Gatinho bebé - dúvidas
Moderador: mcerqueira
Olá.
Adoptei um menino com dois meses e estou a dar-lhe a ração da pro plan pra bebé, pois acho importante dar-lhe uma premium.
Gostaria de saber até que idade os gatinhos comem ração de bebé e quando fazer a transição para ração de adulto.
Sei que não é necessário, mas gostava que se habituasse a, de vez em quando, tomar banho. Quando devemos dar o primeiro banho? Algumas sugestões de como o fazer?
Obrigada e desculpem o testamento.
Adoptei um menino com dois meses e estou a dar-lhe a ração da pro plan pra bebé, pois acho importante dar-lhe uma premium.
Gostaria de saber até que idade os gatinhos comem ração de bebé e quando fazer a transição para ração de adulto.
Sei que não é necessário, mas gostava que se habituasse a, de vez em quando, tomar banho. Quando devemos dar o primeiro banho? Algumas sugestões de como o fazer?
Obrigada e desculpem o testamento.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Não sei qual a melhor altura para dar banho a um gato.
Eu ando a pesquisar qual a forma de os habituar ao banho. Até porque não lhes deve fazer mal nenhum.
Em miúda tive 2 gatos que adoravam banhar-se num lago artificial que tinha no exterior. Mas outros apenas dormiam no muro do lago, dentro de água nunca os vi.
http://www.mundodastribos.com/como-acos ... banho.html
http://listagatos.wordpress.com/2012/04 ... xa-etaria/
Eu ando a pesquisar qual a forma de os habituar ao banho. Até porque não lhes deve fazer mal nenhum.
Em miúda tive 2 gatos que adoravam banhar-se num lago artificial que tinha no exterior. Mas outros apenas dormiam no muro do lago, dentro de água nunca os vi.
.Para que o banho não seja traumatizante é preciso que a água esteja morna e que o shampoo ou o sabonete sejam neutros, entre outras coisas. Para o gato ter afinidade a banhos regularmente, é necessário iniciar o processo nos primeiros estágios de vida do animal, especificamente a partir dos três meses de idade.
Outra atitude que facilitará o trabalho é quando estiver acostumando o animal com os objetos do banho demonstre carinho, dê alguns petiscos, assim o animal entenderá que o banho não é uma atividade ruim, algumas brincadeiras também são válidas . Lembre-se que é preciso muita atenção para não entrar água pelos orifícios do animal como orelhas e nariz, podendo ser perigoso e é necessário evitar que os olhos sejam irritados.
Todavia, não dê o banho completo todo de uma vez, pois pode assustá-lo, vá acostumando o animal com os instrumentos a serem utilizados. Um dia molhe as patinhas para que ele sinta a água, no outro o enrole em uma toalha como se estivesse enxugando, assim o bichano pode sentir a maciez do objeto usado. O mais difícil é acostumá-lo com o secador por causa do barulho, pois este assusta o gato com maior facilidade. É preciso apenas um pouco mais de paciência, já que esse costume pode demorar mais tempo.
Quando o felino já estiver acostumado com todos os afazeres de um banho, é chegada a hora dele ser feito por completo, sem traumas ou estresses.
Os animais podem se tornar adaptáveis quando há carinho, alimentação adequada, paciência e disciplina. Além disso, para que a operação seja bem sucedida é preciso que sejam evitados motivos de estresse para que ele não associe o banho a uma situação ruim
http://www.mundodastribos.com/como-acos ... banho.html
http://listagatos.wordpress.com/2012/04 ... xa-etaria/
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
banho?
para quê? os gatos lavam-se, embora se`ja lavagem à gato. mas quando não o fazem, é sinal de doença. escove-os com frequ~encia e já chega.

