Problema com gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

paulobrito
Membro Júnior
Registado: sexta mai 23, 2008 11:12 am

segunda nov 26, 2012 1:50 pm

Boa tarde, já à algum tempo que não postava cá.

É o seguinte, temos aqui em casa um gata com 4 anos, a gata sempre foi muito querida e meiga, teve liberdade total pela casa, dormia onde queria. À 3anos nasceu a minha filhota, engraçado (até contei a história cá) que a gata ia dormir para a barriga da minha mulher mas já não saltava para a barriga, ia com muito cuidado e domiam as 3 :D

Uns meses após o nascimento da minha filha a gata começou a comportar-se de maneira diferente (atenção que tivemos o cuidado de nunca a colocar de parte, os mimos eram distribuidos uniformemente e o espaço dela continuou), uns 3meses depois começou a ir ao berço e fazer lá xixi, isto aconteceu mais que uma vez, tivemos que optar por fechar o quarto, depois passou a fazer xixi (género marcar território) em tudo o que era zona onde a minha filha andava (sofás, almofadas, cantos da casa, etc) aguentou-se isto uns tempos e começou a ficar apenas na cozinha e quando chegamos a casa deixamos ela ir até à varanda mas nunca a deixamos sozinha.

Na cozinha é a mesma coisa, às vezes lembra-se e faz xixi pelos cantos, lavatório, inclusive-me já o fez em cima do frigorifico em que a tv deixou de funcionar e a semana passada foi no microondas tendo este começado a deitar fumo, vá lá que não rebentou. Trocamos de marca de areia, de marca de comida, etc e continua na mesma...

A gata não tá castrada, se a castrar será que ela deixa de ter estes comportamentos? Já me passou pela cabeça entregar a gata numa instituição, mas... não consigo, toda a vida tive animais de estimação e de cada vez que isso me passa pela cabeça dá-me um aperto, alem de que a minha pequena adora (com A grande) animais e tem uma paixão enorme pela gata...

Alguem me dá uns conselhos? O veterinário refere que são ciumes e que "possivelmente" com a castração passará.

Obrigado.
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

segunda nov 26, 2012 1:55 pm

A minha Pinfinhas também fazia xixi em cima da mesa da entrada, sempre no mesmo sitio. Depois de esterelizada acabou, nunca mais fez xixi fora da wc dela. E é o melhor para a gata.
paulobrito
Membro Júnior

segunda nov 26, 2012 2:00 pm

Pinfinhas, obrigado pela partilha :D

Já dei por mim a pesquisar por contactos de associações de recolha de animais, mas não tenho coragem de pegar no telefone, estes ultimos tempos têm sido frustrantes pra mim, por um lado fico chateado com a gata (irritado mesmo) quando ela faz estas coisas, mas depois vejo a minha pequena a brincar e passa :oops:

Tou a pensar em ir ao veterinário da Calçada da Ajuda, que acham? Recomendam?
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda nov 26, 2012 2:05 pm

fale com o vet.
a esterilização ajuda concerteza mas, há medicação para esses caso (tenho um gato que urinava fora do sitio, sempre o mesmo mas de forma irregular e, com medicação o problema resolveu-se).
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda nov 26, 2012 3:06 pm

eu tb. queria que o chiquinho deixasse de fazer c´có fora da caixa. é sempre uma vez por dia. às vezes, depois de ter acabado de mudar a areia :twisted: fico piurça :twisted:
costumo dizer-lhe- andas stresado porquie não te falta nada :roll:
homeless
Membro Veterano

segunda nov 26, 2012 3:22 pm

o Pipo Manuel era urinar!
já falou com o vet ?!
o H. teve essa mas foi quando eu andava a treiná-los para ir à sanita.... :lol:
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

