais o apetite, se bem que ele comeu agora de manha e isso é sempre importante.
Por outro lado, ha um outro factor que pode estar associado a este incidente, que seria aquela doença estupida chamada PIF (Peritonite Infecciosa Felina) que é altamente contagiosa e poderá matar todos os gatos que aqui tenho, visto que ele tem estado a perder peso desde à uns tempos para cá, se ele tiver essa doença, que no maximo só pode ter vindo no sistema dele à nascença porque ele nao vai à rua, poderá ja ter pegado aos outros, mas nos outros n vejo nenhuma reacção estranha, nem perda de peso nem apetite, o que espero q nao seja nada disso.

La consegui dormir um pouco mais, mas preciso de mais descanso, ainda pra mais hoje saio às 23:15 e amanha às 9h ja tou no trabalho novamente, horarios rotativos nao combinam com problemas pessoais.

Obrigada
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta out 18, 2012 11:32 am

Catarina, já são boas notícias as que nos traz.

Eu sei que os veterinários têm obrigação de falar aos donos nas várias possibilidades de diagnóstico e que nós, donos, tendemos logo a ficar extremamente preocupados e a fixar-nos nas mais negras, mas procure ter pensamento positivo e não se deixar abater. Para já, são apenas isso, possibilidades.

E também não fique assim preocupada com os seus outros animais. A possibilidade, sublinho novamente, possibilidade de o seu gatinho ter PIF não significa uma mortandade geral. Morreu-me uma gatinha com PIF há cerca de dois anos e, até agora, não tive mais nenhum problema do género. Não quer dizer que não venha a acontecer, mas também pode não acontecer, e eu prefiro fixar-me nesta última, até porque não podemos andar sempre a pensar nisso.

O facto de um gato ter coronavírus não quer dizer que venha a desenvolver PIF. Um gato com índice alto de coronavírus pode nunca desenvolver PIF; um gato com índice baixo pode vir a desenvolver PIF.

Digo só estas coisas porque a PIF continua a ser o bicho-papão de donos e veterinários…

Continuação das melhoras do seu gatinho… e veja se descansa. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Farruca
Membro
Mensagens: 84
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

quinta out 18, 2012 4:37 pm

Olá!

Aqui há uns anos pensava-se que a minha ruca pudesse ter problemas renais...eu, tal como muitos outros donos fiquei com um nó na garganta e aquela vontade de chorar como se não houvesse amanhã....bem, análises feitas, ecografia realizada, diagnóstico, uma "simples" cistite ideopática felina, cristais na bexiga....ração passa de renal para urinary + omniuri, até hoje.

Kiara...fim de semana passado...vómitos frequentes, bebia água vomitava a água, comia, vomitava, fizémos o jejum, vomitava...o nosso coração fica mais do que apertado, como eu compreendo!!
segunda-feira, vet: podem ser os rins a falhar...associado à perda de peso (ela sempre foi uma top model) e à queda de pêlo (característica desde sempre) a vet disse-nos logo o pior cenário. ao fim de contas, um antibiótico e comida pp po estômago, passados 2 dias já andava aos saltos e a estragar os tapetes e cortinas!! :D

infelizmente nem sempre os nossos receios terminam em "bem", mas desejo tudo de bom po seu gatinho!!! há-de correr tudo bem!! :) eles são mais fortes e resilientes do que pensamos!!!
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

sexta out 19, 2012 1:58 am

Eu realmente sofro mto por antecipação.
Cheguei do trabalho eram 23:30 e quando entro no quarto era só diarreia por todo o lados vómitos em tudo quanto era sítio. Em cima da minha cama, do pijama, na cama dele, em Cumã de roupa q tinha em cima da cadeira do PC para DP arrumar...enfim...tudo sujo. Até coco havia na minha cama.... fui logo para um hospital veterinário.... liguei para o Vet q o tem acompanhado e ele ligou para la pra dizer o estado do gato e q exames já tinha feito e possíveis diagnosticos.

Ia tirar sangue para ver a creatinina mas trava tao agitado q n deixou...e ficou internado com uma serie de medicação q lhe vão dar.... mas realmente os possiveis diagnosticos vao desde linfoma, ate outras coisas mais graves....

O estado dele é critico... tou de rastos. Vim dormir para a cama da minha Mae enquanto ela limpa todo o meu quarto...tenho q me levantar as 7h e ainda tou a pensar com q cara eue cara eu vou aparecer na loja..... amanha liga rei a meio da manha pra saber como ele esta.



não quero q ele sofra, mas tbm n quero sofrer mais pq isto já me ta a atrapalhar em muitos aspectos...
Desculpem se houver erros mas tou a escrever no tlm e com mtas lágrimas.



