dúvidas FIV e FELV
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
Boa tarde,
Gostaria de saber como se transmite de gato para gato a FIV e a FELV.
Passo a explicar, tenho um gato agora com cerca de 4 meses, filho de uma gata de rua. Ou seja, não sei se é ou não portador dessas doenças. Está vacinado contra a Coriza e Panleucopénia apenas. Ainda não fiz o teste da FIV e FELV pois disseram-me que os resultados são mais fiáveis a partir dos 6 meses.
Pergunto isto pois possivelmente vou querer adoptar outro gato num futuro não muito distante e gostaria de saber os perigos para ambos os animais.
Para além disso, o meu primo costuma passar muito tempo em minha casa e ele próprio tem um gato de 6 meses (também filho de uma gata de rua; já castrado) e com as mesmas vacinas que o meu. O gato dele não gosta de passar muito tempo em casa sozinho (é muito mimado, mia bastante, e o senhorio supostamente não permite a presença de animais no prédio, abriu uma excepção por ser um gato e supostamente não perturbar muito os vizinhos). Seria melhor se ele o pudesse trazer para minha casa. Então, também queria saber se é possível a transmissão destas doenças, caso algum deles seja portador.
Ou se simplesmente é melhor manter os animais isolados (cada um em sua casa) e não adquirir outro gato sem saber se o meu é ou não portador destas doenças.
Gostaria de saber como se transmite de gato para gato a FIV e a FELV.
Passo a explicar, tenho um gato agora com cerca de 4 meses, filho de uma gata de rua. Ou seja, não sei se é ou não portador dessas doenças. Está vacinado contra a Coriza e Panleucopénia apenas. Ainda não fiz o teste da FIV e FELV pois disseram-me que os resultados são mais fiáveis a partir dos 6 meses.
Pergunto isto pois possivelmente vou querer adoptar outro gato num futuro não muito distante e gostaria de saber os perigos para ambos os animais.
Para além disso, o meu primo costuma passar muito tempo em minha casa e ele próprio tem um gato de 6 meses (também filho de uma gata de rua; já castrado) e com as mesmas vacinas que o meu. O gato dele não gosta de passar muito tempo em casa sozinho (é muito mimado, mia bastante, e o senhorio supostamente não permite a presença de animais no prédio, abriu uma excepção por ser um gato e supostamente não perturbar muito os vizinhos). Seria melhor se ele o pudesse trazer para minha casa. Então, também queria saber se é possível a transmissão destas doenças, caso algum deles seja portador.
Ou se simplesmente é melhor manter os animais isolados (cada um em sua casa) e não adquirir outro gato sem saber se o meu é ou não portador destas doenças.
-
- Membro Veterano
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
ambos nunca saíram de casa, desde que os adoptámos.
o meu até está comigo desde os seus 15 dias de vida, sensivelmente.
o do meu primo foi adoptado quando tinha um mês e meio.
o meu até está comigo desde os seus 15 dias de vida, sensivelmente.
o do meu primo foi adoptado quando tinha um mês e meio.
Pense 1º que a chegada do gato do seu primo a sua casa pode não ser uma boa ideia porque o seu gato não vai apreciar a presença de um intruso.
Gatos adultos não gostam nada de outros gatos no seu espaço e por vezes a adaptação a um novo gato não é nada pacifica.
Gatos adultos não gostam nada de outros gatos no seu espaço e por vezes a adaptação a um novo gato não é nada pacifica.
-
- Membro Veterano
o meu gato tem apenas 4 meses e convive diariamente com as minhas duas cadelas.
quanto a gatos, até aos 2 meses, sempre esteve com os 3 irmãos.
o do meu primo dá-se bem com uma das minhas cadela, brinca com ela e nunca houve problemas quando a levei a casa dele.
quanto a gatos, até aos 2 meses, sempre esteve com os 3 irmãos.
o do meu primo dá-se bem com uma das minhas cadela, brinca com ela e nunca houve problemas quando a levei a casa dele.
FIV...."A forma mais comum de transmissão do vírus é através de dentadas, em que a saliva entra em contacto com o sangue"
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/fiv_a_s ... _gatos/358
FELV..."a contaminação por FeLV geralmente dá-se entre gatos que convivem intimamente por períodos prolongados através da saliva". Mais comumente, a doença é transmitida por lambidelas, mordidelas entre os gatos; entretanto, os gatos também podem infectar-se por transfusões sanguíneas ou pelo leite de gatas infectadas."
http://www.felinus.org/index.php?area=a ... how&id=645
de facto os testes deverão ser feitos depois dos 6 meses.
na adopção de mais gatos fale com o vet sobre o candidato.
na maioria dos casos os gatos adoptados de gatis estão testados, a não ser que tenham menos de 6 meses.....
penso que esteja a pensar castrar o seu felpudo??
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/fiv_a_s ... _gatos/358
FELV..."a contaminação por FeLV geralmente dá-se entre gatos que convivem intimamente por períodos prolongados através da saliva". Mais comumente, a doença é transmitida por lambidelas, mordidelas entre os gatos; entretanto, os gatos também podem infectar-se por transfusões sanguíneas ou pelo leite de gatas infectadas."
http://www.felinus.org/index.php?area=a ... how&id=645
de facto os testes deverão ser feitos depois dos 6 meses.
na adopção de mais gatos fale com o vet sobre o candidato.
na maioria dos casos os gatos adoptados de gatis estão testados, a não ser que tenham menos de 6 meses.....
penso que esteja a pensar castrar o seu felpudo??
-
- Membro Veterano
concluindo, é melhor mantê-los separados, certo?
acho melhor não arriscar .. por bem de ambos.
são ambos muito pacíficos, dúvido que se andassem a morder/arranhar um ao outro. mas mesmo na brincadeira, isso pode acontecer. e se as doenças se podem propagar dessa forma, acho melhor não os pôr a jeito.
acho melhor não arriscar .. por bem de ambos.
são ambos muito pacíficos, dúvido que se andassem a morder/arranhar um ao outro. mas mesmo na brincadeira, isso pode acontecer. e se as doenças se podem propagar dessa forma, acho melhor não os pôr a jeito.
-
- Membro Veterano
isto é uma chatice.
gostava de ter mais gatos, mas se esperar pela realização dos testes, arrisco-me a que ambos não se deêm bem.
se o fizer num futuro próximo (enquanto o meu ainda é jovem) e adoptar um gatinho bebé, arrisco-me a que haja transmissão de doenças.
oh, raios!
gostava de ter mais gatos, mas se esperar pela realização dos testes, arrisco-me a que ambos não se deêm bem.
se o fizer num futuro próximo (enquanto o meu ainda é jovem) e adoptar um gatinho bebé, arrisco-me a que haja transmissão de doenças.
oh, raios!
os animais não se atiram uns aos outros...o gato do seu primo está testado ??
se sim...não vejo porque não juntar os gatos. sempre se divertem...
fale com o vet sobre a castração do seu e a melhor altura para o fazer.
não atrase muito pois os machos têm tendência para marcar território e depois de adquirirem o hábito é uma chatice para o perderem.
o estarem inteiros potenciará comportamentos errantes - fuga em busca de fêmea (basta haver uma fêmea em sitio pela zona e...).
ao adoptar um outro gato a das duas uma:
- ou opta por um animal adulto esterilizado/castrado e aí há várias teorias e métodos de introdução do novo animal....
- ou opta por um bebé e, como já tem um bebé creio que não se será difícil prever como coisa irá correr pois já sabe lidar com animais jovens. aqui será importante saber se vem da rua ou é cria de uma gata testada.
se sim...não vejo porque não juntar os gatos. sempre se divertem...
fale com o vet sobre a castração do seu e a melhor altura para o fazer.
não atrase muito pois os machos têm tendência para marcar território e depois de adquirirem o hábito é uma chatice para o perderem.
o estarem inteiros potenciará comportamentos errantes - fuga em busca de fêmea (basta haver uma fêmea em sitio pela zona e...).
ao adoptar um outro gato a das duas uma:
- ou opta por um animal adulto esterilizado/castrado e aí há várias teorias e métodos de introdução do novo animal....
- ou opta por um bebé e, como já tem um bebé creio que não se será difícil prever como coisa irá correr pois já sabe lidar com animais jovens. aqui será importante saber se vem da rua ou é cria de uma gata testada.
-
- Membro Veterano
o gato do meu primo não foi testado, ainda.
sim, eu sei que existe a possibilidade de começar a marcar o território e que assim que o faça, é difícil perder o hábito. mas a questão é que também conheço a possibilidade de a castração, ao ser feita cedo de mais, muito antes de o sistema urinário estar completamente formado, aumenta a probabilidade de o gato ter infecções urinárias. o meu vet aconselhou que fosse por volta dos 5/6 meses, no mínimo. falou-me dessa 'teoria' que acabei de referir e disse que o meu provavelmente teria que ser castrado por volta dos 5 meses, pois aproxima-se a altura do cio das gatas (inverno).
vivo numa vivenda, logo é provável que sinta o odor das gatas (apesar da minha cadela espantar todos os gatos
). vou tentar esperar ao máximo, prefiro não arriscar. pode ser que nem ganhe esse hábito ..
é que há uns tempos acompanhei as constantes idas ao veterinário de um gato de uma amiga, que facilmente tinha infecções urinárias (tinha sido castrado aos 5 meses). que acabou por falecer devido a esse problema.
e a teoria que referi acaba por fazer bastante sentido ..
quanto às escapadelas, temos tudo controlado.
sim, eu sei que existe a possibilidade de começar a marcar o território e que assim que o faça, é difícil perder o hábito. mas a questão é que também conheço a possibilidade de a castração, ao ser feita cedo de mais, muito antes de o sistema urinário estar completamente formado, aumenta a probabilidade de o gato ter infecções urinárias. o meu vet aconselhou que fosse por volta dos 5/6 meses, no mínimo. falou-me dessa 'teoria' que acabei de referir e disse que o meu provavelmente teria que ser castrado por volta dos 5 meses, pois aproxima-se a altura do cio das gatas (inverno).
vivo numa vivenda, logo é provável que sinta o odor das gatas (apesar da minha cadela espantar todos os gatos

