mudança habitat gatinho
Moderador: mcerqueira
Estou muito desconsolada e gostava de saber as vossas opiniões. Há 4 meses fui buscar um gatinho com 2 meses, tentei fazer tudo da melhor forma possível, veterinário, vacinas, alimentação de veterinário, tudo, tudo tudo. Acontece que ele embora fosse muito meiguinho, tinha muitos momentos de loucura, trepava pelos móveis, mordia-me, de noite não parava (mesmo a cansá-lo) antes de dormir, se estava no meu quarto miava para ir para a cozinha, se estava na cozinha miava para ir para o meu quarto. Começou a ser um complicado. O vet aconselhou a castrar, foi portanto castrado dias antes de fazer os 6 meses. Depois, ficou ainda mais agitado, inconstante, miava, nem eu nem os meus pais conseguíamos descansar. O problema é que o meu pai teve um acidente vascular cerebral e ouvir o gato a miar constantemente estava a fazer-lhe mal. Ontem tivémos que tomar uma decisão. Pedi a uma tia minha que o levasse para o pé dela. Ela tem um grande quintal, horta e espaço. Mas estou a sofrer tanto, a imaginar...coitadinho, será que se vai adaptar? Estava habituado a dormir em cima de um edredon, a comer comida de vet, ou seja ali se calhar vai ser mais feliz pq tem liberdade, mas vai passar a comer ração normal. Ela tem mais 3 gatos. Estou farta de chorar, só me apetece ir buscá.lo. Estou a imagina-lo ali, num sítio tão diferente, sem conhecer ninguém...vai passar a ter hábitos diferentes, não vai ter os mimos que tinha. Será que um gatinho se adapta bem a novo habitat?
O único problema é ter acesso à rua de repente sem cinhecer o sítio.
Se o gato não está habituado a ter acesso aà rua e não está habituado à casa da sua tia o mais provável é fugir.
Mantenham-o em casa durante um tempo.
Chegou a tentar usar ferormonas ou algo do género para verse o gato acalmava?
Se o gato não está habituado a ter acesso aà rua e não está habituado à casa da sua tia o mais provável é fugir.
Mantenham-o em casa durante um tempo.
Chegou a tentar usar ferormonas ou algo do género para verse o gato acalmava?
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Pois, ele foi para lá ontem ao fim da tarde, dormiu na casinha dele (foi com ele), dentro da garagem. Hoje de manhã, a minha tia colocou-o na rua para ver a reacção. Parece q se deu bem com os outros gatinhos, e andou a explorar. Agora estava a ligar para saber como é que ele está, mas não me atendem. Já estou a pensar q se calhar fugiu e agora não têm coragem de me dizer.
O vet nunca nos falou nas feromonas. Como é que funciona?
Pesquise por "Feliway"cati7777 Escreveu:Pois, ele foi para lá ontem ao fim da tarde, dormiu na casinha dele (foi com ele), dentro da garagem. Hoje de manhã, a minha tia colocou-o na rua para ver a reacção. Parece q se deu bem com os outros gatinhos, e andou a explorar. Agora estava a ligar para saber como é que ele está, mas não me atendem. Já estou a pensar q se calhar fugiu e agora não têm coragem de me dizer.

