Ajudem-me a escolher que gato adoptar!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
menix
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2003 8:57 pm

sexta nov 21, 2003 8:56 pm

Amanhã devo adoptar um gato/a. É a 1ª vez que lido com gatos. A minha filhota, com 11 anos, pede-me à montes de tempo um gato e resolvi fazer-lhe a vontade. Ainda não sei o que é preferivel, se uma gata bébé, 2-3 meses , se mais crescidinha, com uns 6-7 meses e já esterilizada. Amanhã vou à União Zoófila e espero encontrar lá uma gatita. Ainda tenho dúvidas é sobre a idade que devo preferir. Se me puderem dar a vossa opinião, agradeço.

Obrigado
Mena
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta nov 21, 2003 9:15 pm

Olá, menix ;)

Em primeiro ligar, bem vinda aqui, e PARABÉNS pela decisão!
;) ;) ;) ;) ;)

Se nunca lidou com gatos, vai adorar! Prepare-se para ficar seduzida.

A minha opinião, se é o primeiro gato, o melhor para si, talvez seja um gatinho pequenino, para se começarem a conhecer, e ser mais facil a adaptação de ambos.
Em relação às necessidades existentes, é sempre mais difícil conseguir adopções de gatos adultos, isto porque a maioria prefere gatinhos bébés.

Por esse lado seria excelente se adoptasse um adulto, está a ver?
Mas isto cada um é que tem de saber.
O meu conselho é: Vá até lá, olhe muito bem os meninos/as todos/as, e aquele/a que lhe bater lá dentro ... é esse/a! ;) ;)

Depois conte como foi, tá?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta nov 21, 2003 9:17 pm

Olá Mena, bem vinda ao forum! Boa sorte amanhã na UZ ;) sei que há lá umas gatitas muito giras e certamente alguma a vai seduzir.
A minha opinião já a conhece, escolha qual escolher vai ser um sortudo!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 21, 2003 10:10 pm

Olá

Deixe-se levar pelo instinto e não se arrependerá

Parabéns.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

sexta nov 21, 2003 10:16 pm

:D [color=brown][/color] Boa noite. Parabéns pela decisão, realmente há muitos animais que necessitam de um lar. Eu tenho 2 gatos: uma gata com 7 anos e um filho dela com 5 anos. Os gatos são animais muito especiais pela sua personalidade individualista e independente. São muito meigos mas são extremamente diferentes de um cão. É preciso contar com esta forma de estar e saber lidar com ela. Nem sempre nos obedecem e os carinhos que nos dão são «quando eles querem» e não ao contrário. É claro que um gato pequeno poderá criar laços mais estreitos mas no caso dos gatos isso pode não ter muita influência porque «são eles que escolhem os donos e as casas onde querem ficar». Se um gato nos eleger como seu dono, mesmo que tenha uma grande liberdade, volta sempre para junto de nós; mas, caso não lhes interessar desaparecem e nunca mais voltam. Se estiver preparada avance. Se escolher uma gatinha pode sempre dar-lhe a pilula injectável, de 6 em 6 meses para evitar uma gravidez. Se for um gatinho conte com a marcação de território através da urina, o que vai deixando um cheiro desagradável em todos os sítios (Isto quando for maiorzinho). Boa sorte na escolha e felicidades!
Miadores
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 10:27 pm

topdown Escreveu:Se escolher uma gatinha pode sempre dar-lhe a pilula injectável, de 6 em 6 meses para evitar uma gravidez
Atenção! Isto é um mau conselho.
Se a pílula é prejudicial, muito mais é essa injecção que tem uma dose muito maior.
Há um outro ponto que gostaria de deixar claro: não sei onde mora a menix, mas é perigoso deixar os gatos "vadiarem".
Penso não ser necessário estar a enumerar esse perigos ... :roll:
<p>&nbsp;</p>
Mylord
Membro
Registado: terça dez 31, 2002 2:03 pm

sexta nov 21, 2003 10:47 pm

Benvida Mena

Estou de acordo com tudo o que já foi dito, queria a penas acrescentar que em termos de cuidados há alguns pormenores a ter em conta, pois por exemplo os gatos de pêlo comprido dão muito mais trabalho do que os de pelo curto para se manterem bonitos e as pelagens claras são mais incomodas quando estão nas fazes de mudança de pêlo pois os pêlos claros sobresaiem mais na nossa roupa que é por tendência escura.
Tenha também atenção ao temperamento do bichano, porque mesmo que seja muito jovem se tiver "muito mau génio" talvez nunca consiga domesticá-lo o suficiente.
Muitas felicidades e bons momentos de ternura é o que lhe desejo.
topdown
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 11:04 pm

Caro Miadores, quando falei na questão da pílula injectável, apenas me referia à indicação dada pelo veterinário que acompanha os meus gatos. Longe de mim ter a impertinência de dar um conselho baseado no meu parco conhecimento. Não seria tão pretensiosa!

No caso de «deixar os gatos vadiarem», cada um é como cada qual! Se prefere prender os seus gatos em casa para não lhes acontecer nada, isso é apenas uma opção sua e não dos gatos... Sendo estes animais tão independentes, curiosos e ágeis caçadores parece-me que merecem a liberdade que lhes confere a sua particular personalidade. Os riscos... existem em qualquer lado e a qualquer hora. Os meus gatos têm o mundo para viver e, quando tiverem que morrer eu aceitarei isso, não como uma condenação, mas como «o fim de uma vida plenamente vivida».

