Esterilizar gatas de rua prenhes - sim ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

terça fev 19, 2013 8:39 pm

Boa noite,

Quem cuida de colónias de gatos de rua sabe o desespero que é ver ninhadas e ninhadas a crescer e aumentar durante todo o ano e no que isso vai dar. Eu já capturei algumas gatas e esterilizei, algumas delas estavam já com barriguinha e muito grande. Sei de pessoas que mesmo que falte um dia para a gata ter os filhos levam-a ao vet para mesmo assim esterilizarem no entanto conheço outras que não o fazem, só mesmo se for muito no ínicio. Percebo o que acontece aos gatinhos que nascem na rua... tenho tantos exemplos à porta de minha casa mas por outro lado também é macabro levar uma gata com bebés já formados terem de ser eutanaziados dias antes ou horas antes de nascerem.
A minha pergunta é: o que é que vocês fazem nestes casos?

Aproveito e pergunto: o que é que vocês dizem às vizinhas cuscas que não fazem a ponta de um corno nem dão um tostão para estas coisas, quando perguntam o que vamos fazer aos filhotes? No inicio ainda perdia tempo com grandes conversas e explicava todo o processo do CED e etc, etc.. agora não tenho mais pachorra porque mesmo com toda esta conversa todos continuam a não querem ajudar e continuam a não me respeitar apontando-me o dedo na mesma por dar de comer aos gatos e outras coisas. A minha paciencia tem um limite!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça fev 19, 2013 8:57 pm

Esterilizava.
Por acaso na colónia não estava nenhuma grávida, mas a minha Misty foi esterilizada com mais de um mês de gestação (estava cá em casa há esse tempo quando dei pela barriga :oops: ).
Se se deixam nascer, onde é que vão parar mais esses 3 ou 4 gatos? Não é agradável, mas é sensato
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

terça fev 19, 2013 9:55 pm

Concordo com a Bingley.

Quanto ao que dizem as vizinhas, na maioria ou acham bem ou não se pronunciam (devem falar pelas costas, mas eu posso bem com isso).

Houve uns vizinhos que tentaram envenenar os gatos com veneno para ratos, mas fiz queixa ao SEPNA, eles foram lá bater-lhes à porta e, desde então, tem sido um descanso nesse aspecto.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta fev 20, 2013 7:26 pm

por aqui há uma autentica "praga" de gatos. felizmente que a ar tem um acordo com a camara. já se esterelizaram 20 gatos, sendo que algumas femeas estavam grávidas. menos uns infelizes. um senhor tinha um gato dele. este arranjou uma namorada. hoje nem sabe quantos gatos tem :o alguns destes já form à faca. em breve, espero que vá o resto :)
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta fev 21, 2013 10:05 am

Sim, sempre. Seja de início ou em fim de tempo. Tou farta de raspar gatos do alcatrão e recolher corpos dos atacado pelos cães do 6 de Maio :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”