Boa tarde, eu tenho uma gata que pariu 2 gatinhos a já um tempinho mas não muito mas estes são esquivos e não se apanham com facilidade nem os vejo muito, mas ontem quando vi um deles ele tinha um olho fechado e até um pouco inchado e com o que parece ser remela por fora, o que posso fazer aqui em casa? é que não é facil apanha-lo e infelizmente não tenho muito dinheiro para poder ir a um vet que é bastante caro :S
Eu gosto muito de animais e custou-me ver o gatinho assim, toda a ajuda que me possam dar é bem vinda, nem que tenha que o apanhar "à força" e me arranhe mas pretendia poder fazer algo, qualquer dica que me possam dar muito obrigado
Melhores cumprimentos
Rui
Ajuda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Rui, vai ter mesmo de apanhar o gatinho e de o tratar (mesmo que fique arranhado, como diz), ou ele vai com certeza acabar por cegar desse olho. Além disso, é muito provável que o problema nesse olho esteja associado a uma coriza, que é uma espécie de constipação dos gatos, e que, se não for tratada, pode evoluir para algo bastante mais grave e porventura fatal, sobretudo num gato pequenino.
Por tudo isto, convinha mesmo levá-lo a um veterinário. Exponha-lhe as suas dificuldades e talvez ele lhe faça um bom desconto, ou lhe permita pagar por partes. É que esse bebé precisa mesmo de ser tratado e medicado.
Pelo que diz, deduzo que a sua gata não esteja dentro de casa. Quando assim é, e os bebés têm pouco ou nenhum contacto com humanos, eles acabam por ficar silvestres. Quanto mais tempo passar, menos hipóteses terão de se tornar gatinhos dóceis. Por isso, era de toda a conveniência meter tudo dentro de casa e ir conquistando os bebés, se preciso for mesmo vencendo a relutância inicial deles em se deixarem pegar.
Para não ficar muito arranhado, apanhe o bebé que precisa de ser tratado com uma manta ou uma toalha.
Para já, o que pode fazer antes de levar o gatinho ao vet é limpar-lhe o olhinho com uma compressa ou umas folhinhas de papel higiénico (algodão é que não) embebidas em soro fisiológico.
E não deixe a ida ao vet para amanhã, que é domingo e as clínicas estão fechadas, ao passo que ao sábado à tarde a maioria delas estão abertas.
Vá dando notícias e, mais alguma dúvida, diga, que há-de aparecer por aqui alguém a responder, dentro do possível.
(E, logo que lhe seja possível, esterilize a sua gata, ou ela vai ter mais e mais ninhadas…)
Por tudo isto, convinha mesmo levá-lo a um veterinário. Exponha-lhe as suas dificuldades e talvez ele lhe faça um bom desconto, ou lhe permita pagar por partes. É que esse bebé precisa mesmo de ser tratado e medicado.
Pelo que diz, deduzo que a sua gata não esteja dentro de casa. Quando assim é, e os bebés têm pouco ou nenhum contacto com humanos, eles acabam por ficar silvestres. Quanto mais tempo passar, menos hipóteses terão de se tornar gatinhos dóceis. Por isso, era de toda a conveniência meter tudo dentro de casa e ir conquistando os bebés, se preciso for mesmo vencendo a relutância inicial deles em se deixarem pegar.
Para não ficar muito arranhado, apanhe o bebé que precisa de ser tratado com uma manta ou uma toalha.
Para já, o que pode fazer antes de levar o gatinho ao vet é limpar-lhe o olhinho com uma compressa ou umas folhinhas de papel higiénico (algodão é que não) embebidas em soro fisiológico.
E não deixe a ida ao vet para amanhã, que é domingo e as clínicas estão fechadas, ao passo que ao sábado à tarde a maioria delas estão abertas.
Vá dando notícias e, mais alguma dúvida, diga, que há-de aparecer por aqui alguém a responder, dentro do possível.
(E, logo que lhe seja possível, esterilize a sua gata, ou ela vai ter mais e mais ninhadas…)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Se tiver umas luvas, ainda que sejam de borracha, daquela mais grossa ajuda, tive há pouco a apanhar os meus pestinhas para desparasitar, e só assim, são mesmos bravos, e tente sempre pegar-lhe pelo dorso, para que não lhe vire o dente.
Espero que corra tudo bem com o pequenote
Espero que corra tudo bem com o pequenote

Muito obrigado pelas respostas, sim de facto andam na rua e na loja que tenho à parte de baixo da casa, hoje estive a ver melhor e peguei nela e limpei com um pouco de soro, ficou com o olhinho aberto mas a parte vermelha do olho de dentro tapa um pouco o olho não é normal, não sei que possa fazer mais se não limpar com o soro. Quanto a ida a um vet não é facil pois os preços praticados por eles são excessivos.
Obrigado
Obrigado