:(
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Farruca
Membro
Mensagens: 84
Registado: sexta dez 17, 2010 5:37 pm

sexta out 19, 2012 9:23 am

:( lamento....

espero mesmo que seja apenas um vírus qualquer... a vet da Kiara disse que têm aparecido muitos gatos com vómitos e dirreias, que deve ser algo vírico. espero que os seus piores medos não se confirmem e que não passe apenas de uma fase má e um susto memorável!

vá dando notícias pf que agora tb eu tou preocupada com ele :(
eles mexem connosco de uma maneira!!!! ai estes meninos.....

desejo-lhe as melhoras!!!!
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

sexta out 19, 2012 6:07 pm

:(

Hoje ás 20h vou lá ve-lo à clínica onde está internado.
Pelas noticias que me deram hoje, mal comeu, continua prostrado, as fezes hoje saíram acinzentadas com algum sangue.

Querem fazer teste ao PIF, a ver se se pode confirmar a existencia do virus e aí não há mesmo volta a dar, ou ver se nao for isso, a vet que me ligou disse que ele até se pode safar, e controlar algo a nivel renal.


Mas o vet inicial, que viu a eco e tudo mais, que ligou para lá a falar sobre a situação dele antes de eu chegar, á noite, disse que podia ser um linfoma, ja q ele tem uma massa escura esquisita num dos rins, que não têm a forma natural, estão em mau estado.

Tou á espera que este vet inicial me ligue pra falar, e vou tentar perceber melhor as coisas.
Já me estava a mentalizar que o tinha que deixar a dormir, porque o cenario é mau e nao quero que ele sofra... com tanta picada e tudo mais.
Traze-lo para casa nestas condições nao dá, não sou capaz de quase tratar da minha saude, quando mais da dele assim tao debilitada.

A minha cadela é insuf renal, apesar da crise que está a passar agora, continua contente, faz xixis normalmente, cocos, come, bebe agua, brinca e tal... O micky nao.. Não faz absolutamente nada. Vê-se que não está nada bem.

Se eu mais logo estiver em condições, vou tentar escrever o que me vai ser dito na visita das 20h.

Obrigada pelo apoio, mas é tao dificil!!
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 19, 2012 7:16 pm

Catarina, a pesquisa de coronavírus não vai, como já expliquei acima, determinar o diagnóstico de PIF. Pode ter um índice de coronavírus alto e não ter PIF.

Este diagnóstico é feito por um determinado número de sintomas e condições que o gato apresenta. Quantos mais factores desses existirem, maior a probabilidade de o animal ter PIF, mas a certeza só se tem com a necrópsia e, por vezes, nem assim.

Lamento muito não haver melhoras do Micky e conhecemos aquilo porque está a passar, é realmente muito difícil. Eu já vivi um quase milagre, também já passei por pesadelos.

Estamos consigo e a torcer por que o Micky recupere.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

sexta out 19, 2012 10:21 pm

Voltei à bocado da clínica.
Levei as primeiras analises ao sangue que ele fez na passada segunda feira, e decidiram refazer hoje para comparar.

A vet que estava de plantão hoje, disse-me que se varias coisas estivessem muito alteradas, podiam considerar PIF... Peço desculpa, mas nao vou saber dizer os nomes dessas tais ''coisas'' porque já nao me lembro. Estava muito nervosa.

No entanto fui ve-lo, dei-lhe umas festinhas e ele ficou todo deliciado, com os olhinhos fechados a receber os miminhos.

Esperei 1h pra sabermos os resultados, porque entretanto a Drª recebeu um paciente que tinha consulta às 20:30, mas como ela estava com o Micky o senhor só foi atendido lá para as 21h, e eu tive que esperar...

Lá me chamaram para conversar e ela disse-me que as analises não foram boas nem más... Realmente as tais ''coisas'' que ela estava à espera que estivessem muito alteradas, nao estavam sequer com valores graves.