é que há uns tempos acompanhei as constantes idas ao veterinário de um gato de uma amiga, que facilmente tinha infecções urinárias (tinha sido castrado aos 5 meses). que acabou por falecer devido a esse problema.
e a teoria que referi acaba por fazer bastante sentido ..
quanto às escapadelas, temos tudo controlado.
os gatos entendem-se, como disse a Homeless. Com essa idade então, muito facilmente se aceitam uns aos outros e criam mesmo relações sólidas e duradouras de amizade. Quanto à castração ela pode ser feita logo ue haja testículos para castrar. Fiv é de difícil transmissão, tal como o HIV humano, mas contra FELV existe vacina, que recomendo mesmo sem testes. Se for positivo, é "chover no molhado" e n torna a vacinar-se, mas um gatinho portador de FELV facilmente adoece e apresenta sintomas (corizas crónicas ou resistentes a antibioterapia, por exemplo). É raro um gatinho FELV que contraia a doença em bebé viver além dos 2 anos... Mas nao podemos esquecer ue mais de 30% os gatos desenvolvem imunidade à Leucemia Felina. Olhe, recentemente faleceu-me um gatinho com 2 anos e pouco, vítima de linfoma difuso no aparelho digestivo - o linfoma é comum em gatos FELV. No entanto ele era negativo para FIV e FELV... foi castrado com 6 meses ("nem o deixam ser homem", disse o vet), após algumas noites de simulações sexuais com a minha cabeça
, e nunca teve qualquer probelma de saúde. No entanto, foi sempre um gato pequenino, parou o crescimento por volta dos 8 meses, talvez por ter estado muito doente em bebé e ter tido de tomar antibióticos durante muito tempo (foi encontrado com o fémur partido, com 2 meses e picos, e teve de levar um "parafuso"). Foi um caso raro, o vet nunca tinha visto um gato tão novo e seronegativo com este tipo de linfoma...
Por isso, relaxe.
Muitas vezes, ou quase sempre, os gatos não se entendem devido à ansiedade dos donos! 

