Na passada quarta-feira assisti ao abandono de um animal, no caso um gato. Digo-vos desde já que ultrapassa largamente, em termos de intensidade de emoções, todo e qualquer relato de situações semelhantes que se oiça ou leia.
Ia a passear com o meu cão quando me cruzei num jardim com um indivíduo que carregava uma transportadora em braços, com um saco de plástico em cima. Não sou de grandes pressentimentos, mas não sei o que é que na atitude dele me fez passar pela cabeça uma vaga e momentânea desconfiança.
Ele pousou a transportadora no chão, eu perguntei-lhe, "Então?", ele respondeu-me que estava cansado e começou a mexericar no telemóvel. Como há um veterinário ao fim da rua, achei que se dirigia para lá e prossegui o passeio.
Na volta, encontro a transportadora aberta, o saco de plástico aberto ao lado, com ração bolorenta e duas taças. Tanto as taças como a transportadora estavam sujas, e esta completamente descolorada, como estando expostas aos elementos numa varanda, por exemplo. A caixa está vermelha por dentro e azul por fora. Tinha dentro um lençol branco, rosa e roxo, muito amarfanhado, que devia ser onde o gato dormia.
Portanto, o miserável, para além de ter abandonado o gato, ainda foi acéfalo ao ponto de abrir a porta da transportadora.
Para encurtar o relato, pedi reforços e tentámos apanhar e depois encontrar o gatito durante algumas horas, sem êxito.
Não o voltei a ver, apesar de pensar incessantemente nele e de procurar encontrá-lo durante as minhas voltas com o Juca. Como poderá estar um gato habituado a casa, ou a uma varanda, que se encontra de repente na rua, exposto a tudo o que sabemos, cães soltos, chuva, frio, trânsito, fome, sede?
Fiquei um bocado em choque nos dias seguintes. Havia a esperança de ele reaparecer no local à noite, ou passados um, dois, três dias. A esperança foi-se desvanecendo.
Até que, hoje à noite, acho que o vi novamente. Era branco e tigrado, como o que eu vi na quarta-feira. Eu ia com o Juca, mas chamei-o, ele miou e assim foi vindo atrás de mim alguns metros, até que atravessou a rua e foi para junto de uns recipientes com comida que deixam a uns gatitos que colonizaram uma loja inactiva (outra questão que me apoquenta e não sei ainda como resolver). Vim oôr o Juca a casa a correr, voltei ao local com uma transportadora e patê, mas já não o voltei a ver nem ali nem nas ruas circundantes.
Voltou a acender-se uma luzinha de esperança, mas muito trémula. Espero que, a tratar-se do gatito abandonado, ele se mantenha por aqui e eu consiga apanhá-lo. Sei que há centenas, milhares por esse país fora, mas este eu vi, não esqueço e não vou dizer o que desejo que aconteça ao animal, esse sim, que o abandonou em plena luz do dia, tão fria e estupidamente.
Gato abandonado na Penha de França, Lx - Onde estará?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
eh pah era pegar no tipo e......... eu nem sei bem o que lhe fazia...passa me muita coisa pela cabeça ao mesmo tempo!
***, ainda gostava de saber como tem coragem e depois conseguem dormir!!!
tassebem, boa sorte nessa demanda, que vai precisar de muita. Saber que eles existem é uma coisa, mas quando se vê toca-nos AINDA mais o coração. Que essa esperança mesmo que fraca, se faça uma luz forte e brilhante e que o menino/a tenha finalmente um lar!

***, ainda gostava de saber como tem coragem e depois conseguem dormir!!!
tassebem, boa sorte nessa demanda, que vai precisar de muita. Saber que eles existem é uma coisa, mas quando se vê toca-nos AINDA mais o coração. Que essa esperança mesmo que fraca, se faça uma luz forte e brilhante e que o menino/a tenha finalmente um lar!