Claro que a existencia do linfoma nos rins está presente, mas medicado e com a raçao certa vai viver certamente mais uns tempos... Só precisamos perceber o que está a fazer este mal estar intestinal... Contei-lhe do comprimido anti-inflamatorio que ele comeu, da minha cadela que é um comprimido para 40Kg de Cão e é um comprimido que nem se dá aos gatos, e ela ia colocar isso na linha de hipoteses... Porque ele esteve sempre muito bem até comer o comprimido, embora ja tivesse doente dos rins, aquele vomito fez-me leva-lo ao veterinario e perceberam que alem dos rins nao estarem bem, havia ali mais qualquer coisa, e o facto de ele ontem ter começado com a diarreia e os vomitos, nao se pode descartar a hipotese do comprimido ter provocado algumas destas reacções. Claro que ela nao descarta o PIF, mas vamos ver até onde isto vai...

Vai começar com medicação, continuar com o soro, hoje já nao vomitou, mas a diarreia é sempre preocupante. Pode ser que com a medicação a flora intestinal possa ficar mais ou menos estavel e ele possa ter alta. Mas também já avisei que só o quero a vir para casa com medicação quando realmente estiver estavel. O meu trabalho nao me permite muitas manobras, para sair quando é preciso... Mas vamos ver onde isto vai dar...

Continuo preocupada, mas sai um bocadinho aliviada, e hoje vou conseguir descansar um bocadinho mais.

Não tenho muito mais dinheiro na minha conta, nao sei como vai ser daqui para a frente, a minha mae tá desempregada o meu irmão também, isto tá muito complicado. Mas ele está a ser bem tratado, vou esperar pelo melhor então...

Obrigada a quem tem lido e deixado algumas palavras. É muito importante! Obrigada!
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado out 20, 2012 2:00 am

As notícias não são más... :)

Pergunte na clínica se não será possível fazer pagamentos faseados. É bem possível que a reacção seja positiva, os tempos estão complicados para todos, e assim talvez não comprometa tanto o seu "equilíbrio orçamental". :wink:

Vou continuando à espera das notícias do Micky, torcendo muito para que sejam boas.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

sábado out 20, 2012 12:07 pm

Olá.

Hoje ligaram-me para me darem boas noticias. Ele continua sem vomitar, a diarreia parou e já está bem mais esperto, atento ás coisas da sala onde está. Alias, ele está numa sala sozinho devido ao poder do contagio de PIF, até porque ontem para lhe dar festinhas, calcei umas luvas.

Perguntaram-me se hoje queria ir lá vê-lo. Talvez vá, sinto-me cansada e cheia de sono, mas acredito que é mais importante para ele ver os donos lá e levar algumas festinhas do que eu ficar em casa a descansar, tenho tempo quando chegar a casa.

Hoje dormi na sala com os outros bicharocos, e a minha gata mais nova que desde SEMPRE dorme em cima do meu peito ou das minhas costas, depende só de como estou deitada, veio matar saudades e fazer moontes de ron rons!

Vou mante-lo lá durante mais um dia ou outro sim. Vou falar desses pagamentos faseados. Tenho pago diariamente o tratamento dele. Na primeira noite paguei 90€. Ontem paguei 60€ porque foi do hemograma que fez, e 50% do valor que eu iria pagar pelo dia todo, mas vou realmente perguntar se posso ficar com o pagamento mais facilitado... Só na segunda feira que foi quando o levei ao vet paguei 205€, e mesmo assim já foi com 20% de desconto porque conheço os donos dessa cadeia de lojas/veterinários.

Vou continuar a torcer muito para que ele melhore!!!!
Obrigada Tassebem :)

E Obrigada a quem me tem apoiado :)
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
hmsf
Membro Veterano
Mensagens: 1198
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Localização: Benji
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sábado out 20, 2012 12:33 pm

fogo Catarina...:( coitadinho do Micky. Espero que ele fique bom rapidamente... pelo que contou no ultimo post parecia estar ligeiramente melhor... vamos esperar que sim.

Se tivesse algum dinheiro na conta acredite que fazia já transferência, mas como estou desempregada está mesmo complicado... experimente fazer aqui umas rifas. Isso ajudou-me quando tive que fazer os tratamentos do Ginjas...

beijinho e boa sorte***
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

sábado out 20, 2012 1:32 pm

hmsf, obrigada, mas nem eu tenho como rifar alguma coisa.
Mas obrigada pela disponibilidade.

Uma coisa que me esqueci de contar, foi que hoje já comeu por vontade propria, foi pouco, mas foi ele que foi à tigela comer, o que também é bom sinal. Dantes as veterinárias obrigavam-no a comer por pouco que fosse.

Devo ir la visita-lo ás 18h +/- :)
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Responder

Voltar para “Gatos”