Ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ruitex
Registado: sábado jun 01, 2013 12:41 pm

sábado jun 01, 2013 12:46 pm

Boa tarde, eu tenho uma gata que pariu 2 gatinhos a já um tempinho mas não muito mas estes são esquivos e não se apanham com facilidade nem os vejo muito, mas ontem quando vi um deles ele tinha um olho fechado e até um pouco inchado e com o que parece ser remela por fora, o que posso fazer aqui em casa? é que não é facil apanha-lo e infelizmente não tenho muito dinheiro para poder ir a um vet que é bastante caro :S

Eu gosto muito de animais e custou-me ver o gatinho assim, toda a ajuda que me possam dar é bem vinda, nem que tenha que o apanhar "à força" e me arranhe mas pretendia poder fazer algo, qualquer dica que me possam dar muito obrigado

Melhores cumprimentos
Rui
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado jun 01, 2013 1:23 pm

Rui, vai ter mesmo de apanhar o gatinho e de o tratar (mesmo que fique arranhado, como diz), ou ele vai com certeza acabar por cegar desse olho. Além disso, é muito provável que o problema nesse olho esteja associado a uma coriza, que é uma espécie de constipação dos gatos, e que, se não for tratada, pode evoluir para algo bastante mais grave e porventura fatal, sobretudo num gato pequenino.

Por tudo isto, convinha mesmo levá-lo a um veterinário. Exponha-lhe as suas dificuldades e talvez ele lhe faça um bom desconto, ou lhe permita pagar por partes. É que esse bebé precisa mesmo de ser tratado e medicado.

Pelo que diz, deduzo que a sua gata não esteja dentro de casa. Quando assim é, e os bebés têm pouco ou nenhum contacto com humanos, eles acabam por ficar silvestres. Quanto mais tempo passar, menos hipóteses terão de se tornar gatinhos dóceis. Por isso, era de toda a conveniência meter tudo dentro de casa e ir conquistando os bebés, se preciso for mesmo vencendo a relutância inicial deles em se deixarem pegar.

Para não ficar muito arranhado, apanhe o bebé que precisa de ser tratado com uma manta ou uma toalha.

Para já, o que pode fazer antes de levar o gatinho ao vet é limpar-lhe o olhinho com uma compressa ou umas folhinhas de papel higiénico (algodão é que não) embebidas em soro fisiológico.

E não deixe a ida ao vet para amanhã, que é domingo e as clínicas estão fechadas, ao passo que ao sábado à tarde a maioria delas estão abertas.

Vá dando notícias e, mais alguma dúvida, diga, que há-de aparecer por aqui alguém a responder, dentro do possível.

(E, logo que lhe seja possível, esterilize a sua gata, ou ela vai ter mais e mais ninhadas…)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

sábado jun 01, 2013 4:07 pm

Se tiver umas luvas, ainda que sejam de borracha, daquela mais grossa ajuda, tive há pouco a apanhar os meus pestinhas para desparasitar, e só assim, são mesmos bravos, e tente sempre pegar-lhe pelo dorso, para que não lhe vire o dente.

Espero que corra tudo bem com o pequenote :wink:
Ruitex
Registado: sábado jun 01, 2013 12:41 pm

sábado jun 01, 2013 5:10 pm

Muito obrigado pelas respostas, sim de facto andam na rua e na loja que tenho à parte de baixo da casa, hoje estive a ver melhor e peguei nela e limpei com um pouco de soro, ficou com o olhinho aberto mas a parte vermelha do olho de dentro tapa um pouco o olho não é normal, não sei que possa fazer mais se não limpar com o soro. Quanto a ida a um vet não é facil pois os preços praticados por eles são excessivos.

Obrigado
Responder

Voltar para “Gatos”