aos criadores de persas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

domingo mai 19, 2002 6:59 pm

boas!
tenho uma gatita persa e gostaria de fazer com que a minha gatita tivesse uma ninhada a 1ª, antes de a operar.
por isso gostaria de me poder informar sobre tudo o que envolve a gravidez e as crias para que possa estar bem informado.
e tambem sei que vou precisar dum macho.
se puderem dar uma ajuda agradecia.
faz-me pena estar a mandar a operar a gatita sem ela nunca ter filhotes.

obrigado :evil:

speedy666
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

domingo mai 19, 2002 7:19 pm

Olá,
Faço criação de gatos há 15 anos, por isso posso ajudar-te.
1º: A tua gata só chega à idade adulta por volta dos 8-12 meses (os Persas atingem esta idade mais tarde do que muitas outras raças de gatos).
2º: Não aconselho o acasalamento antes do 2º cio, o idial é no 3º. Assim ela teve tempo de se desenvolver e nós pudemos ver qual a duranção do seu cio e intervalo.
3º Se a tua gata tem Pedigree, convem escolher com tempo um macho que tenha, de preferência, uma cor que combine bem com a da tua gata. Há cores que não se devem misturar pois os bébés podem nascer com cores não reconhecidas para a raça.
Se não tem Pedigree, podemos á mesma escolher uma cor de macho, embora neste caso não se saiba o que é que a tua gata pode "esconder".
4º:Depois de escolhido o papá, logo que ela entre em cio, deverá ser levada a casa do macho, nunca ao contrário, onde ficará 5 ou 6 dias, normalmente este tempo é suficiente.
O período de gestação é de 65 dias, pelo que logo que ela acasale, deixam-se ficar juntos mais um dia e depois separam-se, para termos o dia certo da fecundação.
5ª: Antes disto tudo deves ir ao veterinário confirmar que tudo está bem na sua saúde e deves desparasitá-la antes do acasalamento.
Há muitas mais coisas a dizer, mas penso que para já é suficiente. Se fores para a frente com a ideia de fazer uma ninhada (que é uma experiência maravilhosa) depois pode-se falar com mais detalhe.
Felicidades
Aby
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

segunda mai 20, 2002 4:04 am

Olá, Speedy

Pondera bem a hipótese de deixares a tua gatinha criar. A ideia de que as gatas não devem ser esterilizadas antes de terem uma ninhada não passa de um velho mito.
Se decidires deixá-la ter uma ninhada, segue os conselhos de quem sabe (neste caso, a Aby). E já pensaste no que vais fazer às crias? Bons donos não são fáceis de encontrar, e com certeza não vais querer entregar os filhotes a qualquer um, não é?

Fica bem

Florinda Lopes
Responder

Voltar para “Gatos”