Boa noite e felicidades
Miadores
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 11:14 pm

topdown Escreveu:Os meus gatos têm o mundo para viver e, quando tiverem que morrer eu aceitarei isso, não como uma condenação, mas como «o fim de uma vida plenamente vivida».
Bem, se acha que morrerem em agonia por envenenamento, ou por atropelamento, ou esfacelados por cães, ou maltratados por pessoas, (devia ter lido aqui há uns tempos atrás as atrocidades feitas a gatos, em Belém), ou apanharem doenças graves como FIV ou FELV ou PIF, é
uma vida plenamente vivida».
, eu diria são opiniões.
Gosto demasiado dos meus para os sujeitar a esses perigos.
Mas cada um é que sabe, apenas lamento os animais.
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 21, 2003 11:19 pm

topdown Escreveu: Os riscos... existem em qualquer lado e a qualquer hora. Os meus gatos têm o mundo para viver e, quando tiverem que morrer eu aceitarei isso, não como uma condenação, mas como «o fim de uma vida plenamente vivida».

Nem mais, infelizmente essa vida plenamente vivida acaba muitas vezes agonizante numa marquesa de clinica veterinária...

Cabe a nós como seres racionais proteger os animais dos riscos em que eles inadvertidamente se colocam, um gato vadio não é menos fewliz que um de casa...

penso que o seu veterinário terá tamb´+em informado dos riscos do método anticoncepcional utilizado, a longo prazo, certo ?

Fique bem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
topdown
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 11:35 pm

Caro Miadores:

Mesmo quando os nossos filhos são pequenos não os conseguimos separar do mundo exterior. Viver e crescer é aceitar o exterior e viver nele. A infelicidade de um animal preso é tão grande como a agonia de uma morte por envenenamento. Olhe para os tigres no Jardim Zoológico!!!... acha que a protecção da espécie justifica a infelicidade do animal preso???????????????? Tive um gato que foi envenenado... veio morrer a casa, nos meus braços. Chorei mas nunca prendi os que tenho hoje. É mesmo uma opção: para mim, dos meus gatos.

Felicidades
Miadores
Membro Veterano

sexta nov 21, 2003 11:48 pm

Olá
Vai-me desculpar, caro(a) topdown, mas está a comparar os tigres aos gatos? :o
Os tigres não foram (felizmente) domesticados.
Aí dou-lhe plena razão! Eu também abomino jardins zoológicos.
Esses animais devem gozar os seu plenos direitos.
É muito diferente dos animais que domesticamos, e que estão sujeitos aos perigos criados por nós.
Se já lhe aconteceu esse horror, continua com a mesma ideia?
Olhe que os meus gatos são muito felizes, garanto-lhe.
Quando os levo à rua (p.ex. vet) é que eles se assustam e estão mortinhos por voltar para casa. :roll:
<p>&nbsp;</p>
topdown
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 12:27 am

Caros Casadeanaval e Miadores:

Loge de mim criar aqui um debate com carácter conflituoso. Há-de concordar que não está dentro das minhas competências esclarecer o veterinário quanto aos riscos da pílula injectável. Concordo que é nossa função proteger os animais pelos quais somos responsáveis, mas o que aqui tenho referido é a forma que escolhemos para o fazer. Duvido que um gato fechado seja feliz, devido ao seu carácter, mas se essa é a vossa opinião... Os meus gatos têm opção de escolha: não são obrigados a ficar em casa mas também não o são a sair. Não estou a comparar os gatos com os tigres, senão na sua necessidade de liberdade. Como já disse anteriormente, são os gatos que escolhem os seus donos e a sua casa e não o contrário... A domesticação é algo muito relativo - até que ponto se consegue domesticar um gato? A ligação com os animais, para mim, é uma questão de «relação de permuta mútua» e não de «pertença».

Com consideração
Miadores
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 12:52 am

topdown Escreveu:A ligação com os animais, para mim, é uma questão de «relação de permuta mútua» e não de «pertença».
Outra vez de acordo, mas as ilações que tira daqui é que já saiem da minha concordância :)
E isto porque nos compete a nós, seres racionais, prever e prevenir os perigos, e não a eles que os desconhecem.
Concorda com isto?
<p>&nbsp;</p>
yes
Membro Júnior
Registado: terça out 21, 2003 11:33 pm

sábado nov 22, 2003 2:21 am

OLá, Menix!

Antes de mais, bem vinda ao forum! E, claro, parabéns pela decisão!

Quanto à idade do gatinho/a a adoptar, normalmente recomenda-se entre os dois e três meses de idade (para não serem afastados muito cedo da mãe mas por outra parte por se adaptarem mais facilmente quando são ainda bastante novos). Basicamente é isso.

Obviamente que qualquer gato será uma boa escolha, mas está a pedir também uma opinião, não é? Bom , aí vai a minha: normalmente um gatinho com uns 5 ou 6 meses tem mais dificuldades para ser adoptado, por isso, (e já que pensou nessa hipótese), talvez adoptar um gatinho com essa idade seja uma boa maneira de lhe dar uma vida melhor. (Mais um mês ou dois e já o gato é quase, ou pelos menos tem aspecto de adulto, o que lhe tira muitas hipóteses de ser adoptado). Outro ponto a ter em conta é que um gato saudável mais crescidinho já passou uma das fases mais vulneráveis. E com meio anito ainda é muito brincalhão e adapta-se à nova vida com bastante facilidade (se não tiver uma personalidade muito forte, claro!).

Seja como for, vai gostar de algum deles de uma forma "mais" especial, e nesse momento acabaram-se os "prós e contras" num instantinho! Sorte e parabéns novamente. Ficamos à espera de notícias do novo amigo!

Um abraço e até breve!
Responder

Voltar para “Gatos”