Por isso, relaxe.

-
- Membro Veterano
obrigada pelo seu testemunho!
pobre bichinho
eu criei os 4 a biberão e por acaso nenhum deles mostrou sinais de coriza. bem, dois deles tinham um olho mais remeloso, mas a vet receitou umas gotas e em 3 dias passou. mas nem foi o caso do meu.
agora já está vacinado. relativamente à vacina da FeLV, a vet disse não ser prioritária, visto tratar-se de um gato que permanecerá dentro de casa. ou seja, ainda não sei se o vou vacinar, mas quero testá-lo para ambas as doenças. sendo filho de gata de rua, sei que existe a possibilidade de a(s) ter (mas espero que não
). depois logo vejo. até porque é uma vacina bastante cara, acho. e como não é o meu único animal de estimação, a coisa torna-se mais difícil.
quanto à sociabilização, ainda vou ponderar, mas é possível que os apresente no próximo fim-de-semana. ao mínimo sinal de 'mau estar' por algum deles, separo-os. mas pelo que conheço dos dois, duvido que haja confusões. estão na fase que só querem brincar com tudo o que mexa (as minhas cadelas bem sofrem!).
pobre bichinho

eu criei os 4 a biberão e por acaso nenhum deles mostrou sinais de coriza. bem, dois deles tinham um olho mais remeloso, mas a vet receitou umas gotas e em 3 dias passou. mas nem foi o caso do meu.
agora já está vacinado. relativamente à vacina da FeLV, a vet disse não ser prioritária, visto tratar-se de um gato que permanecerá dentro de casa. ou seja, ainda não sei se o vou vacinar, mas quero testá-lo para ambas as doenças. sendo filho de gata de rua, sei que existe a possibilidade de a(s) ter (mas espero que não

