ESTOU INDIGNADO - actualização: gatinha em mau estado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

quinta nov 08, 2012 1:54 pm

Boa tarde,

Há algum tempo fiz um tópico sobre uma ninhada de 3 gatinhos (e a mãe) que recolhi. Felizmente, consegui arranjar dono para os três gatinhos (uma fêmea e dois machos) e também para a gata mãe. Fiquei muito feliz e estava descansado.

Até que ontem, uma das donas, me mandou uma mensagem, a dizer que já não quer mais o gato. Porquê? Porque parace que o gato é uma gata, e a rapariga diz que não pode ficar com ela, porque requer mais cuidados... E que se engravidar, não tem como tratar da ninhada.

Ora fiquei chateadíssimo!!! Quando dei o bichinho, pensei mesmo tratar-se de um macho, não foi para enganar ninguém. Mas agora vou buscar a gatinha, náo vá a atrasada mental decidir abandoná-la!

Enfim. Estas coisas irritam-me profundamente. As pessoas não têm noção. A gata já está com essa rapariga há quase um mês e agora querem devolver? Não se apegaram a ela? Não sentem carinho pelo animal? Não entendo como é possível.
Última edição por johnnyblue em quarta nov 21, 2012 3:22 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 08, 2012 2:04 pm

É possível sim.

Se essa pessoa tivesse pago alguma coisa pelo animal se calhar tinha ponderado melhor a sua adopção. A gatita já cresceu um bocado, se calhar já usa as unhas... enfim, os canis e gatis deste país estão cheios de animais que passaram pelo mesmo e todos os anos são eutanasiados milhares porque não há donos capazes para todos os que nascem por irresponsabilidade e incúria de muita gente.
Mentalidade tacanha que trata os animais como coisas descartáveis...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta nov 08, 2012 2:14 pm

...é por estas e por outras que acho que deveria haver uma "taxa de adopção"!
do mal o menos...pelo menos "devolve-a" e não a atira pela janela do carro na A5 nem a põe na rua!
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quinta nov 08, 2012 2:48 pm

johnnyblue Escreveu:... A gata já está com essa rapariga há quase um mês e agora querem devolver? Não se apegaram a ela? Não sentem carinho pelo animal? Não entendo como é possível.
Bem vindo à dura realidade :evil: .
Infelizmente mesmo pagando há quem se esqueça disso e abandone na mesma :(
Clara
dinodane
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 3:21 pm

homeless Escreveu:...é por estas e por outras que acho que deveria haver uma "taxa de adopção"!
do mal o menos...pelo menos "devolve-a" e não a atira pela janela do carro na A5 nem a põe na rua!
Verdade, no entanto... agora será mais difícil para o Jonhhy colocar a gatita. Desculpa esfarrapada, se fosse um macho ia devolvê-lo na mesma quando o animal começasse a marcar por não ter posses para a castração ou coisa que o valha.

Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta nov 08, 2012 3:29 pm

Está indignado e com razão, mas foi melhor assim do que abandoná-la, já passei por uma situação idêntica, mas essa apesar de eu ter dito que se houvesse algum motivo que a levasse a não querer ficar com o gatinho que o recebia, ela não quis saber e passado cerca de 2 meses vi o anuncio no custo justo e reconheci-o logo e vi que a pessoa era a mesma, tinha o contacto dela ligue-lhe de um nº do meu trabalho e ouviu-me das boas :evil: :evil: :evil: , mas não o consegui recuperar, disse-me que já o tinha dado no dia anterior :(

Vai com certeza arranjar melhor dono para a bichana :wink:
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

quinta nov 08, 2012 11:35 pm

homeless Escreveu:...é por estas e por outras que acho que deveria haver uma "taxa de adopção"!
Já houve quem a fizesse aqui na arca...a taxa era ou é de vacinaçao e mais despesas de sabe-se lá o quê.

Eu acho é que quem adopta deve provar ter meios para tratar do animal.
dinodane
Membro Veterano

quinta nov 08, 2012 11:47 pm

Eu sou a favor de taxa de adopção, o valor do chip e das vacinas que seja.
Quando é preciso desenbolsar algum por pouco que seja pensa-se duas vezes.

