É o seguinte, temos aqui em casa um gata com 4 anos, a gata sempre foi muito querida e meiga, teve liberdade total pela casa, dormia onde queria. À 3anos nasceu a minha filhota, engraçado (até contei a história cá) que a gata ia dormir para a barriga da minha mulher mas já não saltava para a barriga, ia com muito cuidado e domiam as 3

Uns meses após o nascimento da minha filha a gata começou a comportar-se de maneira diferente (atenção que tivemos o cuidado de nunca a colocar de parte, os mimos eram distribuidos uniformemente e o espaço dela continuou), uns 3meses depois começou a ir ao berço e fazer lá xixi, isto aconteceu mais que uma vez, tivemos que optar por fechar o quarto, depois passou a fazer xixi (género marcar território) em tudo o que era zona onde a minha filha andava (sofás, almofadas, cantos da casa, etc) aguentou-se isto uns tempos e começou a ficar apenas na cozinha e quando chegamos a casa deixamos ela ir até à varanda mas nunca a deixamos sozinha.
Na cozinha é a mesma coisa, às vezes lembra-se e faz xixi pelos cantos, lavatório, inclusive-me já o fez em cima do frigorifico em que a tv deixou de funcionar e a semana passada foi no microondas tendo este começado a deitar fumo, vá lá que não rebentou. Trocamos de marca de areia, de marca de comida, etc e continua na mesma...
A gata não tá castrada, se a castrar será que ela deixa de ter estes comportamentos? Já me passou pela cabeça entregar a gata numa instituição, mas... não consigo, toda a vida tive animais de estimação e de cada vez que isso me passa pela cabeça dá-me um aperto, alem de que a minha pequena adora (com A grande) animais e tem uma paixão enorme pela gata...
Alguem me dá uns conselhos? O veterinário refere que são ciumes e que "possivelmente" com a castração passará.
Obrigado.