Já estava a pesquisar e realmente aparece-me esse produto. Será que iria funcionar? E como é q o vet não me aconselhou isso? A sério, nós confiamos nos médicos e por vezes tomamos atitudes precipitadas quando afinal se calhar havia uma solução. Obrigada pela dica.
Resulta com uns... Não resulta com outros.cati7777 Escreveu:Já estava a pesquisar e realmente aparece-me esse produto. Será que iria funcionar? E como é q o vet não me aconselhou isso? A sério, nós confiamos nos médicos e por vezes tomamos atitudes precipitadas quando afinal se calhar havia uma solução. Obrigada pela dica.
Não é uma coisa certa, depende do gato e do caso.
Mas se esses "ataques" fossem devido a stress talvez pudesse ter ajudado a melhorar a situação.
Pois, poderia não resultar. Mas se calhar era mesmo stress, via-se que ele precisava de explorar, de trepar, coitadinho... mas agora estou eu com stress, não consigo falar com a minha tia, e mora a 65 km da minha casa.. de certeza que ele deve ter desaparecido. Ele não tem experiência de rua, às tantas escapou-se. Mas o terreno dela é todo vedado, pode ser que esteja só escondido. Ai pq é que não soube das feromonas antes? Poderia ter resultado. Acho que não vou aguentar e amanhã dps do trabalho vou mas é lá busca-lo., O problema irá ser o meu pai, a saúde dele n está propícia para ter paciência necessária para o comportamento inadequado do gatinho. Que stress...se eu soubesse que ele estava bem integrado...tia não me atende!!!!
Isso não vai lá com hormonas, que resultam nuns casos mas noutros não. Se quer realmente conservar o seu gatinho e se o problema são os miados constantes (naturalmente todos os gatos miam mas há uns que se tornam muito chatos...), vai ter de alterar, em conjunto com a sua familia, o modo como lidam com ele. O gato mia porque não sente atenção e comppreensão da vossa parte. Ele não quer "liberdade", ele quer atenção e estímulos como gatinho jovem que é! E isso ele tem na casa da sua tia: estímulos e companheiros da sua espécie, ue o entendem e sabem lidar com ele e aos quais não precisa de "miar". O seu gatinho, parece-me, sofre de solidão. Se não estiverem todos decididos a darem-lhe o que ele necessita, é realmente preferível que fique com a sua tia, onde poderá ser feliz, mesmo com uma ração pior, mesmo com os riscos que a liberdade acarreta. Sabe, apesar do mito da "independência", os gatos são animais inseguros e muitos deles com necessidades afectivas mais intensas que as de um cão carente... Cada gato é um gato, com as suas especificidades, o seu temperamento. Olhe que grande parte dos que vivem comigo têm espaço, segurança e liberdade para andar na rua e no entanto preferem amontoar-se no meu colo... nos meus ombros... um ou dois gostam de ficar de "mão dada" comigo. Mesmo a maioria dos que vieram "bravinhos", considerados indomáveis, antisociais e por aí, passado pouco tempo pediam festas, colinho, davam turrinhas... é tudo uma questão de "chegar até eles", de os compreender e aceitar como são. Podemos mudar-lhes os comportamentos, mas não a sua essência, tal como os humanos... é preciso é esforço e dedicação. Até pode ser apenas uma pessoa do agregado familiar a encarregar-se do gato, mas os outros não podem "estorvar", se me faço entender.
Bom... boa sorte, para o que der e vier, e fique tranquila - afinal os gatinhos da sua tia estão bem e, se não confiasse nela, não lhe entregava o bichano. Ou entregava?
Bom... boa sorte, para o que der e vier, e fique tranquila - afinal os gatinhos da sua tia estão bem e, se não confiasse nela, não lhe entregava o bichano. Ou entregava?

Cati, a sua tia nao atende por motivos vários, seja porque não pode, porque não ouviu... se o gatinho tivesse desaparecido certammente seria avisada disso!
Não se preocupe, está mau tempo, o seu miau está certamente refastelado e quentinho, ressonando após um dia de emoções fortes. 
Caso o tenha "despachado" sob pressão, pode sempre arrepender-se e falar com a sua tia. Evite magoá-la, se receia que ela não o trate "bem"; não é toda a gente se dispõe a acolher um gatito ao primeiro pedido de socorro.
Confie, as pessoas também são diferentes e tratar de forma diferente não é necessariamente tratar mal... talve a sua tia tenha a descontraçao que lhe falta a si. Não se esqueça: é um gato, não é um bebé indefeso e com deficiência mental.
Pondere bem, descanse, que a almofada é boa conselheira. Amanhã é outro dia e então decide o que quer fazer, a frio. Sem mais precipitações que a levem a arrepender-se. Sossegue o coração e pense com a cabeça... com calma e razão. A esta hora está o bichano a curtir a lua cheia e a Cati aí, toda angustiada...
adianta? Não... então... CALMA. 

