Boa noite
É assim eu tenho uma gata de 8 meses e marquei a esterilização dela para amanhã . Mas estou aqui a matutar com duas coisas...
Li por aí gatas que foram em jejum mas não me disseram para a levar em jejum , está marcardo para as 14h.
Outra coisa é que ela está no cio (é o 1º cio) e eu perguntei se fazia mal esteriliza-la durante o cio e disseram-me que não.
Será que é assim mesmo?
Não é preciso ir em jejum nem faz mal se ela está no cio?
Esterilizar gata muitas duvidas
Moderador: mcerqueira
A gata vai ser esterilizada amanhã ou vai lá deixa-la para ser esterilizada no dia a seguir?leyla25 Escreveu:Boa noite
É assim eu tenho uma gata de 8 meses e marquei a esterilização dela para amanhã . Mas estou aqui a matutar com duas coisas...
Li por aí gatas que foram em jejum mas não me disseram para a levar em jejum , está marcardo para as 14h.
Outra coisa é que ela está no cio (é o 1º cio) e eu perguntei se fazia mal esteriliza-la durante o cio e disseram-me que não.
Será que é assim mesmo?
Não é preciso ir em jejum nem faz mal se ela está no cio?
Se vai mesmo ser esterilizada amanhã, acho muito esquisito que não lhe tenham dito para pôr a gata em jejum!
O mais provável é terem-se esquecido.
Ligue para lá e pergunte.
Se não conseguir ligar, amanha quando a for entregar fale com o veterinário que a vai operar e diga-lhe e sublinhe que a gata não fez jejum.
Do que sei, é perigoso sujeitar o animal á anestesia e cirurgia sem ter feito o devido jejum
Quanto a esterilizar durante o cio, penso que se pode fazer, no entanto a cirurgia pode ser um pouco mais complicada pois os tecidos estão mais irrigados. Por isso há quem opte por deixar passar o cio e esterilizar depois de forma a correr menos risco
Editei para acrescentar ultima frase
Última edição por maraya em sexta dez 28, 2012 1:24 am, editado 1 vez no total.
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm
O bichano tem de estar em jejum, tal como as pessoas, qdo vão fazer algum tipo de cirurgia que precise de anestesia. Se tiverem alguma coisa no estomago e o animal vomitar pode sufocar por causa da anestesia. Não me espanta o vet não ter dito nada, se for da mesma categoria que o meu antigo vet.
A mim tb nao me disse mas eu ja me tinha informado previamente.
A mim tb nao me disse mas eu ja me tinha informado previamente.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 09, 2010 2:33 pm
NÃO ESTERILIZE POR FAVOR a sua gatinha em periodo de cio,ela corre risco de vida estará por completo sujeita a hemorragias e afins, deverá entender o porquê.
Se fosse meu Vet apenas deixaria der ir lá pois isso é duma inconsciencia a toda a prova.
Desejo que leia o comentario e seja mesmo 1 optima dona,aconselhe-se com outro Vet pois o valor a pagar é semelhante em todos,boa sorte para a gatuxa.
Se fosse meu Vet apenas deixaria der ir lá pois isso é duma inconsciencia a toda a prova.
Desejo que leia o comentario e seja mesmo 1 optima dona,aconselhe-se com outro Vet pois o valor a pagar é semelhante em todos,boa sorte para a gatuxa.
<p>"<strong>Duas coisas me surpreendem sempre...a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>_______________________________________________________________</strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong> </strong></p>
<strong> </strong>
<p><strong>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem</strong> <strong>sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</strong></p>
acho muito estranho não terem mencionado o jejum da gatinha. a minha foi esterilizada por volta da hora de almoço, e disseram-me para lhe retirar comida e água na véspera, ou seja, pelo menos 12 horas de jejum ela fez.
infelizmente tivemos por aqui uma forista que também teve problemas com a gatucha dela porque o vet disse para ela desinfetar a costura da gata com betadine, sem nunca referir que deveria usar betadine diluído em água... muitas vezes pormenores importantíssimos são esquecidos
quanto ao facto de a gatinha estar com o cio, penso que ainda não há uma opinião consensual. corrijam-me se estiver errada, mas tenho a ideia que há vets que acham que não tem mal operar durante o cio, e outros que discordam. a minha gata foi operada quando já estava a iniciar o 1º cio. apanhou-me de surpresa porque eu pensava que ela era mais novinha, e de repente começa-me com «os calores»
marquei a esterilização dela e o vet nunca disse nada em contrário por causa de ela estar a iniciar o cio, e a operação correu muito bem.
tenho a ideia que há vets que dizem que durante o cio é mais fácil fazer a remoção dos ovários e útero porque estão mais inchados e visíveis. mas se não se sente à vontade ou com total confiança no vet, eu aconselharia pedir uma 2ª opinião!
infelizmente tivemos por aqui uma forista que também teve problemas com a gatucha dela porque o vet disse para ela desinfetar a costura da gata com betadine, sem nunca referir que deveria usar betadine diluído em água... muitas vezes pormenores importantíssimos são esquecidos

quanto ao facto de a gatinha estar com o cio, penso que ainda não há uma opinião consensual. corrijam-me se estiver errada, mas tenho a ideia que há vets que acham que não tem mal operar durante o cio, e outros que discordam. a minha gata foi operada quando já estava a iniciar o 1º cio. apanhou-me de surpresa porque eu pensava que ela era mais novinha, e de repente começa-me com «os calores»

tenho a ideia que há vets que dizem que durante o cio é mais fácil fazer a remoção dos ovários e útero porque estão mais inchados e visíveis. mas se não se sente à vontade ou com total confiança no vet, eu aconselharia pedir uma 2ª opinião!
sobretudo os ovários, que em gatas pequenas podem ser minúsculos e difíceis de remover na totalidade. Ao contrário das cadelas, as gatas nao têm sangramentos durante o cio; portanto o risco acrescido de hemorragias não se coloca. Mas jejum teria de fazer, sim. Espero que corra tudo bem!Keera Escreveu: tenho a ideia que há vets que dizem que durante o cio é mais fácil fazer a remoção dos ovários e útero porque estão mais inchados e visíveis. mas se não se sente à vontade ou com total confiança no vet, eu aconselharia pedir uma 2ª opinião!