Luz UVB para Vt.D3/Cálcio-Hipocalcémia e Hipóparatiroidismo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Zafa
Registado: quarta jan 09, 2013 11:06 am

quarta jan 09, 2013 11:33 am

Bom dia,

O meu gato com 4 anos, começou a ter problemas em Out./2012, apareceu-lhe um alto na perna passou gradualmente mas rapidamente de mais de 6Kg para valores entre 4.0 e 4.3Kg, tinha tremores/espasmos na perna como se o estivessem a morder ou a dar choques, não comia, não bebia, depois já, depois pingava do anús, parecia que tinha diarreia, depois parecia que estava obstipado, etc. após 2 meses de análises, biópsias a um alto que lhe apareceu na anca direita, raio-x, ecografias, e muita medicação, na passada semana confirmou-se que ele tem hipocalcémia e hipóparatiroidismo (http://www.portaleducacao.com.br/veteri ... omentarios), tem estado a tomar suplementos de Vitamina D3 para ajudar a fixar o cálcio, tem estado a ingerir cálcio em casa e quando vai à veterinária e é anestesiado recebe cálcio intravenoso pois é mais eficaz que o oral. No entanto ontem em conversa sobre a exposição solar para sintetizar a vitamina D3 para ajudar a fixar o cálcio e acelerar uma fractura da bacia resultante da hipocalcémia e que nos raio-x tirados em outubro era imperceptivel, só agora após sobpreposição dos Raio-x e melhoramento da imagem no computador é que realmente se percebe que já existia uma micro fractura no osso que de ínicio era totalmente imperceptivel, veio à conversa a radiação Ultravioleta. Após muita pesquisa, verificamos que o ideal é uma lâmpada com mais UV-B que UV-A pela pesquisa a que encontrei com melhor relação preço/reviews(on-line) foi esta Reptil Glo 10.0 (http://www.exo-terra.com/en/products/co ... _bulbs.php - http://www.exo-terra.com/images/shared/ ... _table.jpg) com elevado índice de UV-B para sintetizar a vitamina D3, pois agora de inverno o apartamento apanha pouco sol e há sempre o risco de o gato ao saltar para a janela fracturar mais algum osso enquanto os ossos não ficam mais fortes.
A minha questão é se já alguém comprou este tipo de lâmpadas para ser usada em gatos? É que on-line em fóruns de 2010, há quem refira que em repteis as lâmpadas 10.0 provocaram cegueira ou queimaduras solares, há no entanto quem defenda que foi um lote com defeito!
Alguém sabe se a diferença entre potência nestas lâmpadas é apenas na luz visível para o humano ou também tem alguma relação com a radiação?
Existe alguma distância recomendada entre o gato e a luz, é que li on-line que as lâmpadas são muito boas a 50cm? Não me parece que o gato esteja alegremente deitado a 50cm dum objecto estranho para apanhar banhos de sol!
Já perdi umas horas na net a correr tudo o que é sites/blogs/foruns/lojas de animais, etc. entretanto encontrei este fórum.

Se me pudessem ajudar a fazer a compra mais acertada agradecia, é que tenho alguma urgência na compra da lâmpada para que o meu gato recupere mas por outro lado tenho algum receio de comprar algo que lhe possa causar danos, por não ser adequado ou por ser utilizada de maneira pouca benéfica e como a informação é escassa sobre este tipo de aplicação, recorro à V/ comunidade em busca de "iluminação":wink:

Desde já grato por qualquer ajuda.

PS: Peço desculpa pelo testamento, mas é para contextualizar e permitir pela indexação das palavras nos motores de busca, poder de futuro ser útil a alguém que tenha o seu animal de estimação com o mesmo problema que o meu.

EDIT: O gato tem hipó eu é que me enganei e fiz confusão com o hipertiroidismo da dona! :lol:
Última edição por Zafa em quarta jan 09, 2013 8:44 pm, editado 2 vezes no total.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta jan 09, 2013 6:50 pm

a vet não lhe pode dar algumas pistas?
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quarta jan 09, 2013 6:56 pm

Peço desculpa em não o conseguir ajudar, mas se me permite perguntar, o seu gato tem insuficiência renal? É que o hiperparatiroidismo como doença de primeira linha é uma situação muito rara.
Zafa
Registado: quarta jan 09, 2013 11:06 am

quarta jan 09, 2013 8:42 pm

anja-azul Escreveu:a vet não lhe pode dar algumas pistas?
Já falei com ela, mas também não me sabe ajudar. Julgo que não seja de todo frequente alguém comprar lâmpadas UVB para gatos!
ZezinhoManel Escreveu:Peço desculpa em não o conseguir ajudar, mas se me permite perguntar, o seu gato tem insuficiência renal? É que o hiperparatiroidismo como doença de primeira linha é uma situação muito rara.
Enganei-me :roll: , não é Hiper mas sim Hipoparatiroidismo!

Quanto aos rins estão a funcionar normalmente.

Cumps.
Responder

Voltar para “Gatos”