segunda nov 26, 2012 3:35 pm

Eu estou no Algarve, por isso não posso ajudar a nível de Veterinários. Quando a minha Pinfinhas fazia essas obras de arte eu limpava sempre com vinagre, e enquanto o cheiro do vinagre estivesse activo ela não me presenteava. Agora a Ritinha é uma preciosidade, também está esterilizada mas de quando em vez quando me apanha na sanita :oops: vai para a bacia e faz um xixi. Mas como jogo logo água e detergente não me chateio muito e também é uma vez de tempos a tempos.
paulobrito
Membro Júnior

segunda nov 26, 2012 4:31 pm

Obrigado pelas respostas mais uma vez. O veterinário referiu que possivelmente ajudará, mas como parece-lhe uma questão de ciumes não garante, por isso mesmo até hoje não avancei com a esterilização :?

A ideia de vos perguntar era pra ter uma 2ª opinião.

Vou contactar novamente o veterinário a ver se se resolve o assunto da melhor maneira.

Edit: No veterinário da Calçada da Ajuda a esterilização são 140eur e vai no proprio dia para casa, não tinha ideia que fosse assim tão caro :?
homeless
Membro Veterano

segunda nov 26, 2012 5:00 pm

gatas é mais caro que gatos....

que corra tudo bem. 8)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda nov 26, 2012 5:02 pm

Paulobrito, se se fizer sócio da AZP ou da LPDA, aqui em Lisboa, as esterilizações/castrações são bem mais em conta e beneficiará de consultas, vacinas, tratamentos, etc., também mais económicos.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
paulobrito
Membro Júnior

segunda nov 26, 2012 5:22 pm

@Tassebem, pode-me dar informações acerca disso? Refere-se a Associação Zoófila Portuguesa e Liga Portuguesa dos Direitos do Animal correcto?

Há um valor pago anual correcto? Têm consultórios/clinicas por Lisboa? Desculpem as perguntas mas estou a responder pelo telemovel e não dá muito jeito pra pesquisas, sei que o posso fazer em casa, mas gostaria de solucionar o problema o mais rápido possivel e da maneira que a familia deseja :D
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda nov 26, 2012 5:31 pm

Correcto.

Numa breve pesquisa:

A AZP tem consultório na Av. Conde de Valbom, 82, r/c Esq. A quota mínima é de 25 euros e a jóia são 3 euros. Os telefones são 217 970 827 e 217 970 828 (por vezes é difícil contactar telefonicamente).

A LPDA fica, em Lisboa, na Av. de Ceuta, 53-B e C. A quota mínima é de 30 euros. Não indica n.º de telefone em Lisboa, mas o de Carcavelos é o 214 536 115 -- talvez aqui já consiga informações.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
paulobrito
Membro Júnior

segunda nov 26, 2012 5:35 pm

@Tassebem, muito obrigado :mrgreen:

Já agora, não querendo ser abusivo: tem alguma experiência pessoal em alguma destas instituições? Qual aconselharia?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda nov 26, 2012 7:36 pm

Não será necessariamente ciumes - a minha primeira gata urinava em qualquer peça de roupa minha que apanhasse no chão. Segundo o vet era para "me" marcar como dela. Depois de esterilizada parou.
No caso da sua, como entretanto mudou as suas condições, deslocalizou o comportamento para outros objectos, poderá agora ser mais dificil parar, mas a primeira opção deverá ser a esterilização
verinha9
Membro Júnior
Registado: domingo ago 28, 2011 4:56 pm

segunda nov 26, 2012 8:01 pm

daquilo que descreve ela anda apenas a marcar o território! tem tido muita paciencia, eu já lhe teria dado com o chinelo a valer! :-) opte pela esterelização, se a vai dar a alguém se o problema dela forem ciúmes é bem provável que não se dê com a nova familia e fique com depressão. depois vão tentar devolvê-la novamente ou podem-na simplesmente abandonar! e este filme já todos nós o vimos vezes sem conta!
para não falar no que vai sofrer quando a der... boa sorte e não desista dela!
Responder

Voltar para “Gatos”