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 09, 2012 12:15 am

dinodane Escreveu:Eu sou a favor de taxa de adopção, o valor do chip e das vacinas que seja.
Eu começo a pensar que, pelo menos no caso de alguns adoptantes, deveria ser assim. E como eles nem sempre têm o que são escrito na testa... Quem dá animais em adopção deseja o melhor para eles e quer facilitar essa mesma adopção, inclusive garantindo que volta a acolher o animal, mas assim torna-se tudo muito fácil no início. Os problemas vêm depois... e, em alguns casos, as devoluções inopinadas.

Ainda hoje estive com uma gatinha lindíssima que foi devolvida a uma associação passados TRÊS ANOS, com uma desculpa esfarrapada. Há pessoas que brincam com os animais e com quem dá tudo por eles, não se faz, e confesso que lhes desejo o pior.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano

sexta nov 09, 2012 12:22 am

Se existisse alguém que tivesse todas as soluções para estes e outros problemas viveriamos num mundo espectacular.
Mas ninguém as tem. Ver as casas dos adoptantes e visitas regulares são encaradas por muitos como abuso. Há cães para dar à porta dos centros comerciais. São dois extremos. Cada caso é um caso e é difícil avaliar as pessoas. No entanto, acredito que o pagamento de um valor pelo menos dissuade quem adopta por impulso.

Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta nov 09, 2012 11:07 am

Tassebem Escreveu:
dinodane Escreveu:Eu sou a favor de taxa de adopção, o valor do chip e das vacinas que seja.
Eu começo a pensar que, pelo menos no caso de alguns adoptantes, deveria ser assim. E como eles nem sempre têm o que são escrito na testa... Quem dá animais em adopção deseja o melhor para eles e quer facilitar essa mesma adopção, inclusive garantindo que volta a acolher o animal, mas assim torna-se tudo muito fácil no início. Os problemas vêm depois... e, em alguns casos, as devoluções inopinadas.

Ainda hoje estive com uma gatinha lindíssima que foi devolvida a uma associação passados TRÊS ANOS, com uma desculpa esfarrapada. Há pessoas que brincam com os animais e com quem dá tudo por eles, não se faz, e confesso que lhes desejo o pior.
Há uns anos atrás trabalhei com uma senhora qeu, descobri recentemente, anda por aqui no fórum e é conhecida de muita gente. Uma pessoa a quem ganhei muita afeição e que, já na altura era criadora de cães. Uma vez ela disse-me que não dava cães a ninguém. Nunca. Mesmo conhecidos, etc. Eu fiquei admirada e perguntei porquê. Na altura ela respondeu-me: porque quando as pessoas pagam, pensam duas vezes antes de maltratar, de abandonar, de se desleixarem nos cuidados. Porque lhes sai do bolso. Doze anos depois concordo completamente com ela e até o meu marido, nada afecto a estas causas, ainda no outro dia me manifestou a mesma opinião. Se as pessoas pagassem pelos animais que têm, pensavam duas vezes. Pensavam sim... antes e depois.
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
osmclara
Membro Veterano

sexta nov 09, 2012 11:42 am

Não quero de forma alguma dizer que não tem razão, Garfield, mas isso é muito relativo. Talvez essa senhora não conhecesse assim tão bem os seus conhecidos. Veja: quantos de nós compramos coisas (estou a falar de gastar dinheiro) que depois metemos para o lado, uma bimby, por exemplo, que custa na ordem dos 900 euros e quantos não há que a têm apenas para bibelot e, por vezes, outras coisas ainda mais caras.

Não foi porque na altura dei 50 contos (250 euros) que tratei pior a minha cadela, nem porque ainda hoje choro a sua morte.
Tenho uma PA que me foi oferecida (nada me custou) e não é por isso que não lhe vou tentar dar o melhor que puder.
Se não me tivessem dado a PA teria ido buscar um Cane Corso (porque fisicamente é o que mais se parece ao Rottweiler, a minha paixão) e não conhecendo ninguem que me o oferecesse teria dado 600 ou 800 euros (embora não ande a nadar em dinheiro, bem que gostaria), e não seria por isso que iria gostar mais dele.
Visto ter poupado esse dinheiro tenho-me dado ao "luxo" de ajudar animais de rua que necessitam ser esterilizados ou tratados (fica desvendado o mistério...).