quanto à sociabilização, ainda vou ponderar, mas é possível que os apresente no próximo fim-de-semana. ao mínimo sinal de 'mau estar' por algum deles, separo-os. mas pelo que conheço dos dois, duvido que haja confusões. estão na fase que só querem brincar com tudo o que mexa (as minhas cadelas bem sofrem!).
se o contacto com gatos desconhecidos for improvável realmente nao vale a pena vacinar contra FELV. Eu vacino os meus porque têm acesso ao exterior e podem contactar com gatos estranhos, mas após o reforço anual (vacina quíntupla, ue já compreende a FELV) só vacino de 2 em 2 anos. Contudo, só testo em caso de grave desconfiança, seja porque não responde bem a antibióticos, demorando mais tempo que o "normal" e requerendo algo mais "forte", seja porque apresentam baixa imunidade, constipando-se frequentemente ou apresentando gengivites "injustificáveis". Tive até um caso, o do Filipinho, que não testei porque tinha a certeza que era FIV... FELV não, porque outros gatos que estavam em contacto com ele tinham sido testados e eram todos negativos, era muito improvável. Ele tinha gengivite, coriza crónica e uma "carinha de FIV" que não enganava ninguém... Também faleceu recentemente, ng sabia a idade dele (tnha vindo de Monsanto há 2 anos), tive 5 mortes praticamente seguidas e não relacionadas, nada de infectocontagioso e ainda estou a "bater mal", por mais gatos que sejam e haja casos complicados de saúde nunca nos habituamos, e sendo as mortes seguidas... dói "cumó caraças"... se fose algo viral, aceitaria melhor, acho eu...
Mas os meus casos nao são exemplo, afinal são mais de 20 gatos, não tenho sequer possibilidades financeiras de testar todos. Vai indo aos poucos, conforme os casos... No seu lugar, podendo testar, testava e só depois ponderaria vacinar ou não. Está sempre a tempo!
Mas os meus casos nao são exemplo, afinal são mais de 20 gatos, não tenho sequer possibilidades financeiras de testar todos. Vai indo aos poucos, conforme os casos... No seu lugar, podendo testar, testava e só depois ponderaria vacinar ou não. Está sempre a tempo!
-
- Membro Veterano
bolas, que azar!
eu nunca passei pela morte de um animal meu (espero que tal não aconteça tão cedo).
vou ter que ponderar bem esta situação, pois ele é o meu primeiro gato (antes dele era totalmente uma dog person) e fiquei apaixonada
gostava mesmo de ter mais gatos no futuro.
eu nunca passei pela morte de um animal meu (espero que tal não aconteça tão cedo).
vou ter que ponderar bem esta situação, pois ele é o meu primeiro gato (antes dele era totalmente uma dog person) e fiquei apaixonada

Sabe, Bamkorn, quando se tem uma "colónia", por assim dizer, maioritariamente constituida por gatos que ninguém quis e se está disposta a acolher animais idosos ou em estado terminal, como já sucedeu, temos de ter "estômago" para lidar com a morte... Também sempre fui uma dog person, até à 1ª gata, há 5anos e meio atrás
se nessa altura me dissessem que hoje viveria numa casa velhinha numa aldeiazita rural, rodeada de cães mas sobretudo de gatos, diria que a pessoa estava doida
A D. Morte até é uma senhora "simpática", liberta os animais do sofrimento, mas por vezes não se enxerga e demora-se mais do que devia... parece que se "entusiasma". Ela é poderosa e forte, e despreza a nossa fragilidade emocional. Que remédio temos senão aguentar, sobretudo pelos outros que ficam e que, além da perda dos amigos, ainda teriam de levar com a nossa tristeza. Tenho aprendido muito com os gatos, até a sua visão da morte e da vida, que eles compreendem melhor que ninguém...
O que eu não suporto é o sofrimento, mas mesmo assim tenho aprendido a lidar com ele - não tão estoicamente como os felinos, mas talvez um dia lá chegue! 
Muito boa sorte e felicidades com o seu gatinho, e bem vinda ao mundo dos gatos - são realmente animais fantásticos!

A D. Morte até é uma senhora "simpática", liberta os animais do sofrimento, mas por vezes não se enxerga e demora-se mais do que devia... parece que se "entusiasma". Ela é poderosa e forte, e despreza a nossa fragilidade emocional. Que remédio temos senão aguentar, sobretudo pelos outros que ficam e que, além da perda dos amigos, ainda teriam de levar com a nossa tristeza. Tenho aprendido muito com os gatos, até a sua visão da morte e da vida, que eles compreendem melhor que ninguém...

Muito boa sorte e felicidades com o seu gatinho, e bem vinda ao mundo dos gatos - são realmente animais fantásticos!