Caso o tenha "despachado" sob pressão, pode sempre arrepender-se e falar com a sua tia. Evite magoá-la, se receia que ela não o trate "bem"; não é toda a gente se dispõe a acolher um gatito ao primeiro pedido de socorro.

Pondere bem, descanse, que a almofada é boa conselheira. Amanhã é outro dia e então decide o que quer fazer, a frio. Sem mais precipitações que a levem a arrepender-se. Sossegue o coração e pense com a cabeça... com calma e razão. A esta hora está o bichano a curtir a lua cheia e a Cati aí, toda angustiada...

O gatinho, durante o tempo que esteve em minha casa, teve toda a atenção possível, ou era eu, ou a minha mãe ou o meu pai a brincar com ele, com ele ao colo, festinhas, era o centro das atenções aqui em casa. Carinho, brincadeira e atenção não lhe faltou. Arranjei e inventei brinquedos para interagir com ele. Não sei o que se passou, mas acho que foi uma questão de inadaptação. Tive um gato durante 12 anos, que era o menino dos meus olhos, nunca teve este tipo de comportamento e no entanto, este teve muito mais atenção do que o outro.
A minha tia já atendeu
ele esteve o dia todo afastado de tudo, ia dar umas voltinhas ao quintal mas voltava a correr para a casinha dele. Amanhã tenho que ir vê-lo. Tenho a situação do meu pai, que está a recuperar de um AVC, e não pode estar exposto ao stress que o comportamento do gatinho origina. Vida vida!
Obrigada
A minha tia já atendeu

Obrigada
tem toda a razão sxmota. Obrigada pela sensatez 
Vou tentar tranquilizar. O problema, acho que é mesmo esse, é como se o gatinho fosse um bebé indefeso...é um sentimento muito forte. Falta-me a tal descontracção. A minha tia sempre teve gatos, e sempre os vi bem tratados, contudo a vida dela não permite ter tempo para estar lá a brincar com eles, a fazer muitas festinhas...e é isso que me está a custar. Mas tem toda a razão...a almofada é boa conselheira, vou descansar e tenho sempre a hipótese de o ir buscar, como é óbvio sem magoar a minha tia, que foi uma boa amiga, percebeu que o gatinho involuntariamente estava a mexer com a saúde cá em casa e disponibilizou-se de imediato a leva-lo. Amanhã é outro dia! Ver o q a almofada aconselha
Obrigada!!!

Vou tentar tranquilizar. O problema, acho que é mesmo esse, é como se o gatinho fosse um bebé indefeso...é um sentimento muito forte. Falta-me a tal descontracção. A minha tia sempre teve gatos, e sempre os vi bem tratados, contudo a vida dela não permite ter tempo para estar lá a brincar com eles, a fazer muitas festinhas...e é isso que me está a custar. Mas tem toda a razão...a almofada é boa conselheira, vou descansar e tenho sempre a hipótese de o ir buscar, como é óbvio sem magoar a minha tia, que foi uma boa amiga, percebeu que o gatinho involuntariamente estava a mexer com a saúde cá em casa e disponibilizou-se de imediato a leva-lo. Amanhã é outro dia! Ver o q a almofada aconselha

Boas noticias!! Fui buscar o meu gatinho de volta. As saudades foram muitas é inexplicável, inexplicável mesmo. Depois de fazermos uma reunião familiar todos concordamos em ir buscá-lo. Está aqui ao meu lado a dormir, estou muito aliviada e feliz e ele também 
Obrigada

Obrigada