sei que muita gente não acha o banho necessário, mas eu sinceramente gosto de dar uma banhoca à minha gata uma vez por mês com um shampoo próprio para gatos. cheira que é uma maravilha e fica com o pelo muito macio! acho que um banho de vez em quando não lhes faz mal nenhum, e como ela nem se importa muito vou mantendo o hábito.
o que faço é encher uma bacia com água bem morna, mas nunca meto a gata dentro de água. o que faço é, com um copo, ir tirando água e deito em cima dela devagarinho. nunca lhe molho a cabeça, acho que isso a podia deixar muito aflita. simplesmente molho o corpo todo, depois esfrego bem com o shampoo, e com muita paciência torno a deitar-lhe água em cima para eliminar todos os resíduos. depois é só enrolá-la numa toalha e deixo-a andar à vontade até se secar.
tentei muitas vezes habituá-la ao secador mas ela morre de medo e desisti! o que faço é ligar o aquecedor e deixo-a no quarto aquecido, seca rápido e não passa frio
o que faço é encher uma bacia com água bem morna, mas nunca meto a gata dentro de água. o que faço é, com um copo, ir tirando água e deito em cima dela devagarinho. nunca lhe molho a cabeça, acho que isso a podia deixar muito aflita. simplesmente molho o corpo todo, depois esfrego bem com o shampoo, e com muita paciência torno a deitar-lhe água em cima para eliminar todos os resíduos. depois é só enrolá-la numa toalha e deixo-a andar à vontade até se secar.
tentei muitas vezes habituá-la ao secador mas ela morre de medo e desisti! o que faço é ligar o aquecedor e deixo-a no quarto aquecido, seca rápido e não passa frio

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
não passa frio, mas com as mudanças de temperatura, pode apanhar uma pneumonia.
uma vez dei uma gata e a rapariga tinha a mania de lhe estar sempre a dar banho. até que adoeceu. ontem falei com uma senhora que me disse que a filha dava banho à gata, o que a deixou agressiva. uma vez, o meu ex deu banho ao gaspar. ficou todo arranhado
uma vez dei uma gata e a rapariga tinha a mania de lhe estar sempre a dar banho. até que adoeceu. ontem falei com uma senhora que me disse que a filha dava banho à gata, o que a deixou agressiva. uma vez, o meu ex deu banho ao gaspar. ficou todo arranhado

Obrigada pela sua observação, eu também sei que não é necessário. Creio que o mencionei... Apesar de tudo, creio que isso os torna tolerantes para com a água e para mim isso é importante... ter animais tolerantes a vários níveis!anja-azul Escreveu:banho?para quê? os gatos lavam-se, embora se`ja lavagem à gato. mas quando não o fazem, é sinal de doença. escove-os com frequ~encia e já chega.

-
- Membro Veterano
Eu acho que é preciso cuidados: corrente de ar, temperatura da água e shampoo de boa qualidade.
O gato limpar-se a si mesmo é equivalente a dizer que ele quanto mais sujo e mais pelo morto tem mais come.
Não é mal nenhum, até porque o gato é bastante adaptado a essa tarefa. No entanto, se puder que não engulam tanta porcaria melhor...
Mas considero mesmo que seja uma ideia já antiga que os gatos não precisam de tomar banho.
Então e os gatos quando são preparados para exposição, esses animais também não tomam banho apenas quando lá vão, já são habituados a isso desde bebés, julgo eu...
Não acredito muito que lhe faça mal.
O gato limpar-se a si mesmo é equivalente a dizer que ele quanto mais sujo e mais pelo morto tem mais come.
Não é mal nenhum, até porque o gato é bastante adaptado a essa tarefa. No entanto, se puder que não engulam tanta porcaria melhor...
Mas considero mesmo que seja uma ideia já antiga que os gatos não precisam de tomar banho.
Então e os gatos quando são preparados para exposição, esses animais também não tomam banho apenas quando lá vão, já são habituados a isso desde bebés, julgo eu...
Não acredito muito que lhe faça mal.
Todos os gatos devem deixar de comer a ração especializada para a idade deles, ao completaram 12 meses.
Deve desparasitar internamente o seu gato (informe-se num veterinário ou numa farmácia). Externamente também, mas só assim que ele atinge mais um tempinho de idade.
Se for um gato de casa nunca opte por usar coleiras, mas se alguma vez o quiser fazer, caso o gato seja de rua, use coleiras elásticas. Este tipo de coleiras previne o enforcamento acidental...
Se precisar de mais alguma dica, disponha.
Deve desparasitar internamente o seu gato (informe-se num veterinário ou numa farmácia). Externamente também, mas só assim que ele atinge mais um tempinho de idade.
Se for um gato de casa nunca opte por usar coleiras, mas se alguma vez o quiser fazer, caso o gato seja de rua, use coleiras elásticas. Este tipo de coleiras previne o enforcamento acidental...

