Reacção alérgica ao microchip

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sexta nov 21, 2003 12:52 pm

Olá a todos,

Há uns meses atrás optei por microchipar os meus 4 gatuchos. Eles são animais que não saem de casa, em todo o caso, pode haver uma distracção enquanto abrimos a porta e um deles fugir. Pelo que me têm informado, a leitura dos microchips em clínicas ou mesmo em canis municipais está longe de ser generalizada, até porque muitos não possuem o leitor, contudo, a minha decisão deveu-se ao facto de ficar com muitos problemas de consciência se um dos meus gatos fugisse e não pudesse ser detectado / identificado desta forma. Só que o que me aconteceu não era previsível. Todos foram microchipados, mas o Chico, logo ao fim de 1 dia apareceu na zona do pescoço (lado direito) com uma pelada e bastante sangue. Segundo a veterinária, ele terá feito qualquer reacção ao microchip, terá coçado até ficar com o pescoço naquele estado. O Chico foi microchipado no final de Junho, anteontem voltei ao veterinário, pois o Chico voltou a fazer uma pelada no mesmo sítio. Está a fazer tratamento, até recuperar o pêlo. A veterinária até já me disse que mudou de marca de microchips por causa esta reacção alérgica do Chico, embora na clínica a que vou tenha sido o único caso.
Gostava de saber se mais pessoas tiveram alguma reacção negativa por parte do animal após colocação do dito microchip?
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta nov 21, 2003 1:00 pm

Olá Elsa_Pereira

Os meus gatos não estão chipados, mas o meu cão está e ele não fez nenhuma reação alérgica ao chip... desculpa não te poder ajudar :roll:

Beijinhos

Tchinho
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

sexta nov 21, 2003 1:11 pm

Olá Elsa, lamento a situação que está a viver com o seu Chico...
Não tenho nenhuma experiência semelhante nem conheço ninguém que tenha usado o microchip, para poder questionar... :( :( :(
Fiquei assustada com isto:
Elsa_Pereira Escreveu: o Chico, logo ao fim de 1 dia apareceu na zona do pescoço (lado direito) com uma pelada e bastante sangue.
Como é inserido o microchip? utilizam algum produto ou utensílio? será que a reacção pode ser a algo relacionado com o microchip e não com este propriamente?
Mas sem experiência nenhuma só posso especular...
Desejo sinceramente que tudo corra pelo melhor...vá dando notícias do Chico por favor...

Beijinho e ronrons do Merlin
Roxanne
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta nov 21, 2003 1:30 pm

Sei que um dos gatinhos da minha primeira ninhada de persas (há uns três anos), passados vários meses após a sua aplicação, teve uma reacção ao microchip. Não em forma de pelada. Surgiu-lhe um caroço no pescoço. O tratamento foi simples (anti-inflamatório) e passados alguns dias já estava bom. De vez em quando telefono a saber notícias do gatinho e dizem-me que nunca mais teve nada. Aliás, a dona pensa que tal facto se deveu ao costume de o agarrarem pelo cachaço.
Maria João
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sexta nov 21, 2003 1:33 pm

Roxanne,

o micrichip é minúsculo e é introduzido pela aplicação de uma injecção. A agulha é bastante mais grossa do que as comuns e faz um bocadinho lembrar as agulhas com que fazíamos a "fada do lar" no 2º ciclo. O Chico é um animal sensível, que lacrimeja facilmente quando descasco uma cebola ou sente fumo de assar peixe, mas nunca supus que pudesse desenvolver uma reacção alérgica. Ele está bem disposto e activo como normalmente, tenho é de duas vezes ao dia desinfectar toda a zona e aplicar uma pomada anti-inflamatória.
Roxanne
Membro
Registado: terça ago 12, 2003 12:35 pm

sexta nov 21, 2003 1:46 pm

Elsa_Pereira Escreveu: Ele está bem disposto e activo como normalmente, tenho é de duas vezes ao dia desinfectar toda a zona e aplicar uma pomada anti-inflamatória.
Olá Elsa, ainda bem que ele está bem... :) e obrigada pela explicação, não fazia ideia de como era a introdução do microchip...o exemplo da "fada do lar" foi excelente, lembrei-me logo da tal agulha... ;) ;)
Vou ser sincera: já tinha visto antes o seu álbum e apaixonei-me pelo Chico porque os amarelos/laranjas tigrados são os meus preferidos...não lhes resisto...o Chico é um gato belíssimo (acho-o parecido com o meu Merlin...)

Desejo que tudo corra bem, as melhoras do Chico...
Beijinho e ronrons do Merlin
Roxanne
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta nov 21, 2003 2:28 pm

mas que horror o que aconteceu ao chico. espero que fique bem. o max e a carlota estão chipados e não houve problemas. em relação aos gatos, não penso por-lhes chip. pelo menos por enquanto.
Responder

Voltar para “Gatos”