Não reconheço a minha gatinha :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
DMRM
Registado: sábado out 20, 2012 11:40 am

sábado out 20, 2012 12:02 pm

Olá, bom dia,
Em Março deste ano, adoptei uma gatinha de 5 meses, a Karu.
Assim que cá chegou, adorou a casa e ambientou-se perfeitamente.
Em Junho adoptei outra gatinha, a Nub, com pouco mais de 1 mes. Ao inicio nao se davam, mas passadas 2 semanas já se davam lindamente.
A Karu sempre foi uma gatinha muito meiga, calma, faladora e adorava dormir comigo e se me visse sentada no sofa, nem hesitava em vir deitar-se ao meu colo e ali ficava a ronronar.
De repente, á cerca de 1 mes atras, mudou de comportamento como do dia para a noite. Passa o dia a dormir sozinha num canto do quarto, já não fala, já nao brinca com a Nub e se me chego perto dela, ela olha desconfiada e foge. Se a Nub tenta brincar com ela, ela bate-lhe. Só vem ter comigo para pedir comida e, num segundo está a pedir comida e, literalmente, no segundo a seguir foge! So vai comer se nao estiver la ninguem, volta para o seu cantinho no quarto e só sai para pedir comida outra vez!
Não consigo entender o que desencadeou este comportamento.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sábado out 20, 2012 12:26 pm

Já pensou em falar com um vet? Muitos gatos quando estão doentes ou com dores isolam-se e ficam agressivos. Poderá ser o caso...:\ Acho que para ficar descansada devia consultar um vet de confiança para um check up à sua Karu (nome giro já agora :P)
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
DMRM

sábado out 20, 2012 7:43 pm

Olá Helene,

Já falei com um veterinario, ele diz que pode ser uma fase, mas a verdade é que já dura ha pouco mais de um mês...

E já agora, obrigado. Karu significa Amor em celta :wink:
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado out 20, 2012 7:46 pm

Tudo começou assim:
Foi entregue no Canil Municipal, pelos seus donos para abate, uma gata que de repente fez vários ataques violentos aos donos!!
Não se percebe bem o que é que desencadeia a violência cega!
Ruídos do camião do lixo?? Gato do vizinho no jardim junto à sua janela??... O que é certo é que ela se atira a quem estiver por perto e morde e arranha gravemente!! A situação é insuportável!
Os donos já tentaram tudo: OVH, ração calmante, Florais de Bach, Medicação calmante... e o comportamento mantém-se sempre que algo perturba a gata Micá!

A Veterinária Municipal de Évora, Dra Margarida pediu a ajuda do MIAR, na esperança que fosse um problema comportamental, e que pudesse ser trabalhado como uma terapia comportamental.

Após várias abordagens sem sucesso, lá falámos com o 'nosso vet', que por telefone pediu análises ao sangue...
Micá sedada. Resultados. Diagnóstico: 'shunt portosistémico'.
Ou seja...
Existe uma deficiência no 'sistema porta' que faz com que parte do sangue não seja filtrado pelo fígado, tal faz com que fique em circulação uma quantidade imensa de amónia resultante da digestão das proteínas - se não houvesse este problema, a proteína seria devidamente degradada, e filtrada pelo rim sairia normalmente na urina.
Ora a amónia é altamente tóxica para o organismo. E quando em elevada concentração consegue atravessar a barreira hemato-encefálica (passa do sangue para o cérebro) e provoca encefalopatia hepática e consequentes sintomas graves, que podem variar de indivíduo para indivíduo: alucinações, convulsões, 'ausências', agressividade, instabilidade de humor, ansiedade, desorientação...

O tratamento pode passar por cirurgia, mas no caso da Micá (e dos gatos em geral) passa por dieta e medicação que leve à diminuição da amónia em circulação:
- dieta com baixo teor de proteínas (só Renal ou K/d)
- actuação ao nível da flora intestinal para baixar a produção de amónia: administração de lactulose + administração de dimicina

Neste momento o tratamento está a ser correctamente aplicado, o que permitiu baixar de forma significativa o nível de amónia em circulação.
E a Micá, depois de muitas experiências... encontrou uma FAT e agora sua FAD que lhe oferece a estabilidade ambiental e emocional necessária. MUITO BOM!!!!!!