Por isso poderá ter razão relativamente a algumas pessoas, mas não a todas... é muito relativo.
Quem gosta de animais gosta e ponto.
Quem arranja um animal, comprado ou não, se o olhar como algo que possui, o destino desse animal dependerá do caracter e das circunstâncias que atravessar essa pessoa.

É apenas uma opinião.
Clara
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

sexta nov 09, 2012 11:45 am

osmclara Escreveu:Não quero de forma alguma dizer que não tem razão, Garfield, mas isso é muito relativo. Talvez essa senhora não conhecesse assim tão bem os seus conhecidos. Veja: quantos de nós compramos coisas (estou a falar de gastar dinheiro) que depois metemos para o lado, uma bimby, por exemplo, que custa na ordem dos 900 euros e quantos não há que a têm apenas para bibelot e, por vezes, outras coisas ainda mais caras.

Não foi porque na altura dei 50 contos (250 euros) que tratei pior a minha cadela, nem porque ainda hoje choro a sua morte.
Tenho uma PA que me foi oferecida (nada me custou) e não é por isso que não lhe vou tentar dar o melhor que puder.
Se não me tivessem dado a PA teria ido buscar um Cane Corso (porque fisicamente é o que mais se parece ao Rottweiler, a minha paixão) e não conhecendo ninguem que me o oferecesse teria dado 600 ou 800 euros (embora não ande a nadar em dinheiro, bem que gostaria), e não seria por isso que iria gostar mais dele.
Visto ter poupado esse dinheiro tenho-me dado ao "luxo" de ajudar animais de rua que necessitam ser esterilizados ou tratados (fica desvendado o mistério...).

Por isso poderá ter razão relativamente a algumas pessoas, mas não a todas... é muito relativo.
Quem gosta de animais gosta e ponto.
Quem arranja um animal, comprado ou não, se o olhar como algo que possui, o destino desse animal dependerá do caracter e das circunstâncias que atravessar essa pessoa.

É apenas uma opinião.
Esta pessoa conhece muito bem a alma humana, anda por cá há algum tempo e já sabia do que falava na altura. Quanto mais agora que o flagelo do abandono aumentou exponencialmente. Deveria de haver uma taxa sim. Quer fosse para amigos, para tios ou até mesmo para a própria mãe.... Eu não vejo ninguém a dar pontapés na Bimby ou a pô-la no contentor. Certo???
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
osmclara
Membro Veterano

sexta nov 09, 2012 11:55 am

Garfield2010 Escreveu:
.... Eu não vejo ninguém a dar pontapés na Bimby ou a pô-la no contentor. Certo???
Certo. Mas a Bimby não estraga, não dá despesas de veterinário, nem dá trabalho, quanto muito apanhará pó.
Daí a diferença entre quem GOSTA de animais e quem tem um animal por capricho, para mostrar ou para fazer a vontade ao filho pequeno, é aí que se tem que fazer a distinção, pagando ou não pelo animal, e independentemente do valor.

Como lhe disse não lhe quero tirar a razão, apenas tenho uma opinião diferente, só isso: apenas opiniões.
Clara
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta nov 09, 2012 2:51 pm

o pagamento ou não da taxa de adopção é levar (ou tentar levar) as pessoas a "pensar 2 vezes" antes de se comprometerem.
do mesmo modo a "entrevista" que as associações fazem ao potencial adoptante.

por outro lado a taxa de adopção pode ajudar em muito a associação a ressarcir algum do dinheiro que gastou com o animal pois a alimentação, castração, vacinas etc, tudo custa dinheiro e ele não estica.

provar que pode sustentar um animal ??? isso é uma falsa questão. não é questão de "poder" é questão de "querer".
não é preciso ser rico para se tratar bem um animal! é preciso ter a vontade de o tratar bem e ter por ele o amor que o justifique. e, o dinheiro não tem nada que ver com isso!

e, já agora, como poderia alguém provar que pode sustentar um animal ???
Responder

Voltar para “Gatos”