Ele ficará mais em casa sim...Mortheph Escreveu:Todos os gatos devem deixar de comer a ração especializada para a idade deles, ao completaram 12 meses.

Quais acha serem as principais para um gato que está em casa e apenas tem contacto com 3 cães?
Outra coisa que me recordei... O vet disse que a castração pode ser efectuada entre os 6 e os 8 meses, é assim mesmo ou pode ser mais cedo? Apenas pergunto porque tenho receio que ele me fuja numa altura de cios das gatas da vizinhança...
O primeiro banho que dei ao meu foi aos 2 meses. Penso que a melhor maneira de os habituar é começar a dar desde pequenos e com alguma regularidade (2 em 2 meses por exemplo). O que faço é encher a banheira com agua bem quentinha e inicialmente para molhar uso um copo de plástico. Para retirar bem o shampoo uso mesmo o chuveiro e ele gosta muito: até levanta a cabeça e fecha os olhos quando aponto a água para a zona do pescoço.
Mantenha a calma e passe confiança ao bichano, e sobre tudo não faça as coisas com pressa.
Por fim, é passar uma toalha para retirar o excesso de água e deixar à vontade para se lamberem.
Na embalagem da ração deve informar quando for a transição mas costuma ser aos 12 meses.
Ah! E se o gato ficar com aspecto de ratazana como o meu não estranhe! LOL

Mantenha a calma e passe confiança ao bichano, e sobre tudo não faça as coisas com pressa.
Por fim, é passar uma toalha para retirar o excesso de água e deixar à vontade para se lamberem.
Na embalagem da ração deve informar quando for a transição mas costuma ser aos 12 meses.
Ah! E se o gato ficar com aspecto de ratazana como o meu não estranhe! LOL

-
- Membro Veterano
Muito giro, não parece nada perturbado...
Em relação a vacinas prefiro um leque mais amplo de vacinas mesmo ficando em casa, os outros animais vão à rua, nós vamos à rua, é um pouco subjectivo.

Em relação a vacinas prefiro um leque mais amplo de vacinas mesmo ficando em casa, os outros animais vão à rua, nós vamos à rua, é um pouco subjectivo.
Janaa - o seu bichano é o maximo com esse ar de gato marés-vivas 
Obrigado pelos conselhos... Este fim-de-semana vou experimentar apenas molhar-lhe as patinhas para ver se reage bem...
E só depois vou aumentando para o acostumar.
Qt às vacinas vou mesmo jogar pelo seguro...
Obrigadaaaa *

Obrigado pelos conselhos... Este fim-de-semana vou experimentar apenas molhar-lhe as patinhas para ver se reage bem...

Qt às vacinas vou mesmo jogar pelo seguro...
Obrigadaaaa *
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Dar banho a gatos, só mesmo por necessidade, por se terem sujado...
Nunca lhes dar banho sem a certeza de que estão bem de saúde e com a certeza de não haverem correntes de ar após o banho!
Até aos 4 meses pode dar-se a Winnie e após os 4 meses a de Júnior até á idade adulta.
Deixo-lhe neste artigo, alguma informação que eventualmente lhe possa ser útil.
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317
Boa sorte,
Leo
Nunca lhes dar banho sem a certeza de que estão bem de saúde e com a certeza de não haverem correntes de ar após o banho!
Até aos 4 meses pode dar-se a Winnie e após os 4 meses a de Júnior até á idade adulta.
Deixo-lhe neste artigo, alguma informação que eventualmente lhe possa ser útil.
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317
Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>