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boas.
Infelizmente este País, e não só, está repleto de "bípedes" sem coração, autênticas bestas, pedras andantes, e só não lhes chamo animais porque estaria a ofender os pobres animais.
Se eu vivesse mais perto, enquanto a Tasse procurava o gatinho, eu procurava a besta que o abandonou
Enfim...pode ser que com alguma sorte, o consiga encontrar. Oxalá que sim.
Leo
Infelizmente este País, e não só, está repleto de "bípedes" sem coração, autênticas bestas, pedras andantes, e só não lhes chamo animais porque estaria a ofender os pobres animais.
Se eu vivesse mais perto, enquanto a Tasse procurava o gatinho, eu procurava a besta que o abandonou

Enfim...pode ser que com alguma sorte, o consiga encontrar. Oxalá que sim.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am
Isso é imperdoável... Não se faz.
E não me venham com a m***a da crise e afins porque um animal é da família. E a família não se abandona, não se troca, não se deixa para trás quando não há dinheiro. Não há justificação. Se tem um animal e se, por fatalidade, já não lhe pode dar Royal Canin, dá-lhe Whiskas. Abandonar, nunca.
Desejo-lhe sorte. Caso tenha novidades vá postando.
E não me venham com a m***a da crise e afins porque um animal é da família. E a família não se abandona, não se troca, não se deixa para trás quando não há dinheiro. Não há justificação. Se tem um animal e se, por fatalidade, já não lhe pode dar Royal Canin, dá-lhe Whiskas. Abandonar, nunca.
Desejo-lhe sorte. Caso tenha novidades vá postando.
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Obrigada pelos votos.
Infelizmente, não voltei a dar notícias porque não as há. Todas as noites saio de transportadora, mas não voltei a avistar o gatinho.
Espero muito que ele se encontre bem e que, um destes dias, eu volte a vê-lo.
Infelizmente, não voltei a dar notícias porque não as há. Todas as noites saio de transportadora, mas não voltei a avistar o gatinho.
Espero muito que ele se encontre bem e que, um destes dias, eu volte a vê-lo.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Infelizmente assim é.
Ainda hoje soube de um caso de uma senhora estrangeira q teve q regressar ao país de origem e entregou o gato a uma amiga q pensava ser de confiança. Infelizmente a criatura abandonou o gato passado algum tempo. Valeu ao gato uma outra senhora q o viu, o acolheu e foi ao vet. Sorte do gato foi ter também chip. Com isso conseguiram chegar à 1ª dona q ficou indignada por a dita amiga ter abandonado o gato.
O final feliz é q a senhora q o encontrou ficou com ele. Pelos vistos esta senhora já era habitual cliente da clínica e eles puderam confirmar q era uma pessoa responsável q tinha mais animais e q se preocupava com eles. O facto de o levar ao vet para saber se ele estava bem atesta isso. --E passou a ser a dona do feliz gatito. e a anterior dona fez a transferência do chip para o nome da dona actual
Espero que esse infeliz gatito tenha tanta sorte como este apesar desse percalço pelo meio
Ainda hoje soube de um caso de uma senhora estrangeira q teve q regressar ao país de origem e entregou o gato a uma amiga q pensava ser de confiança. Infelizmente a criatura abandonou o gato passado algum tempo. Valeu ao gato uma outra senhora q o viu, o acolheu e foi ao vet. Sorte do gato foi ter também chip. Com isso conseguiram chegar à 1ª dona q ficou indignada por a dita amiga ter abandonado o gato.
O final feliz é q a senhora q o encontrou ficou com ele. Pelos vistos esta senhora já era habitual cliente da clínica e eles puderam confirmar q era uma pessoa responsável q tinha mais animais e q se preocupava com eles. O facto de o levar ao vet para saber se ele estava bem atesta isso. --E passou a ser a dona do feliz gatito. e a anterior dona fez a transferência do chip para o nome da dona actual
Espero que esse infeliz gatito tenha tanta sorte como este apesar desse percalço pelo meio