ATÉ CHEGAR A ESTE FINAL FELIZ, PASSÁMOS 5 MESES DE ENORME ANGÚSTIA, VOLTANDO A HIPÓTESE DA EUTANÁSIA A SER POSTA NA MESA POIS NÃO SE ENCONTRAVA UMA FAT CONVENIENTE PARA A MICÁ.

tirei este caso de um outro forum. pode dar pistas. espero que a mjg não se aborreça.
DMRM

sábado out 20, 2012 10:34 pm

Olá Anja Azul,

A Karu foi ao veterinario ha pouco tempo e estava tudo bem.
O comportamento dela nao se tornou violento, pelo contrario, tornou-se "fugitivo". Só de falar ou chegar perto dela, ela foge e esconde-se. A pequenina, se tentar chegar ao pe dela para brincar, ela faz o mesmo, nao se volta contra a pequenina, simplesmente foge e esconde-se.
So quer estar sozinha e só vem ter comigo na hora das refeições.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado out 20, 2012 11:20 pm

Há gatos que reagem muito mal a outro gato no seu território.
Alguns chegam a adoecer tal é o stress.

Estão esterilizadas?
pokker
Membro Júnior
Registado: sexta jun 20, 2008 8:04 pm

domingo out 21, 2012 10:02 am

Quando trouxe o Mantorras cá pra casa, a D. Milu também teve um comportamento semelhante, andava fugida, escondia-se, mal aparecia para comer...
Não chegou a um mês, e as coisas voltaram ao normal, hoje em dia, brincam um com o outro, dormem juntos.

Pode ser que demore mais tempo a adaptação. Ou então terá acontecido alguma coisa que agora o gato está com medo.
DMRM

domingo out 21, 2012 4:57 pm

Olá Sasquatch e Pokker,

Não tem nada a ver com a outra gatinha. Como eu disse no texto inicial, quando a pequenina veio ca para casa em Junho, ela demoraram a entender-se mas ao final de algum tempo (por volta de 2 semanas) já estavam bem. Ou seja, a pequenina já ca esta desde Junho e só agora é que a Karu começou a esconder-se, mas nao e so da pequenina mas de qualquer pessoa que se chegue perto.
A pequenina nao esta esterilizada porque ainda é "bebe", ainda não tem 6 meses.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo out 21, 2012 6:42 pm

Repare que a recém chegada entretanto cresceu. Ou seja, também ela por se ter habituado pode ter começado a reclamar território.
A sua gatinha pode estar a reagir ao sentir-se pressionada no seu habitat.

Ou pode estar doente, a chocar alguma coisa.

Uma coisa: não gastem dinheiro com essa brincadeira dos florais de Bach.
Não há soluções milagrosas mas essa é das mais hilariantes de que tenho ouvido falar.
Só faz bem a quem a inventou :lol: e quem a vende :lol:
DMRM

domingo out 21, 2012 8:01 pm

A pequenina é siamesa e essa raça é conhecida por ser muito cuimenta (e é!). Quando a Karu se chegava perto para o colinho dela, a Nub metia-se no meio.
Será que a Karu deixou de me ver como a mamã dela e passou a ver-me como mais uma pessoa ca da casa?
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo out 21, 2012 8:06 pm

seja como for, nada disso é normal. tive 2 siameses durante quase 16 anos. depois deles, vieram n gatos e um cão e nunca os vi assim. mas vi quando 2 gatos adoeceram, a 1º coisa que fizeram, foi tornar-se agressivos com os outros. nunca liguei a esse sinal porque não sabia. uma delas teve de ficar separada para sempre. era um ódio mesmo indo ao colo
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 21, 2012 8:47 pm

Não cnsidero os florais uma brincadeira, pelo simples motivo de que sempre fui céptica mas, coincidencia ou não (mal não fazem...), resultram nalguns casos de gatos com comportamentos aversivos.

Também me parece que esse comportamento é de doença ou "choco". Eu não hesitaria em levá-la ao vet para um "check up", hemograma + bioquímicas + ionograma. Se forem excluidas patologias, então avance-se para os comportamentos...
Responder

Voltar para “Gatos”