Levar gata de casa para apartamento com outros bichos!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AlvinhoO
Mensagens: 2
Registado: domingo out 28, 2012 2:56 pm

domingo out 28, 2012 2:59 pm

Amigos especialistas em felinos,

Tenho uma linda gata, chamada Chiquinha, de 5 anos de idade, que viveu sua vida na casa da minha mãe, comigo. Uma bela casa de 200m², com jardim, árvores, muros, duas cachorrinhas que eram suas amigas, constantes visitas e muitas lagartixas e baratas para caçar.

No entanto, recentemente me casei, e estou me mudando para um apartamento de 60m² com minha esposa. Nesse apartamento moram duas outras gatas, são os animais de estimação de minha mulher. Acabei de trazer a Chiquinha para morar conosco, afinal, ela é minha gatinha. Dormimos juntos todos os dias, passo o dia fazendo carinho nela, somos grudados um no outro.

Não quero viver longe de minha nova gatinha, mas estou com pena dela. Ela está estressada no novo ambiente, está trancada num quarto, comigo. Estamos aqui há 4 horas. Espalhei roupas minhas pelo quarto para ter meu cheiro. Ela já soltou muito pêlo, está ofegante e não quer sair de dentro do armário.

O que fazer? Estou com peso na consciência de tirá-la daquela bela casa para morar nesse pequeno apartamento comigo e outras 2 gatas. Acham que fiz certo? Será que a devolvo para casa da minha mãe, onde ela terá tudo de volta?
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 28, 2012 4:08 pm

Apesar do "grude", talvez tenha sido precipitado levá-la consigo... é que não foi uma mudança "para melhor". Além de ser tudo novo, é tudo "fechado", muito limitado para uma gatinha habituda a viver livremente, e ainda para mais com as outras duas gatas que, além da vantgem numérica, tem-se uma à outra. No seu lugar, devolvia a sua gatinha à casa dos seus pais o mais depressa possível... ela já vai sofrer o suficiente com a sua ausência e está visto que a mudança, mesmo com a sua presença, não está ser nada bem aceite e pode mesmo provocar danos irreparáveis, como a perda da confiança em si. Ponha de parte o seu apego e faça o melhor pea sua gata: devolva-lhe o lar que sempre conheceu e onde é feliz!
AlvinhoO
Mensagens: 2
Registado: domingo out 28, 2012 2:56 pm

domingo out 28, 2012 4:19 pm

sxmota Escreveu:Apesar do "grude", talvez tenha sido precipitado levá-la consigo... é que não foi uma mudança "para melhor". Além de ser tudo novo, é tudo "fechado", muito limitado para uma gatinha habituda a viver livremente, e ainda para mais com as outras duas gatas que, além da vantgem numérica, tem-se uma à outra. No seu lugar, devolvia a sua gatinha à casa dos seus pais o mais depressa possível... ela já vai sofrer o suficiente com a sua ausência e está visto que a mudança, mesmo com a sua presença, não está ser nada bem aceite e pode mesmo provocar danos irreparáveis, como a perda da confiança em si. Ponha de parte o seu apego e faça o melhor pea sua gata: devolva-lhe o lar que sempre conheceu e onde é feliz!
Obrigado. Não quero nunca causar um dano irreparável à minha Chiquinha. Estou a levando de volta para casa agora mesmo. Acho que você disse o que minha consciência estava a berrar comigo.

Vai ser ruim viver sem ela, mas quero o melhor para minha bichinha linda.
sxmota
Membro Veterano
Mensagens: 1090
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo out 28, 2012 4:40 pm

Pior mesmo era se emigrasses ou, de algum modo, não pudesses mais vê-la! Olha, em Fevereiro dei uma gatinha ao meu melhor amigo: a Moira estava comigo desde junho do ano anterior, com acesso à rua, liberdade para entrar e sair, segurança, boa comidinha... mas havia outros gatos (muitos outros!) e não podia dar-lhe toda a atença que ela precisava. Era a gata dos meus sonhos... "siamesa" de olhos azuis, tinha também manchas de preto e amarelo e era quase tda branca, lindíssima; temperamento excelente... foi para melhor, encontrou sua alma gémea, gata única, a mesma liberdade, a mesma segurança. O meu amigo adrava a gata e ela adorava-o. Em Agosto, o meu amigo morreu... a família ainda considerou o regresso da Moira aqui a casa e eu estaria disposta a acolhê-la de volta se ela não superasse a perda. Mas superou, depois de quase 15 dias chorando a ausência do seu amigo e tentando entrar na "sua" casa. A família, apesar de toda a dor, apoiou a gatinha - afinal, todos sofreram, todos conheceram a terrível dor desta perda, incompreensível até para nós, humanos (um acidente estúpido em casa, desequilibrio e queda...) - e ela adaptou-se. De qualquer forma, ela já frequentava o quintal e a casa da família enquanto meu amigo trabalhava; mas, se tivesse vindo para aqui, provavelmente seria infeliz e talvez fugisse, procurando o dono do seu coração, recusando-se a viver no "orfanato" com cerca de 20 outros gatos e nunca mais sentir a "presença" daquele que a amou.

Acho que tomaste melhor decisão possível. :) Felicidades!
Responder

Voltar para “Gatos”